Enfeite de Porta de Maternidade – Mais de 40 ideias lindíssimas & como fazer!

Não dá para pensar no nascimento de um bebê, sem pensar em sua chegada na maternidade e nas visitas que tanto mamãe quanto filho receberão. Para que essa recepção seja maravilhosa, nada melhor do que preparar um lindo enfeite de porta de maternidade, ótimo para gerar boas vibrações, mostrar carinho a esse momento e também exaltar a felicidade de toda a família por receber um novo membro.

Há tantas e tantas ideias criativas de enfeites, que pode ser difícil escolher um só. O bacana é que ele seja uma representação daquela família, dos gostos e afinidades.

Se você é uma futura mamãe e já está ansiosa para ter seu baby nos braços, saiba que você mesma poderá fazer o enfeite para a maternidade. Essa ideia também vale para você que é artesã, amiga, avó, tia ou até mesmo uma fã de artesanato.

Que tal conhecer algumas dicas legais de criar seu próprio enfeite de porta de maternidade? Acompanhe!

enfeite de porta raposa e pipas

Fotos e Ideias de Enfeite de Porta de Maternidade

Seja menino, menina, gêmeos, trigêmeos, rs, em todo o caso é interessante colocar um enfeite na porta da maternidade quando o bebê nascer. Geralmente, a mamãe recebe familiares e amigos nos dias em que passa por lá para apresentá-lo e mesmo se forem poucas pessoas ou até mesmo só a família do próprio bebê, é importante que haja uma identificação na porta. Antes de mais nada é uma questão de carinho.

Você verá por aqui muitas dicas de enfeites, das clássicas às modernas, que levam os nomes dos pequenos, mas que podem ser adaptados por você para qualquer outro, claro. Dê uma olhadinha e depois nos conte o que achou!

enfeite de porta de maternidade com nomes em arame

Em Feltro

O feltro é um dos materiais mais versáteis quando se trata de artesanato. Maleável e com muitas cores para escolher, ele pode ser costurado facilmente e transformado em peças incríveis.

Seu enfeite de porta de feltro pode ser criado na vertical, com as letras garrafais do pequeno que acaba de nascer. No caso abaixo, o tema escolhido foi carro e as letras intercaladas entre cores lisas e estampas. A junção dos tons pasteis com o azul navy ficou incrível.

enfeite de porta de maternidade nome

O cinza está super em alta mesmo quando o assunto é artesanato com motivos infantis. Na dica abaixo você descobre que essa cor, que pode parecer um pouco apagadinha, fica linda quando combinada com outra mais viva, como o amarelo. A temática escolhida para o nascimento de Alice foi balões e céu, o que achou?

enfeite de porta de maternidade balão

Balão também pode ser tema para meninos, veja só como ficou lindo o enfeite abaixo:

enfeite de porta de maternidade menino balão

O feltro é um material super completo para artesanatos simples, pois pode ser cortado de formas variadas e ser resistente para levar enchimentos. Desta forma, você pode criar peças fofinhas!

enfeite de porta de maternidade lua

enfeite de porta de maternidade família de girafas

Para compor seu enfeite de porta feito com o feltro, você pode abusar da criatividade. Muitas artesãs escolhem bases de madeira ou até mesmo MDF para colocar suas criações com esse material. Abaixo você pode conferir duas gracinhas de modelos, a primeira de Unicórnio – super na moda! – e a segunda de Elefante, que pode ser utilizada tanto para meninos quanto meninas.

enfeite de porta de maternidade unicórnio

enfeite de porta de maternidade elefante

Mamães e papais que curtem super heróis podem se animar com um enfeite com essas referências. Você pode escolher um deles ou fazer uma “reunião” dos personagens mais conhecidos.

enfeite de porta de maternidade super heróis

Em EVA

Outro material super requisitado na hora de criar artesanatos, principalmente infantis, é o EVA. Semelhante a uma borracha mais macia, ele tanto pode ser costurado como pode ser colado para se tornar uma peça incrível e diferenciada. O bom é que o EVA também é fácil de ser cortado e possui uma gama variada de cores para você escolher e compor sua arte de maneira personalizada.

Balões estão na moda, deu para perceber não é mesmo? Abaixo temos uma dica para meninos, mas você pode adaptar para a mocinha que está para nascer.

enfeite de porta de maternidade balão EVA

Animais representam os primeiros momentos da infância muito bem, por isso são sempre vistos em objetos infantis. Se você está pensando em um enfeite de porta de maternidade com esses motivos, veja duas dicas bacana:

enfeite de porta de maternidade trenzinho

enfeite de porta de maternidade girafa

enfeite de porta de maternidade menino EVA

Se você quer algo mais navy, com animais marinhos e outras representações, também há inspirações!

enfeite de porta de maternidade polvo

enfeite de porta de maternidade mar

O amado Mickey também está sempre presente em qualquer que seja a fase das crianças. Veja só que enfeite lindo de EVA:

enfeite de porta de maternidade mickey

Em MDF

O MDF se tornou o queridinho de quem cria peças funcionais e de decoração. Ele consiste em uma madeira compensada leve e que pode ser utilizada para variados fins, além de ser facilmente encontrado em lojas para artesanato em peças já cortadas e cruas, ou seja, prontas para você pintar e fazer qualquer transformação! Confira algumas ideias para enfeite de porta de maternidade com esse material.

Mamães modernas vão adorar essa ideia. É um quadro, que se tornou bem famosinho por guardar rolhas de vinho ou tampinhas de cerveja. Nessa reformulação, ele se torna a opção ideal para recepcionar visitas na maternidade e depois para enfeitar o quarto da criança por muitos e muitos anos.

A moldura é em MDF e em sua frente, há um vidro, no qual pode ser escrito o que você desejar. A expressão abaixo utilizada é “Fique calmo, a Giovanna chegou!”, mas você pode escrever outras coisas relacionadas também.

Dentro do quadro, foram colocados corações de MDF também, feitos para decorar e para que recebam os votos das pessoas que visitarem o bebê na maternidade ou lembranças dos pais e familiares.

enfeite de porta de maternidade de MDF diferente

Se você procurar alguma ideia provençal, selecionamos dois enfeites para você se inspirar. Normalmente, encontramos as peças cruas já cortadas a laser para serem pintadas e personalizadas.

enfeite de porta de maternidade sapato dourado

enfeite de porta de maternidade sapatinhos

Enfeites minimalistas também estão na moda e podem enfeitar a porta da maternidade com muita elegância.

enfeite de porta de maternidade nuvem

Quadrinhos em MDF são muito utilizados para fazer esse tipo de enfeite. Em lojas próprias para artesanato você encontra muitos formatos, que podem ser pintados, receber colagens, decoupage, entre muitas outras técnicas conhecidas e fáceis de fazer. Confira 3 dicas abaixo:

enfeite de porta de maternidade urso com pérola

enfeite de porta de maternidade nome de menino

enfeite de porta de maternidade trânsito

Você também pode apostar em guirlandas de MDF. Para os meninos, o estilo navy combina super bem e chama a atenção pode ser diferente!

enfeite de porta de maternidade barco

Personalizado

Enfeites personalizados são sempre um gesto de carinho com o bebê. Confira algumas ideias diferentes para você fazer bonito na maternidade!

Enfeitar com a inicial do nome do bebê é uma dica interessante e que foge do padrão, que é o nome inteiro. Básico, o molde pode ser trabalhado da forma que desejar, com materiais diversos. Abaixo temos dois modelos em MDF, mas que receberam pérolas, laços, fitas, colagens, etc:

enfeite de porta de maternidade pérolas

enfeite de porta de maternidade letra de menina

Guirlandas são sempre delicadas e especiais, pois ficam lindas em qualquer porta. Selecionamos duas dicas bem bonitas, feitas em tecido. Se você tem dotes para costurar, aposte nessa ideia, por que temos a certeza de que fará sucesso!

enfeite de porta de maternidade flores

enfeite de porta de maternidade corações

Outra ideia super irreverente é o enfeite de porta de maternidade feito em ferro. É preciso ter habilidade para moldar a estrutura com o formato das letras e outros ícones que desejar na peça. Abaixo temos uma linda representação que pode servir para lhe inspirar.

enfeite de porta de maternidade metal

Peças de madeira também podem ser usadas e conferem um estilo rústico à decoração da porta da maternidade. Os detalhes podem ser feitos de feltro, com tinta, papéis variados, etc.

enfeite de porta de maternidade madeira

enfeite de porta de maternidade nuvem e corações

Uma ideia legal e que vem ganhando espaço nesse âmbito são os quadros super personalizados com as características do bebê. Nele, há o nome completo, a letra inicial, as medidas, e outras informações.

enfeite de porta de maternidade personalizado

Um enfeite no estilo lousa também é bem criativo. Que tal?

enfeite de porta de maternidade pôster

Como Fazer Enfeite de Porta de Maternidade: Passo a Passo

Bom, não adianta de nada conhecer lindas inspirações se você não aprender como se faz, não é mesmo? Então, para lhe ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas de passo a passo para criar seu próprio enfeite de porta de maternidade. Mão na massa!

enfeite de porta rosa

O passo a passo do enfeite acima é ensinado no blog da Angelinne, não é super fofo? Conheça como fazer:

  • Você vai precisar de: 1 arco em MDF (este mede 20cm); 1 boneca (esta é de gesso, mas pode ser em outro material); pérolas da cor de sua preferência; papéis para scrapbook e tinta acrílica.
  1. Pinte o arco e a boneca, se ela for de gesso. Dá para você usar qualquer outro item para enfeitar, de feltro, MDF, EVA, etc. Dê quantas demãos precisar. Aguarde secar.
  2. Corte o papel de listras e um outro papel mais grosso (300 de gramatura pode ser o ideal), ele servirá como base. Você pode utilizar um cortador no formato do círculo ou pode circular com o lápis o formato do MDF e cortar com a tesoura mesmo.
  3. Cole os dois papeis com cola bastão, evitando que enrugue.
  4. Depois, você vai fixar os papéis no MDF, mas antes, deverá colar um pedaço de fita de cetim ou barbante bem ao centro do arco com cola PVA para pendurar o enfeite.
  5. Em um cordão resistente, coloque as pérolas de sua preferência. Meça antes de começar a colar na borda do MDF com cola instantânea. Na parte interna do arco você também colocará mais pérolas da mesma maneira.
  6. Cole o enfeite escolhido com cola quente e o nome, que foi feito em papel mais grossinho, com cola em bastão ou gel. Prontinho!

enfeite de maternidade com nome laís

enfeite de maternidade com nome laís em rosa

A dica acima também é muito linda e fácil de fazer! Também da blogueira Angelinne, esse modelo é bem simples, pois você só precisará de: uma placa de MDF ou papel bem grosso no formato que quiser para ser a base, papéis para scrapbook, renda ou fitilho de sua preferência para decorar e pérolas.

O processo consiste em fazer as colagens uma em cima da outra, formando uma composição incrível de cores e formas. O nome você deve recortar após escrever o molde (facilmente encontrado na internet em diversas fontes), e as perólas também coladas para finalizar. Que tal experimentar?

Selecionamos também um vídeo com um tutorial lindo de um enfeite personalizado em MDF. Veja e inspire-se:

E então, o que achou de nossas dicas? Esperamos que você tenha resgatado inúmeras inspirações para criar seu próprio enfeite de porta de maternidade. Qualquer dúvida que tiver, não hesite em nos perguntar no espaço para comentários. Até uma próxima!

Você pode gostar...