Bambu da Sorte: O que é? Significado, preço, modelos e cuidados

Um ambiente equilibrado com paz e bem-estar, quem não gosta?  Em casa, esse clima é fundamental, já que o lar precisa ser relaxante e aconchegante. A decoração com plantas se encaixa muito bem nesse conceito e, quando se trata de energia, o bambu da sorte é uma opção perfeita e cheia de significado, além de tipos variados e fácil manutenção. Quer saber mais? Acompanhe o post!

bambu-da-sorte-destaque

O que é?

O bambu da sorte é uma planta resistente, flexível e versátil, mas que não se trata exatamente de um tipo de bambu. Embora a estrutura seja parecida, faz parte da família das liláceas e cresce nas florestas tropicais asiáticas. No oriente, é usada em interiores há milênios, sobretudo no feng shui – antiga ciência chinesa de harmonização e organização de casa e vida.

Um símbolo primordial dessa técnica, popularizou no ocidente e tem sido cada vez mais usado como objeto de decoração e energização de interiores. Com os mais variados ramos, o bambu da sorte é carregado de significados fortes que inspiram muitas pessoas.

Além disso, é uma planta muito fácil de ser cultivada, indicada para diversos ambientes, de mansões a apartamentos. De fácil manutenção, gosta tanto de luz natural quanto artificial, com manutenção mínima, mostrando um verde estonteante e dando uma renovada geral no espaço.

Se você busca dar um toque místico e de espiritualidade a sua casa, o bambu da sorte traz boas energias e atrai ótimos fluídos para o ambiente. Aproveite a popularidade dessa planta para dar mais vida e significado a diversos lugares!

Significado

A teoria chinesa garante que o bambu da sorte ativa as energias estagnadas do local, atraindo prosperidade, fortuna e sorte. O conceito positivista dessa planta depende do número de caules (hastes), por isso, ao comprar, escolha sempre aquele tipo que tem a ver com seu objetivo no momento. O posicionamento e os cuidados também influenciam para que o efeito seja otimizado.

Saiba o significado do bambu da sorte de acordo com o número de caules:

  • Um caule: sorte na vida em si;
  • Dois caules: como representa um casal, é indicado para ter sorte no amor;
  • Três caules: riqueza, longevidade e felicidade;
  • Quatro caules: prevenção de doenças;
  • Cinco caules: criatividade, riqueza e entusiasmo;
  • Seis caules: prosperidade, harmonia e sorte na vida;
  • Sete caules: boa saúde;
  • Oito caules: sorte nos negócios e crescimento;
  • Nove caules: fortuna e sorte em todos os setores da vida;
  • Dez caules: perfeição e completude;
  • Vinte e um caules: bençãos poderosas em toda a vida;
  • Torres de bambu: destacadas e sofisticadas, representam a escalada, para ascensão no trabalho.

Você deve amarrar o bambu com uma fita vermelha de cetim. No feng shui, representa o fogo, como resistência e para boa saúde. Quando é recebida de presente, aumenta ainda mais seu poder. 

Tipos de Bambu da Sorte

Trançado

O bambu da sorte trançado é o tipo mais tradicional. As hastes ramificadas ficam lindas e com diversos conceitos. Prefira comprar assim, já que fazer o bambu chegar a esse efeito exige muito trabalho e habilidade. 

bambu-da-sorte-trancado-1

bambu-da-sorte-trancado-2

bambu-trancado-da-sorte

bambu-trancado-sorte

bambu-trancado

bambu-da-sorte-trancado

Grande

Esse modelo é ostensivo e fica posicionado no chão, no centro do cômodo ou em uma grande mesa. Quando mais grande, mais sofisticação trará ao espaço. Em contrapartida, é caro e exige mais cuidados quando comparado a outras versões. 

bambu-sorte-grande

bambu-grande-da-sorte

bambu-da-sorte-grande

bambu-da-sorte-grande-como-e

bambu-da-sorte-grande-2

bambu-da-sorte-grande-1

Em aquário

Bambu da sorte em aquário é uma combinação perfeita que rende um charme e requinte a qualquer ambiente. Os peixes e demais animais adoram e essa planta ama se desenvolver na água. 

bambu-da-sorte-no-aquario-1

aquario-bambu-da-sorte

bambu-da-sorte-aquario

bambu-da-sorte-em-aquario

bambu-da-sorte-aquario-1

bambu-da-sorte-em-aquario-1

Artificial

O modelo de bambu da sorte artificial serve mais para nuances decorativas do que para significado místico. O efeito no ambiente é bacana, além de dispensar manutenção e cuidados. 

bambu-da-sorte-artificial-1

bambu-da-sorte-artificial

Quanto custa? #Preço

O preço do bambu da sorte é variável conforme o modelo e tamanho da planta. Quando maior o trançado e o design, mais cara será, além do tipo do vaso e nuances decorativas. Uma muda simples pode custar cerca de 20 reais. Já em versões mais arrojadas, o valor vai de 50 a 1000 reais dependendo da loja.

O bambu da sorte se tornou tão popular aqui no Brasil que você encontra para comprar facilmente em lojas de paisagismo, decoração, floriculturas e até de departamento. 

Como enrolar, cuidar e podar?

O posicionamento e a manutenção do bambu da sorte são primordiais para a durabilidade e resultados buscados com o cultivo da planta. Segundo a técnica, o melhor lugar para o arranjo ficar é no centro da mesa. Já para trançar e enrolar, use pequenas fitas brancas e faça o movimento de acordo com o número de caules e a beleza que deseja transmitir no ambiente. Ao final, uma fita grande de cetim precisa dar o toque final para trazer os bons fluídos.

Já os cuidados precisam seguir um procedimento especial:

  • Primeiramente, escolha uma planta de boa qualidade, com cheiro sempre fresco e vaso resistente. Além disso, o caule deve ter raízes esbranquiçadas e novas, sem manchas e com folhas verdes.
  • Se for comprar um modelo trançado, escolha um já pronto. Esse processo é difícil de fazer em casa e exige técnicas profissionais. Mas, lembre-se que quanto mais elaborado o crescimento, mais caro será o bambu da sorte.
  • O crescimento dos ramos se dá de forma desorganizada, ainda mais se amarração não é bem feita. Por isso, a poda é essencial. Use uma pequena tesoura para retirar os ramos rebeldes e que não deixam a planta com um toque harmônico. Esse procedimento, porém, só deve ser feito em longo prazo, quando as folhas começam realmente a alastrar e incomodar.

bambu-da-sorte-modelo-destaque

  • O melhor vaso para cultivar um bambu da sorte é o de vidro, sempre com pedras aparentes e água mais natural possível, com troca de uma a duas vezes por semana. Para retirar o cloro, deixe parada em um recipiente por pelo menos 24 horas.
  • Evite que a água cheire mal e que as raízes escureçam. Caso isso aconteça, corte. Não se esqueça também de lavar as pedras e o vaso sempre quando for conveniente, afinal, é fundamental manter a beleza e um bom aspecto.
  • A fertilização da planta deve ser feita a cada dois meses, sem excessos para evitar o amarelamento das folhas. Se isso acontecer, retire e atente-se à qualidade da água, além de diminuir a luminosidade no bambu.
  • Já se as folhas começarem a escurecer, pode ser falta de água ou ar seco. Se um caule fica amarelo ou marrom, é preciso removê-lo, cuidar separadamente e só devolver quando estiver verde e saudável novamente. Isso pode acontecer devido ao excesso de adubo.
  • Se o bambu da sorte murchar ou morrer, caracteriza falta de cuidados ou, no sentido místico, má sorte. Nesse caso, só resta trocar por uma planta nova e realizar a manutenção adequada.

Como fazer mudas?

Fazer mudas de bambu da sorte é muito fácil. O transplante é feito com o corte de uma pequena haste que tenha uma folha, mantido em um recipiente com água destilada, que deve ser trocada com frequência. Depois de algumas semanas, as raízes começam a aparecer.

Depois disso, junte a outros caules até obter o número desejado (de acordo com a meta de cada pessoa / significado da quantidade de hastes). Coloque em um vaso com boas condições, faça a amarração e decore a sua maneira.

A decoração do bambu da sorte deve ser equilibrada para que os cinco elementos naturais estejam presentes: o caule da planta representa a madeira; a água fica por conta das regagens; as pedras são a terra; o vaso de vidro ou uma versão com cerâmica e uma moeda no interior significa o metal; já o fogo, a fita de cetim que já falamos anteriormente.

bambu-da-sorte-destaque-como-e

Pense em uma harmonização perfeita para ter os benefícios de energia do bambu da sorte e ainda dar um plus na decoração e paisagismo de sua casa. Vale a pena ter um desses em casa, no escritório e nos mais diversos ambientes. 


É encantador ter um bambu da sorte no ambiente, afinal, bons fluídos e energias são sempre bem-vindos. Que tal escolher um modelo que mais te chama atenção? Fará toda a diferença e trará uma beleza estonteante a qualquer espaço. Faça o teste e conte o resultado pra gente. Se tiver dúvidas, deixe um comentário no post. Até mais! 🙂

Você pode gostar...