Tipos de lâmpadas – Como escolher a melhor para cada ambiente?

Mais do que conhecer todos os tipos de lâmpadas, é essencial escolher o modelo ideal para iluminar e favorecer a decoração do ambiente. Atualmente há seis opções convencionais, cada qual para um caso específico.

Sendo assim, é interessante conhecê-las detalhadamente, entender suas características e vantagens. Para ajudar você, preparamos este conteúdo completíssimo. Acompanhe e surpreenda-se.

tipos de lâmpadas

Conheça os tipos de lâmpadas mais convencionais e escolha o melhor para seu projeto!

Escolher a lâmpada certa é essencial por vários motivos. Primeiramente, deve-se considerar o cômodo na qual será instalada, para que o modelo seja eficiente e funcional. Do mesmo modo, a lâmpada correta ajuda na economia de energia elétrica, além de dar melhorar o padrão estético e a decoração do ambiente.

Em alguns locais, um tipo de lâmpada é mais indicado que o outro, por isso faz toda a diferença entender as características e diferenças de cada um deles, seja para instalar em sua casa, estabelecimento e outros locais.

Principais tipos de lâmpadas e seus usos

Conheça detalhadamente os principais tipos de lâmpadas e seus usos.

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED (diodos emissores de luz) são as mais populares atualmente. De fato, é um tipo que se destaca pela versatilidade e custo-benefício. De acordo com especialistas, pode gerar uma redução de até 90% no consumo de energia elétrica.

Além disso, são ecologicamente corretas, têm uma ótima durabilidade e ainda são vendidas em diversos tamanhos e formatos. Dependendo do fabricante e do uso, uma lâmpada de LED pode durar quase dois anos.

A tecnologia desse modelo converte descargas elétricas em luz sem emitir calor, tudo por meio de um chip. Flexíveis, são indicadas para residências e comércios em geral, além de painéis. Você encontra desde lâmpadas em formatos comuns até spots, fitas de LED ou mangueira, geralmente com uma variedade de cores.

Uma desvantagem é o preço. Em relação aos outros modelos, a lâmpada de LED é a mais cara do mercado. Entretanto, pela alta durabilidade e outras qualidades, compensa bastante escolher essa opção.

tipos de lâmpadas

A LED está no topo dos tipos de lâmpadas mais utilizados atualmente

tipos de lâmpadas

Comparação da iluminação incandescente com a iluminação LED

tipos de lâmpadas

As lâmpadas LED iluminam a sala de estar moderna

tipos de lâmpadas

Boa escolha para a mesa da sala de jantar

tipos de lâmpadas

Além de lâmpadas, você pode utilizar pequenos spots em trilhos e outras estruturas

Lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são conhecidas também como lâmpadas eletrônicas (ou lâmpadas frias) e também possuem alta relevância. Muita gente prefere esse modelo, sobretudo para iluminar espaços amplos – como salões, galpões, estabelecimentos, etc.

De fato, a capacidade de iluminação é alta e o modelo tubular é o mais vendido. Além disso, há também versões compactas, que são mais achatadas e lembram até as antigas lâmpadas incandescentes.

Quanto às cores, as mais populares são as lâmpadas brancas e azuis. Possuem uma alta durabilidade – mais de um ano em uso contínuo – além de uma boa eficiência na luminosidade. O custo-benefício também é uma boa vantagem.

tipos de lâmpadas

Quarto iluminado com lâmpadas fluorescentes

tipos de lâmpadas

Boa escolha para a iluminação de grandes comércios

tipos de lâmpadas

Tendência para iluminação da sala de estar

tipos de lâmpadas

Há quem opte por essa lâmpada na iluminação de apartamentos

Lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes são as mais antigas e por tempos dominaram o mercado. São conhecidas pelo formato arredondado, possuem luz amarelada e um preço bem atrativo.

Além de indicadas para comércios e residências, ainda servem perfeitamente para interiores de geladeiras e fogões. A iluminação é realizada por meio de filamentos que esquentam e emitem tanto a luz quanto calor. A proporção, segundo especialistas, é de 10% de luz e 90% de calor, uma de suas maiores desvantagens.

Sendo assim, acabam consumindo muita energia, além de uma vida útil baixa em comparação a outros modelos (cerca de 41 dias de uso contínuo). Por isso, estão sendo retiradas do mercado e substituídas aos poucos, ficando cada vez mais raras nas lojas.

tipos de lâmpadas

Por tempos esse modelo de lâmpada dominou o mercado

tipos de lâmpadas

Hoje em dia, muitas pessoas usam para decorar festas e ambientes específicos

tipos de lâmpadas

Alguns modelos vintage ornamentam decorações nesse estilo

Lâmpadas halógenas

São parecidas com as lâmpadas incandescentes, porém são mais potentes e não gastam tanta energia (uma redução de cerca de 40%). Entretanto, ainda geram calor e esquentam o ambiente, além de ter uma vida útil baixa (80 dias de uso contínuo).

As lâmpadas halógenas são vendidas no formato palito e dicroico. Por suas características, são recomendadas mais para decoração do que para iluminação de todo o ambiente. Você pode instalar em sancas de gesso, para destacar vitrines de lojas, em quadros e demais objetos. Assim, o cenário fica com destaque e mais sofisticado.

O preço varia conforme o modelo. Geralmente, possuem um valor acessível, menor que as versões de LED.

Modelos de lâmpadas halógenas

lâmpadas HID

Tendência para iluminação de quartos

lâmpadas HID

Uma sala toda iluminada com lâmpadas halógenas

lâmpadas HID

Belo projeto de iluminação da sala de estar

Lâmpadas de descarga

As lâmpadas de descarga (HID) geram luminosidade através da condução de corrente elétrica por meio gasoso. São brancas e possuem um formato diferente, além de serem bem pequenas.

Emitem uma luz brilhante e possuem alta potência, por isso são as mais comuns na iluminação de grandes espaços (praças, fábricas, estádios, vias públicas, etc.). Por isso, são utilizados vários modelos juntos e que acendem completamente depois de um tempo, geralmente de 2 a 15 minutos.

lâmpadas HID

Iluminação de via pública com HID

lâmpadas HID

Estádio iluminado com lâmpadas HID

lâmpadas HID

Entre os tipos de lâmpadas, essa é uma boa opção para a iluminação de galpões

Lâmpadas de neon

Por fim, destacamos as lâmpadas de neon, que são utilizadas em larga escala na decoração, para destacar fachadas de lojas e demais usos diferenciados. A iluminação é gerada a partir de tubos de gás com neon que é acionado em contato com a eletricidade. Do mesmo modo, se caracterizam pelas cores e na utilização em instalações descoladas.

luzes neon

Painel com luzes neon

luzes neon

As luzes neon são coloridas e destacam qualquer ambiente

luzes neon

Iluminação de grandes ambientes com luzes neon


Agora que você já conhece todos os tipos de lâmpadas, será mais fácil escolher a melhor versão para o seu projeto. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até a próxima.

Você pode gostar...