Rodapé de Gesso – O que é, Vantagens, Preços & Dicas de Como Instalar!

A função de um rodapé vai muito além da estética. Sua instalação serve para proteger a parede e evitar o desgaste gerado pelo contato com a sujeira. O rodapé de gesso é uma ótima opção para quem deseja melhorar o visual de seu lar ao mesmo tempo em que mantem a parede protegida. Podendo ser instalado tanto na base inferior quanto superior da parede , o rodapé de gesso possui variações incríveis de design que se adaptam a praticamente qualquer ambiente.

O post de hoje irá esclarecer suas principais dúvidas em relação ao rodapé de gesso e apresentará exemplos de aplicações para que você possa se inspirar!

Montagem com cinco fotos diferentes de rodapé de gesso.

Sobre o Rodapé de Gesso: Dúvidas Frequentes

Existem bastante dúvidas sobre as vantagens, durabilidade, preço e o que é o rodapé de gesso. Abaixo esclarecemos todas essas questões de forma simples e direta:

O Que é?

Assim como qualquer outro tipo de rodapé, o rodapé de gesso tem duas principais funções: a proteção da parede e o aperfeiçoamento estético do local. Formado através da mistura entre água e sulfato de cálcio, o gesso é um material encontrado praticamente no mundo todo. O Nordeste do Brasil é uma região que se destaca na produção de gesso, o que explica seu baixo preço e popularidade por aqui.

Rodapé de gesso que acompanha os degraus de uma escada com piso de madeira.

Quais Suas Principais vantagens?

Dentre as principais vantagens do rodapé de gesso, destacam-se:

  • O baixo preço;
  • A elevada possibilidade de personalização;
  • O rodapé de gesso para teto permite a instalação de um projeto de iluminação;
  • Gesso na decoração realça a decoração e deixa o ambiente mais aconchegante;
  • A facilidade de limpar;
  • Fácil adaptação do material à maioria dos pisos.

Apesar das diversas vantagens, o rodapé de gesso requer alguns cuidados específicos por ser consideravelmente frágil e ter pouca tolerância à umidade. Portanto, evite contatos bruscos com o rodapé e procure realizar evitar o uso de água em sua limpeza.

Rodapé de gesso simples com duas listras na parte inferior de uma parede com chão de madeira.

Quanto Custa?

O preço do rodapé de gesso pode variar bastante de acordo com o profissional contratado, a qualidade do material escolhido e a dimensão do projeto. A média de preço do rodapé de gesso está em aproximadamente R$ 45,00 o metro quadrado.

O ideal é que você entre em contato com o profissional que realizará o serviço para decidir a quantidade necessária e combinar o valor da instalação com ele. Caso prefira fazer a instalação do rodapé por conta própria, basta comprar alguns materiais secundários e a metragem definida do rodapé para poder começar o serviço.

Rodapé de gesso na parte inferior de uma parede com o chão coberto por carpete.

Qual sua durabilidade?

A durabilidade do rodapé de gesso depende das condições a que ele está exposto. Mantê-lo longe do atrito com pessoas ou outros materiais; evitar excesso de umidade; e manutenção periódica são cuidados que farão seu rodapé de gesso durar por muitos anos.

Como Limpar Corretamente?

O gesso é um material que não resiste muito bem à água. A limpeza do rodapé de gesso deve ser feita pelo menos uma vez por semana e não exige muito esforço, basta usar um pincel ou espanador para retirar a poeira acumulada. Esse processo pode ser feito quando você estiver realizando uma faxina rotineira na casa, por exemplo.

Caso o rodapé precise de uma limpeza mais profunda, o ideal é usar uma pequena quantidade de água sanitária. Ela irá retirar a sujeira e também ajudará a restaurar a cor original do gesso sem danificar o reboco.

Rodapé de gesso na parte inferior de uma parede em uma sala vazia com chão de porcelanato.

Fotos e Modelos de Rodapé de Gesso

Após termos esclarecido as principais dúvidas sobre o rodapé de gesso, é hora de mostrar alguns exemplos de como ele pode ser aplicado. Os modelos apresentados a seguir podem ser facilmente reproduzidos por um bom profissional e adaptam-se à maioria dos tipos de residência, sejam casas ou apartamentos.

Para Teto

O rodapé de gesso para teto é uma forma incrível de proteger a parte superior da parede ao mesmo tempo em que confere ao ambiente um toque mais moderno e criativo. Este tipo de rodapé possibilita diversas variações de designs, que agradam desde quem prefere uma decoração mais simples até aqueles que desejam algo mais ousado.

Rodapé de teto repleto de detalhes como diferentes camadas e cores. Rodapé de gesso para teto simples em um quarto pequeno. Rodapé de gesso para teto com poucos detalhes em um ambiente com muitas cortinas.

Com Iluminação

Este modelo segue a mesma linha do rodapé de gesso para teto, mas conta com um adicional que faz toda a diferença: a iluminação. O rodapé deve ser instalado preferencialmente no teto e irá exigir um trabalho mais complexo, pois envolve também a parte de elétrica. Existem profissionais que são capazes de fazer tanto a instalação do rodapé quanto a configuração da parte elétrica, mas para encontra-los é necessária uma pesquisa apurada ou a contratação de uma empresa que abrange diferentes áreas de manutenção doméstica. 

Rodapé de gesso para teto com várias camadas e iluminação instalada na parte mais baixa. Rodapé de gesso para teto grande com lâmpadas instaladas ao longo de toda a sua extensão, que cobre as quatro paredes do ambiente. Rodapé de gesso para teto instalado de forma curvilínea com pequenas lâmpadas ao longo de sua extensão.

No Banheiro

Apesar da baixa resistência do gesso à umidade, o rodapé de gesso é utilizado com frequência em banheiros, tanto residenciais quanto comerciais, devido à sua capacidade de melhorar o visual do ambiente. Se você pretende realizar essa instalação em sua casa, converse com o profissional responsável sobre as melhores formas de conservar o material e o piso mais indicado para o processo. Algumas dicas são deixar o banheiro sempre arejado e manter uma distância razoável entre o rodapé e o chuveiro.

Rodapé de gesso instalado na parte inferior e superior de um banheiro com um foco forte de iluminação. Foto de uma pia de banheiro com um espelho e um rodapé de gesso simples instalado nas três paredes abaixo dela.

Em Piso de Madeira

A combinação entre o piso de madeira e o rodapé de gesso gera um contraste incrível que confere um ar mais rústico ao ambiente. Além disso, os dois materiais têm uma ótima sinergia, pois ambos são sinal de modernidade e elegância. Para fazer essa combinação, o ideal é a contratação de um profissional com experiência no assunto.

Ambiente vazio com grandes janelas, chão de madeira e um rodapé de gesso simples instalado em toda a sua extensão. Ambiente vazio com a porta aberta e um rodapé de gesso instalado na parte inferior da parede. O rodapé também contorna a porta.

Como Instalar: Dicas & Passo a Passo

Para a instalação do rodapé de gesso, seja na parte inferior ou superior da parede, você irá precisar de alguns materiais básicos, como cola e espátula. Se a instalação for na parte superior da parede, é recomendado que você use algo para se apoiar e chegar ao teto com mais facilidade. Após isso, é só seguir essas dicas simples:

  • Defina a quantidade de gesso necessária para cobrir a área desejada e, caso ele ainda não esteja cortado, divida-o em pedaços de aproximadamente 40cm cada;
  • Passe a cola na parte traseira e lateral da placa de gesso e fixe ela na parede. Repita o processo até preencher completamente o espaço definido;
  • Use a espátula para remover a cola excedente;
  • Use uma lixa de gesso para deixar o rodapé liso.

Caso ainda reste alguma dúvida, o processo pode ser conferido no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=odQrVKy2H-c

Eaí, nossas dicas sobre o rodapé de gesso foram úteis? Conte para nós nos comentários! Para outras dicas como essa, acesse nossa sessão de Materiais e Acabamentos.

 

Você pode gostar...