Plantas para Cozinha: +10 Espécies Perfeitas para Cultivar!
As plantas para cozinha são opções para a decoração do ambiente e podem agregar com um toque natural.
A beleza de plantas na cozinha pode ter um grande apelo estético, mas antes de preencher um espaço com plantas diversas, é importante avaliar as condições do ambiente, considerando luminosidade, ventilação e temperatura, escolhendo as melhores espécies de plantas.
Para aprender como escolher plantas para cozinha, trouxemos uma seleção de espécies que podem se adaptar a esse ambiente e complementar o espaço com apelo estético.
Melhores espécies de plantas para cozinha
Antúrio
O Antúrio é uma opção de planta que purifica o ar, fácil de cuidar e resistente, sendo uma ótima proposta para o ambiente da cozinha.
A planta é caracterizada por folhas verdes escuras e brilhantes, e floração em tom de vermelho.
O cultivo do Antúrio deve ser feito em local iluminado e sem a incidência direta de sol.
Nas estações mais quentes, como primavera e verão, o Antúrio deve ser regado 2 vezes por semana. Já nas estações mais frias as regras podem ser feitas uma vez na semana.
1. Bancada decorada com vasos de Antúrio

Via: Bloomifique
2. Cozinha com vasos de Antúrio

Via: Bloomifique
Cactos
Os Cactos também podem ser opções de plantas para cozinha, e esse estilo de planta pode ser encontrada em diversos tamanhos e estilos.
A vantagem de escolher Cactos para a cozinha é o fato de que essas plantas precisam de pouquíssima manutenção, sendo bastante resistentes.
Para o cultivo de Cactos na cozinha, é importante que essas plantinhas fiquem expostas em local com bastante incidência de luz solar, e que as regas sejam espaçadas para que o solo não fique úmido demais.
Em geral, os Cactos são caracterizados por serem plantas com espinhos, sendo assim, é importante que essas plantinhas sejam colocadas em um local da cozinha longe de pontos de passagem e que também não fiquem ao alcance de animais e crianças.
3. Bancada da cozinha com vasos de cactos diferentes

Via: Pinterest
4. Janela da cozinha com cactos em vasinhos pequenos

Via: Histórias de Casa
Ervas e Temperos
A escolha de plantas para cozinha também pode levar em conta funcionalidade e praticidade, e nesse caso, entram as ervas e temperos frescos, que além de perfumar o ambiente também podem ser utilizados nas preparações de pratos do dia a dia.
As opções como manjericão, alecrim, salsinha, hortelã, cebolinha, orégano e tomilho, são ótimas escolhas para serem cultivadas em vasinhos na cozinha, decorando o ambiente e trazendo praticidade na hora de cozinhar.
Os temperos e ervas frescas podem ser colocados na cozinha através de vasos ou também em uma proposta de horta vertical, aproveitando uma parede para o cultivo das espécies.
Em geral, os temperos e ervas frescas gostam de local bastante iluminado e podem ser mantidos próximos de janelas e pontos que recebam luz solar. Para a manutenção dessas espécies, é preciso estar atento em relação às regas, que devem ser frequentes.
5. Cozinha com vasos de temperos e ervas frescas

Via: Pinterest
6. Cozinha com vasinhos de ervas frescas

Via: Claudia Abril
Espada de São Jorge
Para quem busca opções de plantas ornamentais para cozinha, a Espada de São Jorge é uma opção de planta com bastante apelo estético e de fácil cultivo.
A Espada de São Jorge é uma planta associada à proteção e pode ser utilizada como uma espécie de amuleto para filtrar as energias negativas do ambiente.
A planta é uma opção bastante versátil e se adapta a locais com sol pleno ou sombreados. A resistência dessa espécie é uma das maiores vantagens, e o fácil cultivo inclui regas espaçadas, já que a planta se adapta bem até mesmo a solo secos.
7. Cozinha com vaso de Espada de São Jorge

Via: Pinterest
8. Bancada de cozinha decorada com Espada de São Jorge em vaso

Via: Pinterest
Hera
A Hera é uma espécie de planta trepadeira e que vem sendo utilizada em vasos suspensos para ganhar o visual de planta pendente, inclusive tem sido uma opção bastante frequente em cozinhas.
A Hera é uma planta com bastante apelo estético e que tem como capacidade melhorar a qualidade do ar.
O cultivo da Hera deve ser feito em local de sol pleno ou meia sombra, e a recomendação é não manter essa planta em local totalmente sombreado.
A coloração das folhas da Hera pode variar de acordo com a quantidade de luz que a planta recebe. Assim, com a incidência de mais luz solar, é provável que a planta fique com folhas mais claras.
O cultivo da Hera na cozinha é uma ótima proposta para vaso suspenso e com grande apelo estético, mas é preciso tomar cuidado já que a espécie é considerada tóxica para a ingestão. Assim, a plantinha deve ser mantida fora do alcance de animais de estimação e crianças.
9. Cozinha com prateleira alta e vaso com Hera

Via: SP Estudio
10. Vasinho de Hera decorando prateleira na cozinha

Via: Casa Abril
Jiboia
A Jiboia é uma espécie de planta trepadeira e que tem ganhado bastante visibilidade em projetos decorativos, sendo bastante utilizada em vasos suspensos para ter o aspecto de uma planta pendente.
A planta Jiboia é uma espécie com folhas brilhantes e de fácil cultivo, se adaptando a locais com incidência de sol ou meia sombra. As regas da planta devem ser regulares para que o solo não fique seco, mas com cuidado para não deixar a terra encharcada.
A Jiboia é considerada uma planta tóxica para ingestão, por isso, é importante mantê-la longe do alcance de crianças e animais de estimação.
11. Cozinha moderna e com vasos de Jiboia em prateleiras

Via: Pinterest
12. Cozinha decorada com vaso de Jiboia

Via: Pinterest
Samambaia
A Samambaias são consideradas plantas tropicais e ficam lindas na decoração da cozinha, adicionando ao ambiente uma espécie de planta com folhas em verde claro e volumosa, perfeita para vasos suspensos.
Além do apelo estético, as Samambaias também são capazes de absorver energias negativas e purificar o ambiente, livrando o espaço de más vibrações.
O fato de a Samambaia ser uma planta tropical traz como características o gosto dessa espécie por calor e umidade. Assim, o cultivo de Samambaia deve ser em um espaço mais quente e sem incidência direta de sol, com regas pelo menos 3 vezes na semana para manter o solo úmido e protegidas de correntes de ventos.
13. Cozinha com destaque para o vaso de Samambaia

Via: Pinterest
14. Cozinha decorada com vaso de Samambaia em prateleira alta

Via: Viajando no Apê
Suculentas
As Suculentas são plantas queridinhas do momento e bastante versáteis, permitindo o cultivo até mesmo na cozinha.
A Suculentas podem ser encontradas em diferentes estilos, cores e tamanhos e são associadas à proteção emocional.
Esse tipo de planta é caracterizada por armazenar água em suas folhas, o que permite regas mais espaçadas e apenas quando o solo estiver seco.
O cultivo de suculentas deve ser feito em local com bastante luminosidade, e de preferência, com incidência direta de luz solar.
15. Bancada de cozinha com vasinhos de suculentas

Via: Pointer
16. Suculentas em vasinhos na janela da cozinha

Via: Pinterest
Violeta
Entre as espécies de plantas com flores para a cozinha estão as Violetas, plantinhas caracterizadas por terem folhas e flores com aparência aveludada.
A Violeta é considerada uma espécie de planta delicada e com flores em variadas cores, como roxo, branco e rosa.
O cultivo de Violetas em vasos na cozinha deve ser feito em local com boa luminosidade, mas sem a incidência direta de sol, que pode ocasionar a queima das folhas.
As regas dessa espécie devem ser feitas com cuidado para não molhar folhas e flores, e evitando o excesso de água.
17. Bandeja com vasos de Violetas com flores de diferentes cores

Via: Martha Stewart Living
18. Bancada da cozinha com vasinho de Violeta

Via: Astra
Zamioculca
A Zamioculca é espécie de planta ornamental e de fácil cultivo, sendo uma ótima opção para compor o projeto da cozinha.
A planta é caracterizada por folhas em tom de verde escuro e superfície brilhante e cerosa.
A espécie Zamioculca é uma planta de crescimento lento e que se adapta a ambientes internos, inclusive cantinhos com baixa luminosidade.
As regas da Zamioculca devem ser espaçadas, uma vez que essa planta não gosta de excesso de água.
19. Cozinha com vaso grande de Zamioculca

Via: Pinterest
20. Decoração com vaso médio de Zamioculca

Via: Pinterest
Dicas de decoração com plantas para cozinha
Para se inspirar na ideia de plantas para cozinha, reunimos uma seleção de fotos de cozinhas decoradas com plantinhas de variadas espécies, garantindo uma proposta com apelo estético e ambiente mais agradável.
21. Cozinha com prateleiras decoradas com vasinhos de plantas pequenas

Via: Pinterest
22. Cozinha decorada com vasos de plantas

Via: Pinterest
23. Decoração de cozinha moderna com plantas em vasos

Via: Pinterest
24. Cozinha clean com vasos de temperos e ervas frescas

Via: Casa de Valentina
25. Cozinha moderna com prateleira alta e vasos de Samambaias

Via: Pinterest
26. Cozinha decorada com Jiboia e Samambaia

Via: Pinterest
27. Cozinha simples com vaso suspenso de Jiboia

Via: Pinterest
28. Cozinha americana decorada com plantas

Via: Pinterest
29. Cozinha moderna e ampla com temperos e ervas frescas

Via: Habitare
30. Prateleiras na cozinha com vasos de plantas

Via: Pinterest
O que você acha da decoração com plantinhas na cozinha? Agora que você já viu uma seleção de espécies que se adaptam a esse cômodo, já pode fazer suas escolhas para que a cozinha fique com uma decoração agradável.