Porcelanato Líquido/ Epóxi: 80 Inspirações, Dicas e Tudo Sobre!
O uso de porcelanato líquido/ epóxi está cada vez mais comum, e isso acontece por conta do efeito visual de um piso único e sem emendas, com brilho e cheio de estilo. Se você já viu a técnica, com certeza achou o efeito lindo! Mas você sabe como fazer, onde e como aplicar? Se essas perguntas ainda te perseguem, no post temos todas as respostas.
O que é? #Características
O piso epóxi, ou como é popularmente chamado de porcelanato líquido, é uma camada única de piso, por isso é chamado de piso monolítico.
Esse piso é feito através de uma resina, criando um piso autonivelante, que garante um resultado liso e com brilho.
A resina usada na composição pode ser de um tom neutro, como branco ou bege, ou até mesmo de uma cor mais intensa e colorida. Desse modo, a versatilidade nas opções de porcelanato líquido/ epóxi, permitem compor diferentes ambientes e deixar qualquer ambiente moderno e cheio de estilo.
Há diferença entre porcelanato líquido/ epóxi e poliuretano?
Sim, há diferenças!
A verdade é que porcelanato líquido/ epóxi e poliuretano são coisas diferentes, e muitas vezes são confundidos.
Para acabar com essa confusão vamos explicar o que é cada um:
- Porcelanato líquido/ epóxi: é feito através de uma resina que cria um piso autonivelante. A resina pode ser jogada diretamente sobre o piso e com o auxílio de um rodo o material se nivela sozinho. Esse tipo de piso também tem a vantagem de ter uma ampla gama de cores.
- Poliuretano: esse tipo de piso é feito através da resina de poliuretano, mas não forma o piso autonivelante. A aplicação da resina de poliuretano, exige que o piso de baixo seja previamente preparado fechando rejuntes para deixar a base lisa. A aplicação é feita com ajuda de um rolo, como se fosse uma pintura. Para a base de poliuretano, as cores são mais restritas e ficam apenas em tons neutros (branco, bege e cinza).
Pode aplicar na parede?
Com certeza você já ouviu falar da tinta epóxi, e essa sim pode ser aplicada na parede. Já a resina conhecida por porcelanato líquido/ epóxi não pode ir para a parede, uma vez que é líquida e não teria aderência na superfície vertical.
A tinta epóxi tem efeito visual bem parecido com o piso, mas no caso da parede o material não é autonivelante, por isso a superfície já deve ser lisa, caso você queira um efeito monolítico.
A tinta é uma opção bem bacana para dar aparência lisa na parede, e é uma variação das opções de tintas tradicionais.
O material pode ser aplicado em ambientes secos, como salas, ou até áreas úmidas e molhadas, como lavanderia e banheiro.
Fotos de ambientes com tinta epóxi
Resistência e durabilidade
A resistência e durabilidade do porcelanato líquido/ epóxi aplicado no chão são excelentes. E se o processo de aplicação for bem realizado é bem difícil de ter problemas com o acabamento.
Em relação a trincas e rachaduras, isso é bem incomum de acontecer, já que a resina tem certa flexibilidade, que evita que variações bruscas de temperaturas influenciem no piso, e assim o porcelanato líquido/ epóxi torna-se uma ótima opção de acabamento resistente e de longa duração.
O piso de porcelanato líquido/ epóxi é antiderrapante?
Se você tem interesse por um piso antiderrapante o modo tradicional com resina epóxi não terá esse acabamento, mas é possível sim ter um piso menos escorregadio.
Para ter uma versão do porcelanato líquido/ epóxi antiderrapante, a dica é misturar algum tipo de minério à resina. Um exemplo é misturar pedacinhos de mármore, assim o piso vai criar certa aderência e tornar-se menos escorregadio.
É claro que a mistura da resina com minérios vai influenciar esteticamente também, e o resultado será de um piso autonivelante com pequenos grânulos.
Quanto custa? #Preço
Toda essa modernidade e beleza do porcelanato líquido/ epóxi, refletem no preço. E o custo médio para a aplicação da resina autonivelante varia de R$ 150 a 200m², com a mão de obra inclusa.
Tudo bem que esse não é o preço mais animador, mas levando em consideração o resultado homogêneo e sem emendas, com a durabilidade do piso, vale a pena o investimento por conta do custo-benefício.
Piso de porcelanato líquido/ epóxi mancha?
Dificilmente o piso autonivelante mancha, isso acontece porque a superfície tem baixa porosidade, e consequentemente absorve menos líquidos, assim as manchas são mais difíceis de surgir.
E claro que se a ideia é evitar qualquer risco, se cair algo sobre o piso, principalmente de cores mais intensas, como um molho de tomate no chão da cozinha, o ideal é já passar um paninho.
Fotos de piso com resina epóxi antes e depois
É comum a dúvida em relação se pode aplicar o porcelanato líquido/ epóxi sobre uma camada de piso cerâmico ou qualquer outro já existente, e a resposta é sim.
Como a resina usada na técnica é autonivelante, não há necessidade de esconder os rejuntes, uma vez que o próprio material faz isso.
Para exemplificar isso, separamos algumas fotos de antes e depois da aplicação da resina epóxi.
Neste projeto dá para ver a aplicação da resina sobre o piso cinza e com rejuntes. A escolha para a resina foi pela coloração branca, o que deixa o resultado clean e moderno. Depois de seco, o piso branco e monolítico dá mais luminosidade ao ambiente e deixa o projeto super moderno.
Nesta proposta de aplicação, a ideia foi de usar o porcelanato líquido/ epóxi como piso para cozinha. Anteriormente, o ambiente era composto por piso cinza e rejunte branco, e a substituição foi feita com resina branca, dando impressão de um ambiente maior e mais clean. A vantagem de aplicar esse tipo de piso na cozinha, é que por ser uma peça única (monolítico), é mais fácil de limpar e assim evitar o acúmulo de sujeiras entre os rejuntes.
A proposta de aplicação do piso de epóxi neste projeto foi de uma cor clara, que fica na nuance de bege. A aplicação foi feita sobre um piso de cerâmica já existente no ambiente, e o resultado ficou bem parecido com a aplicação de porcelanato polido, mas sem os pontos de rejunte entre os pisos.
Nesta proposta, a ideia foi de encobrir as antigas lajotas vermelhas usadas como piso. O resultado ficou uniforme e deu mais suavidade para o ambiente, já que a cor mais clara usada no porcelanato líquido deu um toque mais suave e ajudou a iluminar e valorizar o ambiente.
Nesta proposta, a aplicação do porcelanato líquido/ epóxi foi feita na cozinha. A substituição do tradicional piso cerâmico pelo piso monolítico deu um resultado bem melhor. A pedra única além de iluminar mais o ambiente, ainda dá impressão de espaço mais amplo para a cozinha pequena.
Este projeto não é bem um antes e depois, mas sim a aplicação do porcelanato líquido/ epóxi em parte do ambiente, evidenciando a diferença e modernidade que a técnica com resina garante em relação ao tradicional piso cerâmico.
Outras fotos de porcelanato líquido
Liso – Cores neutras
As cores neutras para piso de porcelanato líquido ou epóxi funcionam muito bem em diferentes propostas. As nuances claras valorizam e iluminam o ambiente e assim podem funcionar como um aliado de um projeto clean ou para ampliar e/ ou iluminar o cômodo.
Nesta proposta de uso de porcelanato líquido/ epóxi a aplicação foi feita na cozinha. O piso branco combina com o ambiente que tem predominância da cor neutra, e assim o resultado fica moderno e clean.
Nesta proposta, a ideia foi de manter a decoração estilo industria , e por isso o piso foi feito com epóxi cinza, remetendo ao visual de cimento queimado.
Mais fotos
Liso – Colorido
Para quem quer adicionar cor ao piso e apostar em uma decoração colorida e cheia de estilo para o ambiente, pode apostar no porcelanato líquido com cor para revestir o chão. Neste caso, vale seguir dois estilos – uma proposta mais ousada com outras cores na composição do ambiente, ou um estilo mais conservador, usando tons mais neutros ou na mesma cartela de cores para o restante do espaço.
Para este projeto da cozinha, a proposta foi de usar o piso epóxi verde no chão do ambiente, o que dá um toque moderno, mas a composição do restante do ambiente foi feita com tons neutros, como cinza e branco, deixando o destaque para o piso.
Para a decoração desta cozinha a proposta é um pouco mais ousada, e o piso amarelo de porcelanato líquido se contrasta com elementos azuis que decoram a cozinha.
Mais fotos
3D / Ilusão de ótica
A técnica 3D ou ilusão de ótica também pode ser aplicada no piso de porcelanato líquido/ epóxi. Para a realização da técnica, é aplicado um adesivo vinílico com o efeito e desenho 3D, e posteriormente é aplicada uma camada de resina incolor autonivelante, garantindo o brilho do piso e o visual 3D.
A proposta de piso 3D foi para o banheiro. No projeto a ideia foi de fazer um piso que faça referências a uma praia, e assim o piso tem o desenho de um mar e areia, dando a impressão de que você está andando sobre essa superfície, ao invés de um tradicional piso de banheiro.
Mais fotos
Arte / Desenhos em 2D
Para a decoração do piso com desenhos em 2D vale usar duas possibilidades – papel vinílico como base do desenho, ou outras cores de porcelanato líquido para formar desenhos com formas definidas ou até desenhos abstratos, deixando o aspecto mais moderno.
Nesta proposta de revestimento para o piso do banheiro, a ideia foi de usar adesivo com formatos de peixe, e por cima a resina incolor, valorizando o desenho que decora o chão do banheiro.
Nesta proposta de desenho para o piso, a ideia foi de seguir uma tendência abstrata, dando um toque moderno para o ambiente e valorizando a decoração colorida da cozinha.
Mais fotos
Imitando mármore
O piso de mármore garante elegância e sofisticação a qualquer projeto, mas se o bolso ($$$) não está permitindo tal investimento, o porcelanato líquido/ epóxi é um belo substituto para o efeito marmorizado; já que garante visual bem similar, e pode ter um custo menor.
Para esta sala a proposta foi de usar o porcelanato líquido marrom com efeitos marmorizados. A aparência é bem parecida com o mármore imperial e o resultado fica super charmoso e elegante para a sala.
Mais fotos
Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato líquido/ epóxi, conta aqui nos comentários o que você acha dessa técnica e se usaria em seu projeto.