Esculturas de Gesso: Modelos, Passo a Passo e Fotos

Desde a antiguidade o gesso vem sendo utilizado na fabricação de esculturas. O material de fácil manuseio é ótimo para praticar técnicas de artesanato. Também ajuda a produzir lindas peças. Esculturas de gesso são uma ótima forma de praticar arte manuais e fáceis de se fazer. Aprenda mais a seguir.

fotos de Esculturas de gesso

modelos de Esculturas de gesso

O que é gesso?

O gesso é um material em pó obtido de uma pedra conhecida como gipsita. Para o manuseio basta apenas acrescentar um pouco de água ao pó branco e moldar. Após a secagem que durou um pouco mais de um dia a peça estará pronta e já poderá ser pintada utilizada.

A gipsita é uma pedra encontrada amplamente no meio natural. Até chegar na matéria-prima das esculturas de gesso a pedra passa por um longo processo de raspagem.

A escultura é apenas uma das possibilidade de trabalhar com gesso. Outras você já deve conhecer como:

  • Roda teto;
  • Roda piso;
  • Construção de paredes – são mais fáceis de remover não modificam a estrutura predial;
  • Camas – hotéis e motéis utilizam bastante o material por ser barato;
  • Dentre outros.

Móveis podem ser construídos de gesso sem qualquer problema. Quando bem reforçado com estrutura de base, durará bastante.

esculturas de gesso artesã

Esculturas de gesso no artesanato

esculturas de gesso de meninos

Os tipos de gesso

Antes de partir para comprar a matéria-prima é preciso entender que existem diferentes tipos de gesso. Depois da raspagem da pedra natural podem ser adicionadas substâncias químicas responsáveis por maior ou menor dureza do pó.

Mas todos os tipos de gesso possuem uma característica em comum: não podem ter contato com a umidade. Seja em escultura ou utilizada em uma parede, o contato com a água danificará o produto.

O gesso tem usado para artesanato pode ser comprado em lojas de materiais artesanais. As gesseiras são lojas especializadas em na venda de sacos do pó. A venda é por quilo e custa pouco reais. Pequenos pacotes podem ser comprados por centavos.

esculturas de gesso para casa

modelos de esculturas de gesso

Modelos de Esculturas de Gesso

Esculturas de gesso brancas

Os modelos de esculturas de gesso na cor branca(pura) são muitos utilizados atualmente. São vendidos tanto com finalidades decorativas como para quem deseja criar uma arte pintando a peça. No geral ela é usada na tonalidade clara mesmo.

A escultura branca feita em gesso relembra os modelos de mármore da arte grega. As réplicas de esculturas gregas feitas em gesso são um enorme sucesso de mercado.

esculturas-de-gesso-brancas esculturas de gesso com gesso branco esculturas de gesso branca pura

Esculturas de gesso douradas

Após a fabricação da peça ela recebe uma pintura com tinta na cor ouro. A inspiração vem da Arte Moderna, com a grande diferença que há cerca de 100 anos atrás era realmente ouro a cobrir cada escultura.

Outra ideia muito utilizada no mercado de artesanato é escultura do tipo ouro velho. O aspecto de ouro envelhecido também é muito querido no mercado de artes manuais.

esculturas de gesso coruja

esculturas de gesso são jorge

esculturas de gesso escultura

esculturas de gesso ouro velho

Esculturas de gesso folclóricas

São os tipos mais vendidos no Brasil, em especial na região nordeste. Usam elementos como imagens de personagens típicos da cultura brasileira. A inspiração na cultura popular gera lindas peças vendidas em feiras e mercados artesanais.

Importante: Não confundir com a arte do mestre Vitalino. As esculturas de Vitalino vendidas mais comumente em Pernambuco são todas feitas em barro e argila e não gesso.

esculturas de gesso frei

esculturas de gesso negras

esculturas de gesso mulher nordestina

 

esculturas de gesso baianas

Como Fazer e Pintar Escultura de Gesso Passo a Passo

Como fazer esculturas em gesso

Fazer esculturas de gesso é mais simples do que você pensa. A matéria-prima é basicamente gesso e água. Basta misturar os dois itens até obter uma mistura levemente maleável e pode começar a moldar.

Para quem deseja fazer peças iguais a dica é utilizar formas para gesso. São vendidas em lojas de artesanato e permitem a produção de peças de todos os tipos.

esculturas de gesso molde

Molde para Gesso

Você pode encontrar nas lojas formas do Mickey e da Minnie para fazer lembrancinhas de aniversário de gesso, por exemplo. Em lojas de armazém de construção encontra modelos para construir paredes decorativas. Ou pode usar objetos de plástico de alto relevo para criar o molde também.

Como pintar esculturas em gesso

  • O gesso deve estar completamente seco para receber a umidade da tinta na cobertura.
  • O ideal é apenas pintar após 24 horas de finalizada a escultura.
  • Não é necessário secar ao sol, mas ela deve permanecer intacta e sem o contato com a mão humana.
  • A tinta pode ser do tipo spray ou pincel.
  • Não existe nenhuma regra de ser necessário utilizar apenas um tipo específico de tinta. Pode ser desde as de secagem rápida até a pintura a óleo.

A pintura é um toque diferencial na peça após a produção. Ela pode receber efeito dos mais diversos de acordo com o material disponível, desde o ouro velho até o desgaste como se fosse uma peça um tira. ou metalizado. Fica a seu critério.

 

Você pode gostar...