Orquídea do Mato – Principais Espécies, Fotos e Como Cuidar!
Quais são as características e espécies de orquídea do mato? Somente aqui no Brasil, há uma grande variedade, principalmente na Mata Atlântica.
Os colecionadores e entusiastas adoram conhecer as orquídeas do mato, pois são raras e surpreendem com sua beleza. Por isso, preparamos este conteúdo completo com as principais espécies, como cuidar, fotos e muitas informações legais.
Características da orquídea do mato
A orquídea é uma planta típica dos países tropicais, classificada em vários tipos, como as orquídeas terrestres, epífitas e rupícolas. Além disso, tem vários tamanhos: micro, pequenas, médias e grandes.
Além das variações populares, que são amplamente cultivadas em vasos e presentes em orquidários, há também versões selvagens. Muitas delas são raras, outras podem ser cultivadas perfeitamente em casa.
Entre as características da orquídea do mato, estão:
- Epífitas: a maioria das espécies cresce em troncos de árvores, em mais de 30 metros de altura. Segundo especialistas, a planta usa as árvores apenas como suporte para obter luz e nutrientes.
- Tamanho: a orquídea do mato geralmente é pequena ou média, por isso consegue passar despercebida em muitas matas e florestas.
- Folhas: as folhas da orquídea do mato são frequentemente estreitas, alongadas e possuem textura grossa e carnuda. Elas geralmente se agrupam em forma de roseta.
- Flores: grande parte das espécies possui flores pequenas, com diversas formas, cores e padrões. Muitas possuem perfumes agradáveis e distintos. O aroma geralmente é doce e delicado, atraindo polinizadores, como pássaros e insetos.
- Cores: de modo geral, as cores das flores são amarelo, branco e rosa. Algumas são mais raras e pendem para tons de vermelho e roxo.
- Variedade: existem mais de 2 mil espécies de orquídea do mato somente no Brasil. Elas são inúmeras e ocorrem em várias regiões do mundo, cada qual com suas características particulares.
Principais espécies
Quais são as principais espécies de orquídea do mato?
- Pleurothallis – engloba uma série de espécies diferentes, grande parte com flores pequenas e delicadas. Entre as variações estão a ruscifolia, grobyi, prolifera, truncata, entre outras.
- Cattleya – uma espécie muito popular que está presente na natureza e chama atenção pelo perfume das flores. Grande parte das orquídeas do mato dessa classe está no Nordeste do Brasil.
- Maxillaria Schunkeana – uma orquídea de flor negra, vermelha e escura, que se destaca pela rara beleza. As flores duram poucos dias e a floração acontece durante todo o ano. A boa notícia é que essa espécie é encontrada em muitas matas brasileiras.
- Brassia – engloba mais de trinta espécies diferentes, comuns em vários países da América. São geralmente epífitas, com lindas hastes florais que se destacam no ambiente. Além disso, adoram clima quente e úmido.
- Gomesa – uma espécie típica das regiões montanhosas, encontrada até em regiões mais frias do nosso país, como no Rio Grande do Sul. As flores são pequenas, delicadas e peculiares.
- Encyclia – conhecida como orquídea mariposa, encontrada geralmente em países tropicais, próxima a grandes vegetações. Gênero com mais de 180 espécies catalogadas, que chamam atenção pela resistência.
Como cuidar e cultivar?
Como cuidar e cultivar orquídea do mato?
A rotina de cuidados com a orquídea do mato depende de suas características e espécie. As epífitas, por exemplo, podem ser desenvolvidas em suportes. Já as terrestres devem ser plantadas diretamente em vasinhos.
Veja algumas dicas:
- É ideal que a espécie seja cultivada em clima semelhante ao seu habitat natural, sobretudo em relação a umidade, iluminação e temperatura;
- De modo geral, o vaso ideal para cultivar orquídeas deve ser de barro, por ser um material poroso que facilita a absorção de água;
- Regue cerca de dois a três vezes por semana. Tome cuidado para não encharcar a terra, pois o excesso de água apodrece as raízes da planta;
- Além disso, a orquídea do mato gosta de sol. Deixe em local luminoso antes das 10h e depois das 16h. Segundo especialistas, para não ter excesso de luz, instale um sombrite sobre os vasos para “filtrar” a luz do sol;
- Deixe a sua orquídea em locais que não bata muito vento. As folhas e as flores são sensíveis;
- De modo geral, a adubação é importante para o crescimento da orquídea do mato. Use o foliar diluído na água ou um adubo específico de acordo com a espécie.
- Se as folhas ficarem escuras, com manchas ou aparecerem pragas, invista em receitas naturais para acabar com esses problemas.
Para saber mais, acompanhe nosso guia completo: Como cuidar de orquídeas.
Fotos e inspirações de orquídea do mato
Por fim, selecionamos diversas fotos e inspirações de orquídea do mato para você amar e cultivar em sua casa!
1. Veja que lindas são as cores dessa típica orquídea do mato
2. Ao ver uma orquídea na natureza, muita gente fica impressionada
3. As flores alaranjadas destacam essa orquídea da espécie Pleurothallis
4. Grande parte das orquídeas do mato são epífitas, crescendo em troncos ou suportes
5. De fato, grande parte das orquídeas do mato possuem cores encantadoras
6. Acima de tudo, a Encyclia também pode ser cultivada em estufas
7. Veja que linda essa flor que destaca a espécie na natureza
8. Orquídea do mato linda e delicada comum em matas
9. Grande parte das orquídeas do mato possuem flores brancas
10. Segundo especialistas, grande parte dessas orquídeas crescem no tronco de árvores
11. Muitas orquídeas do mato são epífitas e podem ser cultivadas em troncos ou suportes
12. Veja que linda essa orquídea do mato no meio da floresta
13. De fato, as orquídeas do mato também podem ser terrestres
14. Roxo, amarelo e branco estão entre as principais cores das flores da orquídea
15. A princípio, a orquídea do mato fica localizada no alto, no tronco de grandes árvores
16. Constantemente, você encontra belas orquídeas do mato com flores amarelas
17. Lindas orquídeas epífitas de flores roxas no tronco da árvore
18. Quando floresce, a orquídea do mato vira um ponto de destaque na natureza
19. No tronco de árvores, a orquídea consegue crescer, absorver umidade e nutrientes
20. De fato, quando uma orquídea floresce, é um acontecimento
Viu só como a orquídea do mato é linda e encantadora? Gostou de conhecer as espécies? Deixe um comentário com suas impressões e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais!