Como escolher nome para escritório de advocacia?【2024】

Está abrindo seu próprio escritório e não sabe qual nome escolher? Neste post vamos te ajudar a escolher o MELHOR nome para escritório de advocacia para você! Além disso, é necessário entender algumas normas que você deve seguir para tal, portanto não deixe de ler com atenção, ok?

1 MBM Sociedade de Advogados via @patriciacasaarq

MBM Sociedade de Advogados (Reprodução Instagram via @patriciacasaarq)

 

O que evitar ao escolher um nome para escritório de advocacia?

Antes de irmos para o tópico sobre dicas para escolher o melhor nome para o seu escritório, é de extrema importância que você saiba o que pode e o que não pode ser feito ao tomar tal decisão.

Escritório de advocacia X Nomes fantasia

Infelizmente, aqui no Brasil não é permitido o uso de nomes fantasia para nomear escritórios de advocacia. Isso acontece devido a regulamentações éticas e legais que buscam preservar a integridade, a confiabilidade e a transparência na prestação de serviços jurídicos. A advocacia é uma profissão baseada em padrões éticos rigorosos, portanto é necessário ter a garantia de que advogados e escritórios não utilizem táticas de marketing enganosas ou que possam confundir o público. Seguem abaixo algumas razões importantes para essa restrição:

  • Prevenção de abusos e de promoção excessiva: Permitir nomes fantasia poderia levar a práticas de publicidade enganosas e promover competição desleal entre os escritórios de advocacia, prejudicando a integridade da profissão.
  • Preservar a confiança do público: A advocacia é uma profissão que exige alto nível de confiança do público e é muito importante que essa relação seja mantida. Restrições sobre nomes de escritórios ajudam a garantir que os advogados não utilizem táticas de marketing enganosas que possam, de qualquer forma, minar essa confiança.
  • Fornecer completa transparência: Ao utilizar os nomes dos advogados fundadores ou proprietários do escritório, os clientes têm informações claras sobre quem são os profissionais responsáveis pelos serviços legais. Isso promove a transparência e a responsabilidade na relação cliente-advogado, permitindo que o cliente tenha segurança ao contratá-lo.
  • Evitar associações indevidas: O uso de nomes fantasia poderia criar associações indevidas com outros tipos de negócios ou atividades, o que poderia ser considerado enganoso para o público.

OAB X Nomes fantasia

No Brasil, o uso do nome do advogado ou dos advogados fundadores do escritório é uma prática comum e aceitável. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece diretrizes e regulamentos para a publicidade de escritórios de advocacia, e essas regulamentações podem variar de acordo com as seccionais da OAB em diferentes estados do país.

A OAB é a entidade que regulamenta a prática da advocacia no país e estabelece diretrizes éticas e de publicidade para advogados e escritórios de advocacia. As principais normas relacionadas a esse assunto são:

  • Código de Ética e Disciplina da OAB: O Código de Ética e Disciplina da OAB contém princípios éticos que os advogados devem seguir em sua prática profissional. Ele aborda questões relacionadas à publicidade e proíbe práticas enganosas, como o uso de nomes fantasia que possam confundir o público.
  • Provimento 94/2000 do Conselho Federal da OAB: O Provimento 94/2000 estabelece as diretrizes gerais para a publicidade na advocacia. Ele proíbe expressamente o uso de “nomes fantasia” ou “apelidos” nos nomes dos escritórios de advocacia, determinando que o nome do advogado ou dos advogados responsáveis pelo escritório deve ser predominante e identificado.
  • Regulamentos da OAB estadual: Além das normas estabelecidas pelo Conselho Federal da OAB, cada seccional estadual da OAB pode ter regulamentos adicionais relacionados à publicidade e ao nome dos escritórios de advocacia. Portanto, é importante verificar as regulamentações específicas da seccional da OAB em sua jurisdição para garantir o cumprimento das regras locais.

É importante que os advogados e escritórios de advocacia estejam cientes das regulamentações da OAB em sua jurisdição e sigam as diretrizes éticas e de publicidade estabelecidas para evitar problemas legais ou éticos relacionados à promoção de seus serviços.


Outros países X Nomes fantasia

As regras aplicadas no Brasil podem variar de país para país e, muitas vezes, estão sujeitas a regulamentações locais específicas. Alguns países permitem o uso de nomes fantasia em escritórios de advocacia, desde que sejam observadas determinadas diretrizes e regulamentos. Em muitos estados dos Estados Unidos, por exemplo, é permitido este uso, desde que não sejam enganosos ou falsos e que sigam as regras éticas estabelecidas pelas respectivas associações estaduais de advocacia.

 

Como escolher nomes para escritório de advocacia?

Agora que você já sabe o que evitar ao decidir um bom nome para escritório de advocacia, podemos seguir dando algumas dicas para que você possa pensar, criar e escolher aquele que agrade tanto a você quanto aos seus clientes.

Sabemos que escolher um nome adequado não é uma tarefa fácil e é uma decisão muito importante, já que o mesmo pode impactar a percepção e a credibilidade do escritório. Esperamos que nossas dicas ajudem a tornar essa decisão mais fácil e leve para você!

Confira abaixo os tópicos que consideramos mais relevantes na escolha de um ótimo nome para escritório de advocacia:

Profissionalismo

O nome do escritório deve refletir profissionalismo e seriedade. Procure levar em consideração apenas os nomes que transmitam confiança, certeza e segurança aos seus clientes.

2 Adélia Soares Advocacia e Consultoria Jurídica via @carolcunha.design

Adélia Soares Advocacia e Consultoria Jurídica (Reprodução via @carolcunha.design)


Uso de nomes próprios

Muitos escritórios optam por usar os nomes dos advogados fundadores ou sócios. Apesar de ser uma escolha comum, pode criar uma conexão pessoal com os clientes e garantir uma boa relação cliente-advogado logo de cara.

3 Josias Gomes Advogados Associados via @liviamarquesarq

Josias Gomes Advogados Associados (Reprodução Instagram via @liviamarquesarq)


Simplicidade

Evite utilizar nomes complicados ou difíceis de pronunciar. Desta forma, seus clientes terão uma maior facilidade para se lembrar, comunicar e até mesmo recomendar os seus serviços. Uma outra opção é utilizar a primeira letra dos sobrenomes em questão para montar uma sigla simples, porém significativa (ex.: RSA Advocacia – Rodrigues, Santana, Antonelli).

4 FKS Advocacia e Consultoria Jurídica via @georgiasperling

FKS Advocacia e Consultoria Jurídica (Reprodução Instagram via @georgiasperling)


Clareza e transparência

Deixe claro que se trata de um escritório de advocacia e não confunda os clientes com nomes que possam assemelhar-se a outros tipos de negócios.

5 Vanessa Brito Advocacia via @arquitetajeniffersouto

Vanessa Brito Advocacia (Reprodução Instagram via @arquitetajeniffersouto)


Distinção e originalidade

Como dito anteriormente, deve-se evitar nomes complicados, porém é essencial que você verifique se o nome escolhido não é semelhante a outros escritórios de advocacia na mesma área geográfica. Procure por nomes que se destaquem e sejam únicos, evitando nomes genéricos que não se destacam.

6 escritório Thamiles Linhares Advocacia via @thamileslinhares

Thamiles Linhares Advocacia (Reprodução Instagram via @thamileslinhares)


Área de Especialização

Caso o seu escritório concentre-se em uma área de especialização, considere incluir isso no nome para atrair clientes que buscam serviços específicos.

7 Felipe Maciel Advocacia Especialização criminal militar e administrativo via @aj identidade

Felipe Maciel Advocacia (Reprodução Instagram via @aj.identidade)


Consulta legal

Pode ser complicado entender por conta própria todas as restrições que envolvem a escolha do nome do seu consultório. Procure consultar um advogado ou profissional de marketing jurídico para obter orientação sobre as regulamentações e restrições locais relacionadas ao nome de escritórios de advocacia em sua jurisdição.

8 Brena Burgaleri Advogada via @brenaburgaleri adv

Brena Burgaleri Advogada (Reprodução Instagram via @brenaburgaleri.adv)


Pesquisa de disponibilidade

Verifique se o nome escolhido está disponível e não infringe direitos de propriedade intelectual de terceiros. Além disso, é importante verificar se o nome do domínio do site está disponível, se o nome já está registrado como marca comercial, etc. Quanto melhor a sua pesquisa, menos problemas serão encontrados no caminho, evitando um desgaste desnecessário.

9 PS Advogado @psadvogado via @fabricalaser

PS Advogado (Reprodução Instagram via @fabricalaser)


Opiniões externas

Peça a opinião de colegas, amigos e familiares sobre o nome escolhido. Às vezes, uma perspectiva externa pode ser valiosa e capaz de fazer você enxergar ângulos que não foram considerados anteriormente.

10 Tardin & Turino Advogados via @studioka arq

Tardin & Turino Advogados (Reprodução Instagram via @studioka.arq)


Pensando no futuro

Considere se o nome escolhido será adequado à medida que o escritório crescer e mudar ao longo do tempo. Uma mudança de nome no futuro será bem trabalhosa, uma vez que você terá que seguir diversos passos como notificar a OAB e principalmente todos os clientes fidelizados. Também é importante que todos os documentos legais e materiais de marketing sejam atualizados para refletir o novo nome do escritório. Nesses casos, é recomendado consultar a OAB ou um advogado especializado em ética e regulamentações jurídicas para garantir que todas as exigências sejam cumpridas corretamente.

11 Oliveira & Bezerra Advogados via @uniiarquitetura

Oliveira & Bezerra Advogados (Reprodução Instagram via @uniiarquitetura)

 


Em suma, existem diversas opções para criar um nome atrativo, marcante e permitido pela lei brasileira. Lembre-se de que escolher o nome certo para o seu escritório de advocacia é um passo importante para estabelecer uma marca forte e duradoura. Dedique tempo e cuidado à escolha do nome, pois ele pode influenciar a percepção dos clientes sobre o seu escritório.


 

Gostaram das nossas dicas para escolher o melhor nome para escritório de advocacia?

Não deixem de conferir nossos outros posts!

Você pode gostar...