Vasos para Jardim: Modelos, Dicas e + de 90 fotos para inspirar


A escolha dos vasos para jardim é algo que parece simples em um primeiro momento. Você compra um, depois outro, depois adapta um outro ali… Mas quando vê o resultado tem a sensação de que não está nada combinando com nada. Por isso é interessante conseguir criar uma harmonia entre seus vasos, seja para jardim externo, de inverno dentro de casa ou vertical.

Nesse artigo vamos mostrar mais de 90 modelos de vasos para jardim que podem complementar a decoração da sua casa com muito charme e até descontração.

Eles podem ser peça-chave para a resultado final que você deseja para seu jardim, não deixe de conferir nossas dicas e inspirações!

vasos-para-jardim-vertical-tipos

Antes de conferir muitos ambientes com vasos incríveis, é importante saber que o item que você escolher deverá ser ideal para acomodar determinada planta. Pesquise sobre o exemplar para saber quanto é o seu tamanho real – ao crescer -, e qual é a necessidade de espaço dentro do vaso que ele precisa. Além disso, há plantas que não podem ficar em vasos muito leves e necessitam de um objeto mais resistente.

Outra dica é mesclar vasos pequenos com vasos grandes para dar mais personalidade a seu jardim. Vale a pena também, seguir o modelo convencional, mas inovar com jardins verticais no mesmo ambiente. Saiba que para esses dois tipos você precisará investir em vasos diferentes.

vasos-para-jardim-vertical

Ah! Outra coisa válida a ser dita é que você não precisa desembolsar muito dinheiro para ter um jardim bonito. Há opção muito em conta e que oferecem todo o charme procurado, e até aqueles que são reciclados, ou seja, que você pode reaproveitar para se tornarem vasos diferentes e funcionais.

Vamos mostrar tudo isso pra você nos tópicos abaixo, não perca!

vasos-para-jardim-tipos

Modelos de Vasos para Jardim Externo

Jardins externos podem contar com toda nossa criatividade. Separamos diversos modelos de vasos para você se inspirar.

De barro / cerâmica

Os vasos de barro são super tradicionais e nunca saem de moda. Eles podem ter características perfeitas para um ambiente rústico ou para um ambiente moderno. No primeiro caso, prefira modelos que tenham acabamento mais grosseiro (não confunda com baixa qualidade), com o barro cru e fosco, sem pintura ou brilho.

Para o segundo caso, um jardim mais modernizado, opte por vasos de barro que tenham um design interessante, diferente, e ainda que conte com um acabamento impecável. Eles podem ser grandes ou pequenos, você é quem vai determinar.

vasos-para-jardim-de-barro-bem-grande

vasos-para-jardim-de-barro-grande

vasos-para-jardim-de-barro-redondo

vasos-para-jardim-de-barro

vasos-para-jardim-rustico-de-barro

De cimento / concreto

Vasos de cimento ou concreto são fáceis de ser encontrados e até feitos em casa. Eles apresentam vantagens perto de outros modelos, pois são muito resistentes e suportam bem as intempéries do tempo, como calor excessivo e umidade.

Há diferentes modelos para você apostar, todos com uma personalidade única, já que o concreto permite uma criação exclusiva em seu design. Esse material está super na moda no que se trata de decoração, e por isso você fará uma ótima escolha.

vasos-para-jardim-cimento-plantas

vasos-para-jardim-cimento

vasos-para-jardim-pedra-de-cimento-branco

vasos-para-jardim-pedra-de-cimento

Cachepot de madeira

Uma ideia fofa é sofisticada é investir em cachepot de madeira para acomodar plantas e flores de seu jardim. Existem variados tamanhos que inclusive você pode utilizar para brincar com a decoração do ambiente externo.

O cachepot pode ser de madeira crua, tratada ou até mesmo pintada de branco ou outras cores. Algumas pessoas conseguem recriar esse modelo com caixotes de feira ou pallets, economizando um bom dinheiro.

vasos-para-jardim-cachepot-branco

vasos-para-jardim-cachepot-de-madeira

vasos-para-jardim-cachepot-flores

vasos-para-jardim-cachepot

Vaso deitado

Utilizar vasos deitados na decoração de seu jardim externo pode ser uma ideia legal para deixá-lo com mais personalidade. Esse tipo de peça é ideal para jardins rústicos, pois remontam o jeito como eram colocados os vasos antigamente em países europeus, como a Itália, e também nas fazendas e casas de campo.

Os modelos mais vistos para ficarem deitados são os caldeirões de ferro, de madeira, tipo barril, e os de barro. Mas você pode encontrar diversas maneiras de enfeitar seu jardim com esse estilo de vaso.

vasos-para-jardim-deitado-com-flores

vasos-para-jardim-deitado

vasos-para-jardim-inclinado

vasos-para-jardim-plantas

Vaso quebrado

Uma moda que tem tomado conta da área de paisagismo criativo são a reutilização de vasos quebrados. Sim, quando um vaso quebrar não é preciso mais jogar fora, nem juntar os cacos para colar! Você pode criar lindos mini jardins dentro dele.

O resultado desses vasos é tão minimalista e incrível, que enche os olhos de qualquer pessoa. Se você tem um item desse em casa, vale a pena aproveitá-lo para fazer esse tipo de decoração. São muitas maneiras de fazer essa criação.

vasos-para-jardim-diferente

vasos-para-jardim-escadinha

vasos-para-jardim-quebrado

vasos-para-jardim-quebrados

Pneu reciclado

Outro tipo de reaproveitamento é feito com pneus. em vez de deixá-los jogados no quintal de casa ou lotar aterros e terrenos baldios, eles podem se tornar peças irreverentes de decoração de jardim. Assim você deixa sua casa mais bonita e ainda contribui com o meio ambiente!

São muitas maneiras de adaptar os pneus reciclados para acomodar plantas. Você pode utilizar um em sua forma convencional, pode pintá-lo, e até usar a criatividade para transformá-lo em peças diferenciadas.

vasos-para-jardim-com-pneus

vasos-para-jardim-externo-pneus

vasos-para-jardim-pneu-hourtinha

vasos-para-jardim-pneu-xicara

Outros materiais reciclados

Não são somente os pneus que podem ser transformados em vasos para jardins externos. Você pode reaproveitar qualquer tipo de material reciclado para essa finalidade. Sejam itens de plástico, metal ou madeira, você vai garantir um novo visual a sua casa.

Até modelos mais esquisitos podem conferir muito estilo ao jardim, pode apostar. Calças jeans, por exemplo, são transformadas em vasos para temperos ou outras plantas. Sapateiras de tecido ou de plástico também. Bom, veja modelos interessantes:

vasos-para-jardim-barril

vasos-para-jardim-jeans

vasos-para-jardim-pets

vasos-para-jardim-regador

vasos-para-jardim-utensilios

Modelos de Vasos para Jardim de Inverno Interno

Quer montar um jardim de inverno dentro de sua casa ou apartamento? Confira os modelos incríveis de vasos que selecionamos para você!

Vietnamita

Os vasos vietnamitas são as meninas dos olhos dos jardins de inverno sofisticados. Eles trazem elegância e beleza para esse ambiente com o acabamento vitrificado e cores diferenciadas. Eles transformam o jardim em um local moderno e cheio de estilo.

Eles são peças especiais e que fazem muito sucesso por serem 100% artesanais e terem sido originados de um país com muita tradição na produção de vasos. Eles são feitos em moldes e não em tornos como outros vasos de cerâmica. E o mais interessante é que a coloração dos vasos vietnamitas não é resultado de tintas, mas sim de uma composição natural da argila com diversos minerais.

vasos-para-jardim-coloridos

vasos-para-jardim-interno-azul

vasos-para-jardim-interno-coloridos

vasos-para-jardim-interno

De vidro

Se você quer um vaso estiloso, mas que não chame tanta a atenção, escolha um modelo de vidro. Eles são perfeitos para jardins de inverno, pois decoram sem invadir a personalidade do restante da decoração da casa ou escritório.

Você encontra itens de vidro de variados tamanhos, o que pode ajudar na acomodação das plantas e flores. Eles são a melhor escolha para plantas que não precisam de terra ou que não precisam de muita umidade, por isso são mais requisitados para efeito decorativo e não funcional.

vasos-para-jardim-de-vidro

vasos-para-jardim-interno-de-vidro-abaulado

vasos-para-jardim-interno-de-vidro-decorativo

vasos-para-jardim-interno-de-vidro-quadrado

De madeira

Vasos de madeira são sempre uma ótima aposta por serem atemporais e versáteis. Ou seja, ficam lindos em qualquer tipo de jardim, seja externo ou interno, e ainda combinam com qualquer estilo de decoração.

Temos visto muitos modelos de madeira de demolição, que também funcionam para ajudar o meio ambiente. Esse tipo de vaso dá um ar rústico, mas também pode participar de ambientes contemporâneos. Tudo vai depender do acabamento que ele tiver.

vasos-para-jardim-de-madeira-decorativo

vasos-para-jardim-de-madeira

vasos-para-jardim-feito-de-madeira

vasos-para-jardim-madeira-decorativo

De cerâmica

Vasos de cerâmica também são boas escolhas para um jardim de inverno, pois eles são sofisticados e tem um design único. Eles se assemelham ao de barro por sua cor, e ficam lindos em um ambiente com estilo rústico.

Mas se você quiser colocá-los numa decoração modernizada, sem problemas. A dica é optar por modelos com um desenho mais elegante, seguindo linhas geométricas acentuadas.

vasos-para-jardim-interno-ceramica-estilos

vasos-para-jardim-interno-ceramica-tipos

vasos-para-jardim-interno-ceramica

vasos-para-jardim-de-inverno-ceramica

 

Modelos de Vasos para Jardim Vertical e Suspenso

Jardins verticais ou suspensos estão super na moda. Eles são perfeitos para quem não tem muito espaço em casa, incluindo apartamentos. Veja modelos lindos de vasos!

De fibra de coco

A fibra de coco é utilizada na fabricação de vasos usados na jardinagem e como substrato no plantio de orquídeas, substituindo completamente o xaxim, cuja extração é proibida no Brasil. Eles possuem características perfeitas para o cultivo de plantas.

Há modelos criados exatamente para você montar seu jardim vertical. Eles são produzidos em placas também de fibra de coco ou são vendidos separadamente, necessitando ser colocado em uma base.

vasos-para-jardim-de-fibra-de-coco

vasos-para-jardim-fibra-de-coco-dicas

vasos-para-jardim-fibra-de-coco-diferente

vasos-para-jardim-fibra-de-coco

De madeira

Vasos de madeira para jardins verticais são incríveis e elegantes. Eles deixam qualquer jardim mais sofisticado e com sentido de organização. Há painéis de madeira que já vêm prontos com os vasos do mesmo material.

É importante que essa madeira seja tratada para receber umidade, luz do sol intensa e chuva também.

vasos-para-jardim-de-madeira

vasos-para-jardim-suspenso-de-madeira

vasos-para-jardim-suspenso-madeira-clara

vasos-para-jardim-vertical-madeira

De barro

Vasinhos de barro também podem estar presentes em jardins suspensos. São muitas ideias criativas para você investir. A ideia é você prender esse vasos com  ganchos, arames ou elásticos firmes nos painéis, ou criar tipo um móbile para colocar eles pendurados no teto.

Veja só algumas dicas de como decorar com esse tipo de vaso:

vasos-para-jardim-de-barro

vasos-para-jardim-vertical-de-barro-pequenos

vasos-para-jardim-vertical-de-barro

Caixote de feira / pallet

Os pallets e caixotes de feira se tornaram grandes aliados da decoração criativa. Eles podem se tornar as mais variadas peças, incluindo suportes e painéis para jardins verticais.

São várias formas de criar esse tipo de item, que é ideal para cultivar plantas, flores e temperos. É possível fazer a combinação de pallets com os caixotes para ter um resultado ainda mais completo. Veja dicas:

vasos-para-jardim-com-pallets

vasos-para-jardim-de-caixas

vasos-para-jardim-feito-de-pallet-e-caixote

vasos-para-jardim-feito-de-pallets

De garrafa PET

Quem gosta de reciclar vai adorar essa ideia. As garrafas PET são ótimos itens para ser transformados em vasos para jardim vertical. Elas são super manuseáveis, podendo ser cortadas e furadas sem maiores problemas, e por isso se tornam ideais para acomodar diversas espécies.

Além disso, sua colocação na parede ou em painéis é muito simples, pois podem ser amarradas ou coladas. A ideia é fazer vários vasos de garrafas PET iguais para compor o ambiente.

vasos-para-jardim-com-garrafa-pet

vasos-para-jardim-com-garrafa-reciclada

vasos-para-jardim-com-garrafa

vasos-para-jardim-garrafa

Pneu pendurado

Mais uma vez os pneus surgem como opção de vasos para jardim, desta vez, suspensos e verticais. É uma chance de reaproveitar um material que não tem mais utilidade em sua função convencional, e dar outra cara a ele.

Você pode pintá-lo, desenhar nele, e pendurar em alguma árvore, no teto ou pregá-lo na parede de seu jardim. Eles ficam lindos em um jardim romântico, provençal ou rústico!

vasos-para-jardim-pneu-pendurado-branco

vasos-para-jardim-pneu-pendurado-colorido

vasos-para-jardim-pneu-pendurado-flores

vasos-para-jardim-pneu-pendurado

O que achou de nossas ideias sobre vasos para jardim? Cada um representa um estilo diferente, que pode agradar diferentes modelos de decoração e de gosto pessoal. Não perca a chance de escolher vasos que complemente sua casa com muita alegria e beleza!

Confira também

2 Responses

  1. lazaro lobo disse:

    muitos lindos parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *