Flor de Cetim – 50 Inspirações Lindas & Tutorial Fácil de Fazer!

A flor de cetim tem uma beleza delicada e por isso é usada nos mais variados tipos de peças. É comum vermos esse tipo de flor em tiaras para as crianças, elásticos de cabelo e broches. Apesar disso você também pode decorar bolsas, peças de roupas e até enfeites para a casa.

Nesse post vamos mostrar 50 modelos lindos de flor de cetim e também vamos ensinar como fazer em um passo a passo super fácil. Com o nosso passo a passo você consegue adaptar vários modelos de flor de cetim e sair fazendo lindezas por aí. Bora aprender e conferir as inspirações?

Fotos e Modelos de Flor de Cetim

Para fazer flor de cetim não é necessário manjar muito de costura. Claro que alguns modelos são incrementados e com um nível de complexidade maior, mas mesmo os modelos simples são lindos e super versáteis.

Flor de cetim: Modelos para se inspirar

Flor de cetim: Modelos para se inspirar

Flor de cetim: Modelos para se inspirar

Flor de cetim: Modelos para se inspirar

Flor de cetim: Modelos para se inspirar

Boleada

A flor de cetim boleada fica linda e é fácil de fazer. Você não precisa gastar com materiais específicos ou saber costurar, pois a flor é toda colada. Quem vê tanta beleza não imagina a simplicidade que é fazer, né? Por isso escolhemos esse modelo para ensinar no tutorial ao final desse artigo.

Flor de cetim: Boleada rosa

Flor de cetim: Boleada rosa claro

Flor de cetim: Boleada vermelha

A flor de cetim boleada fica com esse formato por causa do calor que usamos nas pontinhas. Queimar é importante para dar o formato da pétala, mas também cela a ponta impedindo que o cetim desfie com o tempo.

Flor de cetim: Boleada amarela

Flor de cetim: Boleada lilás

O chaton é parte importante da flor de cetim, pois ele confere mais beleza e delicadeza a peça, além de chamar muito a atenção.

Em lojas de aviamentos e artigos para artesanato você encontra uma boa variedade de chatons redondos com meia pérola, porém é possível fazer em casa e economizar uma graninha ou aumentar o lucro se a intenção for fazer flor de cetim para vender.

Quer aprender como fazer chaton? Pegue uma caixinha de leite vazia e higienize bem. Abra a caixa e passe uma camada generosa de esmalte incolor.

Coloque a meia pérola no meio. Pegue o strass de rolo e contorne a volta da pérola, deixando juntinho ou separado da maneira que desejar. Corte o excesso. Passe esmalte por cima do strass e espere secar. Pronto! É só tirar da caixinha de leite e seu chaton está pronto.

Flor de cetim: Boleada azul

Flor de cetim: Boleada branca

Dobrada

Fazer flor de cetim dobrada é realmente uma arte. Não é tão difícil quanto parece, mas exige um pouquinho mais de técnica que a flor de cetim boleada.

O melhor desse tipo de flor é que você não precisa de preocupar se vai estragar o cetim com cola ou ter um gasto extra com chaton. Sem falar que são peças realmente lindas que podem ser usadas em diferentes tipos de decoração.

Flor de cetim: Dobrada rosa

Flor de cetim: Dobrada azul

Flor de cetim: Dobrada roxa

A flor de cetim dobrada é toda juntinha, por isso tem uma durabilidade ótima. É o tipo de flor que não desmancha com facilidade, por isso pode ser usada para decorar panos de prato e toalhas de mesa mais incrementadas. Esse detalhe artesanal confere beleza a toalha, dando um toque de elegância e autenticidade.

Flor de cetim: Dobrada bege

Flor de cetim: Dobrada branca

Flor de cetim: Dobrada amarela

Flor de cetim: Dobrada vermelha

Queimada

A flor de cetim boleada é queimada, mas é possível fazer modelos sem bolear, apenas queimando a pontinha da pétala tomar forma. Nesse modelo as flores ficam mais arredondadas e você pode usar várias camadas de pétalas para deixar mais cheio parecendo uma flor natural.

Flor de cetim: Queimada azul

Flor de cetim: Queimada azul

Flor de cetim: Queimada rosa

Flor de cetim: Queimada

Flor de cetim: Queimada rosa

Todos os modelos de flor de cetim são feitas com fita de cetim. É importante usar uma fica larga para que as pétalas sejam grandes, ou seja, quanto maior a largura da fita maior a sua flor vai ficar.

Em lojas de produtos para artesanato você encontra fita de cetim de todas as cores que imaginar, porém se tratando de flores algumas cores fazem mais sucesso que outras. As cores que estão em alta são: rosa claro, azul celeste, salmão, púrpura e azul tiffany

Flor de cetim: Queimada rosa claro

Há varias formas de fazer chaton, algumas levam vários tamanhos de pérolas para causar esse efeito desconstruído.

Flor de cetim: Queimada rosa

Flor de Fita de Cetim Fina

Tem fita de cetim fina em casa e não sabe o que fazer com ela? As fitas finas são muito usadas para fazer laços para embrulhos de presentes, mas também é possível fazer flor de cetim. Os formatos são diferentes, mas a beleza e delicadeza você já conhece. Veja alguns modelos maravilhosos de flor de cetim com fita fina:

Flor de cetim: Fina vermelha

Flor de cetim: Fina rosa

Flor de cetim: Fina rosa e branca

Flor de cetim: Fina laranja

Com a fita de cetim fina você pode fazer flores mais divertidas. É possível usar fitas estampadas, duas cores na mesma flor ou botões alegres no lugar do miolo.

Flor de cetim: Fina azul e lilás

Flor de cetim: Fina rosa

Flor de cetim: Fina azul

Flor de cetim: Fina rosa

Flor de cetim: Fina amarela

Flor de cetim: Fina branca

 

Flor de Cetim para Tiara

Toda mãe gosta de “embonecar” as suas princesas, por isso o mercado de flor de cetim para tiara é tão promissor. Muitas artesãs se dedicam a produzir apenas esse tipo de arte e o retorno é bacana. A maioria das meninas tem mais de uma tiara e quem compra uma vez sempre acaba comprando de novo.

Outro modelo de flor que está super em alta para decoração de tiara é a flor de feltro. Uma das grandes vantagens desse tipo de flor artesanal é sua versatilidade, pois além de poder ser usada na tiara também é possível usa-lá na decoração de roupas, quadrinhos decorativos e diversos outros tipos de peças artesanais. Quer conferir 60 modelos lindíssimos de flor de feltro? Veja no post especial que preparamos e ainda aprenda como fazer com nosso passo a passo!

Flor de cetim: Tiara rosa

Flor de cetim: Tiara branca

Flor de cetim: Tiara

Nas tiaras você pode usar mais que fita de cetim para fazer flores. Nesse modelo a flor de fita de renda combinou perfeitamente com a flor de cetim e deixou a peça muito mais sofisticada.

Flor de cetim: Tiara rosa

Flor de cetim: Tiara

As tiaras mais incrementadas são usadas em ocasiões especiais, como aniversário e datas comemorativas de final de ano. Ao fazer esse tipo de peça é importante que todas as partes estejam bem coladas. Faça alguns testes antes de usar na criança para garantir que tudo está firme, assim você evita o risco de uma série de acidentes caso a criança coloque a tiara na boca.

Flor de cetim: Tiara azul

Flor de cetim: Tiara rosa

A tiara de flor de cetim pode ter preços muito variados, tudo depende do tipo de trabalho e da quantidade de pedrarias. Em lojas de acessórios é possível encontrar uma tiara como essa com preços a partir de R$20.

Flor de cetim: Tiara colorida

A mistura de cores deixa o visual das pequenas mais alegre. Se apostar em uma tiara de cores vibrantes aposte na combinação com uma roupa mais neutra.

Flor de cetim: Tiara amarela

Para Cabelo

A flor de cetim pode ser usada em acessórios para cabelo de muitas formas diferentes. Na tiara, no elástico e na presilha tic tac. São as versões que mais fazem sucesso entre as mamães. Quem resiste a tanta fofura, né?

Flor de cetim: Branca para cabelo

A fita brilhante deixa o acessório mais chamativo, por isso combina com ocasiões especiais.

Flor de cetim: Branca para cabelo

Uma peça como essa pode ser facilmente usada em um penteado para casamento ou aniversário de 15 anos. É delicado e ideal para quem busca um visual simples.

Flor de cetim: Rosa para cabelo

Além de pensar na beleza também devemos considerar o conforte das pequenas ao usar esse tipo de acessório. A tiara deve ser leve para não pesar na cabeça e causar dores. No caso de tiaras feitas com elástico é importante usar um elástico bem grosso para não incomodar.

Flor de cetim: Lilás para cabelo

Flor de cetim: Amarela para cabelo

Como Fazer Flor de Cetim: Passo a Passo

A flor de cetim boleada é um dos modelos mais fáceis de fazer, principalmente se você ainda é iniciante e está se apaixonando pela arte de fazer flores. Além de fácil também é um modelo que exige poucos materiais específicos. Bora aprender?

Materiais

  • Fita de cetim com 5 centímetros de largura da cor desejada
  • Tesoura
  • Botão de cobrir com 3 cm de diâmetro
  • Feltro
  • Queimador ou isqueiro
  • Régua
  • Cola de silicone ou cola quente
  • Chaton de meia pérola redonda

Passo a Passo

  1. Vamos começar cortando a fita de cetim. Corte 14 retângulos de 4 centímetros por 5 centímetros. São esses quadradinhos que vivarão pétalas.
  2. Corte um círculo de 5 centímetros de diâmetro de feltro. Essa será a base da flor de cetim.
  3. Marque o meio da base com um pontinho de caneta
  4. Com a régua faça um risco dividindo o meio da base e depois outro risco, formando um X bem certinho.
  5. A base ficará dividida em 4 partes e agora vamos dividir cada parte ao meio, ficando com 8 partes como se fosse uma pizza.
  6. Centralize o a parte de metal no centro da base e contorne com a caneta. Essas marcações serão necessárias para saber onde colar cada pétala.
  7. Agora vamos bolear as pétalas. Coloque o retângulo de fitam de cetim que recortou no primeiro passo dentro da parte de metal do botão.
  8. Feche com a parte de plástico. Tome cuidado para deixar centralizado.
  9. Agora com a tesoura corte todo o excesso de fita, deixando apenas a fita que está dentro do botão e uma fina beirada para queimar.
  10. Agora passe o isqueiro para queimar a pontinha e ao mesmo bolear. Tome cuidados com os dedos, pois o metal pode esquentar bastante.
  11. Tire a pétala de dentro do botão e repita com os outros pedaços de fita.
  12. Vamos montar a flor de cetim. Cole a primeira pétala em cima do risco do círculo menor da base. Deixe as bordinhas queimadas para baixo.
  13. Faça todo esse contorno com as pétalas sempre colocando uma um pouquinho em cima da outra para não deixar vão e ficar uma flor de cetim cheia. São 8 pétalas nesse círculo.
  14. Vai ficar um circulo de pétalas e um círculo de feltro no meio.
  15. Vamos colar as 6 pétalas restante da parte que sobrou da base, bem no centro.
  16. Passe cola em todo círculo do meio.
  17. Cole a primeira pétala com a pontinha em cima da marcação central que fizemos com a caneta.
  18. Contorne com pétalas sempre colocando levemente uma em cima da outra.
  19. No centro cole o chaton redondo de meia pérola.
  20. Fácil, né?

Curtiu nossas ideias de flor de cetim? Ficou com dúvidas na hora de fazer? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...