Como montar uma【LOJA DE VARIEDADES】ᐅ Dicas 2024
A loja de variedades pode ser uma oportunidade de negócio lucrativo, explorando um mercado com a venda de produtos variados e atendendo um público amplo.
Para quem pensa em iniciar essa atividade, reunimos as dicas de como montar uma loja de variedades com dicas para ter sucesso na atividade!
Como montar uma loja de variedades? #dicas
Público-alvo
Para o processo de montar uma loja de variedades, uma etapa importante é a identificação do público-alvo, o que pode ser feito através de um plano de negócios, que ajuda a estruturar todo o negócio.
Além de identificar o público-alvo, é importante reconhecer as características desses clientes, considerando características de compra, poder aquisitivo e como preferem pagar.
A identificação do público-alvo permite estruturar a loja de acordo com esse público, atraindo os clientes e aumentando as possibilidades de venda.
Local
A escolha do local para montar a loja de venda de produtos variados deve ser feita com cautela, escolhendo um ponto comercial que tenha boa visibilidade, acesso fácil, estacionamento próximo e boa estrutura para o funcionamento do negócio.
Em geral, esse tipo de loja costuma atrair o público popular, e a localização próxima de centros comerciais costuma ser uma boa opção para atrair esse público.
Para definir o melhor local para montar a loja de variedades, uma boa dica é a de conhecer identificar o público-alvo, escolhendo o local de acordo com esse público e o fácil acesso desses clientes.
Investimento
O investimento total para a abertura de uma loja do ramo de variedades pode variar bastante de acordo com a localização, tamanho do negócio, entre outros aspectos.
Em geral, parte do investimento deve ser direcionado para a compra de itens básicos como:
- prateleiras;
- balcão de caixa;
- gôndolas;
- expositores;
- embalagens;
- computador.
O investimento ainda envolve custos com a preparação do espaço e aquisição de produtos para venda.
Fornecedores
Uma das etapas essenciais para montar um negócio no ramo de variedades é a de formar uma lista de bons fornecedores para abastecer a loja.
Os fornecedores devem ser responsáveis, oferecerem diversidade de produtos para atender a demanda dos clientes, cumprirem com prazos de entrega e oferecerem bons preços para aumentar a sua margem de lucro.
A escolha de fornecedores deve levar em conta os tipos de produtos que pretende comercializar no negócio, criando uma lista com fornecedores que sejam capazes de suprir a loja.
Legalização
Uma das etapas para o processo de abertura de uma loja de variedades é a legalização do negócio.
Nessa etapa é necessário obter CNPJ, licença da prefeitura municipal, alvará do corpo de bombeiros, entre outros documentos que podem ser exigidos para a abertura do negócio.
Para se certificar dos documentos necessários e emissão desses documentos, a contratação de um contador pode facilitar o processo.
Colaboradores
Uma das últimas etapas para montar uma loja de venda de variedades é a contratação de colaboradores, que pode ser feita de acordo com o tamanho do seu negócio.
Esse tipo de negócio envolve pessoas para o trabalho de reposição, caixa e atendimento. Dessa maneira, é necessário considerar o tamanho da loja e a demanda para contratar colaboradores.
Vale a pena? – Vantagens e desvantagens
Para quem está pensando em montar uma loja de variedades e tem dúvidas se esse tipo de negócio vale a pena, reunimos os pontos positivos e negativos da loja de variedades, assim, é possível analisar os prós e contras e decidir se esse é um negócio que vale a pena para você.
Vantagens
- Potencial: a loja do ramo de variedades tem como vantagem o alto potencial de vendas, uma vez que esse tipo de comércio tem diversidade de produtos e pode atender um público amplo, levando os clientes a adquirirem mais de um produto por compra.
- Variedade de produtos: a variedade de produtos pode ser uma das vantagens desse tipo de negócio, pois permite trabalhar com produtos variados e em diferentes preços, e por consequência permite a possibilidade de aumentar o ticket médio.
Desvantagens
- Estoque: uma das desvantagens desse negócio é a variedade de produtos, que implica em compras em maior quantidade, controle de estoque e necessidade de diversificar fornecedores de itens diferentes.
- Custos: o custo de montar uma loja física pode ser uma desvantagem do negócio, uma vez que esse tipo de loja se desenvolve melhor em regiões de mais movimento, o que pode implicar em ponto comercial mais caro, além do custo em comprar produtos variados e manter o estoque.
Agora que você já viu as dicas para iniciar essa atividade, é hora de planejar o seu negócio e ter sucesso nas vendas!