Casas de Bloco de Concreto ➞ 36 Ideias e Projetos Incríveis!
O universo da construção civil é repleto de materiais e elementos que podem ser utilizados nos mais diversos projetos, e uma das possibilidades para o momento da construção são as casas de blocos de concreto, um tipo de bloco estrutural e que tem ganhado cada vez mais espaço e uso no universo da construção civil.
Os blocos de concreto são compostos de cimento, agregados e água, e costumam ser chamadas de blocos estruturais, uma vez que este tipo de bloco costuma ser uma ótima opção para a parte estrutural do projeto.
E se você está em dúvida de qual material escolher durante a construção, no post trouxemos inspirações de casas de blocos de concreto, além de reunir os prós e contras desse material.
Vantagens e desvantagens
Vantagens
- Repelente: Os blocos de concreto apresentam como ponto positivo o fato de serem repelentes a insetos, uma vez que o concreto não sofre com o infestações, como pode acontecer em construções que usam a madeira como base do projeto, uma vez que esse material pode ser afetado por infestação de cupins.
- Resistente a fogo: Outro ponto positivo do uso de blocos de concreto na construção é o fato do material ser resistente a fogo, evitando a propagação do fogo e evitando incêndios que podem comprometer toda a estrutura da casa.
- Isolante térmico e acústico: A base em concreto do material é excelente em relação ao isolamento térmico e acústico. Assim, os blocos de concreto conseguem manter a temperatura interna mais confortável e estável, evitando que o material utilizado na construção aqueça demais ou esfrie demais o interior da casa, o que é um ponto positivo para a economia de energia. Os blocos de concreto também garantem excelente isolamento acústico, evitando que os barulhos externos possam incomodar o interior da casa.
- Agilidade na construção: Por serem maiores que os blocos tradicionais, essa versão em concreto permite maior agilidade na hora de construir, resultando no levantamento mais rápido das paredes. Outro ponto positivo é que esse material é autoportante, ou seja, suporta todo o peso da parede, dispensando o uso de vigas e pilares e aumentando a rapidez na execução da obra.
Desvantagens
- Dificuldade com novas instalações: Um dos pontos negativos em relação aos blocos de concreto é em relação a fazer novas escavações para a passagem de dutos e fiação. Nesse caso, o indicado é que as instalações sejam feitas no mesmo momento do levantamento das paredes, uma vez que novas instalações podem ser complicadas de fazer com a parede já levantada.
- Custo: Apesar de apresentar muitos pontos positivos, um fator negativo em relação à escolha desses blocos é o custo, uma vez que a alternativa é um pouco mais cara que outras versões de blocos ou até mesmo de construção com madeira ou tijolo. No entanto, esse custo com a compra do material pode ser compensado de outras maneiras, uma vez que a construção com bloco de concreto aumenta a produtividade, reduzindo a mão de obra e os custos com essa etapa, equilibrando a balança do orçamento.
- Porosidade: um contra para o uso de blocos de concreto é em relação a porosidade do material, que em caso de inundações pode haver a penetração de água nos blocos, gerando acúmulo de água e estragando as paredes . Para evitar esse tipo de problema, é ideal utilizar impermeabilizantes sobre as paredes de blocos de concreto.
Quanto custa em média? #preço
Quando o assunto é construção ou reforma, um fator de peso para a escolha dos materiais é o orçamento. E se você pretende planejar a construção de casas de blocos de concreto, vamos ao preço médio desse material.
Assim como as outras versões de blocos e tijolos, a versão em concreto também pode ser encontrada em tamanhos diferentes e geralmente os tamanhos menores costumam ser mais baratos.
Assim, um modelo de bloco de concreto com dimensões de 09 x 19 x 39 cm custa em média R$ 1,59, em lojas online como Sodimac. Já as versões maiores desse tipo de bloco, como um modelo de tamanho 19 x 19 x 39 cm, custa um pouco mais caro e em torno de R$ 3,29, na loja online da Sodimac.
Fotos e projetos de casas de bloco de concreto
Fachada em bloco de concreto
Uma das possibilidades para casas de blocos de concreto é o uso do material na construção estrutural do projeto, e nesse caso a fachada da casa pode receber uma cobertura e pintura para uniformizar os blocos e escondê-los, mantendo o estilo tradicional para a fachada.
Outra possibilidade para o uso dos blocos de concreto na parte estrutural de casas é a possibilidade de manter os blocos aparentes, garantindo um ar moderno à fachada da casa e dando um estilo industrial para o projeto.
Nesse segundo caso, de manter os blocos aparentes na fachada, é ideal utilizar um impermeabilizante de parede, evitando que os blocos fiquem completamente expostos e que possam ser danificados pelas intempéries do tempo.
Interior da casa em bloco de concreto
Entre as diferentes propostas de construções de casas de blocos de concreto, uma das possibilidades é manter esse material estrutural aparente no interior da casa, trazendo uma característica única para a construção e dando muito estilo ao projeto interior.
A ideia de manter os blocos aparentes na parte interna da casa pode trazer um estilo industrial ao projeto e agregar um toque extra à decoração da residência.
Outra possibilidade é adicionar um toque de cor sobre os blocos, mantendo o formato estrutural dos blocos, mas com uma pintura para o interior da casa.
Para quem segue o estilo mais tradicional, as paredes internas e com estrutura de blocos de concreto podem ser uniformizadas e pintadas de maneira clássica, encobrindo a parte estrutural do projeto e seguindo outra linha decorativa.
E se você gosta da proposta decorativa do material, não deixe de conferir nosso post sobre blocos de concreto na décor, que reúne muitas inspirações para inserir este material como parte decorativa do projeto.
E aí, já se rendeu a ideia de utilizar esse material na construção civil? Conte-nos o que acha da proposta e se você prefere utilizar os blocos como estrutura, tendo cobertura uniforme e pintura, ou se gosta da ideia de utilizar o material também com caráter estético para o projeto.