Plantas para Quarto – 14 Melhores espécies + Ambientes decorados!

Você sabe como escolher as melhores espécies de plantas para quarto? Se antes as plantas no quarto eram vistas como prejudiciais à saúde, atualmente já se prova o contrário e é sabido que muitas espécies podem contribuir para a melhora do sono.

Ao contrário do que se pensava de que as plantas roubavam ar do ambiente, sabe-se que a quantidade de oxigênio consumido e a liberação de gás carbônico durante a noite é uma troca bem pequena e que não é capaz de prejudicar a saúde.

Ao escolher as espécies certas, é possível ter uma melhora no sono e diversos benefícios à saúde.

Para aproveitar os benefícios de incluir plantas no quarto, é essencial escolher as espécies adequadas para esse tipo de cômodo, criando uma proposta benéfica para a saúde e melhoria do sono, além de apostar no apelo estético que as plantas podem adicionar ao projeto.

0 plantas para quarto

Fotos e ideias de plantas para quarto

Árvore da Felicidade

A Árvore da Felicidade é uma ótima planta para ser cultivada no quarto e é uma possibilidade para vasos grandes, já que a espécie tem bom crescimento.

A Árvore da Felicidade é associada ao significado de fortalecer o amor romântico, e ao cultivar as espécies macho e fêmea em um mesmo vaso a simbologia é a de ancorar a energia do casal, sendo uma ótima escolha de planta para o quarto de casal.

A espécie gosta de ambiente com bastante luminosidade e pode ser mantida em um ponto com incidência de luz solar direta.

1. Vaso com espécies macho e fêmea de Árvore da Felicidade

1 tipo de planta para decorar quarto

2. Decoração com vaso de plantas macho e fêmea de Árvore da Felicidade

2 dica de planta para quarto

Avenca

A Avenca é uma planta delicada e com folhas pendentes, sendo uma boa pedida para vasos suspensos na decoração do quarto.

A planta tem propriedade de espantar mau olhado e de acordo com o Feng Shui pode ser ativadora de sabedoria e espiritualidade.

A Avenca é uma planta que gosta de calor, luminosidade e umidade, mas ao escolher o local, é importante evitar pontos com incidência direta de sol.

3. Vaso grande com Avenca na decoração

3 vaso de avenca na decoracao

4. Decoração com asinho pequeno de Avenca

4 decoracao com avenca

Babosa

A Babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma espécie de planta bastante utilizada para fins cosméticos, e além de estar presente em jardins, também pode ser uma opção de planta para dentro de casa, inclusive para quarto.

A Babosa no quarto é uma ótima escolha, já que a planta consegue melhorar a qualidade do ar, liberando mais oxigênio e ajudando a ter uma noite de sono mais profunda e tranquila.

A espécie é um tipo de planta que precisa de bastante luz solar, sendo assim, a recomendação é de manter a plantinha próxima à janela.

5. Quarto com vasinho de Babosa na mesinha de cabeceira

5 planta de vaso para quarto

6. Inspirações para incluir vaso de Babosa na decoração do quarto

6 babosa na decoracao do quarto

Clorofito

O Clorofito é uma planta de folhas estreitas, alongadas e em tons de verde, e que tem bastante apelo estético.

O uso do Clorofito no quarto é uma ótima pedida já que a planta tem propriedades de limpeza e purificação do ar, absorvendo odores e fumaças e auxiliando na manutenção de altos níveis de oxigênio, o que auxilia na melhora da qualidade de sono.

A espécie gosta de locais bem iluminados e as regas podem ser semanais, tomando cuidado para não encharcar o solo.

7. Planta decorativa e que melhora a qualidade de sono

7 planta para decorar quarto

8. Decoração com vasos de Clorofito

8 decoracao com clorofito

Dinheiro em Penca

A planta Dinheiro em Penca também é conhecida popularmente como Tostão, e tem folhagem delicada e volumosa, ficando linda em vasos suspensos.

Segundo o Feng Shui, a planta é capaz de ativar prosperidade e áreas relacionadas ao trabalho.

A espécie Dinheiro em Penca gosta de locais sombreados e pode ser mantida em pontos com sombra total ou parcial.

A rega deve ser mais frequente, já que a espécie gosta de terra sempre úmida.

A planta não se adapta a ambientes com ar-condicionado, por isso, evite a espécie em quartos em que há uso frequente de ar-condicionado.

9. Vaso suspenso com planta Dinheiro em Penca

9 planta delicada para quarto

10. Quarto decorado com vaso suspenso da planta de folhas delicadas

10 quarto com vaso suspenso de Dinheiro em Penca

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma espécie bastante conhecida e é caracterizada por ter folhas rígidas e tons mesclados de verde.

O uso da Espada de São Jorge no quarto é uma ótima escolha já que a planta é capaz de filtrar as toxinas do ar, liberar oxigênio, retirar as impurezas do ambiente, combater energias negativas e melhorar a qualidade do sono.

A escolha da planta é uma ótima pedida para quem não tem muito jeito com o jardinagem, já que a espécie não requer de muitos cuidados e se adapta a diferentes ambientes, podendo ficar em locais com incidência de sol ou sombreados.

11. Quarto decorado com planta Espada de São Jorge em cesto no chão

11 quarto decorado com Espada de Sao Jorge

12. Vaso com Espada de São Jorge decorando a mesinha de cabeceira

12 tipo de planta de protecao para quarto

13. Inspirações para usar Espada de São Jorge na decoração do quarto

13 tipo de planta para quarto

Filodendro

A planta Filodendro também é conhecida como Imbé, e pode ser uma opção para quem quer uma planta pendente em vasos suspensos.

A espécie é conhecida por perder umidade com facilidade, o que pode ajudar a deixar o quarto mais úmido e melhorar a qualidade do ar no ambiente.

Para o cultivo dessa espécie, é necessário fazer regas semanais e manter a plantinha em local com incidência indireta de luz solar.

14. Decoração com vaso de Filodendro

14 tipo de planta para quarto

15. Quarto com prateleira sobre a cama e decorada com vasos de Filodendro

15 planta pendente pra quarto

Hera

A Hera é um tipo de planta trepadeira bastante utilizada para a cobertura de muros, mas também pode ser uma opção para vasos suspensos, garantindo o visual de planta pendente.

A planta no quarto tem bastante apelo estético e também é uma opção para quem sofre de problemas respiratórios, já que esta espécie é capaz de reduzir a quantidade de mofo no ambiente, melhorando a qualidade do ar e minimizando crises alérgicas e irritações pulmonares.

Apesar de ser bastante benéfica para a saúde respiratória, é preciso ter cuidado com o cultivo dessa planta, já que a espécie é tóxica para ingestão,  devendo ser mantida fora do alcance de crianças e animais de estimação.

16. Quarto decorado com prateleira e vaso de Hera

16 decoracao de quarto com vaso de planta

17. Quarto com vaso de Hera suspenso ao lado da cama

17 quarto decorado com Hera

Jasmim

O Jasmim é uma opção de planta aromática para deixar um cheiro agradável no quarto, trazendo uma sensação calmante.

As flores do Jasmim podem ajudar na diminuição do estresse e consequentemente garantir uma noite de sono mais tranquila.

O cultivo do jasmim deve ser feito em um ponto que receba de 4 a 6 horas por dia de luz filtrada e as regas devem ser feitas com mais frequência nas estações quentes e com menor frequência durante o período frio.

18. Quarto com vaso de Jasmim ao lado da cama

18 planta aromatica para quarto

19. Decoração com vaso de Jasmim no beiral da janela

19 planta delicaad e aromatica para quarto

Jiboia

A Jiboia é uma planta queridinha da decoração de interiores, e é uma espécie de trepadeira bastante utilizada em vasos suspensos para garantir o visual de planta pendente.

A planta pode ser uma opção para quartos já que tem propriedades de purificação do ar, garantindo uma melhoria na qualidade do sono.

A espécie é uma planta de fácil cultivo e pode ser mantida em locais com incidência de sol ou sombreados.

A Jiboia é considerada uma planta tóxica para a ingestão e a recomendação é de mantê-la longe do alcance de crianças e animais.

20. Quarto decorado com vaso suspenso de Jiboia ao lado da cama

20 quarto decorado com vaso suspenso de planta

21. Inspirações para usar planta Jiboia na decoração do quarto

21 quarto com planta jiboia

Lavanda

A Lavanda é uma planta conhecida por ser aromática e possuir propriedades relaxantes, melhorando o son,

A espécie ainda tem poder de limpeza e cura, e o leve aroma que pode perfumar o quarto e trazer sensação de relaxamento para contribuir com a qualidade do sono.

O cultivo da lavanda deve ser feito em local com incidência de luz natural.

22. Quarto decorado com vasinho de Lavanda ao lado da cama

22 quarto decorado com planta calmante

23. Quarto decorado com vasos de Lavanda

23 tipo de planta relaxante para quarto

Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma opção de planta com flor para interiores e traz folhagens em tom de verde escuro e flores brancas.

A escolha do Lírio da Paz para o quarto é uma ótima pedida, já que a espécie tem o poder de purificar o ar e pode aumentar a umidade do ambiente em até 5%, melhorando a qualidade do sono.

A espécie gosta de locais com pouca luz solar e as regas devem ser regulares para que as folhas não fiquem como aspecto de murchas.

24. Decoração com vaso de Lírio da Paz ao lado da cama

24 planta com flor para decorar quarto

25. Quarto com vaso de Lírio da Paz na decoração

25 decoracao com Lirio da Paz no quarto

Samambaia

As Samambaias são plantas tropicais e bastante conhecidas, que podem ficar lindas na composição de quartos, adicionando a espécie de folhas verde claras e volumosas ao projeto decorativo.

A Samambaia tem capacidade de absorver energias negativas e purificar o ambiente de más vibrações.

A planta gosta de calo e umidade, e deve ter regas 3 vezes na semana, mantendo o solo úmido, mas com cuidado para não encharca-lo.

A espécie não deve receber incidência direta de sol e a pode ficar em vasos suspensos e protegidos de correntes de vento.

26. Quarto com prateleiras decoradas com vasos de Samambaias

26 quarto decorado com samambaias

27. Inspirações para usar vasos de Samambaias na decoração do quarto

27 decoracao de quarto com planta

Suculentas

A suculentas são plantas que estão em alta nos projetos decorativos e são ótimas opções para compor o quarto.

Essas plantinhas são ligadas à proteção emocional e são bastante versáteis, podendo ser encontradas em diferentes cores, tamanhos e formatos.

As suculentas são conhecidas por serem capazes de armazenar água em suas folhas, por isso, os cuidados são ainda mais simples, já que as regas podem ser espaçadas e devem ser realizadas apenas quando o solo estiver seco.

As suculentas devem ser mantidas em local com bastante luminosidade e podem receber sol direto.

28. Suculentas são plantas fáceis de cuidar

28 dicas de plantas faceis de cuidar para quarto

29. Quarto moderno com vasinho de suculenta ao lado da cama

29 quarto com suculenta na decoracao

Já conseguiu definir quais as espécies que você vai incluir ao projeto decorativo? Com tantas opções e os benefícios que as variadas espécies podem acrescentar ao ambiente, é válido melhorar o quarto acrescentando elementos da natureza para um projeto aconchegante.

Você pode gostar...