Sousplat: O que é, Como usar, Ideias, Modelos e passo a passo!
Você sabe o que é sousplat (lê-se “suplá”)? O termo é da língua francesa, e a tradução ao pé da letra para a expressão é “sob prato”; ou seja, nada mais é que uma peça usada abaixo do prato.
A peça que auxilia na decoração da mesa também tem muitas outras utilidades e vantagens e vamos combinar que valoriza a decoração da mesa e ainda dá um toque de sofisticação.
E antes de avançarmos no post, vamos deixar bem claro que o sousplat é apenas um suporte de apoio, e jamais deve ser usado para servir alimentos!
Para que serve e como usar?
Como a própria tradução já diz, o item é para ser usado embaixo do prato, por isso deve ter dimensões maiores que esse, a fim de deixar as bordas aparentes e valorizar a decoração da mesa.
O uso é adequado para compor uma mesa sofisticada e ideal para garantir que a toalha fique protegida de possíveis sujeirinhas que podem cair do prato.
Em casamentos e festas: dicas de etiqueta
- Modelos escorregadios: evite modelos de suporte que sejam escorregadios e que não deem firmeza na hora de usar o prato na alimentação. Para isso, o ideal é testar! Coloque o prato em cima e simule cortar uma carne, assim você terá certeza de que não risco dos convidados ficarem constrangidos com um prato escorregando sobre a mesa.
- Momento a usar: o sousplat é um tipo de suporte ótimo para determinar os lugares na mesa e já deve estar posicionado antes dos convidados chegarem. O seu uso é indicado apenas para refeições completas (entrada, prato principal e sobremesa), e sempre deve ser retirado antes de servir a sobremesa.
- Combinação: o uso do suporte é feito com uma combinação de tantos outros elementos que compõem a mesa, por isso, o ideal é escolher um modelo que se adeque ao estilo do restante do espaço, mas sempre mantendo um pouco mais de destaque da toalha e de outros itens da mesa.
- Com ou sem pratos: o sousplat pode ser colocado com a mesa toda montada e os pratos já dispostos sobre o item (exceto prato de sobremesa); ou apenas para determinar o lugar sem nenhum prato em cima, nesse caso, o prato deve ser servido já montado ou pode ser retirado no estilo buffet no momento do convidado se servir.
Modelos de sousplat
MDF E Madeira
As opções em MDF são bem comuns entre esse tipo de acessório e é uma ótima opção para quem quer colocar técnicas de artesanato em prática, já que o MDF pode ser pintado, decorado com técnicas de decoupage, ou outras opções. Já os modelos em madeira também podem passar pelo processo de decoração ou usados naturalmente para destacar um estilo rústico.
Tecido
O suporte de tecido também é uma ótima opção para o sousplat. O modelo pode ser feito no próprio pano ou usado com revestimento para uma base de madeira, ou outro material. A única desvantagem para esse tipo de peça, é que pode ser mais difícil a limpeza, mas se o tecido for impermeabilizado com uma camada de cola branca, não há problemas de passar um paninho úmido.
Renda
Para deixar a mesa mais delicada, uma ótima aposta é a renda. Além da variedade de tecidos rendados, ainda dá para recorrer a modelos de borracha, tipo toalhinhas; o que é simples de limpar e funciona muito bem como sousplat.
Crochê
O trabalho artesanal é algo que valoriza qualquer tipo de decoração. E uma aposta é se inspirar em modelos de tapete de crochê para criar peças menores e que possam servir como base para os pratos.
Papel e papelão
Para quem não quer ter trabalho com a limpeza de uma peça depois de servir um jantar ou almoço, pode apostar nos modelos descartáveis e de papel. Outra opção é criar um modelo feito a partir de papelão, que tem custo baixo e pode ser decorado de diversas maneiras.
Jornal
As ideias de artesanato com jornal também podem ser aplicadas para o sousplat. Esse tipo de base é ideal para quem quer gastar pouco e colocar projetos DIY em ação, mas lembre-se que o sousplat de jornal não pode ser lavado ou molhado.
Rattan
Para quem quer trazer um toque de natureza à decoração, pode recorrer ao item feito a partir de rattan (fibra natural feita a partir de uma palmeira). O aspecto é super charmoso e combina com decorações de mesa ao estilo rústico ou opções mais sofisticadas.
Acrílico
Uma opção que costuma ser prática para limpar são os modelos em acrílico. Essa opção é ótima por conta da variedade de modelos que podem ser desde opções lisas e coloridas, até modelos estampados. A única ressalva para este tipo de material é em relação a superfície que não deve ser muito escorregadia, mas isso pode ser driblado com uma sobreposição de papel ou renda, que pode ser colocado entre o sousplat e o prato.
Vidro
O modelo de vidro é uma opção ótima para quem pretende compor uma mesa clean. O ideal é escolher um modelo de vidro canelado ou com algum detalhe para não deixar a peça muito escorregadia.
Espelho
A decoração com espelhos é sempre um charme, e vale até mesmo usar a peça na mesa. A base espelhada ajuda a ampliar o ambiente e fica lindo junto com uma iluminação que reflita no espelho do sousplat.
Inox
O inox é uma opção bem sofisticada para compor a mesa, e fica lindo em uma combinação com peças e talheres prateados. O brilho do inox combina muito com eventos noturnos, mas também pode ser usado de dia quando o evento é sofisticado.
Plástico
Para quem quer uma opção simples, barata e que tenha uma boa variedade de modelos pode apostar nos modelos de plástico. Assim como as versões de acrílico, esse modelo pode ser liso ou estampado, mas é mais barato que o modelo acrílico.
EVA
Para quem está planejando uma festa e precisa de inspirações baratas, pode recorrer as versões feitas em casa e com EVA, o material é ótimo porque não fica escorregadio e ainda pode ser recortado com facilidade.
Mosaico
Para quem gosta de artesanato pode apostar nos modelos decorados com mosaico. O estilo fica menos formal, e lindo para uma decoração mais leve, principalmente para almoços.
Onde comprar sousplat barato e capa
Além das lojas físicas que costumam vender itens de decoração e/ ou peças para montar uma mesa de jantar, ainda dá para comprar o sousplat em lojas online.
As opções para quem pretende comprar pela internet podem ser em lojas como Mobly, Extra, Walmart, entre outros. E o melhor é que para deixar a mesa sofisticada nem é preciso gastar tanto, já que há modelos a partir R$ 10.
Agora se você quer ter várias opções esem gastar muito, pode recorrer às capas de sousplat. O item é um tecido que reveste uma base que pode ser de madeira, papelão ou outro material, e pode ser trocado de acordo com a decoração da mesa.
Para comprar este tipo de peça dá para recorrer a artesãos, ou sites como Elo7, que reúnem artesões que façam vendas online. O preço varia bastante, mas dá para encontrar versões a partir de R$ 5.
Como fazer sousplat – passo a passo
Modelo 1
- Passe cola branca sobre um disco de vinil;
- Escolha um tecido e cole sobre o disco;
- Para adiantar o processo, passe um secador para a cola secar mais rápido;
- Recorte as sobras de tecido das laterais, mantendo o formato redondo do disco;
- Cole uma fita na lateral, virando-a para baixo de modo a dar um acabamento melhor na peça, e depois passe uma camada de tinta branca sobre o tecido para criar uma camada protetora;
- Espere secar e o sousplat está pronto para o uso.
Modelo 2
- Recorte uma base de papelão em um tamanho que seja maior que o prato;
- Escolha um tipo de corda, e comece a enrolar pelo centro, sempre usando cola quente no papelão para fixar a corda na base.;
- Enrole a corda por todo o disco de papelão, e esconda as laterais para dar um acabamento à peça.
Agora que você já sabe o que é e como usar sousplat, pode apostar nesse tipo de acessório para valorizar a decoração da mesa e deixar o ambiente mais sofisticado.