60 MODELOS DE LUSTRES: Dicas para Comprar e Fotos

O lustre é um acessório que pode transformar a decoração do lar. Dos modelos de lustres mais simples até os mais sofisticados, a diferença é notável ao entrar em um cômodo. Não importa o seu estilo ou a decoração do lar, a variedade desse acessório é tão imensa, que sempre dá para encontrar algo que combine com sua casa.

Diferença entre lustre e pendente

Antes de partimos para saber mais sobre lustres e suas variedades, precisamos entender algumas diferenças.

O ponto principal que diferencia um lustre de um pendente é em relação a sua ramificação. No pendente a iluminação é focada, e o acessório necessita de apenas uma lâmpada. Enquanto o lustre possui diferentes ramificações e pode ser composto de várias luzes, caracterizando a iluminação como geral.

modelos de lustres 1

De cristal

Quadrado

modelos de lustres 2

A sala de jantar é sempre um ponto perfeito para colocar um belo lustre. Esse modelo, quadrado com contas de cristais que descem em estilo cascata é elegante. Por ser um lustre com detalhes pequenos pode ser uma ótima alternativa para apartamentos.

Dica: se houver um espelho que reflita o lustre (como na foto), aumenta a ideia de amplitude do ambiente.

modelos de lustres 3

O acessório em cristal e quadrado, também pode seguir uma tendência mais ovalada, o que deixa o ambiente com características modernas.

modelos de lustres 4

Para ambientes amplos, os lustres podem ter tamanhos maiores. Nada de colocar um grande acessório em um ambiente pequeno, isso deixar o espaço mal planejado.

modelos de lustres 5

Retangular

modelos de lustres 6

            O mix de lustre de cristal com candelabro deixou o objeto decorativo moderno. Ao posicionar o lustre em frente a um espelho, a sensação de ampliar o espaço e a reflexão cria um espaço aconchegante.

modelos de lustres 7

Ao optar por um acessório no formato retangular, o ideal é que ele fique posicionado sobre um objeto de mesmas características, ou seja, mesa e lustres retangulares. A posição da iluminação, deve seguir a mesma do objeto e nunca serem contrárias, pois isso pode causar cansaço visual.

modelos de lustres 8

            O banheiro ou lavabo também podem receber lustres de cristal. A ideia é que o tamanho do acessório seja compatível com o espaço do ambiente.

Posicionar o item retangular em frente do espelho é um truque para aumentar o banheiro e já auxiliar na iluminação do espelho.

Redondo e Esférico

modelos de lustres 9

  • O modelo esférico ganha um toque especial, já que segue o formato de uma bola. Além do charme do formato, a iluminação que vem de cima e reflete nos cristais também garante um toque especial.
  • A sombra formada pelo lustre sobre uma superfície pode ser agradar inicialmente, mas depois pode tornar-se cansativa. Por isso o ideal é posicioná-lo sobre uma mesa de vidro.

modelos de lustres 10

Na sala de estar o lustre de cristal redondo não precisa ficar posicionado no centro. O item pode ser instalado em canto e criar um ponto de destaque ao ambiente.

modelos de lustres 11

            O quarto também pode ser decorado com o item. O modelo redondo em camadas deu mais destaque ao quarto de casal. Para esse tipo de modelo que desce em diferentes camadas, o indicado é que o acessório seja instalado a uma certa distância de altura da cama (quando a pessoa estiver sentada na cama, ainda deve ficar um bom espaço entre a cabeça e o início do lustre), de modo a evitar acidentes. 

Cascata

modelos de lustres 12

O modelo ao estilo cascata costuma ser mais comprido e por isso é um pouco mais complicado de usar em andares térreos. Contudo, esse modelo é perfeito para pé direito duplo e principalmente quando posicionado próximo a escadas.

modelos de lustres 13

Com cúpula

modelos de lustres 14

            Diferente dos modelos tradicionais apenas com cristais, esse item mistura cristal e cúpula, deixando o ambiente contemporâneo (cristais) e com um leve toque retrô (cúpula). Para esse tipo de lustre não é indicado ambientes muito pequenos, já que o acessório é um tantinho grande.

modelos de lustres 15

O cristal misturado a cúpula é mais tradicional, quando a cúpula está no início do lustre. No entanto, há modelos bem curiosos, como esse em que o envolto fica no meio do lustre comprido. Além de dar um visual moderno, ainda pode ser usado no quarto para criar um ambiente aconchegante próximo de uma poltrona.

Dica de compra

Se você gostou de usar lustre de cristal em diferentes ambientes da casa, separamos alguns itens que são vendidos em lojas na internet.

modelos de lustres 16

Candelabro

O lustre candelabro é uma opção entre os inúmeros modelos desse item. O acessório que torna-se parte da decoração, tem um estilo mais antiguinho, mas dependendo do material que é utilizado na confecção esse estilo pode variar muito.

Acrílico

modelos de lustres 17

            O candelabro em acrílico e metal foi ideal para compor a decoração ao estilo shabby chic*, já que é um acessório mais retrô. O lustre foi usado em conjuntura com alguns móveis provençais e deixou a decoração da sala de jantar mais delicada e romântica.

*Shabby Chic: esse estilo de decoração é conhecido por uma mistura de elementos modernos e antigos. As cores mais usadas na decoração são as candy colors (outra tendência), também conhecidas como tons pasteis. O resultado final da decoração shabby chic é um ambiente ao estilo romântico e delicado.

modelos de lustres 18

No quarto o candelabro de acrílico é sempre uma ótima opção, já que esse tipo de lustre deixa o ambiente mais aconchegante e com toque mais apaixonado. Ideal para decorar o quarto de menina ou de casal.

modelos de lustres 19

O candelabro de acrílico é muito versátil e pode ser instalado na sala de jantar com itens em madeira. Por ser transparente, permite misturar com diferentes estilos e ao mesmo tempo transforma o ambiente de modo singelo.

Ferro

modelos de lustres 20

O modelo em ferro pode deixar o ambiente com estilo menos delicado, mas nem por isso menos elegante.

O candelabro de ferro é uma alternativa que mistura romantismo e estilo rústico, e permite criar uma decoração com mix de texturas e móveis.

modelos de lustres 21

O modelo em ferro claro (branco e bege) são uma solução para quem gostou do item, e prefere uma decoração com um toque moderno e sem muito destaque.

Dica de compra

modelos de lustres 22

Rústico

modelos de lustres 23

            Os modelos em ferro escuro são ideias para manter a decoração rústica do ambiente.

modelos de lustres 24

            O item confeccionado em roda de carroça remete ao campo e pode ser uma escolha para a casa de sítio e/ou fazenda, mas também pode fazer parte da decoração de uma casa na cidade com esse estilo.

Provençal

            O lustre provençal é uma opção para ser usado em quarto de casal, adoslecente, bebê e até em sala de jantar. Por ser um modelo mais delicado, esse estilo exige que a decoração siga na mesma linha para não destoar demais. 

modelos de lustres 25

modelos de lustres 26

modelos de lustres 27

 

 De barbante

modelos de lustres 28

O acessório feito em barbante é uma alternativa barata (dá para fazer em casa) e com estilo rústico. O lustre de barbante pode ser utilizado na sala, na área externa (em área coberta) e até na decoração de festas.

modelos de lustres 29

Como fazer lustre de barbante

Se você da opção, vamos a um passo a passo de como fazer luminária de barbante.

Materiais:

  • Bola mole (que seja possível esvaziar ou furar)
  • Cola
  • Barbante

Passo a passo

modelos de lustres 30

  1. Com uma caneca, marque um círculo na bola, para ficar um espaço aberto na luminária;
  2. Com o barbante, vá dando voltas ao entorno da bola para criar um entrelaçado;
  3. Respeite o limite (círculo) que você desenhou inicialmente, sem passar o barbante por essa área;
  4. Vá passando cola sobre o barbante (a cola branca fica transparente após a secagem), para que este fique durinho e fixo;
  5. Espere 24h para que a cola seque bem e depois remova a bola de dentro do lustre;
  6. Para finalizar, basta passar a fiação elétrica e acender a luz!

Aranha

O nome é um tanto diferente, mas a ideia desse lustre remete sim ao animal de várias patas, já que o lustre é composto de diversas extensões que mais parecem perninhas de aranha.

modelos de lustres 31

modelos de lustres 32

Ideias, fotos e modelos de lustres

modelos de lustres 33

modelos de lustres 34

modelos de lustres 35

modelos de lustres 36

modelos de lustres 37

modelos de lustres 38

modelos de lustres 39

modelos de lustres 40

Qual seu modelo de lustre preferido? Com tantas opções é impossível não encontrar um item que combine com você e com seu estilo de decoração.


Você pode gostar...