Piso industrial: 30 tipos e suas características! •【2024】

O piso industrial se tornou uma tendência, sobretudo para compor ambientes comerciais e industriais, como o próprio nome indica. Apesar disso, há quem busque esse tipo de piso para a decoração de casa.

Um dos benefícios é que ele se adapta a diversos estilos decorativos. Cabe bem desde espaços modernos até os rústicos e acabam sendo uma das melhores opções para construção. 

Piso industrial

Trata-se de um piso altamente resistente e diferenciado, indicado para ambientes que recebem bastante movimentação. Entretanto, muitas pessoas acabaram adotando esse tipo de piso para residência e adoraram o resultado.

Quer saber mais sobre esse tipo de piso, quanto custa e diversos modelos e características? Então continue com a gente para descobrir todos os detalhes!

Escritório com piso de concreto polido

Escritório com piso industrial

O que é piso industrial?

O piso industrial que também pode ser conhecido como piso de alta resistência. Tem em sua essência e desenvolvimento aspectos voltados para receber, por exemplo, um grande número de circulação, tráfego, cargas, entre outros. 

Ou seja, ele irá recepcionar o tráfego tanto de pessoas como de máquinas. Assim como irá resistir às grandes cargas impostas no trabalho do dia-a-dia.

Piso industrial 4

A saber, antes de sua instalação é importante passar pela chancela de especialistas da área (arquitetos, engenheiros, etc). 

A importância do acompanhamento desses profissionais é a análise profunda do terreno. Isto serve para preparar tudo nos mínimos detalhes do desenvolvimento da fundação, placa de concreto, etc.

Piso industrial 2

Tudo deve ser feito de acordo com as normas técnicas para receber de maneira satisfatória a aplicação do piso de concreto. A preparação e o desenvolvimento da obra lembra muito o trabalho realizado para preencher uma laje de concreto armado. 

Em outras palavras, significa que uma estrutura de ferro é colocada sobre o solo e preenchida com concreto posteriormente. Em seguida, deve-se respeitar o tempo de cura, e depois disso ele pode ser polido ou aplicado outros revestimentos por cima.

Piso industrial 1

Quanto custa em média? #preço

Estimar um preço médio para o piso industrial é humanamente impossível. Porém, algumas variáveis devem ser levadas em consideração.  Por exemplo:

  • Área da construção que será coberta pelo piso industrial
  • Qual material será utilizado para revestir o piso
  • Mão de obra especializada 

Levando essas variáveis em consideração é capaz de chegar numa estimativa próxima de custo para compra e instalação do piso.

Piso industrial 3

Tipos de piso industrial e suas características

Não existe somente um tipo de piso com o estilo industrial. Há diversos modelos, produzidos com materiais diferentes inclusive, que são usados para compor o chão de indústrias, lojas, galpões e têm aparecido também nas residências modernas e contemporâneas.

Piso Epóxi industrial

O piso é desenvolvido à base de resina epóxi, que também é conhecida como poliepóxido. Ele fica consistente quando misturado com um catalisador, endurecendo e ficando com a superfície sólida e rígida. Uma das suas vantagens é a alta resistência química e mecânica. 

Em razão disso, é muito utilizado em ambientes nos quais há contato com produtos e reagentes químicos. Além de possuir um brilho específico, que ajuda na preservação e limpeza do espaço. 

É muito comum encontrar o piso epóxi industrial nas cores cinza e branco, mas também há de outras tonalidades. Esse tipo de piso é muito encontrado em indústrias, oficinas, garagens e galpões.

Chao da fábrica com piso industrial epóxi

Chão da fábrica com piso epóxi industrial

Estabelecimento com Piso industrial epóxi

Estabelecimento com piso epóxi

Fábrica com modelo de piso epóxi

Fábrica com modelo de piso epóxi

Fábrica com piso epóxi

Fábrica com piso epóxi

Garagem com piso industrial epóxi

Garagem com piso industrial epóxi

Modelo de piso industrial epóxi

Modelo de piso industrial epóxi

Outro modelo de piso industrial epóxi

Outro modelo de piso industrial epóxi

Quadra de salão com piso industrial epóxi

Quadra de salão com piso industrial epóxi

Piso industrial cimento polido

O cimento polido é uma opção que faz muito sucesso no mercado. Esteticamente ele lembra o piso de cimento queimado, porém, é muito mais resistente. Inclusive ele costuma aguentar bem quando entra em contato com produtos químicos. 

É um piso que tem ótima durabilidade e possui proteção contra ácaros, bactérias, manchas, umidade, entre outros. Seu acabamento brilhoso ajuda ainda mais na hora de realizar a limpeza do local.

Casa com piso de concreto polidoo

Casa com piso de concreto polido

Além disso, ele ajuda na impermeabilização do ambiente e escoamento da água. Pode ser aplicado tanto em ambientes internos  quanto externos.

Apesar de ser famoso nas construções comerciais, tem sido muito adotado em projetos residenciais que pedem uma decoração mais moderna e clean.

Chão da fábrica com piso industrial de concreto polido

Chão da fábrica com piso industrial de concreto polido

Concreto polido para piso industrial

Concreto polido para piso industrial

Modelo de piso industrial de concreto polido

Modelo de piso industrial de concreto polido

Piso industrial em residências tem virado uma tendência

Piso industrial em residências tem virado uma tendência

Piso industrial vinílico

Quando pensamos em piso vinílico é natural relacionarmos com o piso que imita madeira. E com o piso industrial vinílico não é diferente, só que desta vez ele imita o cimento e outros materiais resistentes. 

O diferencial fica pela aplicação, pois pode sobrepor porcelanatos, cerâmicas, cimentados, entre outros. Em comparação com os demais pisos, ele é o que possui menor resistência. Por isso é indicado para superfícies de médio ou pequeno tráfego de pessoas. 

Modelo de piso industrial vinilico

Modelo de piso industrial vinílico

A saber, o piso vinílico tem como característica vantajosa o ótimo isolamento térmico e acústico que ele proporciona aos ambientes.

Segundo os especialistas, é considerado um piso seguro, pois possui boa aderência e é menos escorregadio que os demais. Isto gera maior segurança para os funcionários que trafegam pelo ambiente, no caso da composição em um espaço comercial, cozinha industrial, algo do tipo.

Fábrica com piso industrial vinilico

Fábrica com piso industrial vinílico

Modelo de piso vinilico para estabelcimentos

Modelo de piso vinílico para estabelecimentos

Piso industrial vinilico instalado em residência

Piso industrial vinílico instalado em residência

Piso industrial emborrachado

O piso industrial emborrachado é muito popular e seu aspecto é bem característico. Trata-se de um piso macio e antiderrapante. É bem confortável ao toque.

Pode revestir locais que possuem alto tráfego de pessoas e máquina. E assim como o piso vinílico também possui isolamento acústico e térmico de boa qualidade.

Entretanto,costuma acumular bastante pó e sujeira. Sendo assim, demanda uma maior manutenção para conseguir deixá-lo com o aspecto limpo.

Instalação do piso industrial emborrachado

Instalação do piso industrial emborrachado

Modelo de piso industrial emborrachado

Modelo de piso industrial emborrachado

Outro modelo de piso industrial emborrachado

Outro modelo de piso industrial emborrachado

Piso industrial emborrachado é muito utilizado em garagens por exemplo

Piso industrial emborrachado é muito utilizado em garagens por exemplo

Piso industrial cimento queimado

Pode ser utilizado em projetos industriais, comerciais e residenciais. Esteticamente lembra o cimento polido e possui uma superfície lisa e nivelamento alinhado. 

Sua aplicação pode ser feita em diversas superfícies, possui ótima resistência e é antiderrapante. Outra vantagem é a facilidade para limpeza, além de não acumular poeira facilmente e a disseminação de bactérias, fungos, entre outros. 

Casa com piso de cimento queimado

Casa com piso industrial de cimento queimado

O cimento queimado tem boa durabilidade e custo de manutenção baixo. É muito utilizado em indústrias e muitas vezes é conhecido com o piso do chão da fábrica.

Na arquitetura residencial é símbolo do estilo industrial, que está super na moda atualmente. Leia mais: CIMENTO QUEIMADO: Vantagens, Dicas de uso e 60 Fotos!

Cimento queimado tem virado uma tendencia

Cimento queimado tem virado uma tendencia

Corredor da fábrica com piso de cimento queimado

Corredor da fábrica com piso industrial de cimento queimado

Estabelecimento com piso de cimento queimado

Estabelecimento com piso industrial de cimento queimado

Galpão com piso de cimento queimado

Galpão com piso de cimento queimado

Modelo de piso de cimento queimado

Modelo de piso industrial de cimento queimado

Piso de cimento queimado para residencias

Piso de cimento queimado para residencias


E então, gostou de conhecer mais sobre piso industrial? Esperamos que tenhamos tirado suas dúvidas. Qualquer outra questão que tiver, deixe um comentário abaixo!

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Piso antiderrapante: modelos para diferentes áreas!

Casas de Bloco de Concreto ➞ 36 Ideias e Projetos Incríveis!

Piso Intertravado: O que é e tudo sobre o Revestimento!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre construção e decoração!

Você pode gostar...