25 TAPETES para SALA DE JANTAR: fotos e modelos Incríveis!

Decorar o ambiente é uma maneira de deixar o espaço agradável e aconchegante, e é comum pensar em enfeites e objetos quando a ideia é trazer um toque de decor ao espaço. No entanto, outros elementos, como os têxteis, são capazes de cumprir com a função decorativa e ainda dar aconchego, e um exemplo disso são os tapetes para sala de jantar.

No ambiente destinado ao encontro para as refeições é primordial ter uma sensação reconfortante, e se você ainda tem dúvidas de como usar tapetes neste espaço, é só ficar de olho nas dicas.

 

Dicas de tapetes para sala de jantar

  • Tamanho: não dá para definir exatamente o tamanho e isso vai depender das dimensões da mesa. O adequado é que o tapete seja maior que a mesa de jantar e tenha sobras laterais, como se fosse um contorno sob o móvel.
  • Cadeiras: no momento de colocar um tapete sob a mesa de jantar, considere que as cadeiras não vão enroscar no item ao serem puxadas, caso contrário, isso pode causar acidentes.
  • Acabamento: aqui é um gosto bem pessoal, mas no momento da compra opte por modelos que sejam fáceis de limpar, até mesmo porque pode cair farelo de comida.

 

Modelos

Liso e claro

sala jantar bege

As paredes foram decoradas com papel de parede de arabescos

Para a decoração da sala de jantar moderna, a cartela de cores seguida gira em torno do bege e do branco, e por isso o tapete é em um tom de bege. A versão felpuda e com pelinhos combina perfeitamente com o estilo comtemporâneo da decor e deixa o ambiente aconchegante.

decoração com flores

O modelo de sisal também é uma ótima aposta quando a ideia é apenas complementar o ambiente sem adicionar novas informações. O acabamento mais rústico da peça dispensa a maciez e é ideal para um lugar com maior fluxo de pessoas, já que tende a desgastar menos.

decoração cinza

Na parede cinza, quadros pendurados

Para este projeto, a base da decoração cinza definiu a cor do têxtil e isso deu maior contraste a mesa. O modelo macio é capaz de transformar o espaço e deixar a sala de jantar mais agradável.

 

Mais fotos 

decoração moderna

As cadeiras amarelas dão contraste ao ambiente

tapete claro

Geométrico

buffet colorido

A parede de tijolo a vista aparente dá traços rústicos a decoração

A combinação de retrô e moderno marcam este projeto, e a estampa geométrica do têxtil torna-se destaque na decoração. Neste caso, a escolha da peça foi por uma cor mais vívida e com destaque, e para dar harmonia com o restante do ambiente, detalhes como o pendente de mesma cor criam a ligação entre os diferentes pontos de decor.

sala de jantar com sala de tv

Nesta sala de jantar integrada a sala de TV, o modelo proposto para revestir o chão foi por uma versão na cor bege e com a estampa em relevo, permitindo assim um toque mais clássico a peça. O tamanho do tapete neste caso é bem grande, de maneira a integrar os dois ambientes.

espelho bronze

A parede de espelho bronze é aconchegante e moderna

Junto à decoração moderna o revestimento têxtil é uma versão com estampa de círculos e mix de cores quentes, como vermelho e alaranjado. O item apesar de cobrir todo o espaço sob a mesa, ainda reflete no buffet espelhado e dá sensação de mais estampa para o ambiente.

 

Mais fotos

mesa de madeira

Pendentes diferentes compõem a iluminação

tapete estampa geométrica

Colorido

ambientes integrados

O piso de madeira deixa os ambientes mais acolhedores

No projeto a casa segue o estilo loft, onde todos os ambientes são integrados, e para criar a sensação de limite aos espaços, o tapete é uma ótima escolha. Na área das refeições o modelo escolhido é uma versão quadriculada em várias cores, o que dá toque colorido ao ambiente com piso de madeira.

Outra dica aqui, é que se o item for usado em um cômodo próximo, como a sala, é indicado que ambas as peças permaneçam em harmonia, como este exemplo, onde de um lado tem cor e do outro o item é bege.

decoração descolada

A mesa de vidro permite a visão para a estampa colorida do têxtil

Com um estilo bem moderno, esta decoração segue a linha alternativa e descolada; e para quebrar um pouco da predominância de preto e cinza, o item decorativo é um mix de retalhos com estampas e cores.

tapete colorido

Para dar cor não há necessidade da peça ser em diferentes tons, mas pode seguir essas ideias de uma cor única e alegre, de modo que o tapete torna-se o ponto foco do ambiente e base de cor para o restante do espaço.

 

Mais fotos

buffet branco

A mesa de madeira tem estilo retrô

divisório de ambientes

Listrado

mesa com tampo de vidro

O teto de cimento queimado e o pendente dão traços de decoração industrial

As listras são ideais para dar sensação de mais espaço ao ambiente, e a orientação dos traços pode definir qual direção vai alongar. Neste caso, o modelo de cores suaves é clássico e além de alongar a sala no mesmo sentido da mesa, ainda é refletido na parede de espelho, o que garante sensação de espaço ainda maior.

decoração azul

            Em contraposição as tonalidades suaves, esse modelo tem cores mais intensas como o azul, e para deixar o espaço harmônico é ideal que algumas dessas cores se repitam na decor. Neste caso, o azul e marrom é muito presente em todo o espaço da sala de jantar, e isso deixa a decoração equilibrada.

 

Mais fotos

decoração bege e branca

A mesa de jantar branca é uma tendência

lustre moderno

tapete listrado

Outros

decoração rústica

Cadeiras coloridas compõem a mesa de jantar

Para manter o estilo rústico da decoração do ambiente, o item sob a mesa é feito de retalhos coloridos e que dão charme especial ao modelo. O mix de cores também é visto na composição da mesa e isso cria um ponto harmônico.

tapete redondo

A mesa estilo tulipa é retrô

O tapete redondo pode ser uma dúvida para muita gente, e o conselho é que a peça fique equilibrada no ambiente. Para não errar, a melhor dica é usar uma mesa de mesmo formato e em tamanho menor, como no exemplo.

tapete persa

            O modelo persa é um clássico para os projetos, e se você pretende seguir essa linha decorativa, aposte nessa versão de estampa.

sala de jantar moderna

Cadeiras diferentes dão toque moderno a decoração

Uma tendência no universo decorativo são os tapetes sobrepostos e essa versão que gera uma mistura de têxteis de diferentes tamanhos também pode ser utilizada na sala de jantar. Aqui a escolha foi por peças com tonalidades próximas, mas com um mix interessante de estampas. O único cuidado é para que as peças fiquem bem presas (vale até usar fita dupla face), evitando possíveis tropeços.

tapete sobreposto

Ais um exemplo de como usar a sobreposição, aqui a combinação é com apenas duas peças que cobrem todo o espaço e entorno da mesa.

As opções e ideias de usar tapetes para sala de jantar são inúmeras e com certeza, a escolha da peça correta vai valorizar ainda mais a sua decoração.


Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Mariana disse:

    Bom dia!
    Estou construindo e na minha casa a sala de tv e a de jantar vão ser no msm ambiente. Gostaria de saber se eu poderia colocar tapete nos dois lugares, tipo na frente do sofá que vai ser de costas pra mesa de jantar e um embaixo da mesa. Se sim,eles devem ser iguais? Tenho medo que fique muita informação rsrsrs! Desde já agradeço pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *