Junta de Dilatação【2024】– O que é | Tipos | Como aplicar

Você já ouviu falar em junta de dilatação? A técnica utilizada na construção civil é algo essencial em muitos projetos e conhecer esse termo pode ser uma maneira de acompanhar obras e ganhar mais conhecimentos sobre diferentes técnicas aplicadas em construções.

Para entender o que é a junta de dilatação, vantagens e o processo para fazer esse tipo de técnica, é só continuar a leitura e ficar por dentro dos termos utilizados na área da construção civil.

 

O que é junta de dilatação?

A junta de dilatação é uma técnica da construção civil que inclui espaçamento entre pisos, pontes, edificações e outras estruturas.

1 o que e junta de dilatacao Quartzolit

Via: Quartzolit

O espaçamento adicionado à construção tem como objetivo permitir a expansão térmica do material, permitindo que a dilatação com o calor e a contração em temperaturas mais frias.

A técnica que inclui espaço necessário para expansão de materiais ajuda a evitar fissuras, quebras ou outros danos ao projeto.

2 entenda o que e junta de dilatacao CarLuc Engenharia

Via: CarLuc Engenharia

Vantagens e benefícios

A junta de dilatação é uma técnica de espaçamento bastante aplicada em diferentes obras e esse processo pode trazer inúmeras vantagens ao projeto. Para exemplificar os pontos positivos de incluir a junta de dilatação ao projeto, reunirmos as principais vantagens da técnica.

  • Durabilidade: uma das vantagens da técnica é o aumento de durabilidade de pisos e revestimentos, impedindo a infiltração de poeira, umidade, óleo ou outros materiais que possam comprometer a durabilidade do revestimento.
3 beneficios da junta de dilatacao Pinterest

Foto: Pinterest

  • Dilatação: o espaçamento criado para a expansão dos materiais é uma grande vantagem, permitindo que a construção possa expandir ou contrair evitando danos à superfície, fissuras e quebras.
4 vantagens da junta de dilatacao CJI Revestimentos

Via: CJI Revestimentos

  • Resistência: a aplicação da técnica de espaçamento cria ótima resistência ao projeto, garantindo resistência em movimentações como compressões, rotações outras ações.
5 beneficios e vantagens da junta de dilatacao Quartzolit

Via: Quartzolit

  • Flexibilidade: o espaçamento criado no projeto dá maior possibilidade de movimento ao material em decorrência de dilatações e retrações, sem ocasionar danos ao projeto. Assim, a adição das juntas pode dar mais flexibilidade a obras com concreto ou metal.
6 pontos positivos da junta de dilatacao Fibersals

Via: Fibersals

  • Evita problema estéticos: as juntas que permitem a dilatação não evitam apenas danos estruturais ao projeto, mas também podem evitar o surgimento de trincos e rachaduras, que podem ocasionar problemas estéticos ao projeto.
7 pros da junta de dilatacao Auraplast

Via: Auraplast

Tipos de junta de dilatação

A junta de dilatação é uma técnica utilizada em projetos de construção civil e é conhecida pelo espaçamento dado para expansão e contração de materiais.

A técnica aplicada a construções pode ter diferentes variações, e cada estilo de junta é recomendado de acordo com as especificações dos projetos.

Junta serrada

A junta serrada é uma técnica com execução feita após a concretagem da estrutura.

Esse tipo de técnica é previsto para concretagens contínuas e extensas, e que normalmente são aplicadas para pisos de áreas grandes.

Nessa técnica, a concretagem é feita de uma só vez e depois da cura do concreto são realizados cortes superficiais na superfície, de acordo com as posições indicadas no projeto para que haja espaçamento para expansão e contração da superfície.

Junta de encontro

A junta de encontro é prevista para isolar a concretagem nova de uma construção já existente.

Um exemplo é a concretagem de um piso, que necessita de isolamento entre as vigas baldrame; assim, são inseridas placas de isopor entre as vigas e o piso para impedir o contato do concreto fresco com a viga.

Junta de controle ou retração

A técnica é utilizada em concreto e costuma ser aplicada para criar leves marcas na concretagem.

Assim, se houver trincos na superfície é possível que isso ocorra no local em que já foi feita a sinalização anteriormente.

Junta de expansão

A junta de expansão é uma técnica utilizada em concreto e que costuma ser aplicada para separar o piso de outros elementos presentes na construção, como vigas e pilares.

Junta de construção

A junta de construção é uma técnica aplicada em concreto, criando demarcações em faixas de concreto, que podem ser feitas no sentido transversal ou longitudinal.

Como é feita a aplicação?

Para entender como é o processo de fazer junta de dilatação, trouxemos um passo a passo simples.

A técnica deve ser feita por um profissional que faça o cálculo do projeto estrutural, levando em conta os materiais utilizados, as ações das cargas estáticas e dinâmicas, ações climáticas, entre outros fatores que devem ser levados em conta para calcular as juntas e determinar qual a melhor técnica de acordo com o projeto.

  • Para iniciar o processo de fazer a junta em revestimentos, é necessário fazer a limpeza do local para retirar resíduos e poeiras do espaçamento entre pisos;
  • Com a junta sem sinais de umidade, é necessário escolher qual solução será aplicada;
  • Para o caso de pisos e revestimentos, a recomendação é revestir a superfície com fita crepe para facilitar a limpeza;
  • Com as separações já definidas e a superfície protegida, a recomendação é de aplicar um selante, que nesse caso, pode ser uma opção flexível de poliuretano;
  • Após a aplicação do selante, é necessário fazer o acabamento com o auxílio de uma espátula para distribuir o produto uniformemente;
  • Para finalizar, retire a fita crepe e garanta o tempo de secagem recomendado de acordo com o produto utilizado.
8 como fazer junta de dilatacao Construcao Civil

Via: Construção Civil

Agora que você já conhece a técnica e entende a importância desse processo na obra, já pode entender melhor os assuntos relacionados à construção civil.

Você pode gostar...