Rodapé de madeira: tipos, como usar e instalação!

São os detalhes que fazem a diferença e dão acabamento ao projeto, e um desses detalhes é o rodapé, elemento que contorna o piso e cria uma harmonia entre parede e chão. E se você está na fase de obras tentando decidir por qual tipo de acabamento usar, o post traz dicas sobre o rodapé de madeira.

            E de início já vamos acabar com o mito de que rodapé de madeira só pode ser usado com piso de madeira, pelo contrário, vale diferenciar piso e rodapé, e assim criar um ambiente como uma proposta mais atual.

E para quem tem dúvidas sobre esse tipo de rodapé, no post vamos tirar todas as dúvidas e responder a perguntas frequentes, assim você fica com mais uma opção de acabamento para a obra.

modelos

 

Vale a pena? Vantagens e desvantagens

Vantagens

Desvantagens

Visual estético: a aparência da madeira é sempre elegante e seja em qualquer tonalidade de madeira, esse acabamento tende a valorizar o piso e o ambiente.

 

Não indicado para áreas úmidas e molhadas: a madeira é mais sensível a umidade, e por isso o rodapé de madeira não é uma opção para ambientes com água, como banheiros.
Facilidade de limpeza: para quem busca por praticidade o rodapé de madeira é uma ótima aposta. A limpeza é super simples e o acúmulo de poeira é de fácil remoção, exceto para a madeira branca que pode sujar com mais facilidade.Proliferanção de fungos, pragas e bactérias: infelizmente a madeira não é tão resistente a infestações, e se o material não for tratado, o rodapé está sujeito a uma proliferação de fungos e bactérias, ou até mesmo no alvo de cupins.
Sensação de aconchego: a madeira tem o poder de trazer sensação de um ambiente mais aconchegante e quentinho, então, se a ideia é acrescentar essa sensação ao ambiente, esse tipo de rodapé é uma ótima escolha.Preço: a madeira nobre e legalizada é um material com custo um pouco mais elevado se comparado a outros tipos de acabamento (MDF, isopor, piso de cerâmica), e isso é uma desvantagem para o bolso.
Durabilidade e resistência: a madeira é um material nobre e muito resistente a impactos, por isso é difícil de danificar o rodapé de madeira. E se o material tiver as manutenções necessárias e cuidados, o rodapé de madeira tem durabilidade muito longa.

 

Dicas para escolher rodapé e piso

Como já demos a dica no início do post, não existe uma regra de que piso e rodapé devem ser do mesmo material, pelo contrário, você está livre para escolher entre duas maneiras de usar, e para acertar na escolha separamos algumas dicas:

diferente e combinando com o piso

  1. Combinando com o piso: usar rodapé e piso do mesmo material é a maneira mais clássica de investir no acabamento em volta da parede, além disso, aumenta a impressão de um cômodo um pouquinho maior, já que o piso se estende por parte da parede.
  2. Diferente do piso: para quem busca inspirações arquitetônicas mais atuais, a dica é escolher por piso e rodapé de materiais diferentes. O acabamento que circunda a parede, vai ter um pouco mais de destaque, mas também fica lindo para criar um projeto moderno. E para manter a harmonia no projeto, a madeira do rodapé pode combinar com portas e batentes.

 

Quanto custa? Preço do metro linear

O preço do rodapé de madeira varia de acordo com a altura do rodapé, grossura da placa, e principalmente, em relação ao tipo de madeira escolhido.

E entre as opções mais baratas, estão as madeiras tipo Pinus, preço médio do metro em torno de R$ 7; e a Angelim com preço médio do metro linear por volta de R$ 10.

 

Como instalar Rodapé de Madeira? Dicas

Antes da instalação vem o momento da compra, e a dica é sempre medir toda a área linear, ou seja, todo o contorno da parede em que terá o acabamento com esse tipo de material.

Depois de ter a medida da quantidade necessária acrescente 10% no momento da compra, pois os recortes durante a instalação resultam em desperdício, e assim você não precisa voltar a loja para uma nova compra.

Agora que você já tem o rodapé de madeira em mãos, é hora de aprender algumas dicas de como instalar.

  1. Recorte o rodapé de acordo com as medidas necessárias para cada parede e faça ângulos nas pontas para a junção entre as paredes perpendiculares.
  2. Cuidado com o uso de pregos para fixar, pois além de marcar a madeira, ainda pode causar pequenos trincos no rodapé.
  3. Passe cola, massa ou silicone próprios para madeira na parte superior do rodapé, de maneira a vedar qualquer espaço existente entre parede e o acabamento.
  4. Se a ideia é pintar ou envernizar o rodapé de madeira, faça esse procedimento antes da instalação e realize os retoques depois de instalados. A pintura antes é mais fácil.

Como limpar rodapé de madeira

            A limpeza do rodapé de madeira é algo bem simples e rápido.

E para manter o acabamento sempre em ordem, a dica é usar um aspirador ou vassoura ao longo de todo o rodapé para remover a poeira. Depois passe pelo rodapé um pano úmido, que vai remover o restante da poeira e tirar sujeirinhas mais difíceis.

E assim, é só esperar secar e ter um rodapé sempre limpinho e lindo!

 

Fotos de casas com Rodapé de Madeira

 Com piso de madeira

varanda decorada

As cadeiras coloridas dão um toque mais alegre na decor rústica

Se a inspiração é usar piso de madeira com rodapé de madeira, a melhor maneira é combinar as tonalidades de madeira, e assim manter o projeto harmonioso.

Um exemplo desse mix de madeira entre o piso e o acabamento é este projeto, onde o piso tem um visual de madeira rústica e o rodapé segue o mesmo estilo, mantendo a varanda decorada com um estilo todo rústico.

 

Mais fotos 

escada moderna

A escada flutuante tem degraus de madeira combinando com a cor do piso e rodapé

casa com piso de madeira

Pilares de cimento dão um toque industrial à decoração

sala decorada

Móveis em madeira completam a decoração do ambiente

piso de taco

O piso de taco tem rodapé baixo e de tom de madeira próximo ao do piso

piso vinílico

piso de madeira claro

As paredes foram decoradas com nichos embutidos e iluminados

piso de madeira

piso e rodapé combinando

 Com porcelanato / piso cerâmica

piso branco

E se você tem medo de se arriscar em um projeto mais ousado onde há o mix de piso frio com rodapé de madeira, este exemplo é perfeito para mostrar que é possível ter um resultado super harmônico e elegante nesse mix.

O piso branco no chão é super clean, e como a parede também é branca o resultado poderia ficar muito branco. E assim, a aposta foi por usar um rodapé em madeira escura que quebra o branco total e dá um estilo mais charmoso ao ambiente.

 

Mais fotos

rodapé de madeira com piso imitando cimento queimado

O rodapé combina com os batentes das portas

porcelanato acetinado

O forro de madeira mantém todo o projeto harmonioso

escritório decoração rústica

O piso frio imita cimento queimado

piso frio branco

O piso branco ilumina o ambiente

porcelanato polido

No chão, o piso é porcelanato polido

piso cerâmica

piso cerâmico

 Branco

sala de jantar

Outra proposta bem atual é o rodapé branco que fica super moderno e cria um efeito lindo em diferentes tipos de piso.

Nesta proposta, o piso de madeira foi usado na sala de jantar com um rodapé branco e largo de madeira.

Apesar de ser diferente da cor do piso e das paredes, o rodapé fica em total harmonia com o projeto e combina com as portas e teto de gesso branco.

 

Mais fotos 

decoração moderna

O rodapé branco cria um visual mais moderno para o projeto

quarto de casal

O rodapé branco combina com as portas brancas

mesa de jantar de vidro

A parede de espelho amplia a sala de jantar pequena

rodapé branco

            Agora que você já sabe tudo sobre rodapé de madeira, já pode considerar esse tipo de acabamento para os diferentes cômodos e aproveitar da elegância da madeira para valorizar o ambiente até nos pequenos detalhes

Você pode gostar...