PISO QUE IMITA MADEIRA: 50 Dicas e Fotos

A construção ou reforma do lar implica em muitos detalhes, e entre as escolhas está a definição do piso a ser usado. Para quem está pensando em utilizar piso que imita madeira, pode achar que o processo de escolha é mais fácil, mas até nesse segmento há variedade, já que é possível encontrar esse tipo de piso em diferentes materiais.

Se antigamente a simulação de madeira não parecia muito real, atualmente já dá para encontrar réplicas perfeitas, e o melhor é que o preço é bem mais em conta do que revestir toda a casa com madeira, além da preservação ambiental, é claro.

Ficou em dúvida de qual piso imitando madeira é melhor para o seu projeto? Ainda não tem certeza de como ficaria sua casa com esse tipo de piso? Então, vamos ao post com as dicas e inspirações, assim a decisão e escolha do piso vão ficar mais fáceis.

Porcelanato que imita madeira

Se você é do tipo que gosta de piso frio pela facilidade na hora da limpeza, e pela possibilidade de poder lavar o piso, nada mais ideal que usar porcelanato para revestir a casa.

piso que imita madeira 1

Além da opção de usar o porcelanato no piso, outra dica é apostar no porcelanato imitando madeira como revestimento de parede. Isso mesmo, dá para criar uma parede que simula um painel de madeira.

piso que imita madeira 2
piso que imita madeira 3

  • Para quem vai optar pelo porcelanato com características amadeiradas, precisa tomar um cuidado no momento da instalação. Como esse é um tipo de piso que necessita de rejunte, é preciso que o profissional instale o piso com pouca distância entre as placas (máximo de 2 mm), de modo a criar a impressão de continuidade no piso.
  • Além do uso interno, ainda é possível usar esse tipo de porcelanato na área externa da casa, como a área de lazer e piscina. O único cuidado para instalação nessa área, é que o piso não seja liso demais, assim você evita acidentes domésticos.

piso que imita madeira 4

Piso laminado

O piso laminado já é queridinho há algum tempo, e sua fama se deve a fácil instalação e excelente custo-benefício.

O uso do piso laminado que simula madeira é uma ótima dica para quem quer praticidade e durabilidade, uma vez que esse tipo de piso é resistente a riscos e é uma alternativa para quem tem criança e/ou animais de estimação em casa.

piso que imita madeira 5

O único aspecto que faz com que esse tipo de piso perca pontos fica por conta da limpeza que deve ser feita apenas com pano úmido, já que o piso laminado não é resiste a água (não dá para lavar) e nem é indicado para áreas úmidas ou externas.

Para instalar o piso laminado em casa é preciso contratar um profissional da área.

piso que imita madeira 6
Piso vinílico

O piso vinílico nada mais é que um piso de PVC. O revestimento tem fácil instalalação é ótimo custo-benefício, e é ideal para quem busca imitação de madeira, mas sem gastar muito.

piso que imita madeira 7

  • Além da rápida instalação, o piso vinílico ainda é de fácil limpeza e dispensa todo os cuidados que um revestimento de madeira exige.
  • Ao contrário do piso laminado, o vinílico pode ser instalado em áreas úmidas, como cozinha, banheiro e lavanderia.
  • Outra vantagem, é que há modelos próprios para áreas em contato direto com água, como box, então na hora da compra é bom se informar direitinho quando a intenção for utilizar o piso em áreas com água.

piso que imita madeira 8

Piso cerâmico imitando madeira

O piso cerâmico que simula madeira é mais uma opção de piso frio que pode ser utilizado dentro e fora de casa.

piso que imita madeira 9

A instalação segue as mesmas regras que um piso frio comum, e tem a vantagem de poder ser instalado em áreas que tem contato direto com água (dentro do box e em torno da piscina).

piso que imita madeira 10

O preço desse tipo de piso costuma ser bem atrativo e a variedade de cores e texturas é enorme.

Além de usado dentro e fora de casa, o piso cerâmico que imita madeira também tem sido um ótimo recurso para a fachada de casas.

piso que imita madeira 11

Carpete de madeira

Mais um piso que simula madeira, e que ainda é pouco conhecido é o carpete de madeira. O revestimento nada mais é que uma folha fina de madeira prensada sobre uma superfície de madeira como aglomerado, mdf ou compensado.

A instalação é feita através do encaixe de placas, e apesar de parecido com o piso laminado, o carpete tem menor durabilidade e resistência. Apesar de ter bom custo-benefício, esse tipo de piso ainda tem mais desvantagem quando o assunto é o som que reproduz enquanto alguém se desloca sobre sua superfície.
piso que imita madeira 12
Fotos e inspirações de pisos que imitam madeira

Se a ideia é usar um revestimento que simula madeira dentro ou fora de casa (nesse caso é preciso ver quais são indicados para áreas externas), mas ainda falta inspiração de cores, texturas e estilos de pisos, separamos uma seleção de fotos de pisos imitando madeira.

piso que imita madeira 13
piso que imita madeira 14
piso que imita madeira 15
piso que imita madeira 16
piso que imita madeira 17
piso que imita madeira 18
piso que imita madeira 19
piso que imita madeira 20
piso que imita madeira 21
piso que imita madeira 22
piso que imita madeira 23
piso que imita madeira 24
piso que imita madeira 25
piso que imita madeira 26
piso que imita madeira 27
piso que imita madeira 28
piso que imita madeira 29
piso que imita madeira 30
Você já usa ou usou algum tipo de piso que imita madeira? A ideia de usar esse tipo de revestimento é economizar um pouquinho e ainda ter a praticidade de manutenção. No entanto, é válido considerar que se você já usa madeira no lar, nenhum tipo de revestimento é aconselhado, já que haverá contraste no piso. O revestimento que simula o material, é indicado apenas para lares que ainda não possuem piso de madeira.

Você pode gostar...