Como montar uma【LOJA DE VARIEDADES】ᐅ Dicas 2024

A loja de variedades pode ser uma oportunidade de negócio lucrativo, explorando um mercado com a venda de produtos variados e atendendo um público amplo.

Para quem pensa em iniciar essa atividade, reunimos as dicas de como montar uma loja de variedades com dicas para ter sucesso na atividade!

0 loja de variedades

Como montar uma loja de variedades? #dicas

Público-alvo

Para o processo de montar uma loja de variedades, uma etapa importante é a identificação do público-alvo, o que pode ser feito através de um plano de negócios, que ajuda a estruturar todo o negócio.

Além de identificar o público-alvo, é importante reconhecer as características desses clientes, considerando características de compra, poder aquisitivo e como preferem pagar.

A identificação do público-alvo permite estruturar a loja de acordo com esse público, atraindo os clientes e aumentando as possibilidades de venda.

1 dicas para abrir loja de variedades

A identificação do público-alvo permite direcionar melhor o negócio

2 passo a passo para montar loja de variedades

Local

A escolha do local para montar a loja de venda de produtos variados deve ser feita com cautela, escolhendo um ponto comercial que tenha boa visibilidade, acesso fácil, estacionamento próximo e boa estrutura para o funcionamento do negócio.

Em geral, esse tipo de loja costuma atrair o público popular, e a localização próxima de centros comerciais costuma ser uma boa opção para atrair esse público.

Para definir o melhor local para montar a loja de variedades, uma boa dica é a de conhecer identificar o público-alvo, escolhendo o local de acordo com esse público e o fácil acesso desses clientes.

3 como escolher local para loja de variedades

A localização deve levar em conta o público-alvo

4 dicas para abrir loja de variedades

Investimento

O investimento total para a abertura de uma loja do ramo de variedades pode variar bastante de acordo com a localização, tamanho do negócio, entre outros aspectos.

Em geral, parte do investimento deve ser direcionado para a compra de itens básicos como:

  • prateleiras;
  • balcão de caixa;
  • gôndolas;
  • expositores;
  • embalagens;
  • computador.

O investimento ainda envolve custos com a preparação do espaço e aquisição de produtos para venda.

5 dicas sobre loja de variedades

6 investimento para montar loja de variedades

O custo do investimento pode variar

Fornecedores

Uma das etapas essenciais para montar um negócio no ramo de variedades é a de formar uma lista de bons fornecedores para abastecer a loja.

Os fornecedores devem ser responsáveis, oferecerem diversidade de produtos para atender a demanda dos clientes, cumprirem com prazos de entrega e oferecerem bons preços para aumentar a sua margem de lucro.

A escolha de fornecedores deve levar em conta os tipos de produtos que pretende comercializar no negócio, criando uma lista com fornecedores que sejam capazes de suprir a loja.

7 como abrir loja de variedades

Os fornecedores devem suprir a loja

8 dicas de como montar loja de variedades

Os fornecedores devem ser responsáveis

Legalização

Uma das etapas para o processo de abertura de uma loja de variedades é a legalização do negócio.

Nessa etapa é necessário obter CNPJ, licença da prefeitura municipal, alvará do corpo de bombeiros, entre outros documentos que podem ser exigidos para a abertura do negócio.

Para se certificar dos documentos necessários e emissão desses documentos, a contratação de um contador pode facilitar o processo.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para montar uma loja de venda de variedades é a contratação de colaboradores, que pode ser feita de acordo com o tamanho do seu negócio.

Esse tipo de negócio envolve pessoas para o trabalho de reposição, caixa e atendimento. Dessa maneira, é necessário considerar o tamanho da loja e a demanda para contratar colaboradores.

9 dicas sobre loja de variedades

Vale a pena? – Vantagens e desvantagens

Para quem está pensando em montar uma loja de variedades e tem dúvidas se esse tipo de negócio vale a pena, reunimos os pontos positivos e negativos da loja de variedades, assim, é possível analisar os prós e contras e decidir se esse é um negócio que vale a pena para você.

Vantagens

  • Potencial: a loja do ramo de variedades tem como vantagem o alto potencial de vendas, uma vez que esse tipo de comércio tem diversidade de produtos e pode atender um público amplo, levando os clientes a adquirirem mais de um produto por compra.
  • Variedade de produtos: a variedade de produtos pode ser uma das vantagens desse tipo de negócio, pois permite trabalhar com produtos variados e em diferentes preços, e por consequência permite a possibilidade de aumentar o ticket médio.
10 vantagens de loja de variedades

Esse tipo de loja tem alto potencial de vendas

Desvantagens

  • Estoque: uma das desvantagens desse negócio é a variedade de produtos, que implica em compras em maior quantidade, controle de estoque e necessidade de diversificar fornecedores de itens diferentes.
  • Custos: o custo de montar uma loja física pode ser uma desvantagem do negócio, uma vez que esse tipo de loja se desenvolve melhor em regiões de mais movimento, o que pode implicar em ponto comercial mais caro, além do custo em comprar produtos variados e manter o estoque.

11 desvantagens de loja de variedades

Agora que você já viu as dicas para iniciar essa atividade, é hora de planejar o seu negócio e ter sucesso nas vendas!

Você pode gostar...