70 LUSTRES para SALA: Imagens Inspiradoras e Dicas Sensacionais!
A decoração da casa é um conjunto de vários elementos e entre eles está a iluminação que pode ganhar um charme a mais com um lustre ou pendente que combine com o ambiente e estilo da decor. Para dar uma ajudinha, hoje separamos inspirações e modelos de lustres para sala.
Modelos e tipos
De cristal
Para o projeto de uma sala de luxo nada mais apropriado que um lustre de cristal. E ao invés do item ser posicionado na parte central do cômodo, mais convencional, a iluminação foi colocada no canto da sala sobre uma mesinha, o que deu ainda mais charme a decor.
Com um estilo mais moderninho, o projeto ganhou mais elegância com a iluminação. O modelo é redondo com algumas camadas e combina com o estilo e formato da mesinha de centro.
Deu para notar que uma tendência é usar o item maior em um canto do ambiente? Aqui é mais uma prova que essa ideia é super charmosa e combina perfeitamente com luzes embutidas no resto do espaço. A versão com acabamento dourado é chique e garante elegância ao projeto.
Os modelos maiores são ótimos itens para promover a integração entre os ambientes. Aqui o lustre é posicionado próximo da escada e garante uma união entre a decoração da sala e a plataforma de acesso para os outros pavimentos.
Escolher um modelo orientado nas dimensões e formatos da mesa é um ótimo truque para garantir equilíbrio ao espaço. Aqui o modelo escolhido foi uma versão retangular que segue o mesmo tamanho da mesa de centro espelhada e que reflete parte da iluminação.
Mais fotos
Moderno
Na sala com escada os ambientes se integram e o pé direito duplo pede um modelo de iluminação que possa ser rebaixado. Neste caso, foram utilizados dois lustres redondos que ficam fixos e se estendem por cabos.
Este modelo de lustre é uma versão feita de metal com várias extensões e que simula um dente-de-leão (planta que ao bater um vento se desfaz). O item com estilo peculiar torna-se parte da decor e deve ser fixado em um ambiente com estilo moderno ou como contraponto.
Para esta sala, mais uma vez o item foi posicionado em um dos cantos e a luz amarela garante sensação de aconchego ao ambiente com predominância de preto na decoração. O estilo é bem atual e reúne duas bolas que são sobrepostas e criam um visual moderno para a sala.
A decoração segue uma cartela de cores entre os tons de amarelo, vinho, branco e marrom. E para manter a sensação de aconchego e com um toque moderno, o modelo escolhido para a iluminação foi uma versão de metal com várias ramificações para as lâmpadas.
O formato da peça também pode ser determinante para o estilo, e aqui o modelo com linhas harmônicas cria uma sensação de movimento. A luz amarela utilizada é ideal para criar um clima mais confortável no espaço.
Mais fotos
Cúpula
Apesar de o formato ser uma versão clássica, esse modelo foge do tradicional por ser em tom de cobre e transmite traços modernos e rústicos, de maneira a ir ao encontro do estilo seguido na decoração.
A decoração bege foi a escolha para os ambientes integrados, e para manter o lustre no mesmo estilo, a escolha foi por um item com acabamento que remete uma trama natural e de cor clara, garantindo a sala mais um ponto de textura.
A sala pequena também pode seguir uma linha decorativa com traços modernos, e foi esta a proposta para o ambiente. Os tons claros que variam entre gelo, branco e bege predominam, e como contraponto a cúpula tem um toque metálico envelhecido com luz amarela.
Um estilo diferente para o acabamento da peça é a cúpula de madeira deste item. Aqui o acabamento além de ser visto na peça da iluminação, ainda é visto na sala por conta da mesa centro e poltronas de mesmo material e cor.
Uma versão que também fica ótima para sala é o acabamento com tecido e detalhes em cristal ou vidro. Neste projeto a escolha foi por este modelo, já que o item é capaz de deixar o ambiente mais delicado sem adicionar muita informação.
Mais fotos
Candelabro
O modelo clássico aqui tem um toque mais moderno por conta do acabamento na cor preta. A proposta desta decor é fazer um mix entre o clássico e moderno, e o resultado expressa exatamente isso, já que o conjunto de peças segue a tendência e transpassa através da combinação de bege, dourado e preto essa mistura de linhas decorativas.
Para a sala de estar, o modelo candelabro de cristal foi a escolha. E mais um projeto mostra o que já é tendência – usar a peça no canto do ambiente, como se fosse um abajur.
Uma combinação clássica é a decoração em perto e branco, e este projeto mostra este estilo que foi seguido para o ambiente com pé direito duplo. A cor preta aparece apenas nos detalhes para não pesar, e é ponto de destaque no lustre que se destaca em meio as paredes brancas.
Com um estilo mais atual, o modelo da sala é de metal escuro e foi posicionado ao centro do ambiente. Para o restante da decor, os móveis seguem uma linha mais atual de linhas retas, enquanto objetos decorativos com quadros e enfeites da mesa de centro trazem um toque clássico.
Mais fotos
Pendente
Se você dispensa os modelos maiores e mais tradicionais de lustres, uma opção é usar um pendente ou um mix deles. Aqui a proposta foi de utilizar três peças de metal com a cor preta, mas com design diferente.
A luminária para a sala segue o design industrial, mas o acabamento já tem o estilo contemporâneo. O tamanho maior é ideal para ambientes amplos, desse modo as proporções ficam adequadas e o projeto fica equilibrado.
Seguindo a mesma ideia, esses pendentes também tem o estilo industrial, mas ao invés de serem utilizados em um tamanho maior, a opção foi por escolher uma versão pequena e usar várias peças juntas.
Para quem pretende seguir a linha de decoração descolada e alternativa, pode se inspirar neste modelo com fios aparentes e vários pontos de luz. O resultado é bem charmoso e cria um estilo jovem para a decor.
Nesta sala, a escolha para a iluminação de canto foi por pendentes em formato de esferas e com acabamento metálico. Os itens foram utilizados em conjunto e deram delicadeza para o ambiente.
Mais fotos
Outros
A decoração minimalista é toda baseada na funcionalidade dos itens e com tons claros, e em contraponto o suporte para a iluminação torna-se um ponto de destaque para o ambiente e funciona como peça decorativa, mas com função.
Com um estilo bem moderno e com uma combinação de tons metálicos na sala, a escolha das luminárias foi por peças de metal com traços orientais, já que se assemelham as clássicas luminárias japonesas.
Seguindo uma tendência rústica, o item é todo feito em madeira e com detalhes que remetem a um candelabro. A peça foi uma ótima escolha para o ambiente, já que a decor também tem um toque de rusticidade.
O lustre aranha é uma tendência para que está em busca de um modelo moderno e autêntico. As luminárias articuladas garantem o estilo para um ambiente com decoração mais audaciosa ou pode se tornar o ponto de destaque, como é o caso do exemplo.
Mais fotos
Agora que você já tem um guia completo com inspirações e modelos de lustres para sala é só escolher o estilo que mais combina com o seu projeto.