Planta Jiboia – 72 Ideias de decoração + Como cuidar da plantinha!
A planta jiboia é uma velha conhecida nos projetos paisagísticos e como opção de plantinha para decorar o interior da casa. E com a tendência de usar plantas como decoração interna, a espécie ganhou seu lugar entre as queridinhas, mas antes de aderir a essa moda de decoração, é preciso aprender mais sobre a planta.
Então, se você quer incluir o toque verde como parte do projeto decorativo, reunimos todas as informações que você precisa saber para cuidar e manter a planta jiboia. E além das dicas para manter a plantinha, ainda reunimos ideias de como usar a espécie em projetos decorativos.
Como cuidar de jiboia? #dicas
Características
A planta jiboia é uma espécie de folhagem com folhas em formato de coração e pertence ao gênero Epipremnum.
As folhas pequenas e em formato de coração trazem coloração verde e manchas em tom de amarelo, que dão um charme único para a espécie.
Entre as características dessa espécie, a planta é uma opção bastante versátil, que pode ser usada como planta pendente ou trepadeira. No caso do uso como espécie pendente, é ideal que a planta fique suspensa. Já o uso como trepadeira é perfeito para cobrir muros e ser usada em projetos de jardim vertical.
Planta jiboia é tóxica?
Uma dúvida constante quando o assunto é planta jiboia, é se a espécie é tóxica e a resposta é sim!
A planta jiboia é tóxica quando ingerida, o que pode causar irritação na mucosa e até mesmo no trato intestinal.
Sendo assim, o ideal é manter a planta longe do alcance de crianças e animais domésticos, evitando que a plantinha vá parar na boca dos pets e das crianças.
Como regar a planta?
A planta jiboia é uma espécie tropical, que gosta de regas, mas que não é fã de solo encharcado. Por isso, o ideal é que a terra seja molhada quando estiver seca.
Em geral, a indicação é de 2 regas por semana durante o verão, e na época de inverno as regas devem ser feitas apenas 1 vez por semana, já que as baixas temperaturas deixam o solo menos seco.
Dicas sobre a luminosidade
Para escolher o local adequado para cultivo da folhagem, o ideal é que a planta jiboia fiquem em local a meia sombra.
A planta se desenvolve bem em locais onde há menor incidência de sol e bastante luminosidade, mas pode não ser tão indicada para ficar diretamente exposta ao sol.
Manutenção
Para manter a plantinha sempre saudável, o indicado é que durante o inverno sejam retirados galhos secos e amarelados, renovando a plantinha e deixando-a mais forte.
Decoração com planta jiboia
Pendente
Se a ideia é usar a planta jiboia como uma espécie de folhagem pendente, a proposta aqui traz o toque verde através dos vasos suspensos.
Na proposta, os vasos foram pendurados na área da escada que acessa o piso superior, o que é perfeito para ressaltar esse cantinho da casa e dar um charme extra para a decoração próxima da escada.
Os vasos com plantas pendentes também podem ser fixados no teto, como esse projeto decorativo, que traz dois vasos com planta jiboia suspensos e próximos da área do buffet.
Os vasos pendentes criam um cenário lindo para esse cantinho da casa, e a folhagem caindo do vaso cria uma espécie de cascata no projeto, dando um toque verde que vem do teto e aproveitando o espaço vertical para incluir decoração.
Na Parede / Trepadeira
Se a ideia é aproveitar o espaço vertical para incluir um toque de verde na decoração, a proposta aqui foi de usar a planta jiboia como uma folhagem trepadeira para formar o jardim vertical.
Na proposta, a parede atrás do sofá ganhou um mural geométrico feito em metal e que servem de suporte para a planta trepadeira se apoiar e se desenvolver.
A plantinha foi cultivada em um vaso que fica ao lado do sofá e as ramas foram direcionadas para o mural na parede, que vai ganhando um toque verde com o desenvolvimento da planta.
As plantas na parede são total tendência para decorar o espaço vertical e dar um toque verde de maneira moderna. E como ideia de plantas para jardim vertical, esta proposta traz a jiboia como espécie única para forrar todo o painel verde.
A planta jiboia foi usada como parte da decoração do ambiente cobrindo um painel na parede, e dando origem a um jardim vertical que se estende pelo cômodo.
A folhagem é perfeita para a decoração, além de filtrar o ar do ambiente, e ainda quebrar o lado frio da parede cinza.
No Quarto
Há quem hesite em usar plantas no quarto, mas é hora de quebrar o paradigma e apostar nessa tendência, que trazem um grande poder decorativo ao ambiente, além de filtrar o ar do quarto, mantendo o ambiente com ar mais puro para descansar.
Como ideia para usar planta na decoração do quarto, a proposta aqui traz o quarto simples com um vaso suspenso com planta jiboia.
A espécie usada no cantinho do quarto e a meia sombra se desenvolveu super bem e as ramas caem do vaso e até se estendem pelo chão.
Na proposta, o vaso com folhagem verde deixa o quarto mais aconchegante e quebra o aspecto frio da parede de cimento queimado.
Entre as ideias para usar a folhagem na decoração do quarto, a proposta aqui traz a plantinha no criado-mudo ao lado da cama.
A planta no vaso foi usada ao lado de cama e é perfeita para completar a decoração do criado-mudo com um toque super charmoso.
Na Sala
A sala é um dos locais mais propícios para usar plantas como parte da decoração, e um cantinho que muitas vezes fica esquecido é a escada na sala.
Como ideia para não esquecer da decoração nesse cantinho da sala, a proposta aqui foi de entender o uso das plantas para esse ambiente da sala.
Na proposta, a planta jiboia foi cultivada em um vaso suspenso acima do corrimão, e assim as ramas da planta foram direcionadas para o corrimão da escada, dando o toque verde ao longo de toda a escada.
Para quem quer apostar na ideia de usar plantas na decoração da sala, mas quer uma proposta mais discreta, pode começar a incluir as plantinhas aos poucos, como neste projeto.
A ideia para a decoração, traz o painel da TV planejado e uma pequena prateleira no painel, que foi usada para apoiar o vaso com a folhagem.
A folhagem se desenvolveu super bem nesse cantinho da sala, e a planta pendente deu um toque verde ao painel cinza.
Na Cozinha
A cozinha também pode ser decorada com plantas, e uma inspiração para o projeto é esta ideia de decoração tumblr para cozinha.
Para seguir o estilo tumblr na decoração da cozinha, o projeto traz paredes de cimento queimado e uma prateleira alta em madeira pinus que se estende pela parede formando uma prateleira de canto.
A prateleira traz utensílios de cozinha em cores diferentes e expostos como parte da decoração, e vasos de plantas, como a planta jiboia que decora a prateleira com sua folhagem pendente.
A planta jiboia também pode ser usada em projetos de cozinhas modernas, como mostra esta ideia que traz cozinha americana integrada com outros ambientes.
Na proposta a cozinha americana traz uma prateleira alta em cima do balcão para refeições, e a planta pendente foi usada nessa prateleira.
O charme da folhagem pendente cria uma decoração perfeita para a transição entre os ambientes, assim funciona para integrar melhor os espaços.
No Banheiro
A decoração com plantas pela casa também pode se estender pelo banheiro e transformar o espaço em uma área relaxante da casa, trazendo a ideia de um spa caseiro.
Para montar esse espaço relaxante em casa e ter plantas no banheiro, este projeto moderno traz banheiro branco com metais dourados e as plantinhas verdes dando o ar mais aconchegante.
A folhagem jiboia foi usada em um vasinho apoiado em um degrau na parede, o que permite que a espécie se desenvolva como planta pendente.
Outra ideia para incluir plantas no banheiro, mas de maneira mais discreta, é este projeto que traz o ambiente com apenas um vaso de planta.
Para o projeto, a escolha foi pela planta jiboia que foi usada em um vaso apoiado no nicho do banheiro, assim as folhagens e ramas podem se desenvolver como uma espécie pendente.
E aí, você já conhecia e sabia como cuidar da espécie? Agora é aproveitar as dicas e inspirações de como usar e aproveitar para seguir a tendência de usar o verde e espécies naturais como parte do projeto decorativo.