Parede Grafitada – 20 Ambientes Impressionantes para se Inspirar!

Direto das ruas para dentro de casa, o grafite é uma forma criativa de expressar sua personalidade por meio da decoração. Com a parede grafitada, é possível trazer um toque de descontração e vivacidade ao ambiente graças às cores fortes e desenhos inovadores usados em sua composição.

Ambiente amplo todo pintado de banco com o grafite colorido de  uma carpa na lateral.

Inicialmente uma manifestação artística em espaços públicos, o grafite surgiu na década de 1970 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Desde então, diversas adaptações foram feitas para tornar essa arte mais abrangente, evoluindo também as técnicas e desenhos em que ela se baseia.

Para quem deseja ter uma parede grafitada dentro de casa, a boa notícia é que o grafite brasileiro está entre os melhores do mundo! Com o talento de nossos artistas, é possível incrementar a decoração de sua casa de inúmeras formas, seja em áreas externas ou internas.

No post de hoje, separamos fotos de 20 ambientes impressionantes com parede grafitada para você se inspirar, além de dicas de como aplicá-la na decoração!

Foto de cinco ambientes diferentes com parede grafitada.

Decoração de Ambientes com Parede Grafitada

A decoração de ambientes com parede grafitada depende muito do morador e daquilo que ele busca alcançar com a decoração. Há quem prefira uma parede com o seu nome em letras arrojadas e quem prefira desenhos que remetam às coisas que ele gosta. No final, é tudo uma questão de gosto que pode ser facilmente adaptada às suas necessidades.

Foto de um quarto com a parede ao lado da cama grafitada.

Praticamente todas as pessoas que apostam no grafite na decoração optam por ter apenas uma única parede grafitada. Dessa forma, o ambiente fica mais clean, sem aquele toque pesado e com excesso de informação. A escolha da parede depende muito da disposição do local, mas geralmente o grafite é feito naquela que é mais visível, como por exemplo a parede que fica atrás do sofá ou da cama.

Para quem mora de aluguel, a boa notícia é que também é possível ter uma parede grafitada. Nessa situação, o ideal é imprimir uma imagem em formato de banner ou adesivo e anexá-la à parede, não comprometendo a parede original e trazendo o toque de cor e alegria característico do grafite para dentro de casa. Outra opção bastante viável é aplicar o grafite em quadros ou objetos de decoração, algo muito mais fácil de se fazer e que permite maior mobilidade caso a disposição da arte não lhe agrade.

No Quarto

O quarto é o ambiente mais pessoal de uma casa. É nele que guardamos lembranças de nossa infância e objetos com valor alto valor emocional. Não é à toa que dizem que para conhecer uma pessoa, basta visitar seu quarto. Por isso, a parede grafitada neste ambiente deve ser impecável, pensada nos mínimos detalhes para tornar a decoração ainda mais poderosa.

Uma ideia comum para os grafites no quarto é a escrita do nome da pessoa com letras bonitas, característica marcante dessa arte. Também é possível optar por paredes com desenhos de coisas que tem um significado importante para você. Por exemplo, se você gosta de futebol, por que não pintar uma parede inteira com base nessa temática?

Foto de um quarto com um painel grafitado atrás da cama. Foto de um quarto com a parede atrás da cama decorada com diversos shapes de skate. A parede ao lado da cama tem um grafite com diversos desenhos diferentes. Foto de um quarto com a parede que fica em frente a cama grafitada com o nome de uma pessoa. Foto de uma cama com cabeceira de pallets e a parede atrás dela toda decorada com grafite, principalmente letras. Foto de um quarto com a parede atrás da campa totalmente grafitada. Há letras ilegíveis e um tigre com kimono ao lado delas. Foto de um quarto com a parede atrás da cama decorada com grafite. Nos desenhos podemos observar rolos de filme, óculos, emojis e um bulldog. Quarto com duas camas e na frente delas uma parede grafitada com desenhos variados.

Sala

Quando recebemos uma visita, o primeiro ambiente com que ela tem contato geralmente é a sala. Imagina que incrível uma pessoa que está conhecendo sua casa pela primeira vez se deparar com uma parede grafitada enorme na sala? Essa é uma ideia que rende ótimas expressões de surpresa, mas também pode ser usada como algo mais pessoal, como um grafite que te ajude a encontrar sua paz interior ao olhar para ele.

Tratando-se da parede grafitada na sala, o ideal são paredes amplas e altas, pois isso permite a elaboração de um grafite mais elaborado, rico em detalhes que ajudam a tornar o desenho ainda mais sofisticado.

Foto de uma sala com paredes muito altas. Na parede atrás do sofá há um grafite colorido com o rosto de uma mulher. Sala ampla com móveis espaçados. Em uma parede lateral há o grafite do rosto de uma mulher feito com cores vivas. Foto de uma parede na sala com grafite escrito ''Street Life'' e diversas referências à cultura urbana como skate e latas de spray. Foto de um ambiente com tapete e algumas poltronas. Atrás deles há uma parede grafitada com os prédios de uma metrópole. Foto de uma sala com parede de tijolos onde estão diversos quadros. Na parte alta da parede, ela se desfaz e dá lugar ao grafite do rosto de uma mulher com cabelo colorido. Foto de uma sala onde na parede atrás do sofá há um grafite tridimensional com muitas cores e letras. Foto de uma sala pequena com um sofá e uma mesa de centro. Atrás do sofá há uma parede colorida com grafite.

Outros Ambientes

Ainda que a sala e o quarto sejam as opções mais comuns para a aplicação do grafite dentro de casa, ele também pode ser feito em outros ambientes e os resultados são sempre sensacionais!

As ideias para a parede grafitada em ambientes alternativos variam muito de acordo com a arquitetura da casa. Enquanto algumas permitem a realização do grafite em uma parede enorme na área social, outras precisam se conter a um grafite mais tímido no hall de recepção. No entanto, as limitações de espaço não anulam a criação de uma arte incrível que contribuía na decoração do ambiente.

Foto de uma parede grafitada que fica ao lado de uma escada. Foto de um ambiente com mesas de comer onde há um sofá e atrás dele o grafite com o desenho de uma mulher de óculos escuros Foto de uma parede onde há uma cadeira e uma estante de livros. Na parede há diversos desenhos grafitados. Foto do hall de entrada de uma casa com a parede da porta e a parede lateral grafitadas. No desenho há um monge de olhos fechados saindo de uma nuvem. Foto de um lounge com chão de madeira e puff. Em uma parede há o grafite de uma mulher e um pássaro, ambos com cores fortes e contrastantes entre si. Foto de um ambiente social da casa com sofá e cadeira onde há uma parede grafitada com o mapa mundi.

O grafite é uma expressão das ruas que está se adaptando à decoração de interiores e configura uma ótima opção para quem quer trazer liberdade, vivacidade e um toque descolado para dentro de casa. Dos ambientes apresentados no post, qual é o seu favorito? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Decoração.

Você pode gostar...