Casas de Bloco de Concreto ➞ 36 Ideias e Projetos Incríveis!

O universo da construção civil é repleto de materiais e elementos que podem ser utilizados nos mais diversos projetos, e uma das possibilidades para o momento da construção são as casas de blocos de concreto, um tipo de bloco estrutural e que tem ganhado cada vez mais espaço e uso no universo da construção civil.

Os blocos de concreto são compostos de cimento, agregados e água, e costumam ser chamadas de blocos estruturais, uma vez que este tipo de bloco costuma ser uma ótima opção para a parte estrutural do projeto.

E se você está em dúvida de qual material escolher durante a construção, no post trouxemos inspirações de casas de blocos de concreto, além de reunir os prós e contras desse material.

casas de bloco de concreto

 

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Repelente: Os blocos de concreto apresentam como ponto positivo o fato de serem repelentes a insetos, uma vez que o concreto não sofre com o infestações, como pode acontecer em construções que usam a madeira como base do projeto, uma vez que esse material pode ser afetado por infestação de cupins.
  • Resistente a fogo: Outro ponto positivo do uso de blocos de concreto na construção é o fato do material ser resistente a fogo, evitando a propagação do fogo e evitando incêndios que podem comprometer toda a estrutura da casa.
  • Isolante térmico e acústico: A base em concreto do material é excelente em relação ao isolamento térmico e acústico. Assim, os blocos de concreto conseguem manter a temperatura interna mais confortável e estável, evitando que o material utilizado na construção aqueça demais ou esfrie demais o interior da casa, o que é um ponto positivo para a economia de energia. Os blocos de concreto também garantem excelente isolamento acústico, evitando que os barulhos externos possam incomodar o interior da casa.
  • Agilidade na construção: Por serem maiores que os blocos tradicionais, essa versão em concreto permite maior agilidade na hora de construir, resultando no levantamento mais rápido das paredes. Outro ponto positivo é que esse material é autoportante, ou seja, suporta todo o peso da parede, dispensando o uso de vigas e pilares e aumentando a rapidez na execução da obra.

vantagens de construir casa com blocos de concreto

Desvantagens

  • Dificuldade com novas instalações: Um dos pontos negativos em relação aos blocos de concreto é em relação a fazer novas escavações para a passagem de dutos e fiação. Nesse caso, o indicado é que as instalações sejam feitas no mesmo momento do levantamento das paredes, uma vez que novas instalações podem ser complicadas de fazer com a parede já levantada.
  • Custo: Apesar de apresentar muitos pontos positivos, um fator negativo em relação à escolha desses blocos é o custo, uma vez que a alternativa é um pouco mais cara que outras versões de blocos ou até mesmo de construção com madeira ou tijolo. No entanto, esse custo com a compra do material pode ser compensado de outras maneiras, uma vez que a construção com bloco de concreto aumenta a produtividade, reduzindo a mão de obra e os custos com essa etapa, equilibrando a balança do orçamento.
  • Porosidade: um contra para o uso de blocos de concreto é em relação a porosidade do material, que em caso de inundações pode haver a penetração de água nos blocos, gerando acúmulo de água e estragando as paredes . Para evitar esse tipo de problema, é ideal utilizar impermeabilizantes sobre as paredes de blocos de concreto.

Quanto custa em média? #preço

Quando o assunto é construção ou reforma, um fator de peso para a escolha dos materiais é o orçamento. E se você pretende planejar a construção de casas de blocos de concreto, vamos ao preço médio desse material.

Assim como as outras versões de blocos e tijolos, a versão em concreto também pode ser encontrada em tamanhos diferentes e geralmente os tamanhos menores costumam ser mais baratos.

Assim, um modelo de bloco de concreto com dimensões de 09 x 19 x 39 cm custa em média R$ 1,59, em lojas online como Sodimac. Já as versões maiores desse tipo de bloco, como um modelo de tamanho 19 x 19 x 39 cm, custa um pouco mais caro e em torno de R$ 3,29, na loja online da Sodimac.

Fotos e projetos de casas de bloco de concreto

Fachada em bloco de concreto

Uma das possibilidades para casas de blocos de concreto é o uso do material na construção estrutural do projeto, e nesse caso a fachada da casa pode receber uma cobertura e pintura para uniformizar os blocos e escondê-los, mantendo o estilo tradicional para a fachada.

Outra possibilidade para o uso dos blocos de concreto na parte estrutural de casas é a possibilidade de manter os blocos aparentes, garantindo um ar moderno à fachada da casa e dando um estilo industrial para o projeto.

Nesse segundo caso, de manter os blocos aparentes na fachada, é ideal utilizar um impermeabilizante de parede, evitando que os blocos fiquem completamente expostos e que possam ser danificados pelas intempéries do tempo.

casa com fachada de blocos aparentes

O sobrado moderno mantém os blocos aparentes

fachada de casa com blocos aparentes e janelas de vidro

O projeto moderno, apresenta como características janelas em vidro, telhado embutido e estrutura de blocos aparentes

fachada de casa moderna com blocos estruturais

O projeto moderno traz fachada com estrutura aparente e amplas janelas em vidro

casa com muros de bloco de concreto

A estrutura da casa é em blocos aparentes

casa simples com fachada de bloco estrutural

casa com portão e fachada de blocos de concreto

Para o projeto a casa e o muro foram construídos de blocos estruturais

sobrado moderno com blocos aparentes

O sobrado moderno tem estrutura aparente e janelas em vidro

casa com fachada moderna em blocos de concreto

Na fachada, o mix dos blocos com janelas em vidro garantem um estilo moderno

sobrado com fachada de blocos estruturais aparentes

No projeto do sobrado, os blocos aparentes dão um estilo industrial para a casa

fachada moderna com blocos de concreto aparente

A proposta traz uma fachada moderna com estrutura aparente

fachadas de casas em blocos estruturais aparentes casas construídas de blocos de concreto

Interior da casa em bloco de concreto

Entre as diferentes propostas de construções de casas de blocos de concreto, uma das possibilidades é manter esse material estrutural aparente no interior da casa, trazendo uma característica única para a construção e dando muito estilo ao projeto interior.

A ideia de manter os blocos aparentes na parte interna da casa pode trazer um estilo industrial ao projeto e agregar um toque extra à decoração da residência.

Outra possibilidade é adicionar um toque de cor sobre os blocos, mantendo o formato estrutural dos blocos, mas com uma pintura para o interior da casa.

Para quem segue o estilo mais tradicional, as paredes internas e com estrutura de blocos de concreto podem ser uniformizadas e pintadas de maneira clássica, encobrindo a parte estrutural do projeto e seguindo outra linha decorativa.

projeto de casa industrial com paredes de blocos de concreto

O projeto traz as paredes internas com blocos aparentes, que complementam a ideia de uma decoração industrial

casa com paredes de blocos aparentes pintados

No projeto, as paredes mantiveram aparente o estilo do bloco, mas ganharam pintura

sala com pé direito duplo e parede de blocos estruturais

lavabo moderno com blocos estruturais pintados

Para o banheiro, os blocos foram pintados de branco

construção interna com blocos de concreto aparentes

cozinha com blocos de concreto aparentes

A construção estrutural aparente garante uma decoração única para a cozinha

parede do banheiro com blocos de concreto pintados

No projeto do banheiro, os blocos receberam uma camada de tinta branca

paredes internas de casa com blocos estruturais aparentes

O forro em madeira é o equilíbrio perfeito para dar um toque aconchegante na casa com paredes de blocos aparentes

casa em estilo industrial com parede de blocos de concreto aparentes

O projeto interior mostra a parede estrutural na cozinha

sala com parede de blocos de concreto

A parede de blocos aparentes adiciona estilo para a decoração da sala

casas com interior em bloco de concreto

 

E se você gosta da proposta decorativa do material, não deixe de conferir nosso post sobre blocos de concreto na décor, que reúne muitas inspirações para inserir este material como parte decorativa do projeto.

E aí, já se rendeu a ideia de utilizar esse material na construção civil? Conte-nos o que acha da proposta e se você prefere utilizar os blocos como estrutura, tendo cobertura uniforme e pintura, ou se gosta da ideia de utilizar o material também com caráter estético para o projeto.

Você pode gostar...