Tinta para Piso: indicações para cada tipo de revestimento!
Sabe quando bate aquela vontade de renovar o ambiente? Nem sempre a vontade está aliada a disponibilidade de dinheiro para uma reforma, mas se a ideia é de trocar o piso, dá para solucionar isso com uma tinta para piso.
Isso mesmo, ao invés de trocar todo o piso e enfrentar quebra-quebra, poeira e todos os percalços de uma reforma, uma maneira rápida para renovar o espaço é usando uma tinta para piso, que dá nova cor ao revestimento e isso pode mudar completamente o estilo da decoração.
E se você gostou da ideia, mas não sabe qual a tinta indicada para cada tipo de piso, e quer dicas de como fazer essa transformação sem reforma, é só seguir o post e descobrir esse truque para renovar o ambiente.
Dicas de Tinta para Piso
Madeira
O piso de madeira por si só é lindo, mas se não for bem cuidado pode sofrer desgastes ao longo do tempo e ficar completamente marcado.
E se seu piso já está nessa fase, uma maneira de renová-lo é usando uma tinta para piso de madeira.
Ah, e antes que você se confunda, verniz e tinta são diferentes.
- Verniz: pode ser e é usado sobre o piso de madeira, mas é uma camada incolor apenas para realçar o brilho do chão e criar uma camada protetora sobre o piso de madeira. Ideal para renovar o piso que está desgastado, mas sem arranhões.
- Tinta: a ideia da tinta é acrescentar uma nova camada, e nela inclui-se uma camada de cor. Então, se você quer mudar a cor do piso de madeira e esconder o piso já danificado, escolha pela tinta.
As tintas mais indicadas para a pintura do piso de madeira são as versões esmalte sintético ou epóxi. Ambas as indicações são perfeitas para mudar a cor da madeira, e no caso do esmalte sintético é preciso aplicar uma camada de verniz sobre a pintura para deixar a tinta protegida.
Cerâmica
No caso dos pisos frios (cerâmica), a pintura é ainda mais simples, já que não é preciso remover cera e lixar a superfície, como no caso dos pisos de madeira.
A melhor indicação para pintar o piso cerâmico são as tintas epóxi que aderem melhor ao piso e mesmo com o passar dos anos sofrem pouca deterioração, até mesmo em locais de passagem e ambientes úmidos ou molhados.
Outra indicação de tinta para piso de cerâmica é a tinta acrílica, que tende a ser mais barata, mas tem durabilidade menor no piso, já que é a base de água e menos resistente para locais de muita circulação.
Neste caso, considere qual o ambiente em que a tinta para piso vai ser usada; e no caso de ambientes com mais circulação de pessoas e/ ou molhados, o ideal é a tinta epóxi. Já os ambientes com pouca circulação podem receber tinta acrílica, mas lembre-se que esse tipo de acabamento exige mais manutenção.
Cimento
O uso do piso de concreto é bem comum para áreas externas por conta do custo-benefício, mas se você quer dar um toque de cor a essa superfície, vale usar tinta acrílica.
Como essa tinta é a base de água, a cobertura não vai ficar lisa e as características do concreto serão mantidas, mas o piso vai ganhar uma nova cor.
Apesar de não ser tinta mais resistente, a tinta acrílica pode ser usada em ambientes externos como calçadas de concreto, mas há a necessidade de renovar a pintura em média a cada 2 anos.
Epóxi
Com certeza a tinta epóxi é uma das mais conhecidas e indicadas quando o assunto é tinta para piso.
Esse tipo de tinta as vezes é confundido com o porcelanato líquido, e apesar de serem parecidos, são técnicas diferentes.
No caso da tinta epóxi, a cobertura pode ser usada sobre cerâmica, madeira, pisos esportivos e ambientes com grande circulação, como clínicas médicas.
A tinta epóxi é muito resistente e pode ser usada até mesmo em ambientes molhados, como banheiro. Além disso, outras vantagens dessa tinta é a variedade de cores e a boa cobertura sobre a superfície.
O acabamento da tinta epóxi pode ser acetinado, fosco ou com brilho, e isso permite encontrar o visual perfeito para o ambiente a ser transformado.
Dá para pintar o piso com tintas comuns?
Depende!
Infelizmente uma tinta usada em parede não é mais indicada para pisos, principalmente cerâmicos.
A tinta para piso é mais resistente que uma tinta tradicional, e mesmo com o ir e vir a pintura do piso vai permanecer bonita.
No caso das tintas normais e usuais em paredes, há mais facilidade de agregar sujeira e desbotar rapidamente, porque não foi desenvolvida para ser usada em um caminho de passagem. E assim, você vai precisar renovar a pintura com mais frequência.
Fotos de Pisos Pintados Criativos
Não importa qual o ambiente, mas se a ideia é renová-lo vá em frente!
E uma inspiração para transformar o espaço usando tinta para piso é essa pequena sacada.
No projeto, o piso cerâmico foi pintado de verde e deu um toque mais aconchegante para a decoração que tem pontos coloridos.
A proposta desse projeto foi de transformar uma sala com taco de madeira no chão.
Ao invés de remover todo o taco, a aposta foi por pintar o chão de preto, e assim dar um novo estilo para a sala.
E como o piso preto poderia pesar no ambiente, a decoração apostou no uso de tapetes, que deixam o ambiente mais aconchegante, e em pontos e elementos brancos, que ajudam a iluminar o ambiente.
Para quem está buscando inspirações para a reforma de banheiro antigo já pode incluir este projeto entre uma das ideias.
Com a proposta de não gastar muito na reforma, a ideia foi de não substituir revestimentos, e assim o antigo piso cinza foi pintado ao estilo quadriculado de verde e branco. Até mesmo os azulejos foram pintados, e isso já deu cara nova ao ambiente.
Para quem está em busca de uma proposta clean, pode aproveitar a tinta para piso de cor branca, como neste projeto onde o piso de madeira ganhou cor branca.
O resultado ficou super atual, e a decoração contribuiu para esse resultado clean da sala.
Mais fotos
Como Pintar Piso Passo a Passo
E se a ideia é fazer economia para renovar a casa, aposte em colocar a mão na massa e pinte o piso você mesma(o).
Para ajudar nessa empreitada, você pode procurar por videos na Internet, existem diversos, principalmente no Youtube que podem lhe inspirar.
Agora que você já descobriu tudo sobre tinta para piso e viu que é possível renovar o revestimento gastando pouco, já pode escolher qual o ambiente vai ganhar cara nova e colocar a transformação em prática.