Flor de lótus – Significado, simbolismo e + 33 imagens inspiradoras!

Todo mundo se encanta pelo formato da flor de lótus. De fato, é uma espécie bastante rara que chama atenção por seu aspecto, além das cores e do modo de cultivo. São várias características que tornam essa flor interessante e admirada por muitas pessoas.

Por isso, é legal conhecer melhor todo o simbolismo da flor de lótus, bem como curiosidades gerais da planta. Para informar você, preparamos este guia completo e surpreendente. Leia e inspire-se.

Flor de Lótus espécies 1

Características

Nelumbo nucifera é o nome científico de espécies de plantas aquáticas conhecidas popularmente como flor de lótus. Essa planta nativa do continente asiático (sobretudo da região da Índia e Japão) chama atenção pela beleza e forma, tanto que inspira diversas culturas há tempos.

Chamada também de lótus sagrado, é uma planta que cresce sobre a água. Adulta, esbanja uma grande flor com diversas pétalas, seja branca ou rosada, que submerge durante a noite. Além disso, sua raiz cresce no fundo lodoso de rios e lagos, característica semelhante as vitórias régias, típicas do Brasil.

Outra característica da flor de lótus é a longevidade de suas sementes, que tem grande resistência e podem germinar depois de muitos anos. A planta ainda é capaz de controlar sua própria temperatura e algumas espécies, como a flor de lótus azul, são consideradas extremamente raras.

Como cultivar?

O cultivo dessa planta não é tão complexo quanto parece. Primeiramente, as sementes devem germinar em um vidro com água morna, ficando ao sol por algumas horas do dia. A água deve ser trocada uma vez ao dia durante o processo.

Quando aparecer os primeiros brotos, as sementes podem ser colocadas em um recipiente com terra adubada e furos na base. Esse pote deve ser colocado sobre outro cheio de água, de modo que fique submerso, até o desenvolvimento da planta. Lembre-se de trocar a água diariamente para evitar larvas de mosquitos.

A planta deve ser colocada no lugar definitivo quando surgirem as folhas. A partir daí, você pode transportá-la para um lago, espelho d’água, entre outros. É importante que bata sol no local em grande parte do dia, assim a flor de lótus crescerá saudável. Em pouco tempo (sobretudo durante o verão), a flor aparecerá e deixará seu jardim ainda mais belo.

Flor de Lótus como plantar 1

Significado e simbolismo da flor de lótus

A flor de lótus é conhecida por uma série de significados. Para se ter ideia, é considerada sagrada por muitas culturas, povos e religiões asiáticas.

De acordo com o Budismo, a planta representa o renascimento e a pureza espiritual. Como cresce sob a lama, entende-se que a flor de lótus simboliza a transcendência, uma analogia ao mundo impuro na qual o homem precisa sobreviver e evoluir a cada desafio.

Para se ter ideia, as estátuas de Buda mostram a divindade sentada em uma grande flor de lótus para destacar toda essa ideia de purificação do corpo e da mente. Ainda na crença, acredita-se que todos os lugares em que Buda pisou germinaram flores de lótus.

Já na Yoga, flor de lótus é uma postura tradicional de meditação, em que a pessoa senta com as pernas entrelaçadas e fica com as mãos sobre os joelhos.

No Egito, os povos associam a flor de lótus ao nascimento e renascimento, justamente por sua característica de se recolher durante a noite. Já os hindus acreditam que a planta representa a beleza interior. Na mitologia grega, algumas tribos se alimentavam da flor para ter um sono pacífico e amnésia.

Representada em mandalas com oito pétalas, remete à harmonia cósmica. Esse símbolo é comum em tatuagens e como adorno decorativo em comércios e residências.

Flor de Lótus 1

Cores da flor de lótus

A flor de lótus possui cinco cores, sendo a branca e a rosa as mais convencionais. Já as versões azul, vermelha e amarela são consideradas raras. Cada uma delas também apresenta um significado:

  • Azul – simboliza a vitória do espírito sobre o material. Além disso, representa a sabedoria e o conhecimento.
  • Rosa – é a mais importante, associada a Buda, à pureza espiritual e aos seus ensinamentos.
  • Branca – representa o estado de pureza e a natureza imaculada, além do equilíbrio entre mente e espírito.
  • Amarela – é a parte intelectual da mente, associada à inteligência, ao luxo e riqueza.
  • Vermelha – ligada à candura do coração e qualidades como amor e compaixão.

Fotos e inspirações de flor de lótus

Que tal se inspirar com belas fotos de flor de lótus? Veja algumas versões incríveis da planta e surpreenda-se.

como cuidar de flor de lótus

como plantar flor de lótus

cultivo de flor de lótus

flor de lótus canteiro

O cultivo da flor de lótus é muito comum na Ásia, que exporta vários exemplares para muitos países.

flor de lótus como cuidar

flor de lótus em jardim japonês

flor de lótus em lago

flor de lótus em vaso

A planta pode ser cultivada em rios, em lagos, fios d’água de jardins e até em recipientes.

flor de lótus grande

flor de lótus lagos

É comum a presença da flor de lótus em lagos com carpas e de jardim japonês.

flor de lótus linda

flor de lótus na agua

flor de lótus natural

flor de lótus no jardim

flor de lótus no lago

flor de lótus selvagem

flor de lótus

fotos de flor de lótus

Quando floresce, a planta deixa qualquer jardim mais bonito e estonteante.

ideia de flor de lótus

imagem de flor de lótus

lago com flor de lótus

linda flor de lótus


De fato, a flor de lótus encanta a todos com seu simbolismo e rara beleza, por isso é aclamada por diversas pessoas. Que tal cultivar em sua casa? Siga nossas dicas e, se tiver dúvidas, deixe um comentário. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, boa sorte e até mais.

Você pode gostar...