Pedra portuguesa – O que é? + 60 inspirações e dicas de uso!
O uso de pedras como revestimento é bastante comum em diversos projetos, seja externos ou internos. A pedra portuguesa é um belo exemplo, pois garante um visual estético impressionante em fachadas, calçadas e várias superfícies.
Provavelmente você já viu esse tipo de pedra no acabamento de muros ou pisos. Além de acessível, se destaca pelas cores e possibilidade de criar conceitos personalizados, sobretudo com desenhos em áreas públicas.
Sendo assim, vale a pena destacar a pedra portuguesa em um conteúdo completo. Conheça as características, as diferentes maneiras de decoração, os tipos, o preço e fotos de projetos incríveis.
O que é pedra portuguesa?
Dentre tantos tipos disponíveis no mercado, a pedra portuguesa é um dos que mais se destaca. Trata-se de uma pedra irregular, formada por calcário de várias cores, sendo a versão branca a mais convencional. Entretanto, você encontra versões em cor vermelha, cinza e amarelo.
O próprio nome indica a origem desse insumo. É originária de Portugal, na qual é utilizada em uma série de projetos decorativos. Com o tempo, acabou se popularizando no Brasil, principalmente na época colonial. Você pode vê-la em destaque no revestimento de muitas calçadas famosas, sobretudo nas orlas das praias do Rio de Janeiro.
Além de resistente e versátil, a pedra portuguesa chama atenção pela possibilidade de formar verdadeiros mosaicos artísticos no chão ou em paredes. Seu aspecto é perfeito para incrementar o paisagismo de áreas externas e internas, por isso é comum o uso em locais públicos. Para se ter ideia, em Portugal há pessoas especializadas na arte com pedra portuguesa.
Outra vantagem interessante é a facilidade de limpeza desse revestimento. A lavagem com água e sabão já é suficiente para mantê-lo sempre com um ótimo aspecto. A resistência a chuvas e ao sol também são pontos fortes, além de ornamentar projetos em padrões clássicos ou modernos.
Principais tipos e cores
Conforme salientamos, a pedra portuguesa possui alguns tipos convencionais, que mudam conforme a cor. Eles podem ser usados no mesmo projeto, sobretudo para a construção de mosaicos em calçadas, uma tendência popular que nunca sai de moda. Conheça melhor cada um deles.
Pedra portuguesa branca
A pedra portuguesa branca é a mais tradicional e simples de utilizar, por isso está presente em muitos projetos de reforma e construção. Além da utilização no piso, é perfeita para revestir paredes e fachadas, servindo de base para outras cores.
Do mesmo modo, combina com outros materiais, sobretudo para dar um toque minimalista ao ambiente e favorecer a iluminação. Entretanto, a limpeza deve ser frequente, pois a versão branca deixa a sujeira aparente, por isso as lavagens devem ser feitas sempre que necessário.
Pedra portuguesa preta
A pedra portuguesa preta é resultado da junção do calcário com o basalto, conhecido também como pedra ferro. É um tipo de rocha bem resistente e rígido, que compõe com maestria a fachada de muitas casas, seja em muros ou na própria parede. Além disso, é uma boa opção para o piso, sobretudo em desenhos com a versão branca.
Para quem gosta de sofisticação e estilos clássicos, esse tipo é o mais indicado. Outra vantagem é a versatilidade, pois combina com diversas cores, além de ser muito fácil de limpar. Devido a cor escura, a sujeira acumulada não fica tão visível, por isso é perfeita para áreas externas.
Pedra portuguesa vermelha
A pedra portuguesa vermelha é indicada para quem já cansou das cores neutras e deseja valorizar a decoração com um tom mais forte. É ideal para revestir calçadas desenhadas e também para ornamentar canteiros de jardins, criando um ponto de destaque no ambiente. Do mesmo modo, combina com a versão branca e ainda ornamenta a grama de grandes jardins.
Pedra portuguesa amarela
Assim como a vermelha, a pedra portuguesa amarela é uma versão diferenciada e perfeita para destacar projetos diferentes, já que foge do padrão sóbrio do branco e preto. Sua indicação mais simples é para fachadas e entradas de casas, como em garagens ou jardins. Há diferentes tons de pedra amarela, desde aquelas com um tom vivo até próximo ao bege.
Quanto custa em média? #preço
Qual é o preço da pedra portuguesa? Em geral, o valor do metro quadrado é bem acessível, por isso você pode utilizar tranquilamente em qualquer projeto. Segundo nossas pesquisas, o m² custa em média 25 reais, isso para todos os tipos.
Você pode comprar tanto um único modelo quanto as pedras de todas as cores. Faça orçamentos em lojas de decoração, de materiais para construção ou específicas nesse tipo de produto.
Algumas dicas: Estância Pedras, Pedra Portuguesa do Brasil, Leroy Merlin, São Tomé Pedras, etc.
Ideias de uso de pedra portuguesa
Que tal se inspirar com vários projetos e ideias de uso de pedra portuguesa? Selecionamos fotos de diversas superfícies com essa pedra versátil e exuberante.
Na parede
Muitas pessoas utilizam a pedra portuguesa na parede, uma forma de dar um toque diferenciado à decoração de fachadas e cômodos internos. A pedra branca é a mais indicada, pois harmoniza com praticamente qualquer elemento e material, dando um charme à superfície. Além de revestir toda a parede, ainda pode ser usada em detalhes.
A pedra portuguesa branca é perfeita para revestir a parede de jardins internos, por exemplo.
Na sala
Outra tendência incrível é usar pedra portuguesa na sala. As versões brancas são perfeitas para harmonizar com ambientes em estilo minimalista e moderno, uma nova forma de dar um toque requintado à decoração.
Sendo assim, você pode instalar em uma parede única ou no painel de TV, justamente para destacar o revestimento. Do mesmo modo, a pedra fica ótima em salas de jantar, ornamentando o cômodo e combinando com um estilo clean e vários pontos de iluminação.
Na sala de estar, pedras amarelas são perfeitas para ornamentar o painel de TV, além de combinar com materiais como madeira e porcelanato.
Em alguns projetos, a pedra pode ser usada no piso também, sobretudo quando a sala é integrada à varanda ou a uma sacada.
No quintal/jardim
A decoração do jardim fica perfeita com vários tipos de pedra. Para revestir calçadas e passeios, uma boa ideia é usar pedra portuguesa, além de muros de piscinas e outras superfícies.
Além disso, a pedra fica perfeita em canteiros, dando um destaque incrível ao jardim, sobretudo as versões em cor branca. Outra ideia é construir mosaicos logo na entrada do jardim ou em áreas na grama. Ideias não faltam!
No quintal e em qualquer área externa, a pedra portuguesa também pode revestir escadas.
Na calçada
As calçadas portuguesas são famosas tanto em Portugal quanto no Brasil. Por aqui, é possível encontrá-las em uma diversidade de projetos públicos, seja em praças, orlas, calçadões, entre outras áreas, sempre com belos desenhos.
Inspiradas nessa tendência, muitas pessoas projetam calçadas residenciais com pedra portuguesa, seguindo diversas maneiras de decorar a fachada, passeios, jardins, enfim. Há muitas ideias incríveis que encantam.
Para fazer lindos desenhos, você deve utilizar pedras em diferentes cores e contar com mão de obra especializada nesse tipo de serviço.
Na fachada/garagem
A pedra portuguesa também é instalada em fachadas (na parede) e no piso de garagens, sobretudo de prédios e demais empreendimentos. É uma boa opção para combinar com uma série de materiais e texturas. Para dar destaque, as pedras coloridas são indicadas, sobretudo as vermelhas.
Para dar um toque moderno à fachada, a pedra portuguesa preta é a melhor escolha. Você pode combiná-la com vidro e detalhes em madeira.
No banheiro
Para a decoração do banheiro, a pedra portuguesa fica ótima na área da pia e do gabinete, em todo o revestimento da parede e até no box. A pedra branca mantém a claridade no ambiente e harmoniza bem com os outros elementos, inclusive demais tipos de pedras, criando um conceito rústico interessante. Segundo especialistas, é uma ideia interessante para banheiros modernos, pequenos lavabos e suítes.
De fato, a pedra portuguesa se encaixa – literalmente – em diversas propostas de decoração de ambientes. Gostou de saber mais sobre esse tipo de revestimento? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.