Planta Epífita – O que é? + 7 Espécies e Como Cultivar!
O que é uma planta epífita? Como se desenvolve e quais são os cuidados para cultivar em sua casa?
Quando se trata dessa “versão”, muitas pessoas têm dúvidas. De fato, engloba uma série de espécies com uma característica bem peculiar.
Por isso, preparamos este guia completo sobre plantas epífitas, listamos os principais tipos + dicas essenciais e belas fotos.
O que é? #características
Planta epífita é aquela que se desenvolve sobre outra planta, mas sem relação de parasitismo. O nome já diz tudo: “epi” significa em cima e “fito” significa planta.
Segundo especialistas, a planta epífita usa uma a outra espécie apenas como suporte, sem usufruir de seus nutrientes, como acontece com parasitas como a erva-de-passarinho.
Sendo assim, a relação é cordial, sem prejuízos para qualquer uma das plantas. Essa situação é vista sobretudo em florestas tropicais, principalmente aqui no Brasil.
Mas, por que isso acontece? Ao usar uma árvore como suporte, a planta epífita recebe mais luminosidade e faz fotossíntese facilmente. Assim, tem um pleno desenvolvimento.
Além disso, as epífitas têm algumas características peculiares: raízes grandes e com maior capacidade de fixação e absorção de nutrientes, tecidos e tricomas que acumulam água, capacidade de fazer fotossíntese pelas folhas e por outras partes da planta.
Por fim, outra vantagem dessas espécies é servir de abrigo para animais, sobretudo para fugir de predadores.
Principais espécies de planta epífita
Quais são as principais espécies de planta epífita? Listamos as grandes representantes dessa classe para você conhecer e cultivar!
Orquídea
A orquídea é uma das plantas epífitas mais conhecidas e populares. Para se ter ideia, a maioria das espécies é capaz de crescer em árvores e outros suportes.
Por meio desse apoio, a orquídea recebe luz solar indireta e tem pleno desenvolvimento. Além disso, consegue material orgânico por meio das raízes.
As raízes da orquídea epífita ficam à mostra e são cobertas por velame, uma espécie de esponja que ajuda na absorção de nutrientes. É nessa parte que se aloja um fungo responsável pela decomposição da matéria orgânica absorvida pela planta.
Assim, a orquídea consegue água e alimento, essenciais para que cresça saudável. Sendo assim, você pode encontrar várias espécies na natureza e cultivá-las em jardins, na varanda (em uma estrutura de suporte), em vasos, enfim.
1. Orquídea linda com uma cor diferente que encanta as pessoas
2. A orquídea epífita amarela é uma das mais populares do mundo
3. Veja como a folhagem e as raízes da orquídea ficam lindas à mostra
4. De fato, há orquídeas epífitas de diversas cores
5. Linda orquídea rosa com raízes aparentes
6. Quando floresce, a flor fica linda em destaque na árvore
Bromélia
Outra planta epífita muito comum é a bromélia. Para se ter ideia, existem muitas variações da espécie, sendo a que cresce em árvores uma das mais conhecidas.
Segundo especialistas, é uma planta tropical, volumosa e ornamental que se adapta muito bem ao clima brasileiro. Por isso, é usada em diversos projetos paisagísticos.
A bromélia ama sol indireto e pode ser cultivada tanto em um suporte quanto em vasos. As flores são lindas, geralmente amarelas ou vermelhas, contrastando com o belo verde de suas folhas.
7. Diferentes espécies da planta decoram os troncos secos
8. Você pode cultivar a bromélia em pequenos troncos de árvores
9. A planta se alastra rapidamente, sobretudo em troncos
10. Uma árvore grande pode servir de apoio para várias bromélias epífitas
11. As bromélias podem decorar o jardim e até a parte interna da sua casa
12. O jardim vertical traz predominância de bromélias em meio a outras plantas
13. Os diferentes tipos de bromélias decoram o tronco seco
Pitaya Branca
A pitaya branca, conhecida cientificamente como Hylocereus undatus, é uma espécie típica do Nordeste brasileiro. Sendo assim, se adapta ao clima tropical do país e pode ser cultivada facilmente em muitas regiões.
A planta dá um fruto com casca rosada e polpa branca que é super nutritiva e está na moda, protagonista de muitas dietas. Além disso, é rica em vitaminas e minerais.
Essa espécie também cresce em suportes e chama atenção pelos ramos verdes grandes e fortes, que lembram os cactos.
14. A pitaya é produzida em larga escala em muitos lugares do país
15. O fruto chama atenção pela linda cor avermelhada
16. Veja como os ramos da pitaya se desenvolvem
17. Bela planta para você desenvolver no jardim da sua casa
18. A pitaya branca também produz lindas flores
Cacto Macarrão
O cacto macarrão é conhecido como uma planta pendente que se desenvolve tanto no tronco de árvores quanto em vasos.
É uma espécie que fica esparramada, realmente como se fosse macarrão, e chama atenção pelo aspecto peculiar, perfeito para valorizar o paisagismo.
Para se ter ideia, essas ramas podem alcançar até 10 metros de comprimento, e ainda dá flores e pequenos frutos capazes de atrair pássaros.
19. Bela ideia de cultivo do cacto macarrão em sua casa
20. Veja como a planta se desenvolve perfeitamente em pequenos vasos
21. Essa espécie também é capaz de gerar flores e frutos
22. Uma bela planta para compor o seu jardim de epífitas
23. O cacto macarrão chama atenção pelo seu formato diferenciado
24. Além do cacto, você pode cultivar outras espécies de plantas no tronco de uma árvore
Samambaia
Entre as plantas epífitas mais populares, está a samambaia. É uma espécie considerada clássica no paisagismo e na decoração de interiores (principalmente em jardins verticais).
Há uma ampla variedade de espécies, desde a avenca até a samambaia jamaica, cada qual com suas características. De fato, chama atenção pela beleza e pelo tom verde encantador.
Além disso, a samambaia é fácil de cuidar. É uma epífita clássica, mas que também se adapta a vasos, troncos e outros suportes, sobretudo em pergolados, muros e dentro de casa.
25. As samambaias não devem ficar expostas ao sol direto, elas gostam de ambientes com meia sombra
26. A samambaia também pode ser protagonista de kokedamas
27. De fato, há muitas espécies de samambaia que podem ser cultivadas em vasos suspensos, como a americana
28. Detalhe no verde vivo da samambaia, uma clássica planta epífita
29. Um grande jardim vertical montado com lindas samambaias
30. As samambaias e bromélias podem ser cultivadas em jardins verticais, sobretudo em ambientes como o banheiro
Gravatá
Gravatá ou caraguatá é uma planta típica do cerrado brasileiro. Trata-se de um tipo de bromélia conhecida por ter folhas espinhosas e pelos frutos amarelados.
Embora pareça um pé de abacaxi, é uma planta epífita que se desenvolve no solo ou em troncos de árvores. Para se ter ideia, o caule (folha) do gravatá ainda serve para a confecção de uma série de produtos, como barbantes e cestos.
Além disso, a planta tem uma série de propriedades medicinais perfeitas para a saúde. Já os frutos são adocicados e usados para a fabricação de xaropes.
31. Versátil, o gravatá é uma planta ornamental, medicinal e frequentemente usada na culinária
32. Os frutos amarelos do gravatá são um show à parte
33. As folhas pontiaguadas se destacam na estrutura da planta
34. De fato, a flor do gravatá parece um pequeno abacaxi
35. O gravatá é uma espécie de bromélia que se destaca pelas propriedades funcionais
Flor de Maio
Por fim, destacamos a flor de maio na lista de plantas epífitas. É uma planta originária da Mata Atlântica brasileira, que pode se desenvolver em vasos e em troncos.
A espécie tem esse nome porque geralmente floresce no mês de maio. As flores são lindíssimas, avermelhadas ou rosadas, com folhas verdes que parecem pequenas peças encaixadas.
Além disso, é capaz de dar lindos frutos, tem um plantio simples e pode ser cultivada em um jardim vertical com outras epífitas.
36. As flores dessa espécie chamam atenção pela cor e beleza
37. Cultive a flor de maio em pequenos vasos suspensos
38. De fato, essa é uma planta muito fácil de ser cultivada, principalmente em vasos e em jardins verticais
39. Quando se abrem, as flores ficam ainda mais estonteantes
40. Um belo vaso de flor de maio para você se encantar
Como cultivar uma planta epífita? #dicas
Pretende cultivar uma planta epífita em casa? Selecionamos algumas dicas legais para ter várias espécies!
Segundo especialistas, você precisa de um suporte para desenvolver a planta, seja um tronco, um apoio ou um jardim vertical.
Entretanto, a maioria das espécies também podem crescer diretamente em vasos, que podem ser deixados na parte interna da casa, em estufas e pergolados.
Outra dica valiosa: as plantas epífitas geralmente gostam de meia sombra e não suportam o sol pleno. Já a adubação das raízes pode ser realizada de forma líquida, por meio de produtos específicos, encontrados em lojas de jardinagem.
Se cultivadas em vasos, você pode simular como se a epífita estivesse no ambiente natural, em uma árvore, borrifando água nas folhas e posionando o vaso a 90 graus.
Por fim, uma ideia legal é montar um jardim vertical com uma série de espécies, sobretudo dentro de casa. Aproveite para misturar samambaias, bromélias, orquídeas, entre as outras citadas.
Enfim, cultivar plantas epífitas pode ser bem divertido. Se você ama paisagismo e jardinagem, aposte nessas espécies. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!