Drywall: o que é, vantagens e desvantagens e projetos!
Você já ouviu falar de Drywall ou parede de gesso? Esse tipo de construção é muito usual nos Estados Unidos, mas tem ganhado muita força aqui no Brasil também, e é uma ótima aposta para quem está buscando praticidade no momento da obra.
Se você ainda tem suas dúvidas sobre drywall, e se esse tipo de técnica realmente vale a pena, no post vamos responder tudinho e assim você vai conhecer melhor e saber em qual tipo de projeto é mais indicado o uso da parede de gesso.
O que é Drywall?
É bem comum usar o termo Drywall para esse tipo de técnica, mas na verdade o que não faltam são nomenclaturas, já que o Drywall também é chamado de parede de gesso, placa de gesso ou parede seca.
Essa técnica se refere a um tipo de mistura feita com gesso, água e aditivos que preenchem duas lâminas de papel acartonando, formando assim placas fabricadas industrialmente e que podem funcionar como paredes ou até como forro.
Como é feita a instalação?
A instalação da parede de gesso é sem dúvida um dos principais motivos da escolha desse tipo de técnica para a construção de paredes, isso porque o Drywall é muito fácil e rápido de instalar.
Para instalar as placas, primeiramente é feita uma estrutura de aço ou madeira, a qual servirá de base para as placas pré-moldadas. Essas placas são instaladas e fixadas nessa estrutura e assim a parede é formada.
Para tornar esse processo mais claro, separamos alguns vídeos demonstrativos do passo a passo do processo de instalação, assim você vai entender melhor como funciona.
Quanta custa? Preço do m²
Com certeza essa é uma dúvida constante entre todas as perguntas que se faz sobre o Drywall. E a resposta é muito boa!
O preço médio das placas acartonadas gira em torno de R$ 20 a 40 o m²; e com a instalação completa o valor fica em torno de R$ 70 a 100 por m²; o que é um preço bem acessível, ainda mais quando comparado à parede de alvenaria tradicional, uma vez que o Drywall já instalado fica em média 10% mais barato que o tradicional tijolo e cimento.
Vantagens e desvantagens
Se depois de olhar o processo de instalação e descobrir o preço, ainda bate aquela dúvida se “vale a pena” substituir a alvenaria por Drywall, vamos às vantagens e desvantagens desse tipo de técnica, assim dá para ver tudo o que vale a pena e os pontos que pensam contra esse tipo de parede seca.
Vantagens:
- Rapidez: com certeza esse é o principal ponto que favorece o uso das placas de gesso. O processo de instalação é muito rápido e prático quando comparado a outros tipos de construção tradicional, como a alvenaria.
- Custo mais baixo: preço bom também é muito importante, e essa é uma das características do Drywall. Além de ter preço barato para as placas, o custo mais baixo também reflete em outros processos da obra, como na fundação que não precisa ser tão reforçada, já que as placas de gesso são mais leves; e na pintura, que dispensa todo o processo de preparação para deixá-la mais lisa, uma vez que as placas acartonadas já são lisas e bem mais simples de pintar.
- Ganho de área útil: esse tipo de parede seca parece até milagrosa nessa vantagem, mas a verdade é que as placas são mais finas que a parede tradicional de tijolo, e isso aumenta a área útil do ambiente, ganhando de 4 a 5% a mais de espaço por ambiente.
- Sem sujeiras: as sujeiras da obra são sem dúvida uma das piores partes da construção e da reforma, e a parede de gesso tem a vantagem de fazer pouquíssima sujeira. Por ser uma parede seca (sem adição de elementos ligantes, como cimento), não há quase nada de pó e sujeira e a instalação envolve apenas a fixação das placas na estrutura metálica ou de madeira. Para reformas, o processo também é simples e sem gerar muita poeira e entulho.
- Fácil instalação de dutos: no processo de passar fiação ou dutos hidráulicos, a parede ou forro acartonado também são vantajosos, já que são fáceis para passar os dutos necessários.
- Variedade de acabamentos: a parede de gesso não se limita apenas ao acabamento de pintura simples; pelo contrário, esse tipo de técnica permite diversos tipos de acabamento, como aplicação de pastilhas, azulejos, ladrilhos hidráulicos, pintura com texturas, e papel de parede.
- Isolamento acústico: um erro comum é achar que as paredes de gesso tenham péssimo isolamento acústico por ficarem ocas em seu interior. A verdade é que esse espaço vazio entre a estrutura das placas acartonadas pode ser preenchido com lã mineral e isso faz com que o ambiente ganhe um excelente isolamento acústico. Essa técnica é muito usual em salas de cinema modernas pela capacidade de manter o som apenas naquele ambiente.
Desvantagens:
- Ambientes internos: a composição das placas de gesso ainda não são resistentes para espaços externos como fachadas, já que ficam expostas a intempéries do tempo, como chuva e sol excessivo. E por isso as placas acartonadas ainda possuem o uso restrito para ambientes internos.
- Proliferação de bactérias e fungos: o espaço vazio entre as placas acartonadas na formação das paredes pode ser um bom espaço para a formação e desenvolvimento de bactérias e insetos, como cupim; principalmente em regiões mais quentes. Para evitar esse tipo de problema, é ideal fazer verificações regulares de pragas e assim garantir que sua casa fique livre de bactérias e fungos.
- Locais úmidos: apesar de ter certa resistência, as placas de gesso não são muito indicadas para ambientes muito úmidos, como banheiros. O excesso de umidade pode mofar a parede e até comprometer a estrutura.
- Materiais apropriados: apesar de tantas vantagens, a parede de gesso tem a desvantagem no momento de instalações sobre a sua superfície. Instalar um quadro, TV ou prateleiras não é uma tarefa muito simples e além de exigir um profissional que tenha conhecimento sobre o material, ainda exige que os materiais (bucha, parafuso, etc) sejam indicados para o uso em Drywall; o que pode ser mais difícil de encontrar em cidades pequenas e interioranas.
- Resistência a impactos: as placas de gesso possuem certa resistência, mas nada comparado a uma parede tradicional de alvenaria. Com fortes impactos esse tipo de parede pode ser comprometida e até amassada, mas se você não costuma dar fortes pancadas na parede, dificilmente vai ter esse problema.
Parede de gesso, alvenaria ou madeira? Qual escolher? Comparativo
Se você se pergunta qual parede vale a mais a pena e qual escolher, a resposta para esse tipo de pergunta pode variar de acordo com suas necessidades e expectativas, e para ajudar na decisão elencamos características e comparações entre esses três tipos de parede:
- Drywall: a parede de gesso tem muitas vantagens, e vale a pena em relação aos outros dois tipos quando se refere a rapidez de instalação e custo. No entanto, esse tipo de parede é menos resistente que alvenaria e madeira, e também não pode ser usada em ambientes externos, o que dá alguns pontinhos positivos para os outros tipos.
- Alvenaria: o fato de poder ser instalada em ambientes externos e ser mais resistente são fatores positivos para essa técnica; no entanto, se você quer evitar sujeira, talvez essa não seja o melhor tipo de parede.
- Madeira: resistência é um fator importante da parede de madeira, e a sensação de aconchego e o estilo que essa parede emprega ao ambiente também são fatores positivos para o material. No entanto, esse tipo de material tende a ser mais caro que os anteriores e pede mais manutenção, e esses fatores podem ser decisivos no momento da escolha.
Forro de gesso acartonado
O forro de gesso acartonado também pode ser chamado de forro de Drywall, uma vez que a técnica empregada para a instalação desse tipo de forro é a mesma que a utilizada nas paredes – instalação de uma estrutura metálica e depois a instalação das placas acartonadas formando o forro.
Esse tipo de técnica pode ser usado para rebaixar o teto e é um ótimo substituto para projetos de forro e rebaixamento de gesso, já que é mais prático de instalar, sem sujeiras e com custo menor.
Fotos e projeto com Drywall
Se você se animou com o uso de Drywall, saiba que essa técnica pode ser usada para diferentes composições e ambientes. E para inspirar um pouquinho separamos alguns projetos e ambientes com o uso de parede de gesso e detalhes utilizando essa técnica, assim você já pode separar as ideias em uma pastinha de inspirações e abusar desse recurso.
Cozinha americana
Divisórias
Nichos
Painel para TV
Cabeceira
Armário/ estante
Agora que você já sabe tudo sobre Drywall / parede de gesso é só decidir em qual parte do projeto vai adotar a técnica. Ah, e se você já usou a técnica em algum projeto, conta nos comentários o que achou.