Como Plantar Bambu? – 6 Dicas para Cultivar Corretamente

Como plantar bambu passo a passo? Quais são as melhores dicas para cultivar essa planta corretamente?

De fato, o bambu é uma espécie muito popular, com uma série de variações e que se adapta muito bem ao clima do nosso país.

Por isso, você pode plantar em vasinhos, no solo, em encostas, para paisagismo, enfim, versatilidade é o que não falta.

Para saber como plantar bambu e conferir ótimas dicas, acompanhe o conteúdo.

bambu

Pinterest

Sobre o bambu

O bambu é uma planta tropical da família das gramíneas. Para se ter ideia, é uma das mais antigas do mundo, com uma série de espécies diferentes.

Segundo especialistas, o bambu se destaca pelo crescimento rápido, além de ter um caule oco, leve, flexível e muito resistente.

Esse caule, conhecido como colmo, é amplamente utilizado em diversas culturas devido às suas propriedades versáteis: como construção de moradias, fabricação de móveis, cestaria, papel, instrumentos musicais, utensílios de cozinha, entre outros.

Além disso, o bambu tem forte apelo estético no paisagismo e na decoração, sobretudo para a construção de cercas, de pergolados, de vasos, enfim.

Cheia de vantagens, essa planta é altamente renovável, de crescimento rápido e que pode ser colhida sem matar a planta-mãe.

O sistema radicular do bambu ajuda a estabilizar o solo e prevenir a erosão, enquanto suas folhas contribuem para a produção de biomassa. Sendo assim, pode ser cultivada em encostas para evitar deslizamentos e também próxima a rios e lagos.

cerca de bambu guadua 1

Pinterest

Como plantar bambu? – Passo a passo

São tantas qualidades que essa planta conquista cada vez mais pessoas. Por isso, é comum a dúvida: como plantar bambu passo a passo?

Escolha a melhor espécie de bambu: Segundo especialistas, existem vários tipos de bambu disponíveis. Pesquise e escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades e ao clima da sua região.

Prepare o solo: O bambu prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Prepare o solo removendo qualquer vegetação existente, soltando-o com uma enxada ou uma pá e adicionando composto orgânico ou adubo bem decomposto.

Atente-se ao espaçamento: De acordo com botânicos, o bambu pode se espalhar rapidamente, então é importante considerar o espaçamento adequado ao plantá-lo. Deixe espaço suficiente entre as mudas para que elas se desenvolvam sem competir entre si. Verifique as recomendações específicas para a espécie que você escolheu.

Plantio das mudas: Faça um buraco no solo que seja largo e profundo o suficiente para acomodar as raízes da muda de bambu. Coloque a muda no buraco, preencha-o com terra e compacte suavemente ao redor da base da planta. Certifique-se de que a muda esteja nivelada com o solo.

Rega adequada: O bambu precisa de água suficiente para se estabelecer e crescer adequadamente. Mantenha o solo úmido, mas evite encharcar. Regue regularmente, especialmente durante períodos secos.

Cuidados no cultivo do bambu: O bambu é geralmente resistente e de crescimento rápido, mas ainda requer alguns cuidados contínuos. Fique de olho em pragas, como pulgões ou cochonilhas, e tome medidas para controlá-las. Felizmente, há uma série de receitas e produtos disponíveis. Remova as folhas e galhos secos conforme necessário para manter a planta saudável.

Tipos de bambu

Quais são os tipos de bambu mais comuns?

Você pode comprar as mudas de bambu em lojas de produtos agrícolas, floriculturas e de plantas em geral. Faça uma boa pesquisa sobre o tipo de bambu mais adequado para o seu projeto e atente-se às características antes do plantio.

cerca de bambu guadua

Pinterest


Enfim, gostou das dicas de como plantar bambu? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares. Boa sorte no cultivo e até mais!

Você pode gostar...