Criação de Carneiro e Ovelha – Guia Completo!【2024】

A ovinocultura é uma atividade do agronegócio que envolve a criação de carneiro e ovelha, uma atividade em plena expansão.

Esse manejo tem chamado atenção dos produtores e pode ser uma alternativa rentável para quem pretende ganhar dinheiro com a vida no campo.

Para entender melhor e ter sucesso na criação de carneiros e ovelhas, trouxemos informações e dicas para a atividade ser um sucesso!

0 criacao de carneiro e ovelha

Diferença entre carneiro e ovelha

Para quem ainda não está no ramo, é comum a dúvida sobre a diferença de carneiro e ovelha, e na verdade ambos são da mesma família, mas as ovelhas são as fêmeas e os carneiros são os machos. O cruzamento entre esses animais geram os cordeiros.

A criação de carneiro e ovelha pode ser feita em conjunto ou a proposta do manejo pode ser de criar apenas fêmeas ou machos, de acordo com a demanda e geração de produtos.

1 dicas sobre carneiro e ovelha

Quais as vantagens da criação de carneiro e ovelhas?

A atividade em crescente expansão tem diversos pontos positivos e para exemplificar, reunimos as principais vantagens dessa atividade de manejo.

 

  • Pluralidade dos produtos: a criação de carneiro e ovelha garante pluralidade de produtos com opções de lã, couro, leite, carne, gordura e até mesmo esterco do animal, utilizado na produção de adubo.

2 vantangens da ovinocultura

  • Leite: o mercado consumidor tem demandado mais de leite de ovelha por conta das vantagens desse produto, que incluem menos lactose, fácil digestão, alta nutritividade, presença de cálcio, biotina, proteína, minerais, entre outros.
  • Manejo: a criação de carneiros e ovelhas é um manejo mais fácil quando comparado a diversos outros animais, sendo uma opção que não demanda de muitas necessidades.
  • Terreno: o manejo de ovelhas e carneiros é vantajoso para aproveitamento de diversos tipos de terrenos, incluindo áreas irregulares e com aclives. A necessidade é que o terreno tenha área suficiente de acordo com a quantidade de animais e pasto.
3 vantagens da criacao de carneiro e ovelha

A criação dos animais pode ser feita em diferentes tipos de terrenos

  • Ciclo reprodutivo: o curto ciclo reprodutivo das ovelhas é uma das grandes vantagens desse negócio, uma vez que é possível fazer a procriação rápida dos animais, aumentando o rebanho.
  • Demanda: a crescente na demanda por produtos de carneiro e ovelha é uma das vantagens de investir nesse manejo, uma vez que os brasileiros estão descobrindo a diversidade e as vantagens dos produtos oriundos da ovinocultura. A atual demanda por esses produtos já é grande e muitas vezes a produção não consegue atender a demanda, o que torna a atividade uma boa oportunidade de negócio.

Como ter uma criação de carneiro e ovelha de sucesso?

Estrutura

As ovelhas e carneiros são animais campestres, por isso, a necessidade do manejo ser feito em uma propriedade rural com bastante área verde, principalmente porque esses animais adoram se alimentar de pasto.

A escolha do local deve priorizar espaços secos, evitando áreas úmidas e que podem causar doenças na criação.

A estrutura deve garantir que os animais fiquem em locais cercados para que não se estressem e não fujam, e ainda fiquem protegidos de predadores, como lobos e onças.

O local para a criação dos animais deve incluir um abrigo coberto para que as ovelhas e carneiros possam ficar abrigadas em períodos de sol e chuva intensa, garantindo um local confortável aos animais.

4 dicas para criacao de ovelha e carneiro

A estrutura deve ser confortável aos animais

Matrizes

Para uma criação de sucesso, é importante dar atenção à aquisição de ovinos com boa procedência, o que se torna um investimento vantajoso.

A boa procedência dos animais garante gerar novos animais através da reprodução, gerando novas matrizes de qualidade para uma criação de sucesso.

Entre 18 a 30 meses de idade os animais começam a vida reprodutiva e em 1 ano e com boas condições de pastos o manejo pode crescer até 50%, por isso a importância de ter matrizes boas para a reprodução dos animais e aumento da criação.

5 dicas e cuidados com ovelhas

Alimentação

O cuidado com a alimentação dos animais é outro ponto importante para o sucesso na ovinocultura. Desse modo, é importante que a área de cultivo tenha um bom pasto já que os animais passam a maior parte do tempo pastando.

A recomendação é de calcular em média 1 hectare para cada 7 animais, garantindo uma boa área verde para os ovinos.

Além de uma boa área de pasto, a suplementação da alimentação também é importante, e deve incluir ração e insumos.

Os cuidados com animais também incluem o fornecimento de água fresca, limpa e livre de algas e outros micro-organismos. Em média, cada animal bebe cerca de 7,5 l de água ao dia.

Para o fornecimento de água e alimento, é importante que os animais tenham cochos em locais protegidos e adaptados na altura das ovelhas e carneiros. Além disso, também é importante manter a limpeza dos cochos regularmente.

6 dicas manejo ovelha e carneiro

A alimentação dos animais é um ponto importante

Saúde

A criação dos animais deve ser acompanhada por um médico veterinário e com a recomendação de visitas mensais para dar orientações e garantir que a criação fique livre de doenças.

O profissional deve orientar sobre as vacinas, vermifugação e até mesmo cuidados com os animais, como tosquia de lã e casco dos ovinos, que podem sofrer com doenças.

Além do acompanhamento veterinário para garantir que a criação fique livre de doenças, também é importante fazer a limpeza de fezes próximas de cochos e bebedouros, garantindo a higiene periódica dessas áreas para evitar contaminações.

7 dicas criacao de sucesso de carneiros e ovelhas

 

Você já tinha pensado nessa atividade como uma fonte de renda? Se vem planejando investir na ovinocultura, é importante se planejar e garantir que a atividade seja um sucesso!

Você pode gostar...