Casa de Isopor: +19 Ideias Incríveis, Preços e Tudo Sobre!

Você já ouviu falar em casa de isopor? Esse é um sistema construtivo cada vez mais comum em diversos países, e aos poucos tem se tornado uma alternativa de construção no Brasil.

Esse método construtivo é bastante diferente dos estilos tradicionais e além de fugir das propostas mais clássicas de construção, ainda tem inúmeras vantagens.

E se você não conhece esse método de construção, suas vantagens e desvantagens, preço, entre outras características desse sistema construtivo que tem se tornado uma tendência no universo da construção civil, no post reunimos todas as informações que você precisa saber antes de iniciar o seu projeto. Quem sabe assim você não opta por esse estilo de construção?

casa de isopor

Dúvidas frequentes – FAQ

O que é?

O termo “casa de isopor” é um termo popular para a construção com o uso de EPS (poliestireno expandido), que é o nome do material chamado de isopor, visto que esse é um nome de uma marca, mas que caiu no uso popular para designar poliestireno expandido.

O EPS tem na composição pequenos grânulos de poliestireno que são expandidos durante o processo de fabricação desse material, utilizando gases que fazem com que as partículas sejam expandidas e fiquem até 50 vezes maior que o tamanho original.

Durante o processo de expansão, o EPS passa por um processo denominado de moldagem, e é nesse momento que o material adquire diferentes densidades, inclusive densidades adequadas para construção de casas e edificações.

o que e e como funciona casa de isopor

A construção de casa de isopor ainda é uma solução nova no Brasil, mas já é bastante utilizada em outros países, por conta da densidade e resistência do material.

Além do material ser uma excelente alternativa para edificações, também é possível ver o uso de isopor em estruturas de forro, molduras, lajes e paredes, sendo que esses outros já são mais adotados em projetos brasileiros

Quais as vantagens da casa de isopor?

Uma pergunta constante quando o assunto é casa de isopor, é em relação às vantagens que esse sistema construtivo apresenta em relação a outros estilos de construção, como o sistema mais tradicional, que é o de casa de alvenaria.

E se você quer descobrir quais as vantagens que o uso de EPS traz, reunimos os principais pontos positivos de adotar esse sistema construtivo.

 

  • Sustentabilidade: A construção utilizando placas de EPS tem como vantagem gerar menos desperdício de materiais no canteiro de obras, o que resulta em menos entulho. Além disso, esse método construtivo também é considerado sustentável por ser considerado um método de construção a seco, utilizando menos água e reduzindo a emissão de CO₂, que pode resultar em uma redução de até 40% quando comparado a obras convencionais.
  • Isolamento térmico: A construção com uso de EPS s é uma ótima alternativa para um projeto que preza pelo conforto térmico, reduzindo a variação de temperatura em até 85%, o que deixa o ambiente mais confortável, gerando economia no uso de sistemas de refrigeração e aquecimento de ambientes.
  • Isolamento acústico: O método construtivo tem como ponto positivo o bom isolamento acústico, diminuindo os ruídos externos para o interior do ambiente. Para reforçar o isolamento acústico, também é possível utilizar lã de rocha, garantindo uma melhora significativa.

vantagens da construcao de casa de isopor

  • Custo: Um excelente ponto positivo da construção de casa de isopor é a economia que o projeto pode gerar. Sendo assim, o custo de mão de obra pode ser reduzido em até 50%; enquanto os custos com materiais podem diminuir de 10 a 15%. Entre as economias indiretas que a construção em EPS pode gerar estão fatores como a fundação da casa, uma vez que as paredes são mais leves, exigindo menos vigas pilares, madeira e uso de argamassa.
  • Agilidade: Um diferencial desse sistema construtivo é a agilidade da construção, uma vez que as paredes em EPS são mais rápidas de construir, diminuindo o tempo desse processo, e podendo reduzir o tempo de construção em até metade se comparado ao método construtivo tradicional.
  • Resistência: A resistência é um dos grandes pontos positivos desse sistema de construção, uma vez que a casa de isopor pode ser até 30% mais resistente que uma construção de alvenaria, considerando o que o projeto seja elaborado por um profissional qualificado e competente para essa área de atuação.

Existem desvantagens?

Infelizmente esse sistema de construção possui sim desvantagem, e a grande desvantagem é a escassez de fornecedores, uma vez que ainda é um método construtivo inovador no Brasil.

Sendo assim, é mais difícil de encontrar fabricantes com material de alta qualidade que seja certificado e produzido por empresa especializada. Assim, as empresas qualificadas a fornecer esse material podem demorar um pouquinho a entregar, uma vez que a demanda pode ser maior que a oferta.

Como é feita a construção da casa de isopor?

A construção de uma casa isopor exige o projeto elaborado previamente e a aprovação desse projeto antes do início da obra, como qualquer outro tipo de construção.

Com o projeto já definido, é preciso encomendar o EPS, uma vez que o material não é encontrado em lojas de materiais de construção. Nesse caso, algumas empresas podem fornecer o material já nas dimensões adequadas e com as aberturas de janelas, portas, entre outros.

A construção de casa de isopor pode ser feita em 2 métodos – com painéis de isopor e com blocos de isopor.

O primeiro método utiliza de painéis modulares que ficam como um sanduíche, entre malhas de aço com o isopor no meio. Para a parte externa da casa, é feito um preenchimento com argamassa, aumentando a resistência do material.

A instalação de sistemas elétricos e hidráulicos é diferenciada, e nesse caso é preciso derreter o material para distribuir as caixas de passagem nas paredes de isopor.

como construir casa de isopor

Um dos métodos utiliza painéis de isopor com malhas de aço

 

O outro método consiste em usar blocos de poliestireno expandido, que se encaixam como peças de lego, construindo as paredes de forma rápida.

Nesse estilo de construção com blocos de isopor, os blocos possuem um vão no meio, e esse espaço é preenchido com concreto.

tipos de construcao para casa de isopor

O outro método preenche o interior do isopor com concreto

Existem riscos maiores em caso de incêndio?

Uma dúvida bastante comum em relação ao uso desse material é em relação a risco de incêndio, e uma boa notícia é que o EPS para construção é um material que não propaga fogo, sendo adaptado para não gerar combustão e não liberar substâncias tóxicas.

No entanto, o uso de poliestireno estendido exige alguns cuidados, como a blindagem nas instalações elétricas, garantindo segurança ao projeto.

Quanto custa em média? #preço

O custo de uma casa de isopor pode ser mais barato do que uma construção tradicional, uma vez que diminui custos com mão de obra, material e até mesmo indiretamente com fundação, ferragens e concreto, tendo impacto no valor final da obra.

A variação de valores também pode acontecer de acordo com a quantidade de isopor e a metragem do projeto, sendo que o custo médio de um painel de EPS com tamanho de 25  x 10 cm fica em torno de R$ 25.

Fotos e ideias de casa de isopor

A construção em EPS pode render diferentes estilos de projetos, inclusive para construções com até 4 pavimentos, considerando um projeto elaborado com qualidade e considerando esse método construtivo.

O material é bastante versátil, e o acabamento e estilo podem variar bastante, tendo o resultado final similar a métodos construtivos tradicionais.

Para exemplificar as inúmeras possibilidades para a construção de casa de isopor, reunimos projetos finalizados que usaram esse método construtivo.

projeto de casa moderna construida de isopor

A construção traz uma casa moderna com linhas retas e telhado embutido

casa terrea e moderna em EPS

A construção diferenciada tem como resultado uma casa com estilo moderno

sobrado moderno construido de isopor

O sobrado moderno com telhado embutido tem como base a construção em isopor

casa simples e pequena de isopor

A casa simples e pequena foi construída em EPS e tem telhado aparente

casa terrea moderna em isopor com telhado embutido

O projeto é uma casa térrea com linhas retas

projetos de casas de isopor

casa estilo rustico construida em isopor

A casa de campo foi construída em EPS

fachada de casa de isopor simples com varanda

A proposta traz uma casa simples e com varanda

construcao moderna em EPS

A edificação com mais pavimentos é uma amostra de que é possível usar o material nesse estilo de projeto

casa com telhado embutido construida de EPS

A casa com telhado não aparente foi construída em EPS

fachada de casa terrea construida de EPS

O estilo da construção deu origem a projeto com telhado embutido

casa minimalista e moderna em isopor

construcao moderna de sobrado de isopor

O sobrado de EPS tem estilo moderno

projeto de casa moderna de isopor com telhado embutido

A proposta construída em EPS é uma casa ampla e moderna

casas construidas em isopor

 

Você já conhecia esse método construtivo? Conte-nos o que acha dessa proposta e se você seria adepto desse sistema de construção que foge dos métodos tradicionais.

Você pode gostar...