Tinta para piso: indicações para cada tipo de revestimento!


            Sabe quando bate aquela vontade de renovar o ambiente? Nem sempre a vontade está aliada a disponibilidade de dinheiro para uma reforma, mas se a ideia é de trocar o piso, dá para solucionar isso com uma tinta para piso.

Isso mesmo, ao invés de trocar todo o piso e enfrentar quebra-quebra, poeira e todos os percalços de uma reforma, uma maneira rápida para renovar o espaço é usando uma tinta para piso, que dá nova cor ao revestimento e isso pode mudar completamente o estilo da decoração.

            E se você gostou da ideia, mas não sabe qual a tinta indicada para cada tipo de piso, e quer dicas de como fazer essa transformação sem reforma, é só seguir o post e descobrir esse truque para renovar o ambiente.

como pintar piso

Dicas de Tinta para Piso

Madeira 

            O piso de madeira por si só é lindo, mas se não for bem cuidado pode sofrer desgastes ao longo do tempo e ficar completamente marcado.

E se seu piso já está nessa fase, uma maneira de renová-lo é usando uma tinta para piso de madeira.

Ah, e antes que você se confunda, verniz e tinta são diferentes.

  • Verniz: pode ser e é usado sobre o piso de madeira, mas é uma camada incolor apenas para realçar o brilho do chão e criar uma camada protetora sobre o piso de madeira. Ideal para renovar o piso que está desgastado, mas sem arranhões.
  • Tinta: a ideia da tinta é acrescentar uma nova camada, e nela inclui-se uma camada de cor. Então, se você quer mudar a cor do piso de madeira e esconder o piso já danificado, escolha pela tinta.

 

As tintas mais indicadas para a pintura do piso de madeira são as versões esmalte sintético ou epóxi. Ambas as indicações são perfeitas para mudar a cor da madeira, e no caso do esmalte sintético é preciso aplicar uma camada de verniz sobre a pintura para deixar a tinta protegida.

taco de madeira pintado

Nesta sala, o antigo taco foi pintado de preto

piso de madeira branca

A sala ficou clean com o piso de madeira pintado de branco

piso de madeira

Cerâmica 

No caso dos pisos frios (cerâmica), a pintura é ainda mais simples, já que não é preciso remover cera e lixar a superfície, como no caso dos pisos de madeira.

A melhor indicação para pintar o piso cerâmico são as tintas epóxi que aderem melhor ao piso e mesmo com o passar dos anos sofrem pouca deterioração, até mesmo em locais de passagem e ambientes úmidos ou molhados.

Outra indicação de tinta para piso de cerâmica é a tinta acrílica, que tende a ser mais barata, mas tem durabilidade menor no piso, já que é a base de água e menos resistente para locais de muita circulação.

Neste caso, considere qual o ambiente em que a tinta para piso vai ser usada; e no caso de ambientes com mais circulação de pessoas e/ ou molhados, o ideal é a tinta epóxi. Já os ambientes com pouca circulação podem receber tinta acrílica, mas lembre-se que esse tipo de acabamento exige mais manutenção.

cozinha reformada

A antiga cozinha ganhou piso pintado de amarelo, o que deixou o ambiente mais alegre

cozinha clean

O piso foi pintado de branco, deixando o ambiente mais iluminado

cozinha simples

No chão, a pintura cinza fica neutra

Cimento

O uso do piso de concreto é bem comum para áreas externas por conta do custo-benefício, mas se você quer dar um toque de cor a essa superfície, vale usar tinta acrílica.

Como essa tinta é a base de água, a cobertura não vai ficar lisa e as características do concreto serão mantidas, mas o piso vai ganhar uma nova cor.

Apesar de não ser tinta mais resistente, a tinta acrílica pode ser usada em ambientes externos como calçadas de concreto, mas há a necessidade de renovar a pintura em média a cada 2 anos.

piso de concreto

A calçada de cimento ganhou pintura cinza, o que realçou mais o chão

calçada casa calçada pintada

Epóxi

            Com certeza a tinta epóxi é uma das mais conhecidas e indicadas quando o assunto é tinta para piso.

Esse tipo de tinta as vezes é confundido com o porcelanato líquido, e apesar de serem parecidos, são técnicas diferentes.

No caso da tinta epóxi, a cobertura pode ser usada sobre cerâmica, madeira, pisos esportivos e ambientes com grande circulação, como clínicas médicas.

A tinta epóxi é muito resistente e pode ser usada até mesmo em ambientes molhados, como banheiro. Além disso, outras vantagens dessa tinta é a variedade de cores e a boa cobertura sobre a superfície.

O acabamento da tinta epóxi pode ser acetinado, fosco ou com brilho, e isso permite encontrar o visual perfeito para o ambiente a ser transformado.

sala decorada

Nesta proposta, a ideia foi de usar tinta epóxi com brilho

cozinha colorida

O piso pintado de azul deixa a cozinha alegre

tinta epóxi piso

Dá para pintar o piso com tintas comuns?

Depende!

Infelizmente uma tinta usada em parede não é mais indicada para pisos, principalmente cerâmicos.

A tinta para piso é mais resistente que uma tinta tradicional, e mesmo com o ir e vir a pintura do piso vai permanecer bonita.

No caso das tintas normais e usuais em paredes, há mais facilidade de agregar sujeira e desbotar rapidamente, porque não foi desenvolvida para ser usada em um caminho de passagem. E assim, você vai precisar renovar a pintura com mais frequência.

 

Fotos de Pisos Pintados Criativos

varanda pequena decorada

Vasos com plantas decoram a varanda

Não importa qual o ambiente, mas se a ideia é renová-lo vá em frente!

E uma inspiração para transformar o espaço usando tinta para piso é essa pequena sacada.

No projeto, o piso cerâmico foi pintado de verde e deu um toque mais aconchegante para a decoração que tem pontos coloridos.

decoração sala

A proposta desse projeto foi de transformar uma sala com taco de madeira no chão.

Ao invés de remover todo o taco, a aposta foi por pintar o chão de preto, e assim dar um novo estilo para a sala.

E como o piso preto poderia pesar no ambiente, a decoração apostou no uso de tapetes, que deixam o ambiente mais aconchegante, e em pontos e elementos brancos, que ajudam a iluminar o ambiente.

banheiro antigo

Para quem está buscando inspirações para a reforma de banheiro antigo já pode incluir este projeto entre uma das ideias.

Com a proposta de não gastar muito na reforma, a ideia foi de não substituir revestimentos, e assim o antigo piso cinza foi pintado ao estilo quadriculado de verde e branco. Até mesmo os azulejos foram pintados, e isso já deu cara nova ao ambiente.

sala simples

A estante embutida na parede faz parte do projeto da sala

Para quem está em busca de uma proposta clean, pode aproveitar a tinta para piso de cor branca, como neste projeto onde o piso de madeira ganhou cor branca.

O resultado ficou super atual, e a decoração contribuiu para esse resultado clean da sala.

 

Mais fotos

sala de jantar simples

A parede da sala de jantar foi decorada com porta retratos

taco de madeira

O sofá branco destaca o taco pintado de preto

sala grande

A ampla porta de vidro dá acesso ao jardim externo

spa em casa

piso pintado de branco

banheiro colorido

Para dar um toque moderno ao banheiro, a parede ganhou listras coloridas

cozinha moderna

A cozinha com um pilar laranja tem estilo moderno

decoração vintage sala

A decoração segue o estilo vintage

parede amarela

A parede mostarda ganha ainda mais destaque diante do piso branco

banheiro vermelho

As peças brancas destacam-se no banheiro vermelho

Na cozinha, o piso foi pintado de pink

Na cozinha, o piso foi pintado de pink

piso de taco

varanda rústica

A varanda ganhou piso pintado de azul

piso de madeira pintado

piso quarto

A cama tem pés de rodinha

piso branco

piso com tinta epóxi banheiros pintados

Como Pintar Piso Passo a Passo

E se a ideia é fazer economia para renovar a casa, aposte em colocar a mão na massa e pinte o piso você mesma(o).

Para ajudar nessa empreitada, separamos alguns tutoriais de como pintar piso:

 

 

 

Agora que você já descobriu tudo sobre tinta para piso e viu que é possível renovar o revestimento gastando pouco, já pode escolher qual o ambiente vai ganhar cara nova e colocar a transformação em prática.

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *