Como Cuidar de ORQUÍDEAS: Simples e Fácil – Guia Completo
Uma flor que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil são as orquídeas, e não é para menos, afinal a beleza exuberante chama a atenção; mas não basta ter um ou mais vasos, é preciso saber como cuidar de orquídeas, assim você prolonga a vida da planta e garante novas florescências.
Passo a passo de como cuidar de orquídeas
Tipo de vaso
É comum que esse tipo de planta venha em vasinhos plásticos, mas na verdade, esses não são os mais adequados. O melhor tipo de vaso são os de barro, já que o material tem mais porosidade e absorve o excesso de água, fazendo com que sua orquídea não fique com a terra encharcada.
Caso, a sua planta ainda esteja em um vasinho desse tipo, o ideal é tomar cuidado com a rega, mas melhor ainda é fazer o replantio para melhorar a vida da plantinha. Só não faça a troca de vasos quando a orquídea estiver florida.

Os vasos furados permitem o escoamento da água
Como replantar e montar o vaso
Nem só de terra sobrevive a planta!
Isso mesmo, se você quer garantir a florescência da sua planta, é preciso seguir algumas dicas na hora de montar o vaso para plantio.
- Lave o vaso e deixe-o encharcar de água;

A limpeza do vaso é ideal para tirar qualquer micro-organismo que possa influenciar no desenvolvimento da planta
- Passe as lâminas de uma tesoura no fogo para esterilizar;
- Corte a muda saudável;
- No vaso coloque uma camada de pedra no fundo;
- Cacos de vaso ou pedaços de isopor;
- Cubra com substrato;
- E por cima coloque fibras de coco, que já ter ficado de molho na água;
- Agora abra um buraquinho com o dedo e insira a muda nesse espaço;
- Coloque uma vareta para dar sustentação a planta e amarre a orquídea delicadamente.
Rega
Uma dúvida frequente é o quanto de água dar a planta. E como qualquer outra espécie, o excesso pode apodrecer suas raízes.
O ideal é regar a planta de 2 a 3 vezes na semana, e nos outros dias apenas borrifar água nas folhas. Neste caso, escolha um horário no início da manhã ou final da tarde para não cozinhar as folhas diante do sol quente.

A rega deve evitar molhar as flores
No entanto, a rega pode mudar de acordo com o clima da sua região, e por isso é preciso observar as necessidades da planta.
A dica para ver se a planta está necessitando de água é colocando o dedo na terra, o ideal é que esteja sempre úmida e jamais encharcada.
Local/ Luminosidade
Deixar as plantas fora de casa é a melhor opção afinal a espécie precisa de sol; mas nada de excessos. O ideal é que a plantinha pega o sol direto até as 9h da manhã e depois da 16h, mas nada de ficar mudando a planta de local.
Escolha um ponto do quintal ou no jardim de inverno que receba sol nesses horários, e evite tirar a planta do local.
E quando iniciar a florescência, nada de leva-la para decorar a casa heim, afinal a mudança de ambientes é sentida pela espécie que é bem delicada.

Prateleiras ajudam a manter as plantar organiziadas
Dica: para não ter excesso de luz, vale instalar um sombrite sobre os vasos para “filtrar” a luz do sol.
Ventilação
A delicadeza dessas plantas é uma característica bem marcante, e o excesso de vento pode ser prejudicial para seu desenvolvimento. Neste caso, o melhor é escolher um local que tenha pouco tempo.
Adubação
Para garantir a beleza das folhas, use foliar diluído na água conforme a orientação do fabricante. A aplicação deve ser feita no momento de borrifar a planta.
Para a florescência a indicação é de usar adubo NPK 10-30-20 e usar a quantidade indicada no rótulo. A aplicação também deve seguir as recomendações do fabricante, e nada de colocar “um pouquinho a mais para dar mais flor”, isso só vai prejudicar o desenvolvimento da espécie e pode até matar a planta.
Dica: antes de passar foliar nas plantas, pulverize-as 20 minutinhos antes, já que isso vai incentivar a abertura das células das folhas, e no momento de aplicar o foliar a planta vai receber melhor o adubo.
Folhas amarelas
Suas folhas estão ficando amareladas?
Isso é um sinal da planta de que ela está recebendo mais sol do que gostaria, então, repense um novo local para colocar a orquídea e restabelecer a coloração ideal das folhas.

Aos primeiros sinais de folhas amarelas é bom ficar em alerta
Folhas escuras
A coloração das folhas é um indício de como está a saúde da sua planta. E se você notou que as folhas estão escurecidas, é hora de dar mais atenção e mudar a plantinha para um lugar com mais sol, afinal esta coloração indica que a plantinha está ficando muito tempo na sombra.

Não deixe água parada no pratinho da planta
Como tirar manchas das folhas
Se as folhas da sua planta começaram a ter pequenas manchinhas, há uma receitinha bem simples para recuperá-las.
- Ferva água e acrescente fumo de corda;
- Deixe essa mistura no fogo por uma hora até ficar com uma substância bem concentrada;
- Coloque o líquido em um potinho de pulverizar;
- Pulverize as plantas com essa mistura até que o aspecto das folhas melhore novamente.
Descartar folha
Se por algum motivo – envelhecimento, apodrecimento, etc – você precisar descartar uma folha, o método correto é utilizar um tesoura que já tenha sido esterilizada no fogo.
Depois passe um pouquinho de canela em pó sobre o local do corte. A canela tem poder cicatrizante, e isso vai evitar que micro-organismos contaminem sua planta.
Cochonilhas e pulgões
Observar a planta cuidadosamente é uma dica preciosa para cuidar da espécie. E no caso das orquídeas não é raro ver pequenos bichinhos andando por suas folhas.
A maneira correta de fazer a remoção desses insetos é usando uma esponja macia e sabão de coco. Basta passar a esponja no sabão e ir retirando os invasores ao passar a esponja pelas folhas.
O sabão de coco não vai alterar e nem prejudicar o desenvolvimento da espécie; pelo contrário, vai livrá-la das invasões.
O que evitar nas orquídeas
Cigarro
Tudo bem que essa deveria ser uma dica do que evitar para a sua vida, mas se você é adepto do cigarro, jamais fume perto das plantinhas, já que as substâncias exaladas na fumaça prejudicam o seu desenvolvimento.
Além de não fumar perto de orquídeas, lembre-se também de lavar muito bem as mãos antes de manuseá-las, afinal as substâncias do cigarro podem estar nas mãos.
Receitas mirabolantes
Nem tudo que se vê ou ouve por aí é recomendado. Se sua amiga passou uma receita para que a planta floresça pelo ano inteiro desconfie. Afinal a espécie tem seu tempo de dormência, o que é uma recuperação entre uma florada e outra.
As receitinhas malucas podem ser esquecidas, afinal não há milagres, e sim muito esforço e carinho para manter as plantas sempre saudáveis.
Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar de orquídeas, é hora de prolongar a vida da planta que você ganhou e garantir sua florescência frequente.