PISO QUE IMITA MADEIRA: 50 Dicas e Fotos
A construção ou reforma do lar implica em muitos detalhes, e entre as escolhas está a definição do piso a ser usado. Para quem está pensando em utilizar piso que imita madeira, pode achar que o processo de escolha é mais fácil, mas até nesse segmento há variedade, já que é possível encontrar esse tipo de piso em diferentes materiais.
Se antigamente a simulação de madeira não parecia muito real, atualmente já dá para encontrar réplicas perfeitas, e o melhor é que o preço é bem mais em conta do que revestir toda a casa com madeira, além da preservação ambiental, é claro.
Ficou em dúvida de qual piso imitando madeira é melhor para o seu projeto? Ainda não tem certeza de como ficaria sua casa com esse tipo de piso? Então, vamos ao post com as dicas e inspirações, assim a decisão e escolha do piso vão ficar mais fáceis.
Porcelanato que imita madeira
Se você é do tipo que gosta de piso frio pela facilidade na hora da limpeza, e pela possibilidade de poder lavar o piso, nada mais ideal que usar porcelanato para revestir a casa.
Além da opção de usar o porcelanato no piso, outra dica é apostar no porcelanato imitando madeira como revestimento de parede. Isso mesmo, dá para criar uma parede que simula um painel de madeira.
- Para quem vai optar pelo porcelanato com características amadeiradas, precisa tomar um cuidado no momento da instalação. Como esse é um tipo de piso que necessita de rejunte, é preciso que o profissional instale o piso com pouca distância entre as placas (máximo de 2 mm), de modo a criar a impressão de continuidade no piso.
- Além do uso interno, ainda é possível usar esse tipo de porcelanato na área externa da casa, como a área de lazer e piscina. O único cuidado para instalação nessa área, é que o piso não seja liso demais, assim você evita acidentes domésticos.
Piso laminado
O piso laminado já é queridinho há algum tempo, e sua fama se deve a fácil instalação e excelente custo-benefício.
O uso do piso laminado que simula madeira é uma ótima dica para quem quer praticidade e durabilidade, uma vez que esse tipo de piso é resistente a riscos e é uma alternativa para quem tem criança e/ou animais de estimação em casa.
O único aspecto que faz com que esse tipo de piso perca pontos fica por conta da limpeza que deve ser feita apenas com pano úmido, já que o piso laminado não é resiste a água (não dá para lavar) e nem é indicado para áreas úmidas ou externas.
Para instalar o piso laminado em casa é preciso contratar um profissional da área.
Piso vinílico
O piso vinílico nada mais é que um piso de PVC. O revestimento tem fácil instalalação é ótimo custo-benefício, e é ideal para quem busca imitação de madeira, mas sem gastar muito.
- Além da rápida instalação, o piso vinílico ainda é de fácil limpeza e dispensa todo os cuidados que um revestimento de madeira exige.
- Ao contrário do piso laminado, o vinílico pode ser instalado em áreas úmidas, como cozinha, banheiro e lavanderia.
- Outra vantagem, é que há modelos próprios para áreas em contato direto com água, como box, então na hora da compra é bom se informar direitinho quando a intenção for utilizar o piso em áreas com água.
Piso cerâmico imitando madeira
O piso cerâmico que simula madeira é mais uma opção de piso frio que pode ser utilizado dentro e fora de casa.
A instalação segue as mesmas regras que um piso frio comum, e tem a vantagem de poder ser instalado em áreas que tem contato direto com água (dentro do box e em torno da piscina).
O preço desse tipo de piso costuma ser bem atrativo e a variedade de cores e texturas é enorme.
Além de usado dentro e fora de casa, o piso cerâmico que imita madeira também tem sido um ótimo recurso para a fachada de casas.
Carpete de madeira
Mais um piso que simula madeira, e que ainda é pouco conhecido é o carpete de madeira. O revestimento nada mais é que uma folha fina de madeira prensada sobre uma superfície de madeira como aglomerado, mdf ou compensado.
A instalação é feita através do encaixe de placas, e apesar de parecido com o piso laminado, o carpete tem menor durabilidade e resistência. Apesar de ter bom custo-benefício, esse tipo de piso ainda tem mais desvantagem quando o assunto é o som que reproduz enquanto alguém se desloca sobre sua superfície.
Fotos e inspirações de pisos que imitam madeira
Se a ideia é usar um revestimento que simula madeira dentro ou fora de casa (nesse caso é preciso ver quais são indicados para áreas externas), mas ainda falta inspiração de cores, texturas e estilos de pisos, separamos uma seleção de fotos de pisos imitando madeira.
Você já usa ou usou algum tipo de piso que imita madeira? A ideia de usar esse tipo de revestimento é economizar um pouquinho e ainda ter a praticidade de manutenção. No entanto, é válido considerar que se você já usa madeira no lar, nenhum tipo de revestimento é aconselhado, já que haverá contraste no piso. O revestimento que simula o material, é indicado apenas para lares que ainda não possuem piso de madeira.