Luminária de teto – 80 modelos lindos para todos os ambientes!

A luminária de teto é uma opção perfeita para garantir uma iluminação efetiva em diversos ambientes, seja na parte externa ou interna. A versatilidade e a beleza dos modelos tornam essa peça bastante funcional e um verdadeiro coringa na decoração.

Sendo assim, é possível escolher um tipo perfeito para manter sua casa bem iluminada e que valorize a decoração, tanto em estilos modernos ou clássicos. Com tanto “poder”, vale a pena conhecer melhor a luminária de teto em um guia completo.

Para inspirar você, preparamos este post com os tipos, dicas para escolher + 80 fotos surpreendentes. 

luminária de teto tipos

80 modelos de luminária de teto + dicas de decoração

Como escolher?

A luminária de teto é um dos modelos mais populares quando se trata da iluminação de ambientes. De fato, possui boas vantagens que agradam os usuários: a versatilidade de tipos, a praticidade e o preço.

Acima de tudo, você encontra uma boa variedade de modelos em diversas lojas, desde sistemas modernos até aqueles lustres que se destacam em qualquer projeto. Além disso, garantem uma fonte perfeita de luz direta que, dependendo do tipo, é capaz de manter as salas mais amplas plenamente iluminadas.

Com tantas opções, é preciso avaliar todas as características antes de escolher a melhor luminária de teto. Entre as principais, destacamos o material. Os modelos de metal são convencional, porém as luminárias de vidro e plástico também são boas apostas.

Do mesmo modo, há peças de madeira e palha, perfeitas para um estilo de decoração rústico ou industrial; e as luminárias de ferro, que ficam perfeitas em propostas clássicas e vintage.

luminária de teto na cozinha 1

Outra variável importante quanto à luminária de teto é o design. Há desde pequenos spots que ficam irreconhecíveis na decoração até modelos grandes de lustres que impressionam pelos detalhes. Nesse contexto, também muda a cor, a textura e demais detalhes.

Obviamente, para cada tipo, há um preço diferente, que muda conforme o tipo da peça. Você pode fazer um grande investimento para instalar uma luminária em cada ambiente da sua casa ou escolher uma versão básica – e até artesanal, já que há pessoas que confeccionam lindos modelos com materiais simples, deixando a peça bem criativa.

A ideia é considerar o conceito de decoração da sua casa antes de escolher a melhor luminária de teto. Da mesma forma, realizar pesquisas e orçamentos para comprar o modelo perfeito.

luminária de teto decoração

Tipos de luminária de teto

Mas, afinal, quais são os tipos de luminária de teto? Segundo especialistas, os mais convencionais são:

Pendentes – são as mais comuns em diversos ambientes. Se destacam pela variedade de modelos, cores e formatos. Do mesmo modo, os pendentes são perfeitos para destacar um determinado ponto no cômodo, como os balcões de cozinha ou um criado mudo no quarto – cerca de três a cinco luminárias de acordo com o ambiente.

Lustres – os lustres são clássicos e perfeitos para trazer mais elegância ao espaço, sobretudo em salas grandes ou com pé direito alto. Além disso, são ótimos para conceitos vintage de decoração. Costumam ser confeccionados em vidro ou cristal e chamam atenção pelo requinte.

Plafons – se destacam por serem peças embutidas no teto ou sobrepostas ao forro. Com sistema LED, são econômicos, duráveis e versáteis, além de combinar com ambientes em conceitos clean e discretos.

Spots – os spots são pequenos e modernos, ideais para sistemas de iluminação direta (direcionada) ou indireta. Podem ser acoplados ao forro ou instalados a partir de trilhos, se destacando em projetos modernos e industriais.

luminária de teto decoração ideias

Fotos e modelos de luminária de teto

Inspire-se com várias fotos de luminária de teto e escolha a mais indicada para seu projeto!

Luminária de teto para sala

A sala é o espaço perfeito para instalar uma luminária como o ponto de luz direta principal. As peças ficam perfeitas em salas de estar e jantar. No primeiro caso, bem ao centro ou destacando a área central, o sofá ou o painel de TV. Já no outro caso, a luminária de teto pode ser instalada acima da mesa.

Entre tantas ideias interessantes, a peça pode ganhar destaque na decoração e combinar com outros elementos, sobretudo quando se trata de cor e acabamento. Em propostas modernas, os spots são boas ideias. Já os lustres e modelos de ferro ficam perfeitos em conceitos clássicos ou provençais, por exemplo.

Nas imagens, há inspirações para diversos projetos diferentes. Salas de estar pequenas necessitam de um sistema de iluminação eficiente, além de cores claras na decoração. Já em locais amplos, vale contar até com sistemas de iluminação indireta – como pequenas arandelas – para que nenhum canto fique escuro.

luminária de teto em sala ampla

luminária de teto em sala com canto alemão

luminária de teto em sala de jantar

luminária de teto em salas de estar

luminária de teto em salas

luminária de teto na sala de estar

luminária de teto na sala de jantar

luminária de teto na sala

luminária de teto para sala de estar

luminária de teto para sala

luminária de teto sala

sala com luminária de teto

Luminária de teto para cozinha

Na cozinha, as luminárias pendentes são as mais comuns, seja em projetos com estilo industrial ou moderno. Nesse caso, uma ideia bacana é instalar acima do balcão, seja em cozinhas americanas ou planejadas.

Por outro lado, há quem prefira instalar luminárias de teto acima da pia ou de uma mesa. Felizmente, há uma série de modelos incríveis que variam conforme a cor e o material. Segundo especialistas, é ideal instalar de três a quatro luminárias pendentes para garantir uma ótima iluminação no local.

luminária de teto branca na cozinha

luminária de teto cozinha

luminária de teto em cozinha industrial

luminária de teto em cozinhas

luminária de teto moderna em cozinha

luminária de teto na cozinha industrial

luminária de teto na cozinha moderna

luminária de teto na cozinha rústica

luminária de teto na cozinha

luminária de teto para cozinha

luminária de teto preta em cozinha

luminária de teto vintage para cozinha

Luminária de teto para quarto

No quarto, há várias possibilidades para escolher uma luminária de teto diferente e ousada. De fato, esse ambiente pode ser decorado a gosto do usuário, por isso é bacana seguir um conceito arrojado.

Em quartos de solteiro, as luminárias em formas originais são comuns, assim como os spots, os trilhos de teto e pendentes personalizados. Do mesmo modo, muda a cor e o design para destacar a peça.

Além disso, as luminárias de teto são perfeitas para quartos infantis e de casal. No primeiro caso, os modelos temáticos (em formas de nuvem, por exemplo) são populares. Já em quartos compartilhados, é ideal que ambos decidam qual é o melhor tipo, de modo que combine perfeitamente com a decoração do cenário.

linda luminária de teto no quarto

luminária de teto em quartos

luminária de teto no quarto cinza

luminária de teto no quarto de casal

luminária de teto no quarto infantil

luminária de teto no quarto

luminária de teto para quarto moderno

luminária de teto para quarto

luminária de teto roxa no quarto

luminária de teto simples para quarto

luminária de teto tipo lustre para quarto

luminária simples para quarto

quarto com luminária de teto

quarto moderno com luminária de teto

Luminária de teto para banheiro

E no banheiro, que tal instalar uma luminária de teto? Esse item funcional ainda valoriza a decoração de um espaço que costuma ser deixado em segundo plano por muitas pessoas.

Sendo assim, as luminárias pendentes ou spots são boas propostas, inclusive para banheiros e lavabos modernos. Em conceitos clássicos, peças de ferro e pequenos lustres são interessantes.

A dica é escolher um modelo confeccionado com material resistente, pois ficará propenso à umidade e água. Assim, terá boa durabilidade e deixará o ambiente sempre com uma ótima iluminação.

benheiro com luminária de teto

lavabo e banheiro com luminária de teto

luminária de teto banheiro

luminária de teto em banheiro

luminária de teto em banheiros

luminária de teto no banheiro rústico

luminária de teto para banheiro moderno

luminária de teto para banheiro

luminária de teto para banheiros

Luminárias em banheiro

pendente e luminária de teto para banheiro

Luminária de teto para varanda

A iluminação de áreas externas é primordial para deixar o ambiente seguro e aconchegante. Isso vale para varandas, áreas gourmet, churrasqueiras, entre outros espaços.

De modo geral, você pode instalar de três a cinco luminárias pendentes, sobretudo em propostas de decoração industrial ou rústica, por exemplo. Por outro lado, versões com design descolado combinam com conceitos modernos. Há diversos modelos interessantes para vários projetos.

sofá rústico

Um sofá grande para comportar várias pessoas em uma varanda arejada

Espaço gourmet simples

Modelo de decoração rústica para varanda gourmet

Modelo de jardim vertical com flores e plantas artificiais

Renove a decoração da varanda

pendente rústico

As cadeiras amarelas decoram a varanda

Você pode distribuir várias mesas pelo espaço e aproveitar a varanda para montar uma área gourmet moderna

Você pode distribuir várias mesas pelo espaço e aproveitar a varanda para montar uma área gourmet moderna

A mesa grande de madeira é um clássico nas varandas e áreas de lazer

Modelo com uma pegada mais rústica acoplada à varanda

Varanda com mesa de madeira e cadeiras amarelas.


Onde comprar luminária de teto?

Pesquise em lojas online e físicas de iluminação, decoração e materiais de construção. Algumas dicas:

  • Telhanorte
  • Mobly
  • Leroy Merlin
  • Mercado Livre
  • C&C
  • Shoptime

O preço varia conforme o modelo, design, tamanho, material, etc. Há desde luminárias pequenas de 40/50 reais até grandes lustres que custam cerca de 500 reais.

luminária de teto no quarto 1


Então, gostou de saber tudo sobre a luminária de teto? Comente, deixe suas dúvidas e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...