Como Aplicar Papel de Parede – Passo a Passo Fácil & Inspirações!

Para mudar o visual do lar não é preciso passar por grandes alterações estruturais e alguns truques podem ajudar a muito a deixar o ambiente mais aconchegante, como é o caso do papel de parede. Mas quando o assunto é papel de parede, logo vem a dúvida de como aplicar papel de parede.

E se você está considerando usar desse recurso para a mudança de visual, mas tem dúvidas de como aplicar papel de parede, reunimos tutoriais ensinando como fazer a aplicação passo a passo.

dicas e como fazer

Fotos e Inspirações de Ambientes com Papel de Parede

Sala de Estar / TV

O papel de parede na sala pode seguir diferentes padrões, sendo ao estilo liso ou estampado, é uma ótima maneira de agregar estilo à decoração do ambiente.

Para os modelos estampados, a dica é apostar no método de como aplicar papel de parede usando a estampa apenas em uma parede, de modo a não deixar o ambiente muito carregado.

Outra dica para usar esse recurso na sala, é apostar em modelos que tragam a ideia de textura, como é o caso do papel de parede de tijolinho, que imita a parede com textura, ou em modelos que tragam a ideia de textura 3D.

sala azul

Na proposta, o papel de parede azul estampado combina com a parede perpendicular azul lisa

papel de parede de tijolinho

O modelo de tijolinho foi usado na parede da televisão

papel de parede 3D

O papel de parede 3D foi usado na parede de fundo da TV

parede de parede sala

Sala de Jantar

A sala de jantar é um ótimo cômodo para aplicação de papel de parede.

Esse tipo de recurso ajuda a decorar o ambiente e  pode ser usado como uma parede de destaque da sala de jantar.

Para escolher o modelo de papel de parede para sala de jantar, vale seguir modelos com estampas tradicionais, como de arabesco, deixando a proposta decorativa com um toque clássico; apostar no truque do papel estampado para dar sensação de amplitude ao ambiente, ou ousar com um modelo estampado, para criar um estilo mais moderno.

sala de jantar com mesa redonda

Na proposta, o papel de parede bege segue o estilo clássico

papel de parede floral

O papel de parede preto e branco decora a sala de jantar

sala de jantar moderna

A sala de jantar traz papel de parede bege

papel de parede listrado

Neste caso, foi aplicada apenas uma faixa de papel de parede, que acompanha a largura da mesa

sala de jantar decorada

Cozinha

Se você tem dúvidas de como aplicar papel de parede na cozinha, a primeira dica antes de aprender o passo a passo para aplicação, é escolher um modelo de papel de parede para cozinha lavável.

A vantagem de usar um modelo lavável, é que o papel de parede é mais resistente para o ambiente da cozinha, e pode ser limpo com facilidade, evitando que a gordura do ambiente manche o papel de parede.

cozinha com papel de parede

Este modelo traz fundo branco com escritas em preto

cozinha azul e branca

A cozinha tem papel de parede com listras azuis

cozinha corredor

O modelo lembra ladrilhos hidráulicos

cozinha americana

A cozinha traz papel de parede listrado

Banheiro

Apesar da insegurança de adotar um processo de como aplicar papel de parede no banheiro, esse é mais um ambiente que pode ser decorado com auxílio desse recurso.

Nesse ambiente, a dica é escolher por modelos de papel de parede que sejam laváveis e resistentes a água e à umidade do ambiente.

No geral, uma boa dica é apostar no uso de papel de parede para lavabo, já que esse ambiente não tem chuveiro e por isso tem menos umidade.

lavabo decorado

O lavabo traz papel de parede floral

papel de parede madeira

O modelo imita madeira

lavabo bege

O papel de parede reveste todas as paredes do lavabo

lavabo sofisticado

O papel de parede dourado com arabescos deixa o lavabo clássico e elegante

Quarto

De Casal

O quarto de casal é um dos ambientes que mais costumam ser decorados com papel de parede, e esse recurso dá uma bela valorizada no ambiente.

O método de como aplicar papel de parede em quarto vai depender da escolha do tipo de papel de parede, e nesse ambiente há uma gama imensa de modelos que podem ir desde versões clássicas, estampadas, com textura, entre outros.

quarto de casal pequeno

O quarto de casal tem papel de parede na parede da cabeceira da cama

papel de parede roxo

O modelo estampado fica entre espelhos

papel de parede de listras no quarto

O modelo com listras na horizontal dá sensação de que o quarto é mais largo

quarto bege e branco

O papel de parede bege com arabescos reveste uma parede inteira do quarto

modelos para quarto de casal

Feminino

Para decorar e enfeitar o quarto feminino, o papel de parede é um recurso que rende ideias incríveis para completar a decoração.

Neste ambiente, vale apostar em versões de papel de parede que tragam estampa floral, dando estilo delicado; estampas clássicas, ou até mesmo estampas ousadas e mais coloridas para deixar o quarto feminino moderno.

quarto rosa

No projeto, o papel de parede floral fica delicado

quarto feminino moderno

O modelo estampado com fundo roxo deixa o quarto moderno

papel de parede rosa

O modelo de arabescos traz fundo rosa

papel de parede quarto feminino

O papel de parede de tijolinho decora a parede da cabeceira da cama

decoração quarto feminino

Masculino

Entre as dicas para escolher e como aplicar papel de parede em quarto masculino, um modelo perfeito para esse ambiente é o papel de parede listrado.

O modelo listrado pode ser aplicado na vertical ou na horizontal. Quando aplicado na vertical, ajuda a dar impressão de pé direito mais alto. Já a aplicação na horizontal dá impressão de ambiente mais amplo, e é um ótimo truque para quartos pequenos.

Além dos modelos com estampa de listras, outra versão perfeita para quartos masculinos são os modelos com estampa geométrica.

quarto masculino azul

A estampa de listras foi aplicada no sentido horizontal

quarto solteiro masculino

O quarto masculino traz decoração em tons de marrom

quarto masculino pequeno

O papel de parede tem tons de cinza

quarto masculino moderno

O papel de parede geométrico traz estampa de triângulos

Infantil

E não poderiam faltar inspirações de como aplicar papel de parede em quarto infantil, afinal este ambiente das crianças também pode ser decorado com esse recurso.

Entre os estilos de papel de parede para o quarto das crianças, vale escolher por modelos com estampas infantis, delicadas, coloridas e até mesmo geométricas.

quarto infantil planejado

O papel de parede tem estampa de triângulos

quarto de bebê pequeno

No quarto de bebê, o modelo escolhido é uma versão geométrica

quarto de bebê menina

O papel de parede tem tons de rosa

quarto infantil colorido

O papel de parede floral é bastante alegre

quarto infantil

Dicas de Como Aplicar Papel de Parede

Para quem tem experiência, o processo de aplicar papel de parede é algo mais simples, mas se você quer se arriscar nesse processo, algumas dicas podem facilitar a aplicação e deixar o resultado mais bonito.

 

  • Comece do Centro da Parede: para deixar o resultado final mais harmonioso, uma boa dica é medir toda a parede em que será aplicado o papel, e assim marcar o meio da parede. Comece aplicando a primeira tira de papel a partir do centro e vá aplicando as próximas tiras em direção as extremidades. Ou seja, aplique do centro para os cantos. Esse tipo de aplicação, faz com que as tiras dos cantos fiquem com mesma largura, ao invés de cada canto ficar com um tamanho de tira.
  • Use Sempre Estile Afiado: para fazer os recortes necessários, como ao final da parede e em volta das caixinhas de energia e interruptores, o ideal é usar um estilete bem afiado, já que o estilete faz o corte mais liso e sem “mastigar” o papel, o que poderia acontecer com a tesoura.
  • Atente-se às Junções: o papel de parede é vendido em rolos e muitas vezes, por conta da largura estreita, é preciso usar tiras ao lado de tiras para cobrir a parede toda. E se você escolher por um modelo de papel de parede com estampa, antes de colar o papel sobre a parede verifique se os desenhos se encaixam entre as junções. Após colar a primeira tira, verifique a posição exata da próxima tira para unir os desenhos e deixar a aplicação contínua.
  • Recorte as Tiras: para facilitar o processo de aplicação, meça o comprimento das tiras antes de colá-las nas paredes, e recorte-as deixando um excedente de 10 cm para possíveis ajustes. Ao final da colagem, retire o excesso com um estilete.
  • Cuidado com as Quinas: para quem optou por aplicar o papel de parede entre paredes perpendiculares, e em formato de L, a maneira mais adequada é cobrir uma das paredes e deixar uma sobra de aproximadamente 1 cm para a outra parede. Continue a aplicação na outra parede colando o novo papel sobre o 1 cm remanescente, de modo que a junção entre paredes fique toda coberta pelo papel de parede.
  • Faça a Aplicação de Cima Para Baixo: para ter uma aplicação uniforme, comece a aplicar o papel de parede a partir do teto e em direção ao chão.

 

Como Aplicar Papel de Parede: Passo a Passo

Para aprender como aplicar papel de parede, o primeiro passo é escolher o tipo de papel de parede, uma vez que há modelos adesivos e com aplicação em cola. Outra dica, é a escolha da superfície onde o papel será aplicado.

E para ajudar em cada estilo de aplicação, trouxemos tutoriais ensinando o passo a passo de cada método.

Papel de Parede Adesivo

passo a passo papel de parede adesivo

  • Para aplicação do papel de parede adesivo, o primeiro passo e que ajuda a minimizar problemas com bolhas, é tirar o pó da parede usando um pano seco;
  • Em seguida, pegue uma ponta do rolo e tire cerca de 5 cm do papel que protege a parte adesiva;
  • Encaixe o papel adesivo a partir do início da parede e com ajuda de uma espátula, vá colando o papel sobre a parede e passando a espátula para remover o ar entre o papel de parede e a superfície;
  • Vá puxando o papel que protege a parte adesiva aos poucos e colando o papel na parede com a ajuda da espátula;
  • Faça o mesmo processo até chegar ao final da parede, e no fim corte com um estilete para deixar o papel no tamanho adequado..

 

Com Cola

passo a passo papel de parede com cola

  • No processo de como aplicar papel de parede com cola, a primeira etapa é esticar as tiras já cortadas sobre o chão ou uma mesa protegida e passar cola na parte de trás do papel. Nessa etapa, passe a cola, sem exageros, usando uma brocha de pintura;
  • Depois de passar a cola por toda a superfície de trás do papel, dobre-o ao meio, sem marcar o centro, mas de modo a deixar cola com cola;
  • Deixe a cola agir assim por um tempo entre 2 e 3 minutos, ou conforme a orientação do fabricante;
  • Passe novamente mais uma camada de cola e deixe dobrado cola com cola por mais 2 minutos;
  • Pegue a tira já com cola, desdobre-a e cola-a sobre a parede;
  • Como as mãos, vá alisando o papel;
  • Em seguida, use uma espátula para deixar o papel lisinho e sem bolhas ou rugas;
  • Faça o mesmo processo com todas as tiras de papel até cobrir toda a superfície desejada e depois de seco corte os excesso de papel.

 

Em Madeira

passo a passo papel de parede sobre madeira

  • No processo de como aplicar papel de parede sobre superfície de madeira, o primeiro processo é deixar a superfície regular. Para isso, lixe a madeira para deixá-la uniforme e em seguida retire toda poeira;
  • Com ajuda de um rolinho de pintura, passe cola branca por toda a superfície de madeira, sem deixar excessos;
  • Aplique o papel de parede sobre a cola já aplicada na madeira, e em com as mãos vá alisando o papel;
  • Em seguida, utilize uma espátula para deixar a aplicação bem lisa e sem rugas;
  • Espere secar, e por fim corte os excessos do papel de parede.

 

Agora é só seguir os passo a passos e apostar numa mudança simples, mas que valoriza e muito o ambiente.

Você pode gostar...