Vasos para suculentas – 65 modelos adoráveis para suas plantinhas!

As suculentas estão na moda! Pequenas e graciosas, elas prometem proporcionar mais charme a qualquer cantinho, muito além do jardim. Mas para que elas fiquem bem acomodadas e decorem com maestria, é bacana escolher vasos para suculentas que combinem com o decor.

Assim como ocorre com todas as demais plantas, os vasos devem acompanhar o tamanho das mudas, bem como o crescimento delas.

E no caso das suculentas, as mudas podem ser de pequenas a médias, não mais que isso. Portanto os vasos para elas são bem característicos, geralmente em tamanho pequeno.

Vasos para suculentas

Os vasos para suculentas são pequenos ou médios

Você encontra esse tipo de vasinho em qualquer loja de jardinagem, decoração, materiais para construção e de utilidades. Também é comum achar agora em lojas de artesanato, sejam físicas ou online.

Os modelos de vasos artesanais, aliás, estão entre os mais utilizados para por mudas de suculentas e cactos, que são da mesma família. Sendo assim, você mesma (o) pode produzir esses recipientes para dar aquele up na decoração.

Para você conhecer várias ideias de vasos para suculentas, resolvemos elaborar um post repleto de dicas e imagens de inspiração. Fique por dentro dessa tendência!

Vasos para suculentas

Conheça com a gente muitas ideias de vasos para suculentas

Fotos e modelos de vasos para suculentas

Para quem não sabe, as suculentas são conhecidas por ter suas folhagens grossinhas a ponto de se juntar com o talo e a raiz. Essa característica peculiar permite que elas armazenem muito mais água do que as outras espécies.

Por conseguir estocar água, fica mais tempo sem precisar de cuidados. Por isso também que a suculenta consegue sobreviver muito bem em climas secos e áridos, ou seja, até mesmo em desertos.

Um exemplo popular de suculenta é o cacto. Existem muitas e muitas espécies de cactos e de outras plantas conhecidas por sua “suculência”.

Vasos para suculentas

As suculentas são plantas consideradas fáceis de cultivar

A facilidade para cuidar dessas plantinhas tem atraído muitas pessoas, sobretudo aquelas que não têm muito tempo para regar e fazer manutenção em jardins. Além disso, elas apresentam um visual bem delicado e gracioso, podendo oferecer um apelo decorativo super interessante a qualquer ambiente

Você pode colocar vasinhos de suculentas em qualquer canto de sua casa, assim como em lojas, escritórios e até mesmo em festas.

Uma dica para escolher o melhor vaso para elas é considerar o estilo decorativo do espaço. Por exemplo: industrial, moderno, minimalista, retrô, rústico, romântico, clean, entre outros. Combine eles com o restante da decoração para resultar em algo bem harmonioso.

Vasos para suculentas

Combine os vasos de acordo com o estilo decorativo do espaço

Outro quesito importante é a paleta de cores. Os vasos podem ter cores que já compõem o ambiente ou ainda ter tonalidades que dão um toque especial.

Ainda há outras dicas para você compor a decoração com vasos de suculentas:

  • Vasos com formatos iguais
  • Mix de formatos
  • Vasos com cores iguais
  • Mix de cores
  • Vasos iguais, mas de tamanhos diferentes
  • Vasos de cores iguais, mas formatos diferentes
  • Vasos pendentes
  • Vasos pequenos para por na janela
Vasos para suculentas

Depois dessas dicas, se inspire com muitos modelos lindos!

Enfim, são muitos tipos de decoração para você criar apostando nesses vasinhos. Selecionamos os principais modelos para lhe inspirar. Confira!

Pendentes

Os vasos pendentes estão na moda atualmente. Eles são suspensos por cordas ou cordões de aço presos no teto, conseguindo dar fluidez à decoração.

Pode ser uma boa ideia para compor seu jardim externo, de inverno ou então do lado interno de sua casa. Está na moda colocar vasos suspensos em salas, quartos e até banheiros dependendo do projeto.

Eles são excelentes para ambientes pequenos, pois não ocupam espaço do chão e nem das paredes. É um tipo de jardim que propõe decorar com mais leveza.

O bacana é que você pode fazer esse suporte suspenso para por o vaso de suculenta. Com cordas de sisal ou outro tipo você pode fazer amarrações no vaso em questão, deixando duas pontas para serem penduradas no gancho no teto.

Dê uma olhadinha nas inúmeras dicas de vasos suspensos para suculentas:

Vasos para suculentas pendentes

O vaso pendente pode decorar seu jardim

Vasos para suculentas pendentes

Você pode criar um pequeno jardim dentro do vaso

Vasos para suculentas pendentes

elas podem ficar ao ar livre

Vasos para suculentas pendentes

Esses vasos são excelentes para suculentas pendentes

Vasos para suculentas pendentes

A base pode ser feita de cordas

Vasos para suculentas pendentes

O vaso pode ser feito de cimento

Vasos para suculentas pendentes

Existem modelos bem modernos e estilosos

Vasos para suculentas pendentes

Há também os modelos minis

Vasos para suculentas pendentes

Bem como os vasinhos de mesa

Vasos para suculentas pendentes

Pendure esse vaso com a ajuda de um gancho no teto

Vasos para suculentas pendentes

Leve mais verde para dentro de sua casa

Vasos para suculentas pendentes

Dá para por um pratinho, apesar da suculenta não precisar de escoamento

Bonecos

Esse tipo de vaso também está na moda e parece que foi feito para acomodar plantas pequenas e graciosas, como as suculentas.

Como o próprio nome indica eles têm formatos de bonecos. Mas podem ser feitos de variadas maneiras, até mesmo artesanalmente com biscuit ou cerâmica.

Os mais usados nas decorações são bonecos minimalistas e conceituais, pintados somente de uma cor. São modelos mais fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração.

Também há aqueles que são pintados, possuem rostinhos e roupinhas coloridas, e por isso são modelos mais divertidos e personalizados.

Qualquer que seja o tipo pode estar com o corpinho em muitas posições: em pé, sentado, deitado, com as pernas cruzadas. Enfim, de variados formatos para deixar o decor alegre.

Confira a seguir modelos bem interessantes de vasinhos para suculentas em forma de bonecos:

Vasos para suculentas de boneco

Os bonecos de porcelana estão entre os mais usados

Vasos para suculentas de boneco

Eles também podem ser de cerâmica

Vasos para suculentas de boneco

Que tal uma família de vasinhos bonecos?

Vasos para suculentas de boneco

Decore esses vasos com pedrinhas ornamentais

Vasos para suculentas de boneco

Vasos para suculentas de bonecos

Vasos para suculentas de boneco

Você pode decorar seus vasos fazendo carinhas

Vasos para suculentas de boneco

Vaso colorido para dar toque alegre à decoração

Vasos para suculentas de boneco

Boneco dourado para sofisticar o ambiente

Vasos para suculentas de boneco

Vasos para suculentas de bonecos minimalistas

Vasos para suculentas de boneco

Também há opções hindus

Garrafas PET

Já pensou em fazer vasos decorativos para suculentas usando garrafas PET? Pois é. Esse material que geralmente é descartado logo após o uso pode ser reaproveitado de forma simples.

O mais comum é usar o fundo das garrafas plásticas para fazer os vasinhos, sendo que você pode cortar da altura que desejar. Há modelos feitos com o bico da garrafa também, que precisa ser fechado com a tampa para dar certo.

Podem ser usadas garrafas de qualquer tamanho, como 1 ou 2 litros, assim como as de 600 ml, que são menores e podem acomodar muito bem as suculentas pequenas.

A customização vai variar de acordo com o que você quer. Se não quiser, pode deixar sem qualquer decoração. Mas é interessante decorar esses vasinhos artesanalmente para dar um toque personalizado.

Você pode pintar usando tintas, que podem ser líquidas, pintadas com pincel, ou em spray, super fáceis de usar. Uma ideia bacana também é fazer desenhos para deixar ainda mais decorado. Podem ser bichos, bonecos, personagens, arabescos, flores, etc.

Uma sugestão legal é encapar com papel decorado ou tecido. O EVA e o feltro também são muito usados para isso, principalmente por serem econômicos.

Esses vasinhos de garrafas PET podem ser usados para por em cordas e suspender no teto. Outra dica é fixá-los na parede para formar um jardim vertical.

Leia mais sobre o tema: Vaso de Garrafa PET – 54 Modelos Incríveis & Como Fazer em Casa!

Veja a seguir dicas de vasos de suculentas com garrafas PET:

Vasos para suculentas de garrafa PET

Faça uma estufa de PET nos vasos de cerâmica

Vasos para suculentas de garrafa PET

Modelo tradicional de vaso de garrafa PET

Vasos para suculentas de garrafa PET

Vasinhos pendentes feitos com garrafas plásticas

Vasos para suculentas de garrafa PET

Com tinta você pode customizar as garrafas

Vasos para suculentas de garrafa PET

Pode também transformar em um mini tronco

Vasos para suculentas de garrafa PET

Pinte bichinhos nos vasos de garrafas!

Vasos para suculentas de garrafa PET

Use fita adesiva colorida ou tinta para fazer formas!

Outra dica de reutilização!

Os vidros também podem se tornar lindos vasinhos para suas suculentas!

Vasos para suculentas de vidros

Os vidros também podem ser reutilizados!

Cimento

Além de todos que falamos há os vasos de suculentas feitos de cimento. Eles se tornaram uma tendência no mundo da jardinagem e paisagismo por serem fáceis de fazer, bem como super baratos. Qualquer pessoa pode criar um vasinho assim.

O cimento também é um material que se adapta a muitos tipos de decoração. Os principais são o moderno, minimalismo, industrial e retrô.

Para fazê-los basta um recipiente, água, argamassa e cimento. Por ser fácil assim você pode fazer em casa mesmo, experimentando diversos formatos para complementar a decoração de qualquer espaço.

Vasos de cimento para suculentas

Você pode deixá-los sem acabamento

O resultado é um vaso do formato do recipiente que escolheu e na coloração cinza. Depois de extremamente seco você pode pensar na decoração dessa peça.

O mais comum é usar tinta spray para colorir o vasinho de cimento. Você pode cobrir metade dele e fazer formatos usando stencil ou então fitas adesivas mesmo.

Caso queira manter um vaso na cor cinza, uma dica é pensar em diferenciar nos formatos. Isso pode ser feito ao escolher recipientes divertidos, em zigue e zague, com curvas, quadrados, redondos, triangulares, enfim, de formas variadas.

Leia mais sobre o tema: Vaso de cimento – 75 modelos lindos na decor e como fazer (DIY)!

Selecionamos muitas sugestões de vasos para suculentas de cimento:

Vasos de cimento para suculentas

Vasos de cimento para suculentas pintados com tinta

Vasos de cimento para suculentas

Podem decorar o seu quarto

Vasos de cimento para suculentas

O formato depende da forma que irá usar

Vasos de cimento para suculentas

Você pode pintar de várias cores

Vasos de cimento para suculentas

Modelo decorado pela artista Rosana Tiba (Instagram: @rtibadesign)

Vasos de cimento para suculentas

Dá também para fazer carinhas

Vasos de cimento para suculentas

Faça detalhes diversos com tintas coloridas

Vasos de cimento para suculentas

O vaso de cimento pode ter detalhe em mármore

Vasos de cimento para suculentas

Mais um modelo lindo decorado pela artista Rosana Tiba (Instagram: @rtibadesign)

Vasos de cimento para suculentas

Você pode por um vasinho desse em qualquer canto

Vasos de cimento para suculentas

Dá até para fazer jardineiras com cimento

Vasos de cimento para suculentas

Olha os formatos diferentes que dá para criar!

Vasos de cimento para suculentas

A borda colorida dá toque especial

Vasos de cimento para suculentas

A tinta spray metalizada está na moda atualmente

Vasos de cimento para suculentas

Vasos de cimento para suculentas com detalhes metálicos

Vasos de cimento para suculentas

Também pode ter texturas interessantes

Vasos de cimento para suculentas

Outra tendência são os detalhes geométricos

Vasos de cimento para suculentas

Os vasos de cimento customizados são ótimos para decorar interiores

Vasos de cimento para suculentas

De forma simples você pode customizar esses vasos

Como fazer vasos para suculentas

Agora que você já se inspirou bastante com vários modelos de vasos para suculentas, que tal aprender como fazê-los?

Selecionamos um passo a passo de vaso de cimento super fácil

Material:

  • 750 ml de cimento puro
  • 500 ml de argamassa
  • Água
  • Óleo de cozinha
  • Recipientes a sua escolha

Passo a passo:

  1. Coloque as medidas de cimento e argamassa em uma bacia.
  2. Vá colocando água aos poucos e mexendo.
  3. Coloque água até ganhar uma consistência grossa, porém homogênea.
  4. Despeje a mistura no recipiente que quiser, que deve ser untado com óleo antes.
  5. Dê uma chacoalhada nele para que todo o ar saia e fique bem nivelado.
  6. Coloque um pote menor no centro da mistura, dentro do recipiente onde ela está.
  7. Você pode por um peso dentro desse pote para que ele fique bem firme.
  8. Outra dica é fixá-lo com fitas adesivas. Assim ele não sai do lugar.
  9. Espere 24 horas para secar completamente.
  10. Tire o vaso do recipiente. O ideal é lixar a sua superfície.
  11. Está pronto! Agora é só decorar como quiser, com tinta comum, de tecido ou spray, e por as suculentas!

Veja abaixo um vídeo que mostrar esse passo a passo na prática!


Outras ideias inspiradoras!

 

vasos para suculentas

Vasos para suculentas feitos com blocos de pedra

vasos para suculentas

Veja modelo super delicado

vasos para suculentas

O modelo hexagonal de vidro tem feito sucesso

vasos para suculentas

Você pode reaproveitar latas de alumínio

vasos para suculentas

O que acha então de um vaso bronze?

vasos para suculentas

Vasinhos para estilo minimalista

vasos para suculentas

Vidros lindos para caber suculentas perfeitamente

vasos para suculentas

Utensílios de cozinha podem se tornar vasos

vasos para suculentas

Latinhas baratinhas também são indicadas

vasos para suculentas

Vasinho que combina com tudo e cabe em qualquer lugar

vasos para suculentas

Outra dica muito legal são os vasos em xícaras

vasos para suculentas

O P&B dá toque minimalista

vasos para suculentas

Especial para os amantes de gatos

vasos para suculentas

Mais opções decorativas para sua casa

vasos para suculentas

Dica para quem curte decorar com corujas!


E então, o que achou de nosso post sobre vasos para suculentas? Esperamos que tenha gostado e que possa fazer uma decoração super criativa em sua casa.

Aproveite para ler também:

Tipos de suculentas – Principais espécies e 72 lindas inspirações!

VASOS DECORATIVOS: modelos, acabamento e como fazer!

Vasos para Jardim: Modelos, Dicas e + de 90 fotos para inspirar

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração e construção. Até uma próxima!

Você pode gostar...