Como polir granito?【2024】► Passo a passo fácil e prático!

Como polir granito? Preparamos um passo a passo fácil para você manter o revestimento sempre lindo e com um ótimo aspecto.

De fato, o granito é um material que ganhou muito destaque em decorações e acabamentos. É bonito, elegante, acessível e versátil. Além disso, possui muitos tipos e cores: preto, branco, cinza, marrom, azul, vermelho, rosa, etc.

Segundo especialistas, o granito é mais resistente a riscos e tem maior dureza, sobretudo quando comparado ao mármore. Não cede na água, não perde a cor e resiste a grandes temperaturas.

Requisitado, o granito deve ser bem polido, seja quando usado em bancadas, em pisos, entre outras superfícies. Para ajudar você, preparamos este guia completíssimo!

1 o que e granito branco Dallas Pietra Di Marmo

Pinterest

Como polir granito? – Passo a passo fácil

De acordo com profissionais, o granito é melhor que outros revestimentos, como o porcelanato, justamente porque é mais resistente e não arranha fácil.

Sendo assim, combina bastante com espaços de grande trânsito de pessoas, como áreas públicas, comércios, hotéis, enfim. Em casa, compõe o piso de vários cômodos, além de bancadas, pias, escadas, etc.

De forma geral, o granito é fácil de aplicar e pode ser limpo com vassouras de cerdas macias e sabão neutro. Pode ter um valor mais elevado (principalmente em relação à cerâmica), mas o custo-benefício compensa a longo prazo.

Além de ser instalado inteiro, o granito ainda pode ser recortado em peças menores. Se rachar, você pode aplicar epóxi para corrigir as falhas e fazer remendos.

Granito cafe imperial kitchen 04

Pinterest

Dadas as devidas explicações, saiba como polir granito passo a passo:

Limpe o granito

Antes de tudo, faça a limpeza do granito, retirando a poeira e resíduos. Use um detergente suave ou um produto específico para limpeza de granito e um pano macio para remover toda a poeira, manchas, etc.

Preparação 

Após a limpeza, proteja as áreas ao redor do granito que não serão polidas, como os armários ou as paredes. Para isso, use fita adesiva ou papelão para evitar danos acidentais.

Lixamento do granito

Se o granito apresentar riscos ou imperfeições visíveis, comece lixando a superfície com uma lixa de granulação fina. Use uma lixadeira orbital ou lixe manualmente em movimentos circulares, aplicando pressão suave e mantendo a lixa molhada com água. Lembre-se de lixar uniformemente para obter um acabamento suave e nivelado.

Comece a polir

Após o lixamento, inicie o polimento do granito. Segundo especialistas, há vários métodos de polimento, mas um dos mais comuns é o uso de uma politriz elétrica com discos de polimento de diamante.

Aplique uma pequena quantidade de composto de polimento ou pasta de polimento no granito e use a politriz em movimentos circulares, trabalhando em áreas pequenas de cada vez. Aplique pressão leve a moderada durante o processo.

Finalize o polimento

O polimento final é essencial para deixar o granito com aspecto brilhante. Para isso, use um disco de polimento de alta qualidade, como um disco de feltro ou um disco de polimento de resina, junto com um composto de polimento de alta qualidade.

Repita o processo de polimento, trabalhando em áreas pequenas até alcançar o brilho desejado, aplicando pressão leve e moderada.

Granitos tipos 01

Tipos de granito – Pinterest

Como manter o granito limpo?

Terminou de polir o granito? Então, limpe bem a superfície com um pano úmido para remover todos os resíduos de polimento.

Por fim, aplique um selante ou impermeabilizante de granito para proteger a superfície e realçar o brilho. Felizmente, há muitos produtos com esse objetivo disponíveis nas lojas de materiais para pintura e construção.

Vale destacar que todos os itens para polimento de granito estão disponíveis nas lojas. Para facilitar o trabalho, você pode assistir tutoriais em vídeo. É um processo simples e que pode ser feito tranquilamente por qualquer pessoa, sem necessidade de mão de obra especializada.

bancada de banheiro dupla com granito Santa Cecilia

Pinterest


Enfim, viu só como é fácil aprender como polir granito? Siga as dicas e instruções e mantenha o revestimento sempre bonito, com um ótimo aspecto.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e grupos. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...