Piso de concreto: O que é? Vantagens, preço, tipos e 40 fotos

Não dá para contestar a popularidade do piso de concreto. Essa opção é a mais comum e segue uma forte tendência por aqui em muitos ambientes, dos internos (casas, lojas, apartamentos, galerias) até externos (calçadas, alamedas, passeios). Versátil e prático, deve ficar ainda mais usual. Quer saber tudo e conhecer os principais tipos? Acompanhe o post!

piso-de-concreto-destaque

O que é?

Conhecido também como piso industrial ou piso de alto desempenho, essa opção é cada vez mais comum por aqui devido à durabilidade, resistência e acabamentos distintos. É uma tendência que acompanha a dos norte-americanos, que sempre usaram o piso de concreto tanto em áreas externas quanto internas.

É comum vermos esse tipo em grandes ambientes, como indústrias, supermercados, empresas em geral, postos de gasolina, na fachada de novos empreendimentos e, claro, em muitas residências. Para sua projeção e instalação, porém, é primordial o trabalho de um profissional que entenda e saiba qual a melhor forma de realizar esse procedimento.

O projetista precisa considerar diversos fatores antes do processo de concretagem, como a condição do terreno, o uso do piso, a distribuição de cargas e se haverá exposição a agentes que possam agredir o material. Em uma indústria de produtos químicos, por exemplo, é preciso considerar um tipo que não se desgaste facilmente quando tiver contato com determinados líquidos e similares.

Ainda é necessário pensar em um revestimento para evitar a umidade que provém do solo, além do acabamento no piso, que pode ser feito de diversas formas, desde cerâmica até com outros minerais parecidos. Já o visual fica por conta dos tipos de piso de concreto, que apresentaremos no próximo tópico.

concreto


Instalação passo a passo

Como é feita a instalação de um piso de concreto? 

  • Primeira etapa: compactação do solo, com a observação e estudo do terreno antes de começar a preparação para que essa estrutura seja instalada com total segurança;
  • Segunda etapa: preparação da sub-base, com pedras ou solo cimento, que acordo com o que foi projetado pelo especialista pela obra. Tudo depende do ambiente e do que o piso precisará suportar. O piso de uma indústria de cargas, por exemplo, precisa ser mais resistente que o de um supermercado, e assim por diante, mudando conforme o projeto;
  • Terceiro passo: é instalada uma barreira de estanqueidade para evitar que a umidade do solo passe para a superfície, além da colocação de uma lona para que o piso possa se ”movimentar” na sub-base;
  • Quarto passo: concretagem, de acordo com o tipo de piso de concreto escolhido. É um processo que precisa ser muito bem feito e gerenciado, sempre por profissionais especializados;
  • Quinto passo: nivelamento do piso, de acordo com as especificações do projeto, seja reto ou inclinado. A planicidade também é importante para evitar que problemas apareçam cedo demais;
  • Sexto passo: esperar o procedimento de cura do piso de concreto, que geralmente é feito com mantra de feltro ou polipropileno. A cura química também é uma opção, mas muitos especialistas não indicam e preferem o método tradicional;
  • Último passo: com a instalação completa, é feito o acabamento da superfície com as famosas ”acabadoras de superfície”, máquinas que deixarão o piso com maior atrito, rugoso, lixado, jateado, ou seja, de acordo com a proposta inicial e o espaço que está sendo projetado. Depois disso, pode-se colocar uma base, mas evitar molhar logo nos primeiros dias.

Pronto, o piso de concreto está instalado e o ambiente feito e renovado. É simples, versátil, durável e econômico!

pisos-de-concreto


Vantagens do piso de concreto 

  • É uma opção resistente, durável, que não custa tão caro e é de fácil instalação, ainda mais quando comparada a outros materiais e texturas;
  • É versátil e, dependendo do tipo, ilumina o ambiente, além de dar sensação de amplitude e permitir a criação de diversas composições interessantes;
  • A expectativa de vida é a mais longa do mercado, segundo muitos especialistas. Com o passar do tempo, não precisam de um novo revestimento ou a remoção da camada superficial no caso de uma reforma do espaço;
  • As cores são neutras e caem bem em qualquer conceito decorativo, seja na área interna ou externa. Tem uma ótima adequação a muitos espaços. E se você é desses que prefere nuances mais coloridas, pode optar pelas versões com tons quentes, com pigmento (pó xadrez ou tinta epóxi);
  • O piso de concreto é fácil de limpar e não exige uma manutenção frequente. A superfície é lisa e evita que a sujeira se acumule, já a cor e a rusticidade não a torna tão aparente, como um piso branco de cerâmica, por exemplo.

Como limpar?

Basta utilizar água e sabão para uma limpeza completa de todos os tipos de piso de concreto. Não é preciso passar produtos específicos nessa etapa. Só é indicado aplicar cera líquida ou verniz a cada 5 meses, dando mais brilho à superfície. Ah, e evite o derrame e uso de produtos abrasivos que possam danificar o piso. Assim, ele se mantém lindo e com ótimo aspecto por muito tempo!

piso


Tipos de Piso de Concreto

Um dos grandes benefícios do piso de concreto é que há quatro tipos principais para escolher. O modelo muda de acordo com cada ambiente e suas características. Conheça os mais usuais e suas peculiaridades!

Concreto Armado

O concreto armado é um dos mais tradicionais, usado em praticamente todos os projetos de grande porte, sobretudo áreas de grande circulação e que necessitam de resistência, como indústrias e galpões, por exemplo. Também é indicado para viadutos, barragens e demais obras públicas que precisam sempre de proteção.

Como você pode ver nas fotos, trata-se da massa de concreto com estruturas armadas de ferragens, o que torna ainda mais forte e livre de problemas como desgaste por muito tempo. Tanto por isso, é instalada com a máxima cautela e após muitas pesquisas preliminares do especialista.

piso-de-concreto-armado-1

piso-de-concreto-armado-2

piso-de-concreto-armado-3

piso-de-concreto-armado-4

piso-de-concreto-armado-5

piso-de-concreto-armado-6

piso-de-concreto-armado-7

piso-de-concreto-armado-8

piso-de-concreto-armado-9

piso-de-concreto-armado-10

piso-de-concreto-armado

Concreto Intertravado

Já o piso de concreto intertravado é o mais popular em áreas públicas e externas, sobretudo para calçadas e entrada de residências e empreendimentos. São blocos pré-fabricados de concreto de diversos formatos que formam desde estruturas retas até desenhos diferenciados. Muitos também são pigmentados para aumentar a beleza do espaço, já que tem maior praticidade e sustentabilidade para isso.

Aqui no Brasil, esse tipo é muito comum em diversas cidades, sobretudo em praças e calçadões, substituindo os famosos paralelepípedos. Na comparação de um com o outro, o concreto intertravado ganha fácil como uma alternativa bonita, resistente e que realmente chama atenção! Além disso, é muito simples de montar e permite as mais infinitas composições.

piso-de-concreto-intertravado-1

piso-de-concreto-intertravado-2

piso-de-concreto-intertravado-3

piso-de-concreto-intertravado-4

piso-de-concreto-intertravado-5

piso-de-concreto-intertravado-6

Opções coloridas de piso de concreto intertravado estão em alta, sobretudo na fachada de novas lojas, shoppings e demais áreas externas. Já em chácaras, é usado em complemento ao concregrama ou na borda de piscinas.

piso-de-concreto-intertravado-7

piso-de-concreto-intertravado-8

piso-de-concreto-intertravado-9

piso-de-concreto-intertravado-10

piso-de-concreto-intertravado

Concreto Polido

Se o intertravado é ótimo para exteriores, o concreto polido é a alternativa perfeita para os interiores. Todas as casas podem aderir a esse tipo de piso de concreto, já que é resistente a impactos (antiderrapante), exuberante (brilhante), durável e econômico. A manutenção é simples e combina com praticamente todas as nuances decorativas. Veja pelas fotos o quanto fica bacana contar com esse modelo em sua casa, escritório e demais espaços.

piso-de-concreto-polido-1

piso-de-concreto-polido-2

piso-de-concreto-polido-3

piso-de-concreto-polido-4

piso-de-concreto-polido-5

piso-de-concreto-polido-6

piso-de-concreto-polido-7

O cinza é um tom que combina com praticamente qualquer cor, do sóbrio do marrom ao quente do amarelo, além do clean do branco e do destaque do vermelho. Com certeza, uma opção perfeita e versátil!

piso-de-concreto-polido-8

piso-de-concreto-polido-9

piso-de-concreto-polido

Concreto Queimado

O concreto queimado, chamado também de cimento queimado, é uma forte tendência atual e que traz uma elegância e rusticidade ao ambiente. O acabamento, porém, precisa ser impecável para ficar bonito e destacado. Não tem um bom custo-benefício, já que é preciso de um bom profissional para aplicação, mas o resultado final é incrível. É preciso se atentar à instalação e fazer desse tipo seguro (já que costuma ser escorregadio) e com uma aparência que realmente encante. Por isso, fique atento!

piso-de-concreto-queimado-2

piso-de-concreto-queimado-3

piso-de-concreto-queimado-4

piso-de-concreto-queimado-5

piso-de-concreto-queimado-6

piso-de-concreto-queimado-7

piso-de-concreto-queimado-8

Muitos projetos de casas modernas têm usado o cimento queimado para revestimento tanto do piso quanto de paredes. Pelas imagens, dá para ver que fica muito bonito, com um toque de luxo e requinte.

piso-de-concreto-queimado-9

piso-de-concreto-queimado

piso-de-concreto-queimado1

Quanto custa? #Preço

O preço do piso de concreto depende do tipo e da área de instalação. São vários fatores que acarretarão no custo final, da instalação até o acabamento. O metro quadrado, no geral, custa de 25 a 30 reais, mas varia bastante devido a muitos fatores. Por isso, é indicado fazer uma boa pesquisa, falar com o especialista e realizar diversos orçamentos de acordo com o local em que deseja aplicar. Assim, você consegue um material de qualidade e com ótimo preço!


Essas foram as principais informações sobre o piso de concreto. O que achou? Vai apostar nessa tendência? Comente e conte pra gente o que achou. Até mais! 🙂

Você pode gostar...