Luminária Solar para Jardim – Como Funciona & 5 Principais Vantagens!

O jardim é um espaço que oferece inúmeras possibilidades para quem se interessa por decoração, sendo que a iluminação é uma das formas mais eficientes de deixá-lo do jeito que você deseja. A luminária solar para jardim é uma opção ecologicamente correta incrivelmente fácil de usar e instalar que pode conferir um visual belíssimo a este ambiente graças à sua capacidade de iluminar com eficiência sem gastar muito!

No post de hoje trazemos 20 ótimas inspiração de luminária solar para jardim e esclarecemos as principais dúvidas em relação a esta forma de iluminação.

Montagem com quatro fotos diferentes de luminária solar para jardim

Sobre a Luminária Solar para Jardim

A luminária solar para jardim já é muito utilizada em outros países e começou a ser difundida no Brasil nos últimos anos. Por isso, é comum que existam algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento e instalação. Nos tópicos a seguir explicamos tudo o que você precisa saber sobre a luminária para que ela seja instalada e utilizada sem maiores complicações.

Luminária solar única instalada no centro de um jardim iluminando em 360º

Como Funciona?

Como o próprio nome já diz, a luminária solar funciona por meio captação de energia solar. Ela funciona através de um painel que converte a luz do sol em energia elétrica carregando sua bateria interna durante o dia. Ao anoitecer, um sensor fotossensível acende automaticamente a luminária para que ela ilumine o local em que foi instalada.

Duas luminárias solares instaladas no chão de um jardim próximas a uma parede com muitas folhas.

Sua fonte de iluminação é em LED, que torna possível a luminária permanecer acesa por até 10 horas após um dia inteiro de captação de energia solar. A luz que ela emite é forte e tem um ótimo alcance, pois é ampliada através de uma peça interna elaborada para refletir e espalhar a luz do LED.

A instalação não demanda grandes esforços. O produto geralmente é encontrado em modelos de fixação na parede e tipo “espeto”, que só precisa ser cravada no chão para começar a funcionar.

Quais São Seus Componentes?

Apesar da variedade de luminárias solares disponíveis no mercado, todas elas funcionam basicamente da mesma forma e contam com alguns componentes fundamentais para um bom desempenho, listados a seguir.

Corredor de um jardim decorado com luminárias solares que iluminam o caminho até uma porta.

  • Estojo Plástico: o revestimento da luminária;
  • Uma ou mais célula solar: Dispositivo responsável por converter a energia solar em energia elétrica;
  • Bateria: Geralmente AA NiCad – níquel e cádmio. Armazena a energia produzida durante o dia para consumi-la durante a noite;
  • Placa Controladora: Pequeno circuito eletrônico que mantém o funcionamento correto da luminária;
  • LED: Tecnologia de condução de luz que emite a luz proveniente da luminária;
  • Foto Resistor: Sensor de luminosidade que varia de acordo com a intensidade da luz.

Através desses componentes, a luminária solar poderá executar sua função principal: armazenar energia solar durante o dia para transformá-la em luz durante a noite. O melhor de tudo é que graças ao foto resistor a lâmpada será ativada automaticamente ao anoitecer, pois esta peça detecta a ausência de luz e ativa a lâmpada sozinha sem necessidade de interferência humana.

Quais Os Melhores Lugar para Instalar?

O local ideal para a instalação da luminária solar depende muito das características do seu jardim e seu plano de decoração para este espaço. Se seu jardim é espaçoso e conta com um corredor que dá acesso a uma outra área da casa, uma ótima ideal é instalar as luminárias nas laterais desse corredor, fazendo com que elas iluminem o caminho e, assim, exercendo uma função estética e funcional; em jardins menores, as luminárias de parede podem ser a melhor ideia por não ocuparem muito espaço e mesmo assim exercer sua principal função, que é iluminar.

Quatro luminárias solares em um jardim posicionadas consecutivamente.

Existe um ponto fundamental que deve ser levado em consideração no momento de instalar a luminária solar para jardim, que é o bom aproveitamento da luz solar durante o dia. Portanto, ela deve ser instalada em um local bastante iluminado para um funcionamento mais eficiente.

Caso sua luminária seja instalada próxima ao chão, observe com frequência se não há nenhuma planta cobrindo suas células solares, pois isso pode comprometer seu funcionamento ao reter parte da energia solar que deveria ser captada.

Cinco Vantagens da Luminária Solar

Apesar de ser um pouco mais cara que as luminárias convencionais, a luminária solar possui diversas vantagens que fazem a diferença de preço ser quase irrelevante quando comparada aos benefícios trazidos por ela. A seguir listamos as 5 principais vantagens de ter uma luminária solar em seu jardim:

  1. Fácil Instalação: A luminária solar dispensa qualquer tipo de instalação complexa. Sua instalação não necessita de mão de obra especializada ou materiais específicos para o processo. Para os modelos mais convencionais, como a de parede e espeto, tudo o que você precisa é escolher o design e o local em que ela será posicionada;
  2. Ecologicamente Correta: Investir em iluminação solar é pensar no bem-estar do planeta. A luminária solar funciona de forma independente por meio da energia coletada da luz do sol sem necessidade de nenhum ponto de eletricidade, sendo uma forma sustentável de garantir a iluminação necessária para o seu jardim;
  3. Vida Útil: A luminária solar possui um tempo alto de vida útil, que gira em torno de centenas de horas de uso, tempo muito maior do que o de uma lâmpada convencional. Caso após um longo período de tempo sua bateria comece a perder a capacidade de recarga, basta abrir a luminária e trocar a bateria por outra do mesmo tipo;
  4. Funciona Sozinha: A luminária solar tem total autonomia de funcionamento. Devido ao foto resistor, a iluminação do jardim será iniciada automaticamente assim que esse dispositivo perceber a falta de energia solar. Isso contribui inclusive para a segurança do local, pois na ausência dos donos as luzes serão ativadas do mesmo jeito, passando a impressão de que há alguém na casa;
  5. Decoração Incrível: Além da parte funcional, a luminária solar pode servir como um item único de decoração. Quando bem posicionada, ela pode ser destaque a uma área específica do jardim e contribuir para torna-la o centro das atenções. Além disso, por causa da fácil instalação, você não precisa alterar nada no seu jardim no momento de inserir a luminária, basta analisar o local que mais lhe agrada e pronto!

Essas são as principais vantagens de ter uma luminária solar para jardim, mas existem alguns outros pontos que valem ser ressaltados também, como o baixo custo de manutenção, a alta intensidade da luz e o fato de ela ser à prova d’água.

Fotos e Modelos de Luminária Solar para Jardim

A luminária solar é um ótimo item de decoração para o jardim que não demanda muito trabalho no momento da instalação. A criatividade é uma grande aliada no momento de alcançar o melhor equilíbrio entre funcionalidade e estética, por isso tente posicioná-la em locais que valorizem o seu jardim como um todo, iluminando tanto as plantas quanto os corredores que levam até um outro espaço.

luminárias solares instaladas no chão de um jardim com uma altura considerável. Três luminárias solares instaladas no jardim acesas durante a noite, uma do lado da outra. Luminárias solares instaladas dentro de tocos de tronco em um jardim próximas umas da outras. Luminárias solares dos dois lados de um corredor que iluminam o caminho até um espaço de lazer do jardim. Luminárias solares instaladas em um poste no jardim. Diversas luminárias solares posicionadas uma ao lado da outra em um jardim durante a noite. Oito luminárias solares acesas uma ao lado da outra iluminando o caminho de um corredor em um jardim. Cinco luminárias solares posicionadas uma ao lao da outra iluminando a entrada do jardim de uma casa grande. Duas luminárias solares lado a lado em um jardim com grama, árvores e pedras de decoração. Caminho de um jardim composto por luminárias solares que estão acesas durante a noite. Uma luminária solar instalada em um jardim perto de uma pedra. Espaço muito iluminado de um jardim com uma mesa e quatro cadeira. Existem diversas luminárias solares que iluminam o caminho até esse espaço. Pequenas luminárias solares posicionadas lado a lado em um jardim com formato de diamante. Pequena luminária solar instalada em um cantinho discreto do jardim. Foto mostrando um jardim inteiro composto por diversas plantas muito bem iluminadas com luminárias solares. Jardim espaçoso com algumas luminárias solares pequenas posicionadas nos cantos para iluminação. Parede alta em um jardim com muitos objetos de madeira iluminada por luminárias solares. Três luminárias solares posicionadas em troncos de madeira acesas com o fundo do jardim desfocado. Jardim com muitos objetos de decoração iluminados por pequenas luminárias solares. Luminárias solares em um jardim instaladas dentro de pequenos vasos.

Eaí, o que você acha da luminária solar para jardim? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa sessão de Iluminação.

Você pode gostar...