Plantas Aromáticas – 10 Principais Espécies e Como Cultivar!

Para quem está montando um jardim certamente vem na cabeça quais as principais plantas aromáticas para compor o espaço. 

Elas dão um toque especial no jardim, com essências naturais que deixam o ambiente cheiroso e com um clima super agradável. 

1. O alecrim é uma das espécies de plantas aromáticas para compor o jardim e deixá-lo lindo e perfumado

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

De acordo com cada espécie, elas podem exalar esse aroma nas folhas ou flores e por isso existe uma extensa variedade de tipos de plantas aromáticas. 

Para se ter uma ideia, muitas delas possuem propriedades medicinais e por isso estão presentes em tratamentos médicos e terapêuticos. 

2. Mudas de plantas aromáticas para cultivar em casa

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Além disso, as plantas aromáticas não exigem muitos cuidados no dia a dia e algumas espécies mantêm suas folhas ao longo do ano todo, oferecendo variados tons de verde e de aromas para a casa. 

Para quem está pensando em formar um lindo jardim, com bastante verde e de quebra ter um perfume agradável no ar, elas são as opções que faltavam. 

3. Tomilho plantado em vaso é uma ótima opção para o cultivo em casa

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Se você está pensando em utilizar as plantas aromáticas na composição do jardim e aprender como cuidar, acompanhe o restante do post e saiba mais sobre o assunto! 

4. É possível montar belos arranjos e deixar a casa com um belo toque decorativo com as espécies de plantas aromáticas

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Espécies de plantas aromáticas

Existem diversas espécies de plantas aromáticas que podem compor o jardim e também serem utilizadas para outros fins, como por exemplo: medicina, culinária, perfumaria, etc. Confira abaixo algumas das espécies mais conhecidas do planeta. 

Manjericão (Ocimum basilicum): A espécie possui um aroma agradável e saboroso e por isso é muito utilizada na culinária. Suas folhas verdes oferecem um sabor diferenciado sendo uma ótima opção para compor o molho do macarrão e da pizza. 

5. Manjericão é uma das espécies mais cultivas para tempero e outras finalidades

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Hortelã (Mentha spp.): O hortelã possui vários tipos e é uma das plantas mais utilizadas para fins medicinais, para fazer chás e compor sucos e sobremesas. 

6. O hortelã é uma planta de fácil cultivo e com um aroma mentolado característico da espécie

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Alecrim (Rosmarinus officinalis): O alecrim é uma erva que possui um aroma forte e característico. Pode compor diversos pratos assados e servir de tempero. A espécie gosta de sol e se adapta melhor em regiões com o clima mais seco e que recebam vento. 

7. O alecrim pode ser cultivado no jardim ou em vasos

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Sálvia (Salvia officinalis): A sálvia é conhecida por seu aroma terroso. É usada principalmente em pratos de carne, sopas e molhos, também é utilizada para fins medicinais e perfumaria. Precisa ser cultivada em vasos grandes e suas mudas surgem ao fim de três semanas, com um aroma característico da espécie. 

8. Além das suas propriedades gastronômicas a sálvia é uma ótima opção para dar um toque decorativo e perfumado ao jardim

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Tomilho (Thymus vulgaris): A espécie possui pequenas folhas verdes com aroma e sabor equilibrado com uma pegada adocicada, apimentada e mentolada e por isso pode compor vários pratos com carnes, frango, sopas, molhos, peixes e saladas. O tomilho deve ser cultivado em local fresco e com boa iluminação natural, as regas devem acontecer sempre que a terra estiver seca, sem deixá-lo encharcado. 

Leia mais – Orquídea Chocolate – Como Plantar, Cuidados e TUDO Sobre!

9. Muda de tomilho para plantar e cultivar em casa

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Orégano (Origanum vulgare): Espécie perene e aromática utilizada na cozinha para temperar e dar sabor a vários pratos, principalmente pizzas e massas. Possui aroma específico e agradável. O cultivo deve acontecer em solo com boa drenagem e fértil. 

10. O orégano é um dos temperos mais utilizados em pizzas e pratos com massa

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Coentro (Coriandrum sativum): Suas lindas folhas verdes oferecem um sabor característico a diversos pratos. Seu aroma oferece uma ótima opção de planta aromática para o jardim. Compõe pratos principalmente na cozinha mexicana, asiática e indiana. A espécie também é utilizada para fins medicinais para melhorar a digestão e aliviar dores nas articulações. O coentro não gosta de solos úmidos ou encharcados, por isso a rega deve acontecer quando o solo estiver seco. 

11. Para quem está montando uma horta, vale a pena utilizar o coentro em sua composição

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Camomila (Matricaria chamomilla): A camomila é uma das plantas mais conhecidas por conta do chá com propriedades calmantes. No jardim ela deixa o ambiente lindo e perfumado com suas flores e folhas que lembram a margarida branca. O cultivo deve acontecer em solo fértil e com boa drenagem para não ficar encharcado. 

12. Camomila é uma ótima opção de planta aromática para compor o jardim

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Cebolinha (Allium schoenoprasum): A cebolinha possui folhas verdes e longas e com um aroma agradável, por isso é indicada para compor jardins. Além disso, ela pode ser usada no tempo de pratos, sopas e saladas. A espécie adora solos férteis e úmidos, mas não encharcados. 

13. A cebolinha é uma ótima espécie para compor o jardim e de quebra compor pratos deliciosos

Fonte Pinterest 35

Fonte – Pinterest

Lavanda (Lavandula spp.): A lavanda é conhecida por suas lindas flores roxas e perfumadas. Ela pode ser usada na confecção de perfumes, na culinária e em produtos de higiene pessoal. No jardim, elas possuem um alto poder decorativo e vão deixar a casa com um aroma muito especial. A espécie adora sol, solo fértil e com boa drenagem. 

14. A lavanda possui um perfume característico e por isso é uma das queridinhas na composição de jardins

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Leia mais – Planta Hera – Como Cultivar + 40 Fotos Lindas na Decoração!

Como cuidar de plantas aromáticas? #dicas

Aprender como cuidar de plantas aromáticas é uma tarefa simples e prazerosa para quem gosta de jardinagem. E para que as espécies se desenvolvam plenamente é preciso tomar alguns cuidados. Confira abaixo algumas dicas. 

Escolha do local: Boa parte das plantas aromáticas necessitam de pelo menos 6 horas de iluminação solar direta diariamente. Por isso, escolha um local com luz solar direta em seu jardim ou varanda. 

Solo: A maioria das espécies de plantas aromáticas se desenvolvem em solos bem drenados e jamais encharcados. Desse modo, certifique-se que o vaso tenha uma boa drenagem. 

Regas: A rega dependerá do tipo de planta aromática escolhida para o cultivo. No entanto, é sempre importante não deixar o solo seco e nem encharcado. Sendo assim, verifique a umidade do solo tocando-o com os dedos para sentir como ele está, caso esteja seco pode regar. 

Adubação: De modo geral as espécies de plantas aromáticas não precisam de fertilização radical. Todavia, é preciso utilizar compostos orgânicos ou um fertilizante balanceado para fornecimento de nutrientes necessários. 

Poda: A poda de modo regular corrobora para o desenvolvimento sadio das plantas. Sendo assim, retire as folhas e ramos mortos ou podres, para deixar a planta bela e saudável. 

Proteção contra pragas: Assim como qualquer espécie, as plantas aromáticas estão suscetíveis a pragas, como pulgões e ácaros. Dessa maneira, fique ligado caso apareçam sinais de infestação, como folhas podres, murchas, amareladas, manchadas e para remoção utilize inseticidas naturais, você pode achá-los em floriculturas e lojas especializadas. 

Colheita: Quando as plantas aromáticas estiverem plenas e crescendo normalmente, é possível colher as folhas, flores ou ramos para uso na preparação de pratos, ou para fazer chás e outras receitas. 

Veja abaixo algumas fotos de plantas aromáticas na composição da casas. Acompanhe!

15. As espécies podem ser cultivadas em vasos dentro de casa, desde que tenham contato com iluminação direta

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

16. É possível montar lindos arranjos de plantas para compor o jardim e dar um toque refinado e altamente decorativo ao local

Fonte Pinterest 2 1

Fonte – Pinterest

17. As plantas aromáticas podem transformar o clima do ambiente com perfumes agradáveis

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

Leia mais – Como Plantar Orquídeas – Em Vasos, Solo, Troncos e Outros!

18. Colheita de plantas aromáticas para serem utilizadas na culinária brasileira

Fonte Pinterest 4 1

Fonte – Pinterest

19. Belo arranjo de plantas aromáticas para compor o jardim externo

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

20. Vaso de grande porte com planta aromática no jardim externo

Fonte Pinterest 6 1

Fonte – Pinterest

21. Elas podem ser alocadas na parte externa da casa e formar um belo arranjo de flores

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

22. Dependendo da espécie elas podem ser cultivadas em vasos de pequeno porte e dar um toque especial no jardim

Fonte Pinterest 9 1

Fonte – Pinterest

23. Existem diversas espécies de plantas aromáticas que podem compor o jardim de casa

plantas aromáticas

Fonte – Pinterest

24. Jardim vertical formado com plantas aromáticas dando um toque elegante na decoração do ambiente

plantas perfumadas

Fonte – Pinterest

25. Projeto paisagístico com planta aromática deixando o ambiente iluminado e altamente perfumado

plantas com perfume

Fonte – Pinterest

Por fim, vale destacar que cada tipo de planta aromática pode ter algumas particularidades, por isso é sempre bom pesquisar o que eles de fato precisam na hora de cultivá-las. Com os cuidados certos é possível ter um jardim lindo e perfumado.

E então, gostou de conhecer algumas espécies de plantas aromáticas? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário! 

Não deixe de ler também – Suporte de Ferro para Plantas: +82 Modelos e Como Fazer!

Você pode gostar...