VASOS DECORATIVOS: modelos, acabamento e como fazer!
Se você é do time que não dispensa um bom acessório no momento de decorar, uma aposta certeira, e que vai bem em diferentes estilos de projetos, são os vasos decorativos. O acabamento, tamanho e funcionalidade do item tem uma enorme gama e isso permite encontrar o modelo ideal para compor o seu espaço. Quer ver como usar esse tipo de item? Vamos ao post!
Finalidade
Sala
Para decorar a sala de TV, a aposta foi seguir um mix de moderno e rústico e para isso dois tipos de vasos foram utilizados na decor. O primeiro modelo é a peça com finalidade de decoração que enfeita a bancada; enquanto o segundo é uma versão de chão com acabamento natural.
Se você não tem espaço suficiente para decorar um cantinho da sala, aposte na ideia de enfeites para sala na mesa de centro. Assim, um vaso com flores ou plantinhas dá um toque especial no ambiente.
E o melhor de tudo é que é possível usar as peças com um mix de acabamento deixando a decoração mais relax e com aspecto mais descolado.
Mais fotos
Para mesa de jantar
A sala de jantar com decoração colorida é um charme, e para não deixar a mesa sem nenhum enfeite a aposta foi usar um vaso de vidro colorido com um mix de flores, de modo a manter a harmonia com o restante do ambiente.
O design moderno do ambiente pede uma decoração a altura, e para isso a escolha foi por um modelo mais baixo e espelhado que ganhou alguns pendões de orquídeas brancas. Difícil ser mais bonito e elegante!
Ainda na linha elegante e sofisticada, uma versão bacana para a decor são as versões em prata ou apenas com a coloração prateada. O modelo pode variar bastante, como essas opções:
- Redondo e baixo;
- Oval;
- Alto e em estilo de taça.
Mais fotos
Para plantas
Vamos combinar que usar plantas na decoração já dá um charme a mais ao projeto, mas além de saber escolher a espécie adequada para o ambiente, é ideal também escolher um modelo de vaso que combine com espaço; como essa versão cinza que segue as tonalidades da sala e das paredes.
A utilidade da peça não precisa ficar restrita apenas a um detalhe decorativo, mas pode transformar o ambiente, como essa sacada decorada que apostou na ideia de fazer um jardim com vasos, e assim vale mesclar tipos de acabamentos e cores para criar um espaço mais descontraído.
O modelo também pode ser utilizado em um espaço da sala de jantar, e neste caso a versão espelhada foi a aposta para complementar a decoração.
Mais fotos
Vaso decorativo de chão
No geral os modelos de chão costumam ter tamanho maior, mas isso não é regra, e vale usar uma mistura de dimensões e formatos, como foi o caso dessa decoração na área externa que apostou na cor azul da peça para dar mais destaque ao ambiente.
O item de chão também pode ser utilizado sozinho, e nesses casos fica ideal em um canto. Aqui a proposta foi de usar a peça na sala em frente a um espelho e isso dá a ideia de que há mais um vaso no ambiente.
E por que não usar o item para decorar a fachada da casa? Neste projeto o muro de tijolo a vista cerca o lar, e para dar mais charme na frente da residência, a aposta foi enfileirar várias peças com arbustinhos (buchinho), e no canto um modelo maior de outra cor.
Mais fotos
Material e estilo
De cerâmica
Na versão mais simples, os vasinhos mantiveram sua estrutura inicial e completam o estilo rústico da área da churrasqueira. As peças foram usadas em um mix de formatos e tamanhos para diferentes plantinhas.
Neste projeto para a área externa é possível ver a peça em seus diferentes formatos e tamanhos. Na parede pequenos itens decoram o espaço vertical, enquanto peças maiores e de chão são espelhadas para enfeitar a varanda decorada.
Mais fotos
De vidro
Se a intenção é seguir uma linha clean para a decoração, vale usar os modelos confeccionados em vidro, assim o item não adiciona mais informação para o ambiente. Um exemplo de uso é esta versão estilo floreira que ganhou Espadas de São Jorge e lascas de madeira, de modo a combinar com a parede de fundo.
O material translúcido não fica restrito apenas para as versões de chão, e um exemplo é esse modelo estilo aquário que decora o centro da mesa de jantar, de maneira a valorizar o espaço.
Mais fotos
De cristal
Para a decoração sofisticada não pode faltar um belo e clássico vaso de cristal. A peça esplendorosa é o símbolo da elegância e quando combinada a flores evidencia ainda mais a beleza do item.
A peça já é bonita sozinha, e nem é preciso flores para evidenciar a beleza. Neste caso, o item foi utilizado como centro de mesa da sala de jantar e alinhado junto ao lustre.
Mais fotos
De madeira
Nesse projeto, os pequenos vasinhos com acabamento amadeirado servem para formar um jardim vertical e separar os ambientes. O resultado ficou lindo e a combinação com outros itens em madeira dão continuidade a decor.
A peça também pode ser utilizada para trazer um toque rústico a decoração, para isso escolha modelos com madeira desgastada ou no estilo de demolição.
E por que não apostar na peça junto a uma parede de madeira? O item se conecta ao revestimento, e não se torna ponto de destaque, mas mantém estilo a decoração.
Vietnamita
O vaso vietnamita na decoração sem dúvida é uma peça de destaque. O modelo que tem origem no país que lhe dá o nome – Vietnã – tem acabamento vitrificado. E nesta sala de jantar a opção foi pela peça na cor preta para integrar a decoração mais sóbria.
A peça também pode ser utilizada na área externa, e para este projeto o item foi utilizado no deck de madeira e com coloração azul, o que dá mais destaque a área relaxante.
Mais fotos
Espelhado
Não é segredo que o espelho ajuda a valorizar o espaço, mas além de usar a superfície polida na parede, vale apostar em móveis e acabamentos com esse tipo de cobertura, como é o caso dos vasos que decoram as laterais do buffet, também espelhado.
A sala moderna é o resultado de um mix de elementos como:
- Vaso espelhado;
- Sofá com revestimento metálico;
- Pé direito duplo.
Mais fotos
E aí, já escolheu o seu modelo preferido de vaso decorativo?