Como cuidar de girassol: dicas essenciais para cultivar a flor!

O girassol é uma flor bem conhecida e quem nunca se encantou por um amplo jardim ou campo de girassóis? A flor grande de pétalas amarelas chama atenção e sua busca pelo sol é uma das suas características mais conhecidas, mas você sabe de fato como cuidar de girassol?

Se você parou para pensar e só se lembra do fato da flor se direcionar em busca do sol, é sinal de que precisa de uma ajudinha e dicas de como cuidar de girassol.

E você nem precisa ter um campo de girassois para aprender como cuidar, dá também para investir no cultivo do girassol em vaso, e nesse caso há dicas específicas.

Então, não importa qual será o local de cultivo, mas sim que você aprenda como cuidar de girassol de modo que a flor chegue ao auge de sua beleza!

jardim de girassol

Características 

A flor de cor intensa e beleza única, tem seu significado até em seu nome científico – Helianthus annus, que significa “flor do sol”. Ou seja, o próprio nome já traz uma de suas principais características que é o heliotropismo, movimento em que a planta se volta sempre em direção ao sol.

O girassol é conhecido por seu longo caule que pode chegar até 3 metros de altura com a flor na ponta. No entanto, atualmente já existem variações dos tipos de girassois, e uma versão bem conhecida é o minigirassol, onde o caule chega no máximo a 1 metro de altura e acaba sendo a melhor opção para plantio em vasos e decorações internas.

espécies de girassol

De origem norte americana, a flor já é bastante adaptada ao clima e solo brasileiro e por isso já é uma espécie tão comum e fácil de cultivar no Brasil.

 

Onde e como plantar

A dica principal para plantar o girassol é o local escolhido para o cultivo e a regra é básica – escolha um local com bastante incidência de sol. O ideal é que o local de plantio receba no mínimo 4 horas de sol diariamente, por isso, mesmo que cultivado em vaso e dentro de casa, a dica é deixar a flor próxima de janelas para ter incidência direta da luz do sol.

Onde devo plantar girassol?

Essa é uma dúvida comum e a resposta não é única, já que existem duas possibilidades:

  1. Diretamente no solo – terrenos, jardins, campos.
  2. Plantio em vaso.

 

E claro que vamos ajudar nas duas hipóteses. Então vamos a um passo a passo de como cuidar de girassol e como plantar em cada uma das situações;

 

No solo

Se você tem um jardim ou um grande espaço livre, pode aproveitar o terreno para cultivar girassóis e neste caso o plantio é bem simples.

fileira girassol

As fileiras de girassol destacam a flor

  • Molhe um papel toalha e coloque as sementes (com casca e não tostadas) sobre o papel dobrando-o para envolver todas as sementes;
  • Coloque o papel toalha umedecido com as sementes dentro de um saco plástico e deixe descansar. Verifique as sementes de 2 a 3 vezes por dia;
  • Em média, após 48 horas as sementes começam a germinar e é possível ver isso acontecer facilmente. E agora sim as sementes estão prontas para o plantio*;
  • No solo, cave um buraco de mais ou menos 50 cm de profundidade e verifique se o solo é bem drenado (evite solos encharcados). Caso o solo seja mais seco, o ideal é fazer uma misturinha de adubo e terra nessa cova.
  • Feche um pouco o buraco cavado e deixe aproximadamente 5 cm de profundidade;
  • Coloque a semente geminada e cubra com terra;
  • Molhe a área em que fez o plantio;
  • No caso de plantar uma fileira de girassóis, deixe um espaço de 15 cm entre cada cova e no caso de girassóis grandes, o ideal é o espaçamento de 30 cm.

 

*Se nesse período a semente não começar a germinar, pegue um cortador de unha e corte apenas a pontinha da semente para estimular e facilitar a germinação. Verifique também se o papel toalha está úmido, e caso seja necessário dê mais uma umedecida no papel.

como germinar semente

É preciso ter cuidado na hora de cortar a ponta da semente

Em vaso

Para quem optou pelo plantio em vaso, é ideal escolher o vaso de acordo com a espécie escolhida da flor, ou seja, para girassóis grandes, opte por vasos maiores e no caso das espécies de menor tamanho, o vaso também deve seguir essa proporção.

como plantar em vaso

O vaso maior permite melhor desenvolvimento da flor

  • Esterilize o vaso com água quente para garantir que não fique nenhum causador de doenças na flor;
  • Coloque no fundo do vaso elementos que facilitem a drenagem da água (cascalho, pedras, pedaços de tijolo ou telha);
  • Preencha o vaso com terra de boa qualidade cobrindo o fundo drenado e sem compactar a terra;
  • Faça um buraco na terra (aproximadamente 5 cm de profundidade) e insira as sementes*;
  • Regue o solo diariamente para que fique sempre úmido até as sementes vingarem e a muda começar a surgir;
  • Agora é só seguir as dicas de como cuidar de girassol e esperar pela floração.

 

*Para garantir que a flor irá pegar, o ideal é plantar no mínimo 2 sementes, e depois é só remover a muda que estiver mais fraca.

 

Dica: para facilitar a germinação da semente, faça o processo de deixar a semente em papel toalha umedecido, como no passo a passo de plantio em solo.

 

Rega 

O girassol é um tipo de flor que dispensa solos encharcados, mas que também não se adapta a solos muito secos, por isso, o ideal é manter o equilíbrio na rega e na quantidade de água.

A rega é aconselhada de modo que o solo sempre fique úmido, mas sem encharcá-lo.

como cuidar

A rega deve ser feita com cautela

Para isso, verifique com a ponta do dedo como está o solo, e no caso de necessidade molhe a terra sem exagerar na quantidade de água.

 

Poda

Ao contrário de muitas outras espécies, o modo de como cuidar de girassol dispensa as podas.

A planta de haste grande não necessita de podas, a não ser pelo fato de liberar mais espaço, como no caso de plantar mais de uma semente e elas germinarem no mesmo espaço. Neste caso, retire as mudas mais fracas e deixe espaço suficiente para crescimento da muda que estiver mais forte.

As folhas ao longo do caule também não devem ser podadas, já que ao caírem na terra ajudam na adubação do solo e ainda dificultam o crescimento de ervas daninhas em volta dos girassóis.

 

Adubação

O cultivo de girassóis não é complicado, e a adubação só é necessária quando a terra ou o solo forem pobres de material orgânico.

Neste caso, escolha pela adubação orgânica com adubo de compostagem ou até mesmo por adubos que sejam indicados para a plantas com floração (ideal para plantas de vaso).

 

Cuidados 

Entre as maneiras de como cuidar de girassol, há diversas dicas e alguns cuidados específicos podem ajudar no cultivo da planta. Entre as dicas para cuidar de girassóis estão:

  • Fazer escoras: os girassóis de caule longo podem pender um pouco por conta da altura e do peso, por isso, a dica é que ao longo do crescimento da planta seja colocada uma escora ao lado do caule que deve ser cuidadosamente amarrado, garantindo que a planta não penda.
  • Evite locais com chuvas: os girassóis não adaptam-se em solos encharcados, por isso, a dica é evitar o plantio e/ou cultivo em locais com grande incidência de chuvas fortes.
  • Temperatura ideal: assim como qualquer outra espécie de planta, nas dicas de como cuidar de girassol a temperatura do ambiente e local de plantio também é importante. E neste caso, o ideal é o ambiente tenha entre 18 e 30°C. As temperaturas muito baixas podem impedir a germinação da semente ou até mesmo danificar a flor.

 

Fotos de jardins e vasos com girassol 

E se você está precisando de inspiração para plantar girassóis, separamos fotos de jardins e casas decoradas com vasos da flor.

jardim decorado

O jardim em formato circular é lindo

vaso para girassol

O minigirassol foi cultivado em um vaso azul

flor em vaso

girassóis plantados em vasos

A espécie tem caules menores

terreno com girassóis

O terreno com flores fica lindo

jardim simples

campo girassóis

flor vaso decoração

A flor dentro de casa deve ser mantida em local com sol

cuidados

Agora que você já aprendeu como cuidar de girassol, já pode cultivar a flor e ter uma bela decoração no interior da casa com vasos de girassóis ou apostar no amarelo intenso da planta para dar destaque ao projeto de jardinagem externo.

Você pode gostar...