Como Fazer Cortina – Tutorial Descomplicado & 35 Ideias Artesanais!
A onda do “faça você mesmo” vem crescendo e não é para menos. Ao aprender como fazer cortina você cria uma peça exclusiva para sua casa e ainda pode transformar isso em uma fonte de renda, assim como em outros tipos de produtos artesanais.
Criar a própria peça dá a sensação de orgulho por fazer algo bonito ao mesmo tempo que representa economia, afinal, aprendendo como fazer cortina sai muito mais barato que comprar uma pronta.
Pensando nisso, preparamos esse post com 35 modelos lindos para os mais diferentes ambientes e ainda selecionamos um tutorial simplificado para te ensinar como fazer cortina. Bora conferir as inspirações e aprender?
Fotos e Modelos de Cortina Artesanal
Depois de aprender como fazer cortina artesanal você tem um grande leque de possibilidades. As peças autenticas deixam o ambiente com muita personalidade, além disso, você pode fazer do jeitinho que imaginou ou aproveitar aquele tecido de estampa incrível que encontrou.
A seguir separamos as inspirações de como fazer cortina de acordo com os ambientes da casa, pois são estilos e tipos de tecidos diferentes.
Um modelo de cortina que está super em alta para decoração de casa é a cortina romana. Uma das grandes vantagens desse modelo é que ela não segue os padrões clássicos dos modelos de cortinas que já conhecemos. Com isso sendo uma ótima opção para quem deseja dar um toque moderno no visual da casa!
Para Sala
O primeiro passo para aprender como fazer cortina para sala é a escolha do tecido. Mais importante que a estampa é a funcionalidade. Sabe quando você vai assistir televisão e fica o reflexo do ambiente na tela? Para evitar esse tipo de problema é necessário investir em tecidos mais grossos que tenham o efeito blackout, assim não passa luz exterior e você pode curtir a TV em qualquer horário do dia.
Para quem gosta de estar antenada nas novas tendências de decoração a estampa chevron está super em alta e pelo jeito veio para ficar por um bom tempo. Além das cortinas esse modelo de estampa também está fazendo muito sucesso em outros itens para decoração da casa como: Roupas de cama, decoração para quarto de bebê, almofadas, quadros, luminárias, entre outros.
O tecido blackout pode ser na cor que você desejar, inclusive no mercado existe uma boa variedade de estampas. A composição desse tecido é mais grossa e por isso ele é capaz de bloquear até 90% da luz da janela. Quando for comprar o tecido é só pedir tecido blackout que o vendedor saberá o tipo de certo.
O blackout pode ser usado sozinho para um visual minimalista ou em conjunto de outros tipos de tecidos como o caso do jacquard e do voil. Depende da decoração do ambiente e do resultado final que deseja.
Os tons mais claros de cortina para sala podem bloquear a luz que entra pela janela, mas não rouba a iluminação do ambiente interno. É ideal para quem deseja manter o ambiente bem iluminado, além de deixar o ambiente mais clean.
Aprender como fazer cortina de fuxico é muito fácil e ainda permite a utilização de retalhos de tecido que acabariam no lixo. Esse tipo de cortina é ideal para quem quer uma decoração personalizada e alegre. O objetivo da cortina é mais decorativo que bloquear a iluminação.
Para Cozinha
Na cozinha a cortina pode ter duas utilidades diferentes: tampar a janela e a parte debaixo da pia. Para a janela a ideia é bloquear o sol, mas sem perder iluminação interna ou deixar o ambiente pesado. Por isso, a maioria das cortinas são brancas ou em um tom claro neutro. Veja alguns modelos:
Para Pia
Aprender como fazer cortinas para pia é mais fácil que uma cortina para janela em função do tamanho. É bacana fazer as duas peças combinando, não necessariamente iguais, mas com cores e estampas que harmonizem bem.
A cortina de pia deixa a cozinha mais aconchegante e com cara de lar. Apesar do seu apelo decorativo você deve escolher um tecido de qualidade e que aguente várias lavagens, afinal, é um local que suja bastante.
A dica para aprender como fazer cortina de pia é escolher um tecido mais molinho, pois o objetivo é apenas esconder o que está guardado embaixo da pia. Esse tipo de tecido é maleável e por isso pode ser um ótimo treino antes de aprender como fazer cortina grande.
Para Quarto
A cortina para quarto deixa o ambiente aconchegante e inspira momentos de descanso e relaxamento. É bacana investir em um tecido blackout para poder dormir mais tarde de final de semana ou dar uma cochilada durante o dia sem ser atrapalhado pela luz natural.
O trilho de cortina evoluiu para o varão e agradecemos muito por isso. Antes dava um trabalhão colocar e tirar a cortina e as peças que iam no trilho eram as primeiras a estragarem depois de lavar na máquina. Com o varão você pode usar argolas de madeira ou fazer alças com o tecido. As argolas deixam a cortina com um toque de modernidade, mas as alças de tecido feitas da maneira certa podem deixar a peça com muita autenticidade.
Na maioria das casas o quarto é mais que um ambiente para dormir. É nele que estudamos, ouvimos músicas, mexemos no computador e por isso passamos boa parte do tempo. Pensando nisso a dica é escolher cortinas de cores neutras que não pesem no ambiente ou cansem a visão.
Além de cobrir a janela a cortina pode ser usada para separar os ambientes. Funciona muito bem em quartos compartilhados, assim um pode estudar enquanto o outro dorme, por exemplo. Mesmo em um quarto individual a separação dos ambientes deixa tudo mais organizado e aconchegante.
A composição de dois tecidos deixa o ambiente mais delicado. Para quarto de crianças a preocupação também é com a higienização, afinal, sabemos o quanto os pequenos podem sofrer com problemas respiratórios na primeira infância. A dica é usar tecidos que não acumulem poeira e que possam ser lavamos pelo menos 2 vezes ao mês. Os tecidos hipoalergênicos também são super bem-vindos.
Para crianças a partir dos 5 anos é legal fazer uma cortina com detalhes bem coloridos para estimular a diversão e os estudos. A cortina da foto é um bom exemplo de peça alegre, mas que não tem cores em exageros. Antes de começar a aprender como fazer cortina faça o planejamento, use um tecido de cor clara como base e tecidos coloridos nos detalhes.
No quarto de bebê as cores em tons claros são as que mais fazem sucesso. Ninguém quer o bebê agitado por causa de uma cortina com cor vibrante, né? As cores em tons pastéis estimulam um soninho tranquilo.
Como Fazer Cortina: Passo a Passo Fácil
Quer aprender como fazer cortina? No vídeo que separamos você confere o passo a passo para fazer um modelo simples ideal para quem ainda não tem experiência com costura.
Curtiu nossas dicas de como fazer cortina? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário.