69【JARDINS PEQUENOS】2024 – Melhores Fotos e Dicas! 🏡
Sabe aquele espaço em casa que está sem funcionalidade? É possível dar vida nova a área e ainda ganhar um cantinho relaxante. Para isso, é só transformar a área em um jardim pequeno. Ah, e antes que você diga que não tem a mínima criatividade para essa transformação, já adianto que o post está recheado de dicas e ideias, assim vai ficar mais simples para criar um cantinho novo no lar.
⭐ Jardins pequenos com pedras
As pedrinhas (brancas, claras e marrom) são elementos decorativos que combinam com os mais diversos projetos de paisagismo, agregando textura e volume.
O corredor lateral e que fica esquecido foi o foco deste projeto. Aqui a área ganhou revestimento de pedrinhas marrom e decoração com vasos, dispensando a necessidade de obras para abrir espaço para o plantio.
Na frente da casa, o jardim simples é uma ótima inspiração para quem quer aproveitar o cantinho vago e ainda decorar a fachada. Para criar o espaço, foi utilizado grama, pedras e mix de folhagens e flores.
A decoração externa também pode se estender para o quintal do fundo, como esta proposta, em que a área foi decorada com pedras e plantas. Para completar o cenário, ainda foram utilizadas placas para deck de madeira.
E que tal abrir a porta uma porta de casa e se deparar com um cantinho assim? A ideia foi de reunir na área pequena um mix de plantas e pequenas árvores. O banquinho na parte de pedrinhas é ideal para aproveitar o momento em meio a natureza.
Mais uma vez o corredor lateral aparece como protagonista para a decoração com plantas. Além da vegetação rasteira que ocupa o espaço, ainda há pedrinhas naturais e pequenos arbustos.
O jardim com pedras brancas é um clássico do paisagismo; e quando o clássico garante um resultado satisfatório, vale a pena manter o estilo. Se você quer uma inspiração para seguir essa linha, este projeto é ideal por mostrar um jardim estreito e com o mix do gramado.
Neste projeto a ideia foi de criar um espaço zen que reúne:
- Calçamento com pedrinhas;
- Vasos decorativos com plantas;
- Módulos de deck de madeira para criar um caminho;
- Banco de madeira.
Mais uma vez a coloração branca das pedrinhas aparece em um projeto, e aqui a solução foi ideal para dar destaque ao pequeno jardim que é composto por folhagens e lascas de madeira.
Se a intenção é inspirar-se em um modelo de jardinagem que dispensa o gramado, abuse desta ideia onde o espaço foi todo coberto com pedras e parte com deck de madeira e para as laterais a aposta foi pela decoração com bambu.
Rente ao muro foi a escolha para criar um espaço verde onde as lacas de madeira mesclam-se as pedrinhas, e a jardinagem foi feita com arbustos e bambu que dão o toque de natureza.
Mais fotos
⭐ Jardins pequenos com fonte
Mesmo com pouco espaço, você pode aproveitar um cantinho de muro para fazer uma bela e relaxante fonte.
Se a ideia é criar um espaço externo com fonte, esta proposta mostra uma solução que foi criada no espaço lateral do lar, onde a fonte foi feita de canos que saem da parede e o reservatório de tijolinho a vista aparente, de modo a dar um toque rústico a jardinagem.
Com estilo mais natural, o cantinho entre as paredes foi o ponto perfeito para criar a fonte com cascata, onde a água tem queda para um pequeno laguinho em meio ao jardim.
Neste projeto, o ideal de valorizar a natureza tem muito destaque e isso pode ser visto em cada detalhe, como:
- Muro verde com eras;
- Cascata com pedras;
- Mix de plantas e folhas que se integram no jardim;
- Gramado.
O branco é dominante neste espaço, e a cor neutra funciona muito bem para garantir o destaque do verde das plantas. Além das plantinhas que compõem o projeto, no canto ainda há um pequeno lago com pedras e uma fonte de vaso cerâmico.
Uma proposta bem diferente é este modelo de jardinagem, onde o cantinho estreito ganhou um projeto correspondente ao seu formato. A queda d’água sai através de um cano que passa em meio ao arbusto e cai em uma espécie de reservatório alongado que fica rente ao chão.
Com muito verde e pedras, este espaço é uma reprodução de um espaço natural e aconchegante. Para a queda d’água, as pedras foram empilhadas e simulam um espécie de cachoeira com queda em um pequeno lago.
Se você precisa de ideias para um jardim realmente compacto, este modelo é ideal. Aqui, a fonte de bambu foi instalada na parede e contribui para a decoração vertical, enquanto o jardim foi decorado com pedras e vasos de plantas.
Mais um projeto que simula a queda de uma cachoeira, esta proposta aproveita o cantinho da parede para empilhar as pedras, e na decoração plantas e arbustos verdes completam o visual.
E que tal a água chorando com um chafariz? A proposta é ótima e o resultado ficou super bacana, pois aproveita um espaço bem pequeno decorado com bromélias.
Mais fotos
⭐ Jardins pequenos com deck
O deck de madeira é um material que garante aconchego e agrega alegância ao projeto de qualquer jardim!
Ele pode ser instalada em áreas de circulação e em combinação com pedras e plantas para um visual mais rico.
Neste quintal, temos diversos elementos interessantes que se complementam de forma harmoniosa: deck de madeira, poltronas ninho de vime, sofá externo, floreiras com folhagens, árvore frutífera e jardim vertical tubular.
Neste projeto, a transformação aconteceu na sacada do quarto, onde o espaço ganhou um deck de madeira, pedras decorativas, plantinhas, vasos e uma bela rede para um momento relax.
O deck elevado delimita áreas e dá um toque de rusticidade incrível para o quintal.
Deck ecológico ou de “madeira plástica” é uma opção vantajosa em diversos aspectos, se comparada à madeira orgânica. É reciclável, resistente e não exige manutenção frequente.
O deck com degraus pode ser decorado com vasinhos de plantas e flores.
⭐ Jardins pequenos com piscina
Quem disse que para ter uma piscina você precisa de um quintal espaçoso? Temos que nos virar com o que temos, não é mesmo?!
Pensando nisso, separamos algumas imagens de jardins pequenos com piscinas.
Quanto às medidas da piscina, depende da finalidade e do espaço disponível. Mas podemos afirmar que, para um uso relativamente confortável por um adulto, o ideal é que ela tenha no mínimo 3,00 x 2,00 metros.
Quer mais dicas sobre piscinas pequenas? Então clique aqui para visitar nosso post específico sobre o tema!
A dica para otimizar o espaço é fazer a piscina colada no muro se a fundação do muro permitir, ou próxima do muro. Neste caso, certifique-se de deixar espaço para uma bela floreira.
Aproveite as paredes para instalar jardins verticais, adicionando verde ao espaço.
Com pouca metragem, a borda da piscina pode ser mais estreita.
⭐ Jardins pequenos criativos e baratos
Com um toque de criatividade, você pode transformar seu quintal gastando pouco!
O espaço vertical é o grande foco desta proposta que usa canos com aberturas para a saída das plantinhas. A ideia é super moderna e dispensa o alto custo com jardinagem, já que dá para aproveitar a inspiração e reproduzir a área verde com tubos de PVC.
Para decorar a área externa com vasos não há necessidade de usar modelos tradicionais das peças e você mesmo pode criar um modelo bem original, como essa versão que foi feita de arame e pedras.
Os tijolinhos que não foram utilizados na obra podem ser reaproveitados para fazer essa estante, em que os vasinhos com plantas e flores são apoiados em tábuas de madeira para decorar a área externa.
E se a ideia é fazer um projeto barato, uma boa alternativa é o jardim com pneus. Neste modelo, as rodas de borracha ganharam cor e foram empilhadas para funcionarem com vasos para flores.
Se você não tem muitos pneus para um projeto maior como o anterior, dá para se inspirar neste modelo de floreira onde só foram usados dois aros.
Uma versão econômica para uma jardinagem simples é este espacinho verde que usa gramado e lascas de madeira, e ganhou vegetação e cactos, o que deixa o processo de manutenção bem simples.
Os caixotes de feira também são ótimas peças para quem está em busca de ideias para um jardim vertical. Aqui as caixas foram fixadas na paredes e pequenos vasinhos com cactos decoram o espaço verde da superfície.
Gastando pouco dá para ter uma fonte no jardim, e o melhor de tudo é que ainda é possível reaproveitar materiais, como pneu de trator.
Economia e criatividade são as palavras que definem esse modelo de jardim. Neste caso, a ideia foi aproveitar blocos estruturais para fazer uma floreira que pode ser empilhada de diversas maneiras e de modo a ocupar pouco espaço.
As peças que já estão ficando mais velhinhas, como a bacia de metal e a antiga carriola (carrinho de mão), podem ganhar vida nova com uma camada de tinta e serem transformadas em jardineiras para decorar o pequeno cantinho gramado.
Mais fotos
Com todas as ideias para aproveitar aquele cantinho esquecido do quintal, é hora, literalmente, de colocar a mão na terrar e criar um jardim pequeno e aconchegante para seu lar.