Porcelanato Líquido/ Epóxi: 80 Inspirações, Dicas e Tudo Sobre!

O uso de porcelanato líquido/ epóxi está cada vez mais comum, e isso acontece por conta do efeito visual de um piso único e sem emendas, com brilho e cheio de estilo. Se você já viu a técnica, com certeza achou o efeito lindo! Mas você sabe como fazer, onde e como aplicar? Se essas perguntas ainda te perseguem, no post temos todas as respostas.

ambientes decorados

 

O que é? #Características 

O piso epóxi, ou como é popularmente chamado de porcelanato líquido, é uma camada única de piso, por isso é chamado de piso monolítico.

Esse piso é feito através de uma resina, criando um piso autonivelante, que garante um resultado liso e com brilho.

A resina usada na composição pode ser de um tom neutro, como branco ou bege, ou até mesmo de uma cor mais intensa e colorida. Desse modo, a versatilidade nas opções de porcelanato líquido/ epóxi, permitem compor diferentes ambientes e deixar qualquer ambiente moderno e cheio de estilo.

 

sala de TV

A parede tem acabamento de tijolo a vista aparente

Há diferença entre porcelanato líquido/ epóxi e poliuretano?

            Sim, há diferenças!

A verdade é que porcelanato líquido/ epóxi e poliuretano são coisas diferentes, e muitas vezes são confundidos.

Para acabar com essa confusão vamos explicar o que é cada um:

  • Porcelanato líquido/ epóxi: é feito através de uma resina que cria um piso autonivelante. A resina pode ser jogada diretamente sobre o piso e com o auxílio de um rodo o material se nivela sozinho. Esse tipo de piso também tem a vantagem de ter uma ampla gama de cores.
  • Poliuretano: esse tipo de piso é feito através da resina de poliuretano, mas não forma o piso autonivelante. A aplicação da resina de poliuretano, exige que o piso de baixo seja previamente preparado fechando rejuntes para deixar a base lisa. A aplicação é feita com ajuda de um rolo, como se fosse uma pintura. Para a base de poliuretano, as cores são mais restritas e ficam apenas em tons neutros (branco, bege e cinza).

 

Pode aplicar na parede? 

            Com certeza você já ouviu falar da tinta epóxi, e essa sim pode ser aplicada na parede. Já a resina conhecida por porcelanato líquido/ epóxi não pode ir para a parede, uma vez que é líquida e não teria aderência na superfície vertical.

A tinta epóxi tem efeito visual bem parecido com o piso, mas no caso da parede o material não é autonivelante, por isso a superfície já deve ser lisa, caso você queira um efeito monolítico.

A tinta é uma opção bem bacana para dar aparência lisa na parede, e é uma variação das opções de tintas tradicionais.

O material pode ser aplicado em ambientes secos, como salas, ou até áreas úmidas e molhadas, como lavanderia e banheiro.

 

Fotos de ambientes com tinta epóxi

tinta epóxi banheiro

A parede colorida deixa o banheiro moderno

parede epóxi roxa

Azulejos revestem meia parede

banheiro amarelo

lavanderia decorada

Na lavanderia, cestos organizadores ficam em cima do armário

parede epóxi branca

As pastilhas pretas revestem o chão do banheiro

banheiro com banheira

A banheira de canto compõe o banheiro

parede colorida banheiro

parede epóxi cozinha

Na cozinha, as banquetas vermelhas compõem a ilha central

parede colorida epóxi

A parede roxa é destaque no projeto da cozinha

Resistência e durabilidade

            A resistência e durabilidade do porcelanato líquido/ epóxi aplicado no chão são excelentes. E se o processo de aplicação for bem realizado é bem difícil de ter problemas com o acabamento.

Em relação a trincas e rachaduras, isso é bem incomum de acontecer, já que a resina tem certa flexibilidade, que evita que variações bruscas de temperaturas influenciem no piso, e assim o porcelanato líquido/ epóxi torna-se uma ótima opção de acabamento resistente e de longa duração.

 

O piso de porcelanato líquido/ epóxi é antiderrapante?

Se você tem interesse por um piso antiderrapante o modo tradicional com resina epóxi não terá esse acabamento, mas é possível sim ter um piso menos escorregadio.

Para ter uma versão do porcelanato líquido/ epóxi antiderrapante, a dica é misturar algum tipo de minério à resina. Um exemplo é misturar pedacinhos de mármore, assim o piso vai criar certa aderência e tornar-se menos escorregadio.

É claro que a mistura da resina com minérios vai influenciar esteticamente também, e o resultado será de um piso autonivelante com pequenos grânulos.

 

Quanto custa? #Preço

            Toda essa modernidade e beleza do porcelanato líquido/ epóxi, refletem no preço. E o custo médio para a aplicação da resina autonivelante varia de R$ 150 a 200m², com a mão de obra inclusa.

            Tudo bem que esse não é o preço mais animador, mas levando em consideração o resultado homogêneo e sem emendas, com a durabilidade do piso, vale a pena o investimento por conta do custo-benefício.

Piso de porcelanato líquido/ epóxi mancha?

Dificilmente o piso autonivelante mancha, isso acontece porque a superfície tem baixa porosidade, e consequentemente absorve menos líquidos, assim as manchas são mais difíceis de surgir.

E claro que se a ideia é evitar qualquer risco, se cair algo sobre o piso, principalmente de cores mais intensas, como um molho de tomate no chão da cozinha, o ideal é já passar um paninho.

 

Fotos de piso com resina epóxi antes e depois 

            É comum a dúvida em relação se pode aplicar o porcelanato líquido/ epóxi sobre uma camada de piso cerâmico ou qualquer outro já existente, e a resposta é sim.

Como a resina usada na técnica é autonivelante, não há necessidade de esconder os rejuntes, uma vez que o próprio material faz isso.

Para exemplificar isso, separamos algumas fotos de antes e depois da aplicação da resina epóxi.

antes e depois

O piso branco tem brilho

Neste projeto dá para ver a aplicação da resina sobre o piso cinza e com rejuntes. A escolha para a resina foi pela coloração branca, o que deixa o resultado clean e moderno. Depois de seco, o piso branco e monolítico dá mais luminosidade ao ambiente e deixa o projeto super moderno.

cozinha antes e depois

Nesta proposta de aplicação, a ideia foi de usar o porcelanato líquido/ epóxi como piso para cozinha. Anteriormente, o ambiente era composto por piso cinza e rejunte branco, e a substituição foi feita com resina branca, dando impressão de um ambiente maior e mais clean. A vantagem de aplicar esse tipo de piso na cozinha, é que por ser uma peça única (monolítico), é mais fácil de limpar e assim evitar o acúmulo de sujeiras entre os rejuntes.

cobrir piso com rejunte

A proposta de aplicação do piso de epóxi neste projeto foi de uma cor clara, que fica na nuance de bege. A aplicação foi feita sobre um piso de cerâmica já existente no ambiente, e o resultado ficou bem parecido com a aplicação de porcelanato polido, mas sem os pontos de rejunte entre os pisos.

antes e depois área externa

            Nesta proposta, a ideia foi de encobrir as antigas lajotas vermelhas usadas como piso. O resultado ficou uniforme e deu mais suavidade para o ambiente, já que a cor mais clara usada no porcelanato líquido deu um toque mais suave e ajudou a iluminar e valorizar o ambiente.

piso autonivelante antes e depois

 

Nesta proposta, a aplicação do porcelanato líquido/ epóxi foi feita na cozinha. A substituição do tradicional piso cerâmico pelo piso monolítico deu um resultado bem melhor. A pedra única além de iluminar mais o ambiente, ainda dá impressão de espaço mais amplo para a cozinha pequena.

piso epóxi aplicação

Este projeto não é bem um antes e depois, mas sim a aplicação do porcelanato líquido/ epóxi em parte do ambiente, evidenciando a diferença e modernidade que a técnica com resina garante em relação ao tradicional piso cerâmico.

 

Outras fotos de porcelanato líquido

Liso – Cores neutras 

            As cores neutras para piso de porcelanato líquido ou epóxi funcionam muito bem em diferentes propostas. As nuances claras valorizam e iluminam o ambiente e assim podem funcionar como um aliado de um projeto clean ou para ampliar e/ ou iluminar o cômodo.

cozinha moderna e clean

As banquetas roxas adicionam cor ao ambiente

Nesta proposta de uso de porcelanato líquido/ epóxi a aplicação foi feita na cozinha. O piso branco combina com o ambiente que tem predominância da cor neutra, e assim o resultado fica moderno e clean.

decoração industrial quarto

A cadeira colorida dá destaque na área com escrivaninha de vidro

Nesta proposta, a ideia foi de manter a decoração estilo industria , e por isso o piso foi feito com epóxi cinza, remetendo ao visual de cimento queimado.

 

Mais fotos

cozinha moderna

Os armários azuis são modernos

escada moderna

O guarda-corpo de vidro deixa a escada moderna

piso branco

O sofá de couro é clássico na decoração

cozinha com bancada de cimento queimado

sala de estar

parede cinza decoração

A parede cinza adiciona cor na cozinha branca

ambientes integrados

sala com mesa de jantar

Na parede da sala, quadro abstrato

decoração sala

Na sala, sofá de couro branco

sofá vermelho

sala com sala de jantar

O cortineiro de gesso sobreposto compõe o projeto da sala

piso cores neutras

cores claras piso

Liso – Colorido 

            Para quem quer adicionar cor ao piso e apostar em uma decoração colorida e cheia de estilo para o ambiente, pode apostar no porcelanato líquido com cor para revestir o chão. Neste caso, vale seguir dois estilos – uma proposta mais ousada com outras cores na composição do ambiente, ou um estilo mais conservador, usando tons mais neutros ou na mesma cartela de cores para o restante do espaço.

cozinha americana

A bancada divide o espaço da cozinha da sala

Para este projeto da cozinha, a proposta foi de usar o piso epóxi verde no chão do ambiente, o que dá um toque moderno, mas a composição do restante do ambiente foi feita com tons neutros, como cinza e branco, deixando o destaque para o piso.

piso amarelo

            Para a decoração desta cozinha a proposta é um pouco mais ousada, e o piso amarelo de porcelanato líquido se contrasta com elementos azuis que decoram a cozinha.

 

Mais fotos

cozinha colorida

O armário verde menta contrasta com o piso vermelho

piso azul

As paredes brancas suavizam a decoração colorida da sala

cozinha decorada

piso colorido

decoração com plantas

Plantas decoram o ambiente

piso colorido cores porcelanato liquido

3D / Ilusão de ótica 

A técnica 3D ou ilusão de ótica também pode ser aplicada no piso de porcelanato líquido/ epóxi. Para a realização da técnica, é aplicado um adesivo vinílico com o efeito e desenho 3D, e posteriormente é aplicada uma camada de resina incolor autonivelante, garantindo o brilho do piso e o visual 3D.

piso 3D

Na parede, revestimento com pastilhas

A proposta de piso 3D foi para o banheiro. No projeto a ideia foi de fazer um piso que faça referências a uma praia, e assim o piso tem o desenho de um mar e areia, dando a impressão de que você está andando sobre essa superfície, ao invés de um tradicional piso de banheiro.

 

Mais fotos

lavabo moderno

A bancada de mármore preto compõe o banheiro

piso 3D sala de jantar

Bancos compõem a mesa de jantar

piso divertido banheiro

piso ilusão de ótica

piso imitando mar

Nichos com bebidas decora a parede

decoração banheiro

O chão lembra um lago com carpas

piso com desenhos de rosas

porcelanato líquido incolor

 

parede vermelha

A parede vermelha decora o ambiente

Arte / Desenhos em 2D 

            Para a decoração do piso com desenhos em 2D vale usar duas possibilidades – papel vinílico como base do desenho, ou outras cores de porcelanato líquido para formar desenhos com formas definidas ou até desenhos abstratos, deixando o aspecto mais moderno.

banheiro pequeno

Ao lado do vaso sanitário, vasinho de flor

Nesta proposta de revestimento para o piso do banheiro, a ideia foi de usar adesivo com formatos de peixe, e por cima a resina incolor, valorizando o desenho que decora o chão do banheiro.

cozinha colorida

Na cozinha, armários planejados preto

Nesta proposta de desenho para o piso, a ideia foi de seguir uma tendência abstrata, dando um toque moderno para o ambiente e valorizando a decoração colorida da cozinha.

 

Mais fotos

deseho 2D

desenho piso

O sofá arredondado compõe a decoração

desenho globo

sala de livros

Na biblioteca em casa, tem um sofá vermelho

decoração com rosas

banheiro azul e branco

 

Imitando mármore 

O piso de mármore garante elegância e sofisticação a qualquer projeto, mas se o bolso ($$$) não está permitindo tal investimento, o porcelanato líquido/ epóxi é um belo substituto para o efeito marmorizado; já que garante visual bem similar, e pode ter um custo menor.

efeito mármore imperial

O sofá de couro com chaise decora a sala

Para esta sala a proposta foi de usar o porcelanato líquido marrom com efeitos marmorizados. A aparência é bem parecida com o mármore imperial e o resultado fica super charmoso e elegante para a sala.

 

Mais fotos

piso imita mármore

Na parede, decoração com quadros abstratos

piso marmorizado

cozinha com piso imitando mármore

Na cozinha, eletrodomésticos embutidos

piso marmorizado

piso estilo mármore

piso autonivelante mármore

O brilho do piso reflete as luzes do ambiente

sala com lareira

A sala conta com uma lareira

piso epóxi de mármore

piso imita mármore banheiro

piso imitando mármore cinza

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato líquido/ epóxi, conta aqui nos comentários o que você acha dessa técnica e se usaria em seu projeto.

Você pode gostar...