Parque Linear – O que é + 11 locais incríveis para conhecer!
O assunto parque linear é um tema que está em alta, e a ideia de um espaço verde em meio aos grandes centros urbanos pode ser uma proposta de reconexão com a natureza.
Para entender sobre o assunto parque linear e seus benefícios, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre essas áreas verdes em meio a cidades, e ainda reunimos uma lista com diversos parques lineares ao redor do mundo, inclusive com opções no Brasil para que você possa desfrutar de verdadeiros refúgios urbanos.
O que é um parque linear?
O termo parque linear também é conhecido como corredor verde ou “greenway”, e se refere a um tipo de parque em que o comprimento é maior que a largura. formando uma espécie de linha de área verde em meio a paisagem urbana.
Em geral, os parques lineares são construídos acompanhando cursos de água, como rios, lagos e córregos que cortam cidades, respeitando seus trajetos e criando um refúgio verde em meio a centros urbanos.

Via: Conde Nast Traveler

Via: Manhattan Construction
Quais os benefícios da construção de um parque linear?
A criação de um parque linear em meio a uma paisagem urbana pode trazer diversos benefícios como:
- aumento de área verde em grandes centros urbanos;
- desenvolvimento de corredores ecológicos;

Via: Congress for the New Urbanism
- conservação de recursos naturais e biodiversidade;
- melhor drenagem de água pluvial e redução no risco de enchentes;
- preservação de áreas verdes ao redor de rios, lagos e córregos;

Via: Foursquare
- incentivo a práticas de esportes e lazer ao ar livre;
- valorização de imóveis ao redor dos parques;
- melhora da qualidade do ar.

Via: Lake Norman
Fotos de parques lineares famosos
Parque linear no Brasil
Parque Linear Via Verde
O Parque Linear Via Verde está localizado na cidade de Jaraguá do Sul (SC), mais especificamente no bairro Ilha da Figueira, e ocupa uma das margens do Rio Itapocú.
O espaço verde em meio ao centro urbano protege a área do rio e traz pistas de caminhada e ciclovias para que a população possa usufruir dessa área verde.

Via: Revista Nossa

Via: OCP News

Via: OCP News
Gralha Azul
O parque Gralha Azul é uma área verde na cidade de Maringá (PR), e é uma iniciativa Pró-Fauna, projeto que visa recuperar áreas de fundo de vale degradadas pelos efeitos da erosão.
O espaço verde em meio a cidade traz brinquedos, academia para terceira idade, quadra de vôlei de areia, garrafão de basquete e campo de futebol suíço.

Via: GMC Online

Via: Maringá Post

Via: Maringá Post
Tiquatira
Na cidade de São Paulo, o parque linear Tiquatira está localizado na Penha, zona leste da cidade.
O parque linear ocupa uma faixa de 3 km de extensão, que incluiu o córrego que leva seu nome.
A área verde na zona leste de São Paulo traz grandes espaços gramados, ciclovias e áreas para práticas de esportes.

Via: Wikipédia

Via: O Explorador

Via: SPBairros
Madureira
O Parque da Madureira é uma área verde na zona norte da cidade do Rio de Janeiro e tem forma linear com uma área que ocupa 3800 m².
O desenvolvimento do parque ocupou uma área abandonada de um terreno e seu entorno, criando espaços como ciclovias, pistas de corrida, mirantes, quiosques, quadras e espaços para atividades de lazer, cultura e preservação do meio ambiente.

Via: Paisagens Urbanas

Via: Going GREEN Brasil

Via: ArchDaily Brasil
Parque Linear Barueri
O Parque Linear Barueri é uma área verde que ocupa 16.738,93 m² na margem esquerda do Rio Tietê, criando uma área de proteção ambiental que permite que a população tenha acesso a ciclovias, playground, praças de ginásticas, áreas de convivência e outras atividades que podem ser feitas ao ar livre.

Via: Visão Oeste

Via: Correio Paulista

Via: Folha de Alphaville
Parque linear em outros países
High Line Park
Um dos parques mais famosos do mundo é o High Line Park, localizado na cidade de Nova Iorque e que traz uma das melhores vistas da cidade.
O parque linear de Nova York foi construído em 2009 em uma antiga linha de trem e atravessa 3 bairros da cidade, proporcionando um percurso a pé em meio a uma área verde e que pode durar até 2 horas.

Via: NYC

Via: Places Journal

Via: The High Line

Via: Wikipedia
Domino Park
O Domino Park é mais uma opção na cidade de Nova Iorque, e foi construído em uma área de 24000 m², acompanhando o East River.
A construção do parque linear deu nova vida ao espaço em que algumas décadas funcionava uma fábrica de açúcar.

Via: Travelbinger

Via: Dezeen

Via: ArchDaily Brasil

Via: NYC Tourism
The 606
O espaço verde fica na cidade norte-americana de Chicago, e transformou uma linha ferroviária abandonada em um parque público.
A área verde criada na antiga linha ferroviária de Bloomingdale possui instalações de artes temporárias e permanentes, além de uma série de eventos, como aulas de ioga ao ar livre e séries musicais.

Via: TimeOut

Via: TrailLink

Via: Choose Chicago
BeltLine
O parque linear BeltLine está localizado na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, e é um exemplo de replanejamento urbano.
A área verde foi criada sobre mais de 35 km de linhas ferroviárias desativadas e trouxe impacto positivo a mais de 45 bairros da cidade através de um enorme complexo de praças e trilhas ao ar livre.

Via: Southern Living

Via: Matador Network

Via: Discover Atlanta
La Família
Em Santiago, no Chile, está localizado o parque La Família, valorizando as margens do rio Mapocho.
A área reabilitada é uma antiga zona industrial degradada que era conectada por meio de um canal de água.
O parque criado em Santiago respeita as curvas do Rio e traz uma área verde para transformar uma antiga zona industrial.

Via: Finde

Via: ArchDaily Brasil

Via: Finde
Rose Kennedy Greenway
O parque está localizado na cidade de Boston, nos Estados Unidos, e é um jardim no último piso acima de um túnel de rodovia.
A área inclui muito verde com árvores, plantas e gramados, e é uma das maiores redes públicas de Wi-Fi na cidade.

Via: Boston Duck Tours

Via: Meet Boston

Via: The Rose Kennedy Greenway
Você já conhece algum desses parques no Brasil ou no mundo? Agora que você já está por dentro do assunto, já pode escolher esses espaços para desfrutar de áreas verdes e das atividades que podem ser realizadas nesses refúgios.