Como Fazer Cortina – Tutorial Descomplicado & 35 Ideias Artesanais!

A onda do “faça você mesmo” vem crescendo e não é para menos. Ao aprender como fazer cortina você cria uma peça exclusiva para sua casa e ainda pode transformar isso em uma fonte de renda, assim como em outros tipos de produtos artesanais.

Criar a própria peça dá a sensação de orgulho por fazer algo bonito ao mesmo tempo que representa economia, afinal, aprendendo como fazer cortina sai muito mais barato que comprar uma pronta.

Pensando nisso, preparamos esse post com 35 modelos lindos para os mais diferentes ambientes e ainda selecionamos um tutorial simplificado para te ensinar como fazer cortina. Bora conferir as inspirações e aprender?

Fotos e Modelos de Cortina Artesanal

Depois de aprender como fazer cortina artesanal você tem um grande leque de possibilidades. As peças autenticas deixam o ambiente com muita personalidade, além disso, você pode fazer do jeitinho que imaginou ou aproveitar aquele tecido de estampa incrível que encontrou.

A seguir separamos as inspirações de como fazer cortina de acordo com os ambientes da casa, pois são estilos e tipos de tecidos diferentes.

Como fazer cortina: Modelos para se inspirar

Como fazer cortina: Modelos para se inspirar

Como fazer cortina: Modelos para se inspirar

Como fazer cortina: Modelos para se inspirar

Como fazer cortina: Modelos para se inspirar

Um modelo de cortina que está super em alta para decoração de casa é a cortina romana. Uma das grandes vantagens desse modelo é que ela não segue os padrões clássicos dos modelos de cortinas que já conhecemos. Com isso sendo uma ótima opção para quem deseja dar um toque moderno no visual da casa!

Para Sala

O primeiro passo para aprender como fazer cortina para sala é a escolha do tecido. Mais importante que a estampa é a funcionalidade. Sabe quando você vai assistir televisão e fica o reflexo do ambiente na tela? Para evitar esse tipo de problema é necessário investir em tecidos mais grossos que tenham o efeito blackout, assim não passa luz exterior e você pode curtir a TV em qualquer horário do dia.

Como fazer cortina: Estampada para sala

Para quem gosta de estar antenada nas novas tendências de decoração a estampa chevron está super em alta e pelo jeito veio para ficar por um bom tempo. Além das cortinas esse modelo de estampa também está fazendo muito sucesso em outros itens para decoração da casa como: Roupas de cama, decoração para quarto de bebê, almofadas, quadros, luminárias, entre outros.

Como fazer cortina: Branca para sala

Como fazer cortina: Bege para sala

O tecido blackout pode ser na cor que você desejar, inclusive no mercado existe uma boa variedade de estampas. A composição desse tecido é mais grossa e por isso ele é capaz de bloquear até 90% da luz da janela. Quando for comprar o tecido é só pedir tecido blackout que o vendedor saberá o tipo de certo.

O blackout pode ser usado sozinho para um visual minimalista ou em conjunto de outros tipos de tecidos como o caso do jacquard e do voil. Depende da decoração do ambiente e do resultado final que deseja.

Como fazer cortina: Marrom para sala

Como fazer cortina: Florida para sala

Como fazer cortina: Para sala

Os tons mais claros de cortina para sala podem bloquear a luz que entra pela janela, mas não rouba a iluminação do ambiente interno. É ideal para quem deseja manter o ambiente bem iluminado, além de deixar o ambiente mais clean.

Como fazer cortina: Para sala

Como fazer cortina: Branca e marrom para sala

Como fazer cortina: Com fuxico para sala

Aprender como fazer cortina de fuxico é muito fácil e ainda permite a utilização de retalhos de tecido que acabariam no lixo. Esse tipo de cortina é ideal para quem quer uma decoração personalizada e alegre. O objetivo da cortina é mais decorativo que bloquear a iluminação.

Para Cozinha

Na cozinha a cortina pode ter duas utilidades diferentes: tampar a janela e a parte debaixo da pia. Para a janela a ideia é bloquear o sol, mas sem perder iluminação interna ou deixar o ambiente pesado. Por isso, a maioria das cortinas são brancas ou em um tom claro neutro. Veja alguns modelos:

Como fazer cortina: Branca para cozinha

Como fazer cortina: Branca com estampa para cozinha

Como fazer cortina:Branca e marrom para cozinha

Como fazer cortina: Branca e laranja para cozinha

Como fazer cortina: Azul e marrom para cozinha

 

Para Pia

Aprender como fazer cortinas para pia é mais fácil que uma cortina para janela em função do tamanho. É bacana fazer as duas peças combinando, não necessariamente iguais, mas com cores e estampas que harmonizem bem.

Como fazer cortina: Rosa para pia

Como fazer cortina: Preta para pia

Como fazer cortina: Verde e branca para pia

A cortina de pia deixa a cozinha mais aconchegante e com cara de lar. Apesar do seu apelo decorativo você deve escolher um tecido de qualidade e que aguente várias lavagens, afinal, é um local que suja bastante.

Como fazer cortina: Estampada para pia

A dica para aprender como fazer cortina de pia é escolher um tecido mais molinho, pois o objetivo é apenas esconder o que está guardado embaixo da pia. Esse tipo de tecido é maleável e por isso pode ser um ótimo treino antes de aprender como fazer cortina grande.

Como fazer cortina: Pretapara pia

Como fazer cortina: Rendada para pia

Como fazer cortina: Com renda para pia

Como fazer cortina: Para pia

Como fazer cortina: Branca para pia

Como fazer cortina: Vermelha para pia

Para Quarto

A cortina para quarto deixa o ambiente aconchegante e inspira momentos de descanso e relaxamento. É bacana investir em um tecido blackout para poder dormir mais tarde de final de semana ou dar uma cochilada durante o dia sem ser atrapalhado pela luz natural.

Como fazer cortina: Rosa e branca para quarto

Como fazer cortina: Com 3 cores para quarto

O trilho de cortina evoluiu para o varão e agradecemos muito por isso. Antes dava um trabalhão colocar e tirar a cortina e as peças que iam no trilho eram as primeiras a estragarem depois de lavar na máquina. Com o varão você pode usar argolas de madeira ou fazer alças com o tecido. As argolas deixam a cortina com um toque de modernidade, mas as alças de tecido feitas da maneira certa podem deixar a peça com muita autenticidade.

Como fazer cortina: Cinza para quarto

Na maioria das casas o quarto é mais que um ambiente para dormir. É nele que estudamos, ouvimos músicas, mexemos no computador e por isso passamos boa parte do tempo. Pensando nisso a dica é escolher cortinas de cores neutras que não pesem no ambiente ou cansem a visão.

Como fazer cortina: Bege para quarto

Como fazer cortina: Branca para quarto

Além de cobrir a janela a cortina pode ser usada para separar os ambientes. Funciona muito bem em quartos compartilhados, assim um pode estudar enquanto o outro dorme, por exemplo. Mesmo em um quarto individual a separação dos ambientes deixa tudo mais organizado e aconchegante.

Como fazer cortina: Branca para quarto

Como fazer cortina: Rosa para quarto

A composição de dois tecidos deixa o ambiente mais delicado. Para quarto de crianças a preocupação também é com a higienização, afinal, sabemos o quanto os pequenos podem sofrer com problemas respiratórios na primeira infância. A dica é usar tecidos que não acumulem poeira e que possam ser lavamos pelo menos 2 vezes ao mês. Os tecidos hipoalergênicos também são super bem-vindos.

Como fazer cortina: Infantil para quarto

Para crianças a partir dos 5 anos é legal fazer uma cortina com detalhes bem coloridos para estimular a diversão e os estudos. A cortina da foto é um bom exemplo de peça alegre, mas que não tem cores em exageros. Antes de começar a aprender como fazer cortina faça o planejamento, use um tecido de cor clara como base e tecidos coloridos nos detalhes.

Como fazer cortina: Azul para quarto

Em lojas de tecidos dificilmente você vai encontrar a estampa que deseja logo de cara. A dica é usar um tecido menos chamativo como base e compor com outro tecido estampado, como mostra a foto.

No quarto de bebê as cores em tons claros são as que mais fazem sucesso. Ninguém quer o bebê agitado por causa de uma cortina com cor vibrante, né? As cores em tons pastéis estimulam um soninho tranquilo.

Como fazer cortina: Branca para quarto

Como Fazer Cortina: Passo a Passo Fácil

Quer aprender como fazer cortina? No vídeo que separamos você confere o passo a passo para fazer um modelo simples ideal para quem ainda não tem experiência com costura.

Curtiu nossas dicas de como fazer cortina? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Você pode gostar...