Penteadeira Antiga / Vintage / Retrô: Diferenças, preço e 40 fotos!

Se tem um móvel que se enquadra a um estilo clássico e que está voltando com tudo é a penteadeira. Melhor que isso, modelos de penteadeira antiga, vintage e retrô estão em alta com detalhes modernos, novas cores, formatos diferenciados, entre outros conceitos lindos que têm conquistado muitas pessoas. Se você ama e quer um móvel desse para decorar seu quarto, confira o artigo com muitas dicas e fotos inspiradoras!

penteadeira-antiga-vintage-destaque

Penteadeira Vintage, Retrô e Provençal: Qual a diferença?

Esses três termos são muito parecidos e parecem que indicam a mesma coisa. Embora até tenham uma certa semelhança, há algumas diferenças que você deve saber e que são usuais quando se trata de decoração e design.

O vintage trata-se de um termo peculiar em inglês que é derivado das safras de vinho. Já ouviu falar que quanto mais antiga a safra, melhor, não é? Pois é! Então, isso vale no conceito decor dos móveis também. Por isso, quando se diz vintage, são aqueles modelos super clássicos e tradicionais, das décadas de 20 a 60 (e até mais antigos!). A ideia é contar com um tipo diferenciado, original e que mantenha todas as características da época preservadas.

Móveis vintage originais são encontrados apenas em lojas especializadas, como antiquários. São mais raros, resistentes e com materiais brutos, logo, o preço é bem mais elevado do que uma alternativa convencional, de mil a milhões!

penteadeira-vintage

Modelo de penteadeira antiga vintage

Já o retrô refere-se a peças mais ”novas”, no contexto de fabricação. As décadas de 70 e 80, por exemplo, que estejam bem conservadas e funcionais. O retrô dá um toque mais lúdico e não tão sóbrio quanto o vintage. Tem uma cara mais atual e popular, por isso são usuais na indústria tradicional e lojas mais comuns. Você pode visitar uma loja de departamento e se deparar com um tipo de móvel retrô com um valor econômico.

Retrô se trata de reedição ou recriação, semelhante ao vintage, até tratado como ”cópia” por alguns especialistas. De fato, isso abre margem para muita discussão, por isso considere sempre a definição geral. 

penteadeira-antiga-vintage-8

Penteadeira antiga retrô, com inspiração mais atual e contemporânea

E o provençal? Como é uma penteadeira nesse estilo? Bom, esse tipo provém da região de Provença, na França, com inspiração na decoração e conceitos das casas dos camponeses locais, que logo chamou atenção do mundo inteiro devido à sofisticação e o minimalismo unido a um toque rústico. Romântico e delicado, agrada a todos. Um móvel provençal é mais claro, neutro e singelo. Branco e bege são os tons mais utilizados.

penteadeira-retro

Penteadeira antiga provençal, perceba pelos detalhes do espelho

Todos os estilos são inspiradores e chamam atenção, indicados tanto para homens quanto mulheres. No caso da penteadeira, esses modelos clássicos e antigos combinam muito bem com perspectivas modernas ou em complemento entre eles mesmo. Você pode juntar retrô, vintage, provençal e contemporâneo no mesmo ambiente sem problemas, basta focar no equilíbrio e harmonia!

Quanto custa? 

O preço de uma penteadeira antiga é bem variável. São modelos que mudam conforme design, formato, cores, entre outras possibilidades distintas. Uma penteadeira vintage, quanto mais antiga for, pode custar de 1 mil até valores astronômicos, tudo depende da exclusividade e originalidade. Não é à toa que só podem ser compradas em antiquários e são sempre objetos de leilões.

Já uma penteadeira retrô e atual pode ser comprada por um valor popular, a partir de 300 reais. Muitas lojas convencionais comercializam esse móvel com perspectivas modernas, mas vale lembrar que, se for original e de épocas passadas, fica mais cara.

É fundamental fazer uma boa pesquisa antes de comprar a penteadeira antiga perfeita. Tanto em lojas físicas quanto online há muitas opções para escolher aquela que tem mais a ver com a decoração do seu quarto! Para te inspirar, separamos modelos variados retrô e vintage de todas as cores!

Modelos de Penteadeira Retrô

Azul

Difícil encontrar alguém que não ame azul! Essa cor com vários tons (alguns próximos ao verde) incrementa qualquer decoração e dá um toque vivaz e sagaz ao quarto, ainda mais com espelho. 

penteadeira-retro-azul-1

penteadeira-retro-azul-3

penteadeira-retro-azul-ideias

penteadeira-retro-azul-modelos

penteadeira-retro-azul

penteadeira-retro-e-vintage-azul

 

Amarela

Quem não gosta de amarelo vai mudar de ideia ao ver as penteadeiras antigas nessa cor. Quer dar destaque a seu quarto? Pode apostar! Combina com conceitos modernos e fora do convencional tanto quanto um branco ou detalhes de madeira. 

penteadeira-retro-amarela-1

penteadeira-retro-amarela-2

penteadeira-retro-amarela-3

penteadeira-retro-amarela-ideias

penteadeira-retro-amarela

 

Rosa

Falando em destaque, o rosa é maravilhoso e vai desde um tom claro até um mais escuro. Experimente ornar com flores e outros detalhes retrô na decoração!

penteadeira-retro-rosa-1

penteadeira-retro-rosa-2

penteadeira-retro-rosa-3

penteadeira-retro-rosa-ideias

penteadeira-retro-rosa

 

Roxa / Lilás

Se você acha o rosa muito chamativo, o roxo é alternativa, já que traz mais sofisticação e requinte. As jovens podem aderir à penteadeira antiga por meio dessa cor, que tal?

penteadeira-retro-roxo-1

penteadeira-retro-roxo-2

penteadeira-retro-roxo

 

Vermelha

Não dá para deixar o vermelho de lado. Uma proposta que fica interessante junto a tons quentes e sóbrios, tanto com madeira ou com diversos papéis de parede. 

penteadeira-retro-vermelha-2

penteadeira-retro-vermelha-3

penteadeira-retro-vermelha-como-e

penteadeira-retro-vermelha

 

Preta

O preto é clássico na decoração e, para não criar um ambiente tão pesado, combina com branco ou cores mais claras, como o bege ou rosa. Alguns modelos seguem até uma linha mais vintage e original. 

penteadeira-retro-preta-1

penteadeira-retro-preta-2

penteadeira-retro-preta-3

penteadeira-retro-preta-4

penteadeira-retro-preta

 

Branca

Para finalizar, o branco fecha com chave de ouro quando se trata de uma penteadeira antiga linda e delicada. Serve para uma decor provençal, minimalista, escandinava… essa versatilidade chama atenção e conquista todo mundo! 

penteadeira-retro-branca-1

penteadeira-retro-branca-2

penteadeira-retro-branca-3

penteadeira-retro-branca-4

penteadeira-retro-branca-simples

penteadeira-retro-branca

 

Modelos de Penteadeira Antiga / Vintage

Como dissemos, esses modelos de penteadeira antiga e vintage seguem padrões clássicos e exclusivos que remetem até a uma certa ostentação em ter um móvel tão diferenciado e de uma época passada. Quanto mais ”velho”, melhor! Tanto o formato do móvel quanto do espelho aderem a essas definições e ficam ótimos em uma decoração com esse conceito e até com detalhes modernos, desde que se preze pelo equilíbrio no espaço.

penteadeira-antiga-vintage-1

penteadeira-antiga-vintage-3

penteadeira-antiga-vintage-4

penteadeira-antiga-vintage-5

penteadeira-antiga-vintage-6

penteadeira-antiga-vintage-7

penteadeira-antiga-vintage-9

penteadeira-antiga-vintage

Marrom, branco e bege são os tons mais usuais quando se trata de uma penteadeira antiga vintage. O luxo e sofisticação chamam atenção, por isso, você pode ver esses móveis em locais que não são tão populares e raramente em lojas convencionais. 


Que tal aderir a essa tendência e ter uma penteadeira antiga em casa? Seja retrô ou vintage, escolha o modelo com um preço que caiba no seu bolso e fique em harmonia com a decoração do seu quarto. São ideias incríveis e encantadoras, que tal inovar? Faça o teste e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...