Tipos de orquídeas – Como diferenciar? + 60 fotos e inspirações!

Como diferenciar os tipos de orquídeas? Em meio a mais de 30 mil espécies dessa planta, muita gente fica em dúvidas sobre qual é a melhor versão para cultivar em casa.

Quem é apaixonado por botânica e adora decorar áreas internas e externas da casa com plantas com certeza se encanta com a beleza das orquídeas. Para se ter ideia, a variedade é tanta que elas estão presentes em praticamente todos os cantos do mundo.

Aqui no Brasil não é diferente. Além das espécies típicas, há diferentes versões com muitas cores e características diferentes, perfeitas para deixar o ambiente mais fresco e aconchegante. Sendo assim, vale a pena saber mais sobre as orquídeas e ver diversas fotos incríveis.

Para inspirar você, preparamos este guia completo com os melhores tipos de orquídeas.

decoração com orquídeas

Conheça os principais tipos de orquídeas em um guia completo!

Orquídeas são plantas perenes herbáceas pertencentes à família Orchidaceae. Segundo especialistas, essa é uma das maiores famílias presentes na natureza, com uma variedade imensa de tipos catalogados. São mais de 1000 gêneros com centenas de espécies, cores, hábitos e demais características.

As orquídeas caíram no gosto popular e são utilizadas em diversos projetos de decoração. Podem ser cultivadas em vasos de diferentes tamanhos, seja na área interna ou externa. Para se ter ideia, há pessoas que montam um verdadeiro orquidário em casa, com diversas variações dessa planta.

Na natureza, as orquídeas podem ser encontradas nos mais diferentes habitats: árvores e florestas, desertos, pântanos, à beira de rios, em pastos, cerrados e até no topo de montanhas.

tipos de orquídeas

Como diferenciar?

Entretanto, com tanta variedade, a principal dúvida é como diferenciar orquídeas. De modo geral, há uma classificação básica de acordo com o crescimento e desenvolvimento da planta:

Orquídeas epífitas: representam o maior número de espécies, conhecidas também como orquídeas aéreas, já que suas raízes ficam suspensas sob árvores. Por essa característica, muitas pessoas pensam que são parasitas, porém elas só usam a árvore como apoio para seu crescimento, sem prejudicá-la. Entre os principais gêneros estão as orquídeas catasetum, as cattleyas, as vandas e as phalaenopsis.

orquídeas epífitas

Orquídeas terrestres: como o próprio nome indica, são espécies que podem ser cultivadas no solo, chamadas também de orquídeas de chão ou orquídeas do mato. São comuns no Brasil (sobretudo no cerrado) e adoram solos férteis. Entre os tipos mais comuns estão a sobralia, a arundina e phaius.

orquídea terrestre

Orquídeas rupícolas: conhecidas também como rupestres, nascem em matéria orgânica presente em rochas. São resistentes, sobretudo ao sol, e perdem pouca água. Muitas espécies de orquídeas catasetum estão nessa classificação.

orquídeas rupícolas

Orquídeas saprófitas: gênero de orquídeas raras que cresce e se alimenta de materiais orgânicos em decomposição. São difíceis de serem encontradas e cultivadas, por isso são cobiçadas por muitos colecionadores.

ORQUIDEAS saprófitas

Você sabia? A Vanilla, conhecida popularmente como baunilha, é uma espécie de orquídea. Justamente pelo uso das favas aromáticas como tempero, não é utilizada na ornamentação.

Fotos e tipos de orquídeas

Agora que você já conhece os principais tipos de orquídeas, inspire-se com várias fotos de acordo com os termos mais procurados quando se trata dessa planta.

De modo geral, muitas pessoas diferenciam cada planta pela cor de suas flores. De fato, há diversas variedades com tons diferentes, algumas comuns e outras raras. Conheça as mais populares e escolha a melhor espécie para cultivar em sua casa.

Azuis

As orquídeas azuis são consideradas exóticas, tanto que são tratadas como “blue mystic” devido a sua raridade, beleza e charme. De fato, o que pouca gente sabe é que essas espécies são produzidas em laboratório, por meio de processos que valorizam a cor azul nas pétalas das flores.

Por meio de técnicas, as orquídeas brancas podem absorver tintas azuis e mudar sua coloração. Obviamente, trata-se de um conceito meticuloso e realizado por especialistas, sem qualquer prejuízo à planta, pois nenhuma espécie de orquídea nasce com azul puro. Por isso, há quem valorize demais esse tipo, sobretudo os colecionadores.

ideias de orquídea azul

modelos de orquídea azul

orquídea azul no banheiro

orquídea azul tipos

orquídea azul

tipo de orquídea azul

tipos de orquídea azul

Amarelas

As orquídeas amarelas são conhecidas como chuva de ouro. De fato, a tonalidade vibrante é capaz de deixar a decoração de qualquer espaço mais bonita e elegante. Segundo especialistas, são ótimas opções de presente, pois representam a amizade e atração de bons fluídos. Fáceis de cultivar, geralmente são epífitas, mas também podem ser plantadas em pequenos vasos para ornamentar áreas internas.

como cuidar de orquídea amarela

modelo de orquídea amarela

orquídea amarela tipos

orquídea amarela

tipo de orquídea amarela

tipos de orquídea amarela

Brancas

As orquídeas brancas são muito famosas e estão sempre presentes em projetos de decoração, sobretudo em arranjos para festas. Além disso, ornamentam salas, escritórios e qualquer ambiente de uma casa, trazendo frescor e elegância a qualquer espaço.

De fato, chamam atenção pela beleza e delicadeza, além de harmonizar com diversos estilos decorativos e outras espécies de plantas. Uma boa dica é cultivar em um lindo vaso e deixar em cima de mesas e aparadores, assim o ambiente fica mais sofisticado e requintado.

orquídeas brancas

orquídeas brancas

orquídeas brancas

orquídeas brancas

orquídeas brancas

orquídeas brancas

Vermelhas

Entre os tipos de orquídeas, as vermelhas estão entre as mais bonitas e raras. Geralmente, as espécies são híbridas ou produzidas em laboratório, assim como as azuis. Entretanto, é possível encontrar algumas versões rubras e com tons roseados e escarlate. Por serem mais exóticas, possuem um preço elevado e geralmente são vendidas em orquidários ou eventos específicos.

dicas de orquídeas vermelhas

espécies de orquídeas vermelhas

lindas orquídeas vermelhas

orquídeas vermelhas

Roxas

As orquídeas roxas estão entre as mais populares do mercado, chamando atenção pela beleza e exuberância de suas pétalas. De acordo com especialistas, o roxo simboliza a purificação, por isso essas espécies são perfeitas para o cultivo em áreas internas, como salas de estar e áreas de meditação. Entre as principais variações, as vandas e as cattleyas possuem várias espécies com essa cor.

espécies de orquídeas roxas

orquídeas roxas e violetas

orquídeas roxas em vasos

orquídeas roxas epifitas

orquídeas roxas

tipos de orquídeas roxas

variedades de orquídeas roxas

orquídeas em vasos

Rosas

Assim como as roxas, as orquídeas rosas são fáceis de serem encontradas em várias lojas e orquidários. Simbolizam a feminilidade e a sedução, por isso são perfeitas para presentear a pessoa amada. Além disso, você pode combinar vasos com essas orquídeas com outras espécies de flores, sobretudo em áreas internas.

ideias de orquídeas rosas

orquídeas rosas

tipos de orquídea rosa

tipos de orquídeas rosas

vaso com orquídeas rosas

vaso de orquídeas rosas

Terrestres / do mato

Quem prefere criar um jardim ou canteiros com várias flores e plantas pode investir nas espécies de orquídeas terrestres. Elas são comuns em florestas e diversos habitats, por isso são chamadas também de orquídeas do mato. Gostam de solos férteis e bem tratados, por isso é preciso estar a par de todos os cuidados necessários para que cresçam belas e elegantes.

belas orquídeas terrestres

 

espécies de orquídeas terrestres

fotos de orquídeas terrestres

ideias de orquídeas terrestres

orquídeas terrestres

Raras

Existem vários tipos de orquídeas raras, que possuem essa classificação devido a fatores como cultivo complexo e difícil, espécies quase extintas e modelos híbridos produzidos em pequena escala, que tem até certa exclusividade.

Segundo o site Orquídeas Blog, dentre as espécies raras, a orquídea negra é uma das que mais se destaca. A espécie After Dark é o resultado de vários cruzamentos e tem um preço elevado.

Outra variação é a orquídea fantasma, natural do Caribe, mas que está quase extinta. Já a Shenzhen Nongke é considerada a flor mais cara do mundo. Foi produzida em laboratório por anos e vendida em um leilão por mais de 200 mil dólares.

orquídeas raras after dark

orquídeas raras shenzhen

Brasileiras

De acordo com especialistas, existem cerca de 2 mil orquídeas brasileiras catalogadas, encontradas em todas as regiões do país, porém com maior intensidade na região da Amazônia.

Dentre essas espécies, as epífitas se destacam, mas também há diversos tipos terrestres em diversas tonalidades. As cattleyas, as catasetum e as aciantheras são bons exemplos. Em muitos orquidários você encontra essas espécies típicas do nosso país, geralmente com um preço bem acessível.

orquídeas brasileiras ancianthera

orquídeas brasileiras cattleya purpurata

orquídeas brasileiras cattleya walqueriana

orquídeas brasileiras octomeria

orquídeas brasileiras rodriguezia


Dicas essenciais:

  • Você encontra diversas espécies de orquídeas à venda em lojas especializadas, em orquidários, em eventos e festivais.
  • Quer se encantar com dicas de decoração com orquídeas? Leia nosso post completo e surpreenda-se.
  • Aprenda também a como cuidar de orquídeas em um guia completo.

orquídeas


Esperamos que com esse conteúdo você tenha aprendido a diferenciar os principais tipos de orquídeas. Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...