Madeira Roxinho – Vantagens, Preços e TUDO Sobre!
Você já ouviu falar em madeira roxinho? Essa espécie exótica pode chamar atenção por sua beleza singular e visual único, e além de ser uma proposta diferenciada, esse tipo de madeira pode adicionar aspectos únicos ao projeto.
Para conhecer mais sobre esse tipo de madeira, reunimos as principais características, usos e aplicações, e ao longo do post você vai poder tirar suas dúvidas sobre esse material que impressiona pela beleza.
Dúvidas frequentes – FAQ
Características da madeira roxinho
A madeira roxinho é proveniente da espécie de árvore Peltogyne spp.¸ pertence à família Leguminosae, e que pode ser encontrado na América Central e na América do Sul, incluído o Brasil.
O nome madeira roxinho é uma característica da coloração desse tipo de madeira, mas a espécie também é conhecida por outros nomes populares como amarante, coataquiçaua, pau-roxo, pau-mulato, roxinho-pororoca.
Ao cortar essa árvore a madeira apresenta uma coloração próximo do castanho escuro, e a coloração roxa só aparece após algum tempo, através do contato da madeira com o ar, transformando tom de castanho em uma nuance intensa de púrpura.
A exposição dessa madeira ao sol pode trazer modificações à sua coloração, que pode ir se tornando amarronzada.
A variedade roxinho é uma das madeiras mais densas encontradas no mercado, e pode ser utilizada para diferentes projetos.
Tipos de madeira roxinho
A madeira roxinho costuma ser dividida em 2 tipos – roxinho extra e roxinho rajado; e apesar de ambas serem extraídas da mesma árvore, apresentam características diferentes.
- Roxinho extra: essa variação tem coloração mais uniforme e oferece maior resistência, tendo uma durabilidade maior em comparação a outros tipos.
- Roxinho rajado: a variedade é extraída da parte mais externa da tora, e além da coloração roxa pode apresentar manchas brancas. A resistência e durabilidade dessa variação são menores que o rostinho extra, e esse tipo de madeira tem maior risco de ataque de fungos e insetos, sendo menos indicada para o uso em ambientes externos.
Vantagens e desvantagens
A escolha da madeira roxinho pode ser feita após a consideração das vantagens e desvantagens, analisando os prós e contras desse tipo de madeira para avaliar se o uso é viável em seu projeto.
Vantagens:
- Resistência: a variação é conhecida por sua alta resistência, sendo uma madeira difícil de rachar ou empenar. Além da resistência física, a madeira também é resistente a pragas e pode ser uma escolha com menor risco de ataque de cupins, insetos e outros xilófagos
- Versatilidade: a madeira de coloração especial e alta resistência pode ser bastante versátil em projetos diversos, incluindo o uso em ambientes internos e externos.
- Apelo estético: a coloração intensa de púrpura faz com que esse tipo de madeira seja considerada diferenciada, tendo grande apelo estético e um visual único.
Desvantagem:
- Trabalhabilidade: o fato de ser uma madeira bastante densa faz com que o roxinho seja considerado pesado e de corte duro, necessitando de materiais mecânicos para dar acabamento.
Como cuidar e preservar madeira roxinho?
A alta densidade do roxinho pede um cuidado extra em relação ao uso de pregos e parafusos, sendo recomendada uma furação prévia para evitar rachaduras ao inserir pregos e parafusos diretamente na superfície dura.
Os cuidados com a madeira roxinho podem incluir aplicação de vernizes especiais para impedir a alteração de cor diante da exposição ao sol. Assim, a aplicação de um produto adequado pode garantir brilho e a manutenção do tom de roxo.
Quanto custa em média? #preço
O preço da madeira roxinho pode variar de acordo com diversos fatores, como localidade, fornecedor e o tipo escolhido.
Em geral, o preço do roxinho rajado tende a ser mais barato se comparado ao extra.
Para programar o orçamento, o preço médio do assoalho de madeira roxinho rajado com 6,5 cm gira em torno de R$ 110 m².
Para realizar uma boa compra, a dica é pesquisar preços e qualidade em diferentes fornecedores, a fim de encontrar a melhor opção dentro do seu orçamento e de acordo com o projeto.
Fotos e ideias de madeira roxinho na decoração
Móveis de madeira roxinho
A escolha do roxinho para móveis de madeira é uma excelente opção para quem preza por resistência e durabilidade no mobiliário.
A coloração diferenciada e a alta qualidade dessa madeira permitem criações diversas, incluindo mesas, cadeiras, bancos, camas, entre tantas outras variações que permitem adicionar móveis elegantes e de coloração única ao projeto decorativo.
1. Sala de jantar com mesa e cadeiras em madeira de tonalidade púrpura
2. Cadeira em madeira de alta resistência e durabilidade
3. Quarto decorado com cama com dossel em madeira
4. Mesinha de apoio com base em ferro e tampo em madeira
5. Mesa grande e com bancos em tonalidade de roxo
6. Móvel em madeira de tonalidade púrpura
7. Mesa rústica de madeira com tonalidade roxa
8. Banco de jardim com madeira em coloração diferenciada
Acessórios e objetos decorativos de madeira roxinho
A madeira roxinho pode ser uma escolha para objetos decorativos e acessórios, sendo uma opção sofisticada para agregar charme e elegância com uma tonalidade diferenciada de madeira.
Os itens feitos a partir dessa madeira de coloração púrpura podem ser variados com objetos como tábuas de corte e de frios, abajures, esculturas, bandejas, entre tantas outras peças decorativas que podem agregar valor estético ao projeto de decoração.
9. Decoração com peças em madeira e metal
10. Abajur com detalhes em madeira de coloração roxa
11. Objetos decorativos em madeira roxinho
12. Tábuas de madeira em coloração roxa e com diferentes formatos
13. Relógio em madeira de coloração diferenciada
14. Bandeja em madeira com tonalidade de roxo
15. Caixinha de porta joias em madeira
16. Castiçal com base em madeira e mix de ferro
17. Caixinha decorativa em madeira de tonalidade roxa
18. Corrente decorativa em madeira de coloração diferenciada
19. Tábua de frios em madeira com tonalidade roxa
20. Acessórios decorativos e confeccionados em madeira roxa
Piso / deck de madeira roxinho
A madeira roxinho pode ser uma escolha elegante para pisos e decks de ambientes internos ou externos.
Para o piso interno, o roxinho pode ser uma opção de assoalho durável, e as escolhas do tipo extra ou rajado são bastante resistentes.
A escolha do deck de madeira roxinho pode ser ideal para um visual sofisticado e diferenciado, fazendo parte de varandas, áreas de piscinas e jardins.
O uso do deck em ambientes externos deve priorizar pela variação de roxinho extra, que pode apresentar maior resistência para a exposição ao tempo. Além disso, o acabamento com verniz pode ajudar a manter a coloração roxa mesmo no caso da exposição da madeira ao sol.
21. Deck de varanda com madeira em tonalidade de roxo
22. Piso interno com madeira de coloração diferenciada
23. Piso de área interna em madeira roxa
24. Assoalho interno de madeira roxinho rajado
25. Piso de madeira roxa com acabamento de brilho
26. Assoalho de madeira com coloração roxa
27. Deck externo com madeira de coloração roxa
28. Deck construído em tábuas de madeira roxa
29. Deck amplo e em madeira com tonalidade diferenciada
30. Sala com piso de madeira em tonalidade de roxo
Agora que você já está por dentro do assunto, já pode escolher essa madeira como uma opção para diferentes projetos e itens.