Como fazer mudas de babosa?【[2021]】➞ Dicas e passo a passo
Muitas pessoas têm dúvidas em como fazer mudas de babosa. Pode até parecer uma tarefa simples, mas é preciso ter os cuidados necessários para manter a saúde da planta.
A babosa também pode ser conhecida como Aloe Vera e além de contribuir com a decoração da casa ou jardim, ela também possui propriedades medicinais.
Elas agregam elegância ao local com suas folhas grandes, alongadas, espinhentas e que deixam o ambiente com um toque especial de verde e rusticidade.
Além disso, ao chegar na fase adulta a babosa floresce e pode produzir 30 novas folhas ao longo do ano e no centro da planta cresce um grande pedúnculo e em suas pontas surgem flores amareladas ou alaranjadas.
Vale destacar que a babosa é uma das plantas mais populares do mundo, por conta da sua beleza e das suas propriedades medicinais.
A saber, ela é popularmente conhecida no Brasil como babosa pois suas folhas soltam uma substância gelatinosa parecida com uma “baba”.
Trata-se de uma das plantas mais cultivadas do mundo ao longo de milhares de anos. Além disso, é uma planta de fácil cultivo e ótima resistência.
Suas principais propriedades medicinais são indicadas para o tratamento de:
- Queimaduras,
- Picadas de insetos,
- Cortes,
- Feridas,
- Pele rachada,
- Dores musculares,
- Entre outros.
Ademais, a Aloe Vera é muito usada na produção de produtos cosméticos.
Desse modo, milhares de pessoas acabam cultivando a babosa em seu jardim ou em casa como um item decorativo.
Se você quer saber tudo sobre como fazer mudas de babosa, realizar o devido plantio, acompanhe o post e saiba mais sobre o assunto!
Como fazer mudas de babosa? – Passo a passo
A babosa é uma planta de sol e por isso necessita de iluminação direta. Sendo assim, muitas pessoas acabam cultivando elas em suas varandas ou jardim externo.
Abaixo você confere um passo a passo simples sobre como fazer mudas de babosa, veja!
1 – Saiba identificar a muda
Ao lado da planta mãe, várias plantinhas acabam nascendo, saindo da raiz, bem na base da babosa.
Depois que essa nova planta tiver pelo menos uns 10 cm de altura, você pode retirá-la do sistema radicular da planta mãe.
A saber, o tamanho do “filhote” precisa ter pelo menos um quinto da planta mãe ou possuir pelo menos três folhas para conseguir sobreviver e enraizar de maneira satisfatória.
2 – Separe a muda da planta mãe
Depois de identificar a muda da babosa, você precisa separar a muda da planta mãe.
Trata-se de uma tarefa simples, com uma ferramenta adequada e cuidado com o restante da planta, você precisa separar a mudinha da planta base.
Posteriormente, quando a babosa tiver em um bom tamanho, retire toda a terra ao redor da base do filhote. Preste bem atenção nesta etapa, e escolha o melhor local para realizar o corte e retirar o filhote da suculenta.
Logo em seguida, quando retirar a muda, ela precisa possuir um sistema radicular completo, utilize uma faca afiada e limpa ou colher e separe a folha inteira da babosa da planta mãe, sem machucá-la.
3 – Plante as mudas de babosa
Depois de realizar o corte das mudas de babosa da planta mãe é preciso esperar a cicatrização da ferida do corte ao longo de uma ou duas semanas.
A planta irá apresentar uma proteção no local do corte, como uma espécie de filme e como falamos acima esse processo pode demorar mais de uma semana.
Depois de esperar o tempo de cura, utilize um vaso com um bom sistema de drenagem e terra fértil. Coloque a folha no vaso com o corte na terra, a mesma precisa ficar pelo menos um terço fincada na terra.
Deixe a folha em um local com boa luminosidade e regue todos os dias durante o primeiro mês.
Vale destacar que ao longo desse processo a folha pode acabar murchando, encolher ou secar, no entanto, isso não representa que ela morreu.
Depois do primeiro mês a folha provavelmente estará criando raízes, por isso, nesse momento regue a planta somente quando o solo estiver seco.
Cuidados com a babosa
A babosa adora locais com ótima iluminação e não suportam o excesso de água. Por isso, nunca deixe o solo encharcado.
Ao longo do verão, regue semanalmente, já no inverno, apenas regue três vezes mensalmente.
E então, gostou de aprender como fazer mudas de babosa? Não deixe de ler também – Como fazer mudas de jabuticaba? •【PASSO A PASSO FÁCIL.