Como fazer muda de primavera? ➞【PASSO A PASSO】
A primavera ou bougainville é uma planta bastante ornamental e perfeita para diferentes estilos de projetos paisagísticos, e uma das vantagens dessa planta é o fácil processo de como de fazer muda de primavera.
E se você é um entusiasta do paisagismo e gosta de aprender mais sobre o assunto, no post trouxemos dicas de como fazer mudas de primavera para você gerar suas próprias mudas e sair plantando essa espécie que colore jardins e destaca qualquer projeto paisagístico.
Como fazer muda de primavera? – Passo a passo
Como fazer muda por semente
Uma das maneiras mais tradicionais de fazer mudas é através de sementes, e não é diferente com a reprodução de bougainville.
Para fazer mudas através de sementes, é possível comprar as sementes em casas de jardinagem ou retirar sementes que formam das vagens que ficam no interior da flor.
Para coletar sementes direto das flores é preciso colher e secar as vagens e depois fazer a remoção das pequenas sementes.
A recomendação para fazer mudas através de sementes é semear algumas sementes em um solo com substrato, preferencialmente em um mini vaso ou copinho, delimitando um espaço para a germinação.
O local de germinação deve ser bem drenado, evitando o excesso de água no solo.
A germinação das sementes pode levar em média um mês, e depois desse prazo é preciso deixar a mudinha ficar mais forte para replantá-la.
Como fazer muda por estaca
Uma das maneiras mais fáceis de fazer mudas de primavera é através do sistema de estaquia, ou seja, através de um pedaço de galho de uma planta já desenvolvida.
Para fazer a muda através de estaca, corte um pedaço de galho de primavera com medidas entre 15 a 20 cm, escolhendo uma primavera saudável.
Faça o corte com uma pequena angulação, aumentando a superfície e permitindo que o caule absorva mais umidade e nutrientes do solo, o que pode ajudar no enraizamento.
Para fazer o processo de estaca, retire todas as folhas, flores e brotos do galho, o que ajuda a planta no desenvolvimento das raízes.
Com o galho já preparado, é hora de preparar o local para o plantio e desenvolvimento da muda. Nesse caso, prepare um vaso com fundo pedras no fundo para que o solo fique bem drenado e faço uma mistura de substrato e areia.
Nesse solo, enterre em média 5 cm do galho cortado, garantindo que o corte fique em contato com a terra.
Para auxiliar no processo de enraizamento, cubra o caule com um saco plástico criando uma espécie de estufa para ajudar no enraizamento e tornar o processo mais rápido.
Mantenha a muda em desenvolvimento em um local sombreado e longe da luz solar direta.
Continue regando o solo regularmente para que a terra não fique seca, e entre 6 a 10 semanas o caule pode começar a germinar e apresentar novas folhinhas, sinal de que a estaca enraizou.
Deixe a estaca se desenvolver bem e apresentar no mínimo 6 folhas antes de fazer o replante da muda para um local definitivo.
Você já conhecia as técnicas para a reprodução dessa espécie? Agora que você já viu as dicas e passo a passo para fazer mudinhas, é hora de dar início ao processo.