Planta Jiboia – 72 Ideias de decoração + Como cuidar da plantinha!

A planta jiboia é uma velha conhecida nos projetos paisagísticos e como opção de plantinha para decorar o interior da casa. E com a tendência de usar plantas como decoração interna, a espécie ganhou seu lugar entre as queridinhas, mas antes de aderir a essa moda de decoração, é preciso aprender mais sobre a planta.

Então, se você quer incluir o toque verde como parte do projeto decorativo, reunimos todas as informações que você precisa saber para cuidar e manter a planta jiboia. E além das dicas para manter a plantinha, ainda reunimos ideias de como usar a espécie em projetos decorativos.

dicas de como cuidar

Como cuidar de jiboia? #dicas

Características

A planta jiboia é uma espécie de folhagem com folhas em formato de coração e pertence ao gênero Epipremnum.

As folhas pequenas e em formato de coração trazem coloração verde e manchas em tom de amarelo, que dão um charme único para a espécie.

Entre as características dessa espécie, a planta é uma opção bastante versátil, que pode ser usada como planta pendente ou trepadeira. No caso do uso como espécie pendente, é ideal que a planta fique suspensa. Já o uso como trepadeira é perfeito para cobrir muros e ser usada em projetos de jardim vertical.

 

Planta jiboia é tóxica?

Uma dúvida constante quando o assunto é planta jiboia, é se a espécie é tóxica e a resposta é sim!

plantas tóxicas

A planta jiboia é tóxica quando ingerida, o que pode causar irritação na mucosa e até mesmo no trato intestinal.

Sendo assim, o ideal é manter a planta longe do alcance de crianças e animais domésticos, evitando que a plantinha vá parar na boca dos pets e das crianças.

 

Como regar a planta?

A planta jiboia é uma espécie tropical, que gosta de regas, mas que não  é fã de solo encharcado. Por isso, o ideal é que a terra seja molhada quando estiver seca.

Em geral, a indicação é de 2 regas por semana durante o verão, e na época de inverno as regas devem ser feitas apenas 1 vez por semana, já que as baixas temperaturas deixam o solo menos seco.

 

Dicas sobre a luminosidade

Para escolher o local adequado para cultivo da folhagem, o ideal é que a planta jiboia fiquem em local a meia sombra.

A planta se desenvolve bem em locais onde há menor incidência de sol e bastante luminosidade, mas pode não ser tão indicada para ficar diretamente exposta ao sol.

 

Manutenção

Para manter a plantinha sempre saudável, o indicado é que durante o inverno sejam retirados galhos secos e amarelados, renovando a plantinha e deixando-a mais forte.

 

Decoração com planta jiboia

Pendente

decoração escada

Se a ideia é usar a planta jiboia como uma espécie de folhagem pendente, a proposta aqui traz o toque verde através dos vasos suspensos.

Na proposta, os vasos foram pendurados na área da escada que acessa o piso superior, o que é perfeito para ressaltar esse cantinho da casa e dar um charme extra para a decoração próxima da escada.

decoração com plantas

Os vasos com plantas pendentes também podem ser fixados no teto, como esse projeto decorativo, que traz dois vasos com planta jiboia suspensos e próximos da área do buffet.

Os vasos pendentes criam um cenário lindo para esse cantinho da casa, e a folhagem caindo do vaso cria uma espécie de cascata no projeto, dando um toque verde que vem do teto e aproveitando o espaço vertical para incluir decoração.

 

decoração estante

O vaso com a plantinha pendente foi usado sobre a estante

decoração prateleira

O vasinho foi usado no canto da prateleira

decoração sala de TV e jantar juntas

O vasos suspenso decora a sala de TV

decoração com móveis vintage

A planta verde deu um ar mais aconchegante na decoração com móveis antigos

planta na sala

O vaso suspenso foi preso no teto

estante com nichos

O vaso com planta pendente foi usado em um dos nichos da estante

decoração estante de livros

A planta pendente foi usada sobre a estante de livros

plantas pendentes

Na Parede / Trepadeira

 

decoração parede sala

O mural de metal na parede é estilo aramado

Se a ideia é aproveitar o espaço vertical para incluir um toque de verde na decoração, a proposta aqui foi de usar a planta jiboia como uma folhagem trepadeira para formar o jardim vertical.

Na proposta, a parede atrás do sofá ganhou um mural geométrico feito em metal e que servem de suporte para a planta trepadeira se apoiar e se desenvolver.

A plantinha foi cultivada em um vaso que fica ao lado do sofá e as ramas foram direcionadas para o mural na parede, que vai ganhando um toque verde com o desenvolvimento da planta.

jardim vertical interno

As plantas na parede são total tendência para decorar o espaço vertical e dar um toque verde de maneira moderna. E como ideia de plantas para jardim vertical, esta proposta traz a jiboia como espécie única para forrar todo o painel verde.

A planta jiboia foi usada como parte da decoração do ambiente cobrindo um painel na parede, e dando origem a um jardim vertical que se estende pelo cômodo.

A folhagem é perfeita para a decoração, além de filtrar o ar do ambiente, e ainda quebrar o lado frio da parede cinza.

 

vaso suspenso sala

As ramas da folhagem foram penduradas na parede

jardim vertical

O jardim vertical decora uma das paredes da sacada

decoração parede concreto

A folhagem verde quebra o estilo industrial da parede de concreto

decoração salas integradas

A folhagem cobre a viga entre os ambientes integrados

decoração com aramado

A planta foi direcionada para o aramado na parede

planta trepadeira dentro de casa

A rama da folhagem se desenvolve pela parede

jardim vertical externo

A espécie foi usada em meio a outras plantas no jardim vertical

planta trepadeira

No Quarto

quarto cimento queimado

Há quem hesite em usar plantas no quarto, mas é hora de quebrar o paradigma e apostar nessa tendência, que trazem um grande poder decorativo ao ambiente, além de filtrar o ar do quarto, mantendo o ambiente com ar mais puro para descansar.

Como ideia para usar planta na decoração do quarto, a proposta aqui traz o quarto simples com um vaso suspenso com planta jiboia.

A espécie usada no cantinho do quarto e a meia sombra se desenvolveu super bem e as ramas caem do vaso e até se estendem pelo chão.

Na proposta, o vaso com folhagem verde deixa o quarto mais aconchegante e quebra o aspecto frio da parede de cimento queimado.

decoração criado-mudo

Entre as ideias para usar a folhagem na decoração do quarto, a proposta aqui traz a plantinha no criado-mudo ao lado da cama.

A planta no vaso foi usada ao lado de cama e é perfeita para completar a decoração do criado-mudo com um toque super charmoso.

 

quarto simples decorado

O vaso foi pendurado através de um suporte na parede

quarto com tapete

As ramas da folhagem foram direcionadas para o varão da cortina

Os vasos suspensos foram presos através de suporte de macramê

quadro para quarto de casal

A planta pendente foi usada no cantinho quarto pequeno

quarto com poltrona vintage

As plantinhas foram usadas na prateleira acima da cama

quarto com planta

Na Sala

decoração escada simples

A sala é um dos locais mais propícios para usar plantas como parte da decoração, e um cantinho que muitas vezes fica esquecido é a escada na sala.

Como ideia para não esquecer da decoração nesse cantinho da sala, a proposta aqui foi de entender o uso das plantas para esse ambiente da sala.

Na proposta, a planta jiboia foi cultivada em um vaso suspenso acima do corrimão, e assim as ramas da planta foram direcionadas para o corrimão da escada, dando o toque verde ao longo de toda a escada.

sala com painel planejado

Para quem quer apostar na ideia de usar plantas na decoração da sala, mas quer uma proposta mais discreta, pode começar a incluir as plantinhas aos poucos, como neste projeto.

A ideia para a decoração, traz o painel da TV planejado e uma pequena prateleira no painel, que foi usada para apoiar o vaso com a folhagem.

A folhagem se desenvolveu super bem nesse cantinho da sala, e a planta pendente deu um toque verde ao painel cinza.

 

sala vintage

A sala vintage traz vasos com plantas unindo o espaço interno ao jardim de inverno

decoração sala pequena com plantas

As plantas foram usadas em cada cantinho desta sala

sala com sofá vintage

sala simples com parede de tijolo a vista

A planta pendente se destaca na frente da parede de tijolinhos

sala com sofá retrátil

sala com mesa de centro redonda

A sala traz prateleiras com plantas e cacto no chão

sala simples decorada

A folhagem pendente foi usada em vaso suspenso

decoração sala

Na Cozinha

cozinha tumblr

A cozinha também pode ser decorada com plantas, e uma inspiração para o projeto é esta ideia de decoração tumblr para cozinha.

Para seguir o estilo tumblr na decoração da cozinha, o projeto traz paredes de cimento queimado e uma prateleira alta em madeira pinus que se estende pela parede formando uma prateleira de canto.

A prateleira traz utensílios de cozinha em cores diferentes e expostos como parte da decoração, e vasos de plantas, como a planta jiboia que decora a prateleira com sua folhagem pendente.

decoração cozinha americana

A planta jiboia também pode ser usada em projetos de cozinhas modernas, como mostra esta ideia que traz cozinha americana integrada com outros ambientes.

Na proposta a cozinha americana traz uma prateleira alta em cima do balcão para refeições, e a planta pendente foi usada nessa prateleira.

O charme da folhagem pendente cria uma decoração perfeita para a transição entre os ambientes, assim funciona para integrar melhor os espaços.

 

cozinha americana com sala

A planta foi usada na prateleira suspensa

cozinha simples

O vaso com folhagem foi usado em suporte de macramê

cozinha com armários planejados

As plantas pendentes foram usadas sobre o armário aéreo

cozinha com bancada de alvenaria

A folhagem da planta cai para a lateral da prateleira

cozinha simples decorada

cozinha moderna com ilha

O vaso suspenso foi usado sobre a ilha

cozinha com decoração simples

O vaso com planta pendente foi usado sobre a geladeira

planta pendente cozinha

No Banheiro

banheiro spa

A decoração com plantas pela casa também pode se estender pelo banheiro e transformar o espaço em uma área relaxante da casa, trazendo a ideia de um spa caseiro.

Para montar esse espaço relaxante em casa e ter plantas no banheiro, este projeto moderno traz banheiro branco com metais dourados e as plantinhas verdes dando o ar mais aconchegante.

A folhagem jiboia foi usada em um vasinho apoiado em um degrau na parede, o que permite que a espécie se desenvolva como planta pendente.

banheiro com banheira

Outra ideia para incluir plantas no banheiro, mas de maneira mais discreta, é este projeto que traz o ambiente com apenas um vaso de planta.

Para o projeto, a escolha foi pela planta jiboia que foi usada em um vaso apoiado no nicho do banheiro, assim as folhagens e ramas podem se desenvolver como uma espécie pendente.

 

banheiro vintage

As plantinhas fora m usadas no projeto do banheiro vintage

banheiro com banheira vitoriana

banheiro simples

A prateleira alta traz potes e vaso com planta

decoração banheiro

A plantinha foi cultivada em uma caneca amarela

lavabo

A planta pendente foi usada no lavabo

banheiro com bancada branca

O vaso com planta foi usado sobre a bancada

banheiro preto

As ramas da planta foram direcionadas pela parede

banheiro com pastilhas sextavadas

O vaso com planta pendente foi usado na parede

E aí, você já conhecia e sabia como cuidar da espécie? Agora é aproveitar as dicas e inspirações de como usar e aproveitar para seguir a tendência de usar o verde e espécies naturais como parte do projeto decorativo.

Você pode gostar...